Modalidade didáticas no ensino de biologia: concepções e práticas de professores das escolas estaduais de Cajazeiras-PB.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23794 |
Resumo: | A pesquisa foi realizada com os/as professores/as de biologia da rede estadual de ensino da cidade de Cajazeiras - PB entre 28 de Agosto a 18 de Setembro de 2017. O estudo utilizou a abordagem quali-quantitativa, do tipo descritiva, com procedimentos técnicos do tipo estudo de caso. Sua metodologia se deu por meio da aplicação de questionários. O objetivo foi analisar as concepções e práticas dos professores de biologia da rede estadual de ensino de Cajazeiras-PB acerca de estratégias metodológicas utilizadas no ensino e aprendizagem de biologia. Os resultados indicam que os professores tem conhecimento e utilizam diferentes estratégias metodológicas em suas aulas, apesar das dificuldades observadas nas escolas como a desvalorização da educação, falta de recursos didáticos e financeiros. |
id |
UFCG_eb0719291dc056d3cd701739e2472d9b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/23794 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
Modalidade didáticas no ensino de biologia: concepções e práticas de professores das escolas estaduais de Cajazeiras-PB.Didactic modalities in the teaching of biology: conceptions and practices of teachers from state schools in Cajazeiras-PB.Ensino de biologiaModalidades didáticasRecursos didáticosBiology teachingDidactic modalitiesDidactic resourcesCiências Biológicas.A pesquisa foi realizada com os/as professores/as de biologia da rede estadual de ensino da cidade de Cajazeiras - PB entre 28 de Agosto a 18 de Setembro de 2017. O estudo utilizou a abordagem quali-quantitativa, do tipo descritiva, com procedimentos técnicos do tipo estudo de caso. Sua metodologia se deu por meio da aplicação de questionários. O objetivo foi analisar as concepções e práticas dos professores de biologia da rede estadual de ensino de Cajazeiras-PB acerca de estratégias metodológicas utilizadas no ensino e aprendizagem de biologia. Os resultados indicam que os professores tem conhecimento e utilizam diferentes estratégias metodológicas em suas aulas, apesar das dificuldades observadas nas escolas como a desvalorização da educação, falta de recursos didáticos e financeiros.The search was realized with teachers with biology teachers of the state education network of the city of Cajazeiras – PB between 28 August and 18 September 2017. The study used the qualitative-quantitative approach, of the descriptive type, with technical procedures such as case-study type. Its methodology was applied through the application of questionnaires. The objective was to analyze the conceptions and practices of biology teachers of the state education network of Cajazeiras-PB about methodological strategies used in teaching and learning biology. The results indicate that teachers have knowledge and use different methodological strategies in their classes, despite the difficulties observed in schools such as the devaluation of education, lack of didactic and financial resources.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGFLORENTINO, Hugo da Silva.http://lattes.cnpq.br/6583258182459011FLORENTINO, H. S.BARROS, José Deomar de Souza.COSTA, Francisco Carlos Pinheiro de.CAVALCANTE, Fernanda Daniel.2018-03-152022-03-07T17:47:54Z2022-03-072022-03-07T17:47:54Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23794CAVALCANTE, Fernanda Daniel. Modalidades didáticas no ensino de biologia: concepções e práticas de professores das escolas estudais de cajazeiras-PB. 2018. 43f. Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-02-01T20:04:32Zoai:localhost:riufcg/23794Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-02-01T20:04:32Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Modalidade didáticas no ensino de biologia: concepções e práticas de professores das escolas estaduais de Cajazeiras-PB. Didactic modalities in the teaching of biology: conceptions and practices of teachers from state schools in Cajazeiras-PB. |
title |
Modalidade didáticas no ensino de biologia: concepções e práticas de professores das escolas estaduais de Cajazeiras-PB. |
spellingShingle |
Modalidade didáticas no ensino de biologia: concepções e práticas de professores das escolas estaduais de Cajazeiras-PB. CAVALCANTE, Fernanda Daniel. Ensino de biologia Modalidades didáticas Recursos didáticos Biology teaching Didactic modalities Didactic resources Ciências Biológicas. |
title_short |
Modalidade didáticas no ensino de biologia: concepções e práticas de professores das escolas estaduais de Cajazeiras-PB. |
title_full |
Modalidade didáticas no ensino de biologia: concepções e práticas de professores das escolas estaduais de Cajazeiras-PB. |
title_fullStr |
Modalidade didáticas no ensino de biologia: concepções e práticas de professores das escolas estaduais de Cajazeiras-PB. |
title_full_unstemmed |
Modalidade didáticas no ensino de biologia: concepções e práticas de professores das escolas estaduais de Cajazeiras-PB. |
title_sort |
Modalidade didáticas no ensino de biologia: concepções e práticas de professores das escolas estaduais de Cajazeiras-PB. |
author |
CAVALCANTE, Fernanda Daniel. |
author_facet |
CAVALCANTE, Fernanda Daniel. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
FLORENTINO, Hugo da Silva. http://lattes.cnpq.br/6583258182459011 FLORENTINO, H. S. BARROS, José Deomar de Souza. COSTA, Francisco Carlos Pinheiro de. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
CAVALCANTE, Fernanda Daniel. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de biologia Modalidades didáticas Recursos didáticos Biology teaching Didactic modalities Didactic resources Ciências Biológicas. |
topic |
Ensino de biologia Modalidades didáticas Recursos didáticos Biology teaching Didactic modalities Didactic resources Ciências Biológicas. |
description |
A pesquisa foi realizada com os/as professores/as de biologia da rede estadual de ensino da cidade de Cajazeiras - PB entre 28 de Agosto a 18 de Setembro de 2017. O estudo utilizou a abordagem quali-quantitativa, do tipo descritiva, com procedimentos técnicos do tipo estudo de caso. Sua metodologia se deu por meio da aplicação de questionários. O objetivo foi analisar as concepções e práticas dos professores de biologia da rede estadual de ensino de Cajazeiras-PB acerca de estratégias metodológicas utilizadas no ensino e aprendizagem de biologia. Os resultados indicam que os professores tem conhecimento e utilizam diferentes estratégias metodológicas em suas aulas, apesar das dificuldades observadas nas escolas como a desvalorização da educação, falta de recursos didáticos e financeiros. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-03-15 2022-03-07T17:47:54Z 2022-03-07 2022-03-07T17:47:54Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23794 CAVALCANTE, Fernanda Daniel. Modalidades didáticas no ensino de biologia: concepções e práticas de professores das escolas estudais de cajazeiras-PB. 2018. 43f. Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018. |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23794 |
identifier_str_mv |
CAVALCANTE, Fernanda Daniel. Modalidades didáticas no ensino de biologia: concepções e práticas de professores das escolas estudais de cajazeiras-PB. 2018. 43f. Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744528081420288 |