A transformação do lar num ambiente de trabalho - a (res)significação do ser professor em tempos de pandemia.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23447 |
Resumo: | Neste relato de experiencia meu objetivo é problematizar as atividades desenvolvidas na Pratica de Ensino de História da Universidade Federal de Campina Grande no semestre de 2020.1. A escolha desta proposta de trabalho está relacionada a necessidade/importância social e acadêmica de refletir sobre o lugar do professor no Ensino Remoto e o processo de sua ressignificação, onde o lar se transforma em seu ambiente de trabalho. Observo que enquanto professor pude me ressignificar, por mais que os processos para as aulas presenciais ou remotas sejam os mesmos no quesito planejamento acabaram tornando o seu lar em seu ambiente de trabalho. Para a construção desta narrativa a documentação selecionada consta de fotografias e formulários. Para concretização desta pesquisa dialogamos com alguns autores, a exemplo de Jorge Larrosa Bondía, Michel Foucault e Philippe Artières com suas reflexões sobre o saber da experiência, escrita de si e arquivar a própria vida; também nos aproximamos dos estudos de Paulo Freire a acerca da educação, Ana Maria Mauad com o método de análise das fotografias. Augustin Escolano sobre estudos da arquitetura escolar. |
id |
UFCG_d01c1fddad81394149789dfa55d2c7f0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/23447 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
A transformação do lar num ambiente de trabalho - a (res)significação do ser professor em tempos de pandemia.The transformation of the home into a work environment - the (re)signification of being a teacher in times of pandemic.Ensino de HistóriaPandemia de Covid – 19 e ensino de HistóriaRelato de experiênciaEnsino remoto emergencialFormação docente – HistóriaPrática de ensino de HistóriaLar como sala de aulaVideoaulaHistory TeachingCovid-19 Pandemic and History teachinExperience reportTeaching emergency remoteTeacher training – HistoryHistory teaching practiceHome as a classroomVideo lessonNeste relato de experiencia meu objetivo é problematizar as atividades desenvolvidas na Pratica de Ensino de História da Universidade Federal de Campina Grande no semestre de 2020.1. A escolha desta proposta de trabalho está relacionada a necessidade/importância social e acadêmica de refletir sobre o lugar do professor no Ensino Remoto e o processo de sua ressignificação, onde o lar se transforma em seu ambiente de trabalho. Observo que enquanto professor pude me ressignificar, por mais que os processos para as aulas presenciais ou remotas sejam os mesmos no quesito planejamento acabaram tornando o seu lar em seu ambiente de trabalho. Para a construção desta narrativa a documentação selecionada consta de fotografias e formulários. Para concretização desta pesquisa dialogamos com alguns autores, a exemplo de Jorge Larrosa Bondía, Michel Foucault e Philippe Artières com suas reflexões sobre o saber da experiência, escrita de si e arquivar a própria vida; também nos aproximamos dos estudos de Paulo Freire a acerca da educação, Ana Maria Mauad com o método de análise das fotografias. Augustin Escolano sobre estudos da arquitetura escolar.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHUFCGNASCIMENTO, Regina Coelli Gomes.NASCIMENTO, R. C. G.http://lattes.cnpq.br/2463263387435653FRANÇA, Damiana de Matos Costa.NÓBREGA, Débora Deyse Laurindo.PEQUENO, Dênis Barbosa.20212022-02-04T12:37:01Z2022-01-042022-02-04T12:37:01Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23447PEQUENO, Dênis Barbosa. A transformação do lar num ambiente de trabalho - a (res)significação do ser professor em tempos de pandemia. 2021. 57f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Licenciatura em História, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2021. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23447porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-02-06T23:27:11Zoai:localhost:riufcg/23447Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-02-06T23:27:11Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A transformação do lar num ambiente de trabalho - a (res)significação do ser professor em tempos de pandemia. The transformation of the home into a work environment - the (re)signification of being a teacher in times of pandemic. |
title |
A transformação do lar num ambiente de trabalho - a (res)significação do ser professor em tempos de pandemia. |
spellingShingle |
