O jogo pedagógico como potencializador no processo de ensino-aprendizagem nas aulas de geografia nas escolas do campo através da mediação.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: LEITE, Jefferson Daniel Cordeiro.
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: https://dx.doi.org/10.52446/cursolecampoCDSA.2018.tccartigo.leite
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4264
Resumo: Este trabalho apresenta uma pesquisa realizada nas aulas de Geografia onde foi produzido e experimentado um jogo pedagógico como recurso didático potencializador nas aulas de Geografia. Pois a utilização de recursos didáticos é importante ferramenta para facilitar a aprendizagem e superar as dificuldades que os alunos têm trazidos do ensino tradicional, especificamente do ensino de Geografia. Desta forma, a pesquisa tem por objetivo geral produzir e experimentar no contexto escolar um jogo pedagógico que facilite o processo de ensino-aprendizagem na aula de Geografia com a temática os conceitos geográficos através da mediação.Nessa pesquisa utilizamos o pressuposto da pesquisa qualitativa, através da pesquisa-ação. Os dados coletados foram analisados de forma descritiva e interpretativa uma vez que esta é caracterizada pela observação e correlação de fatos, buscando descrever as características ou relações existentes nas ações realizadas na sala através da Pesquisa-Ação, como também apresentamos através de fotos demonstrando as etapas da intervenção pedagógica em vários momentos e quadros com as respostas dos questionários, aplicados durante a pesquisa.Verificamos que intervenção pedagógica foi relevante para aprendizagem dos alunos, pois os mesmos desenvolveram ao jogar o jogo, uma melhor compreensão dos conceitos geográficos, indicando o jogo através da mediação como um potencializador no processo de ensino- aprendizagem nas aulas de Geografia.
id UFCG_f2a1f572d93d7d48d9d65ccc9c0733fd
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/4264
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling O jogo pedagógico como potencializador no processo de ensino-aprendizagem nas aulas de geografia nas escolas do campo através da mediação.The pedagogical game as a potentiator in the teaching-learning process in geography classes in the rural schools through mediation.Ensino de GeografiaRecursos didáticosEscolas do campoJogo pedagógicoAprendizagem mediadoraPesquisa-açãoGeography teachingDidactic resourcesCountry SchoolsPedagogical gameIntermediate learningAction researchEste trabalho apresenta uma pesquisa realizada nas aulas de Geografia onde foi produzido e experimentado um jogo pedagógico como recurso didático potencializador nas aulas de Geografia. Pois a utilização de recursos didáticos é importante ferramenta para facilitar a aprendizagem e superar as dificuldades que os alunos têm trazidos do ensino tradicional, especificamente do ensino de Geografia. Desta forma, a pesquisa tem por objetivo geral produzir e experimentar no contexto escolar um jogo pedagógico que facilite o processo de ensino-aprendizagem na aula de Geografia com a temática os conceitos geográficos através da mediação.Nessa pesquisa utilizamos o pressuposto da pesquisa qualitativa, através da pesquisa-ação. Os dados coletados foram analisados de forma descritiva e interpretativa uma vez que esta é caracterizada pela observação e correlação de fatos, buscando descrever as características ou relações existentes nas ações realizadas na sala através da Pesquisa-Ação, como também apresentamos através de fotos demonstrando as etapas da intervenção pedagógica em vários momentos e quadros com as respostas dos questionários, aplicados durante a pesquisa.Verificamos que intervenção pedagógica foi relevante para aprendizagem dos alunos, pois os mesmos desenvolveram ao jogar o jogo, uma melhor compreensão dos conceitos geográficos, indicando o jogo através da mediação como um potencializador no processo de ensino- aprendizagem nas aulas de Geografia.Este trabajo presenta una investigación realizada enlasclases de Geografía donde se produjo y experimentóunjuego pedagógico como recurso didáctico potencializador enlasclases de Geografía. Porque lautilización de recursos didácticos es una importante herramienta para facilitar elaprendizaje y superar lasdificultades que losalumnoshan traído de laenseñanza tradicional, específicamente de laenseñanza de Geografía. De esta forma, lainvestigacióntiene por objetivo general producir y experimentar enel contexto escolar unjuego pedagógico que facilite elproceso de enseñanza-aprendizajeenlaclase de Geografíaconla temática los conceptos geográficos a través de lamediación. En esta investigación utilizamos elpresupuesto de lainvestigacióncualitativa, a través de lainvestigación-acción. Los datosrecolectadosfueronanalizados de forma descriptiva e interpretativa, ya que ésta se caracteriza por laobservación y correlación de hechos, buscando describirlas características o relaciones existentes enlasacciones realizadas enla sala a través de laInvestigación-Acción, como también presentamos a través de fotos mostrando las etapas de laintervención pedagógica envarios momentos y cuadrosconlasrespuestas de loscuestionarios, aplicados durante lainvestigación. Verificamos quéintervención pedagógica fue relevante para elaprendizaje de losalumnos, pueslosmismosdesarrollaron al jugar eljuego, una mejorcomprensión de los conceptos geográficos, indicando eljuego a través de lamediación como un potencializador enelproceso de enseñanza-aprendizajeenlasclases de Geografía.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSAUFCGOLIVEIRA, Fabiano Custódio de.OLIVEIRA, Fabiano Custódiohttp://lattes.cnpq.br/8863482545802399CAVALCANTE NETO, Faustino Teatino.SOUSA, Fabiana Feitosa de.LEITE, Jefferson Daniel Cordeiro.2018-08-092019-06-11T17:58:04Z2019-06-112019-06-11T17:58:04Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttps://dx.doi.org/10.52446/cursolecampoCDSA.2018.tccartigo.leitehttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4264LEITE, Jefferson Daniel Cordeiro. O jogo pedagógico como potencializador no processo de ensino-aprendizagem nas aulas de geografia nas escolas do campo através da mediação. 2018. 73f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4264porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2024-03-08T20:14:09Zoai:localhost:riufcg/4264Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-03-08T20:14:09Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv O jogo pedagógico como potencializador no processo de ensino-aprendizagem nas aulas de geografia nas escolas do campo através da mediação.
