Modalidade didáticas no ensino de biologia: concepções e práticas de professores das escolas estaduais de Cajazeiras-PB.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: CAVALCANTE, Fernanda Daniel.
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23794
Resumo: A pesquisa foi realizada com os/as professores/as de biologia da rede estadual de ensino da cidade de Cajazeiras - PB entre 28 de Agosto a 18 de Setembro de 2017. O estudo utilizou a abordagem quali-quantitativa, do tipo descritiva, com procedimentos técnicos do tipo estudo de caso. Sua metodologia se deu por meio da aplicação de questionários. O objetivo foi analisar as concepções e práticas dos professores de biologia da rede estadual de ensino de Cajazeiras-PB acerca de estratégias metodológicas utilizadas no ensino e aprendizagem de biologia. Os resultados indicam que os professores tem conhecimento e utilizam diferentes estratégias metodológicas em suas aulas, apesar das dificuldades observadas nas escolas como a desvalorização da educação, falta de recursos didáticos e financeiros.
id UFCG_eb0719291dc056d3cd701739e2472d9b
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/23794
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Modalidade didáticas no ensino de biologia: concepções e práticas de professores das escolas estaduais de Cajazeiras-PB.Didactic modalities in the teaching of biology: conceptions and practices of teachers from state schools in Cajazeiras-PB.Ensino de biologiaModalidades didáticasRecursos didáticosBiology teachingDidactic modalitiesDidactic resourcesCiências Biológicas.A pesquisa foi realizada com os/as professores/as de biologia da rede estadual de ensino da cidade de Cajazeiras - PB entre 28 de Agosto a 18 de Setembro de 2017. O estudo utilizou a abordagem quali-quantitativa, do tipo descritiva, com procedimentos técnicos do tipo estudo de caso. Sua metodologia se deu por meio da aplicação de questionários. O objetivo foi analisar as concepções e práticas dos professores de biologia da rede estadual de ensino de Cajazeiras-PB acerca de estratégias metodológicas utilizadas no ensino e aprendizagem de biologia. Os resultados indicam que os professores tem conhecimento e utilizam diferentes estratégias metodológicas em suas aulas, apesar das dificuldades observadas nas escolas como a desvalorização da educação, falta de recursos didáticos e financeiros.The search was realized with teachers with biology teachers of the state education network of the city of Cajazeiras – PB between 28 August and 18 September 2017. The study used the qualitative-quantitative approach, of the descriptive type, with technical procedures such as case-study type. Its methodology was applied through the application of questionnaires. The objective was to analyze the conceptions and practices of biology teachers of the state education network of Cajazeiras-PB about methodological strategies used in teaching and learning biology. The results indicate that teachers have knowledge and use different methodological strategies in their classes, despite the difficulties observed in schools such as the devaluation of education, lack of didactic and financial resources.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGFLORENTINO, Hugo da Silva.http://lattes.cnpq.br/6583258182459011FLORENTINO, H. S.BARROS, José Deomar de Souza.COSTA, Francisco Carlos Pinheiro de.CAVALCANTE, Fernanda Daniel.2018-03-152022-03-07T17:47:54Z2022-03-072022-03-07T17:47:54Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23794CAVALCANTE, Fernanda Daniel. Modalidades didáticas no ensino de biologia: concepções e práticas de professores das escolas estudais de cajazeiras-PB. 2018. 43f. Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-02-01T20:04:32Zoai:localhost:riufcg/23794Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-02-01T20:04:32Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Modalidade didáticas no ensino de biologia: concepções e práticas de professores das escolas estaduais de Cajazeiras-PB.
Didactic modalities in the teaching of biology: conceptions and practices of teachers from state schools in Cajazeiras-PB.
title Modalidade didáticas no ensino de biologia: concepções e práticas de professores das escolas estaduais de Cajazeiras-PB.
spellingShingle Modalidade didáticas no ensino de biologia: concepções e práticas de professores das escolas estaduais de Cajazeiras-PB.
CAVALCANTE, Fernanda Daniel.
Ensino de biologia
Modalidades didáticas
Recursos didáticos
Biology teaching
Didactic modalities
Didactic resources
Ciências Biológicas.
title_short Modalidade didáticas no ensino de biologia: concepções e práticas de professores das escolas estaduais de Cajazeiras-PB.
title_full Modalidade didáticas no ensino de biologia: concepções e práticas de professores das escolas estaduais de Cajazeiras-PB.
title_fullStr Modalidade didáticas no ensino de biologia: concepções e práticas de professores das escolas estaduais de Cajazeiras-PB.
title_full_unstemmed Modalidade didáticas no ensino de biologia: concepções e práticas de professores das escolas estaduais de Cajazeiras-PB.
title_sort Modalidade didáticas no ensino de biologia: concepções e práticas de professores das escolas estaduais de Cajazeiras-PB.
author CAVALCANTE, Fernanda Daniel.
author_facet CAVALCANTE, Fernanda Daniel.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv FLORENTINO, Hugo da Silva.
http://lattes.cnpq.br/6583258182459011
FLORENTINO, H. S.
BARROS, José Deomar de Souza.
COSTA, Francisco Carlos Pinheiro de.
dc.contributor.author.fl_str_mv CAVALCANTE, Fernanda Daniel.
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de biologia
Modalidades didáticas
Recursos didáticos
Biology teaching
Didactic modalities
Didactic resources
Ciências Biológicas.
topic Ensino de biologia
Modalidades didáticas
Recursos didáticos
Biology teaching
Didactic modalities
Didactic resources
Ciências Biológicas.
description A pesquisa foi realizada com os/as professores/as de biologia da rede estadual de ensino da cidade de Cajazeiras - PB entre 28 de Agosto a 18 de Setembro de 2017. O estudo utilizou a abordagem quali-quantitativa, do tipo descritiva, com procedimentos técnicos do tipo estudo de caso. Sua metodologia se deu por meio da aplicação de questionários. O objetivo foi analisar as concepções e práticas dos professores de biologia da rede estadual de ensino de Cajazeiras-PB acerca de estratégias metodológicas utilizadas no ensino e aprendizagem de biologia. Os resultados indicam que os professores tem conhecimento e utilizam diferentes estratégias metodológicas em suas aulas, apesar das dificuldades observadas nas escolas como a desvalorização da educação, falta de recursos didáticos e financeiros.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-03-15
2022-03-07T17:47:54Z
2022-03-07
2022-03-07T17:47:54Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23794
CAVALCANTE, Fernanda Daniel. Modalidades didáticas no ensino de biologia: concepções e práticas de professores das escolas estudais de cajazeiras-PB. 2018. 43f. Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23794
identifier_str_mv CAVALCANTE, Fernanda Daniel. Modalidades didáticas no ensino de biologia: concepções e práticas de professores das escolas estudais de cajazeiras-PB. 2018. 43f. Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744528081420288