A transformação do lar num ambiente de trabalho - a (res)significação do ser professor em tempos de pandemia. PEQUENO, Dênis Barbosa. Ensino de História Pandemia de Covid – 19 e ensino de História Relato de experiência Ensino remoto emergencial Formação docente – História Prática de ensino de História Lar como sala de aula Videoaula History Teaching Covid-19 Pandemic and History teachin Experience report Teaching emergency remote Teacher training – History History teaching practice Home as a classroom Video lesson |
title_short |
A transformação do lar num ambiente de trabalho - a (res)significação do ser professor em tempos de pandemia. |
title_full |
A transformação do lar num ambiente de trabalho - a (res)significação do ser professor em tempos de pandemia. |
title_fullStr |
A transformação do lar num ambiente de trabalho - a (res)significação do ser professor em tempos de pandemia. |
title_full_unstemmed |
A transformação do lar num ambiente de trabalho - a (res)significação do ser professor em tempos de pandemia. |
title_sort |
A transformação do lar num ambiente de trabalho - a (res)significação do ser professor em tempos de pandemia. |
author |
PEQUENO, Dênis Barbosa. |
author_facet |
PEQUENO, Dênis Barbosa. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
NASCIMENTO, Regina Coelli Gomes. NASCIMENTO, R. C. G. http://lattes.cnpq.br/2463263387435653 FRANÇA, Damiana de Matos Costa. NÓBREGA, Débora Deyse Laurindo. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
PEQUENO, Dênis Barbosa. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de História Pandemia de Covid – 19 e ensino de História Relato de experiência Ensino remoto emergencial Formação docente – História Prática de ensino de História Lar como sala de aula Videoaula History Teaching Covid-19 Pandemic and History teachin Experience report Teaching emergency remote Teacher training – History History teaching practice Home as a classroom Video lesson |
topic |
Ensino de História Pandemia de Covid – 19 e ensino de História Relato de experiência Ensino remoto emergencial Formação docente – História Prática de ensino de História Lar como sala de aula Videoaula History Teaching Covid-19 Pandemic and History teachin Experience report Teaching emergency remote Teacher training – History History teaching practice Home as a classroom Video lesson |
description |
Neste relato de experiencia meu objetivo é problematizar as atividades desenvolvidas na Pratica de Ensino de História da Universidade Federal de Campina Grande no semestre de 2020.1. A escolha desta proposta de trabalho está relacionada a necessidade/importância social e acadêmica de refletir sobre o lugar do professor no Ensino Remoto e o processo de sua ressignificação, onde o lar se transforma em seu ambiente de trabalho. Observo que enquanto professor pude me ressignificar, por mais que os processos para as aulas presenciais ou remotas sejam os mesmos no quesito planejamento acabaram tornando o seu lar em seu ambiente de trabalho. Para a construção desta narrativa a documentação selecionada consta de fotografias e formulários. Para concretização desta pesquisa dialogamos com alguns autores, a exemplo de Jorge Larrosa Bondía, Michel Foucault e Philippe Artières com suas reflexões sobre o saber da experiência, escrita de si e arquivar a própria vida; também nos aproximamos dos estudos de Paulo Freire a acerca da educação, Ana Maria Mauad com o método de análise das fotografias. Augustin Escolano sobre estudos da arquitetura escolar. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021 2022-02-04T12:37:01Z 2022-01-04 2022-02-04T12:37:01Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23447 PEQUENO, Dênis Barbosa. A transformação do lar num ambiente de trabalho - a (res)significação do ser professor em tempos de pandemia. 2021. 57f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Licenciatura em História, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2021. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23447 |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23447 |
identifier_str_mv |
PEQUENO, Dênis Barbosa. A transformação do lar num ambiente de trabalho - a (res)significação do ser professor em tempos de pandemia. 2021. 57f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Licenciatura em História, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2021. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23447 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Humanidades - CH UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Humanidades - CH UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744525254459392 |