The pedagogical game as a potentiator in the teaching-learning process in geography classes in the rural schools through mediation.
title O jogo pedagógico como potencializador no processo de ensino-aprendizagem nas aulas de geografia nas escolas do campo através da mediação.
spellingShingle O jogo pedagógico como potencializador no processo de ensino-aprendizagem nas aulas de geografia nas escolas do campo através da mediação.
LEITE, Jefferson Daniel Cordeiro.
Ensino de Geografia
Recursos didáticos
Escolas do campo
Jogo pedagógico
Aprendizagem mediadora
Pesquisa-ação
Geography teaching
Didactic resources
Country Schools
Pedagogical game
Intermediate learning
Action research
title_short O jogo pedagógico como potencializador no processo de ensino-aprendizagem nas aulas de geografia nas escolas do campo através da mediação.
title_full O jogo pedagógico como potencializador no processo de ensino-aprendizagem nas aulas de geografia nas escolas do campo através da mediação.
title_fullStr O jogo pedagógico como potencializador no processo de ensino-aprendizagem nas aulas de geografia nas escolas do campo através da mediação.
title_full_unstemmed O jogo pedagógico como potencializador no processo de ensino-aprendizagem nas aulas de geografia nas escolas do campo através da mediação.
title_sort O jogo pedagógico como potencializador no processo de ensino-aprendizagem nas aulas de geografia nas escolas do campo através da mediação.
author LEITE, Jefferson Daniel Cordeiro.
author_facet LEITE, Jefferson Daniel Cordeiro.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv OLIVEIRA, Fabiano Custódio de.
OLIVEIRA, Fabiano Custódio
http://lattes.cnpq.br/8863482545802399
CAVALCANTE NETO, Faustino Teatino.
SOUSA, Fabiana Feitosa de.
dc.contributor.author.fl_str_mv LEITE, Jefferson Daniel Cordeiro.
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Geografia
Recursos didáticos
Escolas do campo
Jogo pedagógico
Aprendizagem mediadora
Pesquisa-ação
Geography teaching
Didactic resources
Country Schools
Pedagogical game
Intermediate learning
Action research
topic Ensino de Geografia
Recursos didáticos
Escolas do campo
Jogo pedagógico
Aprendizagem mediadora
Pesquisa-ação
Geography teaching
Didactic resources
Country Schools
Pedagogical game
Intermediate learning
Action research
description Este trabalho apresenta uma pesquisa realizada nas aulas de Geografia onde foi produzido e experimentado um jogo pedagógico como recurso didático potencializador nas aulas de Geografia. Pois a utilização de recursos didáticos é importante ferramenta para facilitar a aprendizagem e superar as dificuldades que os alunos têm trazidos do ensino tradicional, especificamente do ensino de Geografia. Desta forma, a pesquisa tem por objetivo geral produzir e experimentar no contexto escolar um jogo pedagógico que facilite o processo de ensino-aprendizagem na aula de Geografia com a temática os conceitos geográficos através da mediação.Nessa pesquisa utilizamos o pressuposto da pesquisa qualitativa, através da pesquisa-ação. Os dados coletados foram analisados de forma descritiva e interpretativa uma vez que esta é caracterizada pela observação e correlação de fatos, buscando descrever as características ou relações existentes nas ações realizadas na sala através da Pesquisa-Ação, como também apresentamos através de fotos demonstrando as etapas da intervenção pedagógica em vários momentos e quadros com as respostas dos questionários, aplicados durante a pesquisa.Verificamos que intervenção pedagógica foi relevante para aprendizagem dos alunos, pois os mesmos desenvolveram ao jogar o jogo, uma melhor compreensão dos conceitos geográficos, indicando o jogo através da mediação como um potencializador no processo de ensino- aprendizagem nas aulas de Geografia.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-08-09
2019-06-11T17:58:04Z
2019-06-11
2019-06-11T17:58:04Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://dx.doi.org/10.52446/cursolecampoCDSA.2018.tccartigo.leite
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4264
LEITE, Jefferson Daniel Cordeiro. O jogo pedagógico como potencializador no processo de ensino-aprendizagem nas aulas de geografia nas escolas do campo através da mediação. 2018. 73f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4264
url https://dx.doi.org/10.52446/cursolecampoCDSA.2018.tccartigo.leite
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4264
identifier_str_mv LEITE, Jefferson Daniel Cordeiro. O jogo pedagógico como potencializador no processo de ensino-aprendizagem nas aulas de geografia nas escolas do campo através da mediação. 2018. 73f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4264
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744376663900160