O jogo pedagógico como potencializador no processo de ensino-aprendizagem nas aulas de geografia nas escolas do campo através da mediação.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | https://dx.doi.org/10.52446/cursolecampoCDSA.2018.tccartigo.leite http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4264 |
Resumo: | Este trabalho apresenta uma pesquisa realizada nas aulas de Geografia onde foi produzido e experimentado um jogo pedagógico como recurso didático potencializador nas aulas de Geografia. Pois a utilização de recursos didáticos é importante ferramenta para facilitar a aprendizagem e superar as dificuldades que os alunos têm trazidos do ensino tradicional, especificamente do ensino de Geografia. Desta forma, a pesquisa tem por objetivo geral produzir e experimentar no contexto escolar um jogo pedagógico que facilite o processo de ensino-aprendizagem na aula de Geografia com a temática os conceitos geográficos através da mediação.Nessa pesquisa utilizamos o pressuposto da pesquisa qualitativa, através da pesquisa-ação. Os dados coletados foram analisados de forma descritiva e interpretativa uma vez que esta é caracterizada pela observação e correlação de fatos, buscando descrever as características ou relações existentes nas ações realizadas na sala através da Pesquisa-Ação, como também apresentamos através de fotos demonstrando as etapas da intervenção pedagógica em vários momentos e quadros com as respostas dos questionários, aplicados durante a pesquisa.Verificamos que intervenção pedagógica foi relevante para aprendizagem dos alunos, pois os mesmos desenvolveram ao jogar o jogo, uma melhor compreensão dos conceitos geográficos, indicando o jogo através da mediação como um potencializador no processo de ensino- aprendizagem nas aulas de Geografia. |
id |
UFCG_f2a1f572d93d7d48d9d65ccc9c0733fd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/4264 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
O jogo pedagógico como potencializador no processo de ensino-aprendizagem nas aulas de geografia nas escolas do campo através da mediação.The pedagogical game as a potentiator in the teaching-learning process in geography classes in the rural schools through mediation.Ensino de GeografiaRecursos didáticosEscolas do campoJogo pedagógicoAprendizagem mediadoraPesquisa-açãoGeography teachingDidactic resourcesCountry SchoolsPedagogical gameIntermediate learningAction researchEste trabalho apresenta uma pesquisa realizada nas aulas de Geografia onde foi produzido e experimentado um jogo pedagógico como recurso didático potencializador nas aulas de Geografia. Pois a utilização de recursos didáticos é importante ferramenta para facilitar a aprendizagem e superar as dificuldades que os alunos têm trazidos do ensino tradicional, especificamente do ensino de Geografia. Desta forma, a pesquisa tem por objetivo geral produzir e experimentar no contexto escolar um jogo pedagógico que facilite o processo de ensino-aprendizagem na aula de Geografia com a temática os conceitos geográficos através da mediação.Nessa pesquisa utilizamos o pressuposto da pesquisa qualitativa, através da pesquisa-ação. Os dados coletados foram analisados de forma descritiva e interpretativa uma vez que esta é caracterizada pela observação e correlação de fatos, buscando descrever as características ou relações existentes nas ações realizadas na sala através da Pesquisa-Ação, como também apresentamos através de fotos demonstrando as etapas da intervenção pedagógica em vários momentos e quadros com as respostas dos questionários, aplicados durante a pesquisa.Verificamos que intervenção pedagógica foi relevante para aprendizagem dos alunos, pois os mesmos desenvolveram ao jogar o jogo, uma melhor compreensão dos conceitos geográficos, indicando o jogo através da mediação como um potencializador no processo de ensino- aprendizagem nas aulas de Geografia.Este trabajo presenta una investigación realizada enlasclases de Geografía donde se produjo y experimentóunjuego pedagógico como recurso didáctico potencializador enlasclases de Geografía. Porque lautilización de recursos didácticos es una importante herramienta para facilitar elaprendizaje y superar lasdificultades que losalumnoshan traído de laenseñanza tradicional, específicamente de laenseñanza de Geografía. De esta forma, lainvestigacióntiene por objetivo general producir y experimentar enel contexto escolar unjuego pedagógico que facilite elproceso de enseñanza-aprendizajeenlaclase de Geografíaconla temática los conceptos geográficos a través de lamediación. En esta investigación utilizamos elpresupuesto de lainvestigacióncualitativa, a través de lainvestigación-acción. Los datosrecolectadosfueronanalizados de forma descriptiva e interpretativa, ya que ésta se caracteriza por laobservación y correlación de hechos, buscando describirlas características o relaciones existentes enlasacciones realizadas enla sala a través de laInvestigación-Acción, como también presentamos a través de fotos mostrando las etapas de laintervención pedagógica envarios momentos y cuadrosconlasrespuestas de loscuestionarios, aplicados durante lainvestigación. Verificamos quéintervención pedagógica fue relevante para elaprendizaje de losalumnos, pueslosmismosdesarrollaron al jugar eljuego, una mejorcomprensión de los conceptos geográficos, indicando eljuego a través de lamediación como un potencializador enelproceso de enseñanza-aprendizajeenlasclases de Geografía.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSAUFCGOLIVEIRA, Fabiano Custódio de.OLIVEIRA, Fabiano Custódiohttp://lattes.cnpq.br/8863482545802399CAVALCANTE NETO, Faustino Teatino.SOUSA, Fabiana Feitosa de.LEITE, Jefferson Daniel Cordeiro.2018-08-092019-06-11T17:58:04Z2019-06-112019-06-11T17:58:04Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttps://dx.doi.org/10.52446/cursolecampoCDSA.2018.tccartigo.leitehttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4264LEITE, Jefferson Daniel Cordeiro. O jogo pedagógico como potencializador no processo de ensino-aprendizagem nas aulas de geografia nas escolas do campo através da mediação. 2018. 73f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4264porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2024-03-08T20:14:09Zoai:localhost:riufcg/4264Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-03-08T20:14:09Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O jogo pedagógico como potencializador no processo de ensino-aprendizagem nas aulas de geografia nas escolas do campo através da mediação. The pedagogical game as a potentiator in the teaching-learning process in geography classes in the rural schools through mediation. |
title |
O jogo pedagógico como potencializador no processo de ensino-aprendizagem nas aulas de geografia nas escolas do campo através da mediação. |
spellingShingle |
O jogo pedagógico como potencializador no processo de ensino-aprendizagem nas aulas de geografia nas escolas do campo através da mediação. LEITE, Jefferson Daniel Cordeiro. Ensino de Geografia Recursos didáticos Escolas do campo Jogo pedagógico Aprendizagem mediadora Pesquisa-ação Geography teaching Didactic resources Country Schools Pedagogical game Intermediate learning Action research |
title_short |
O jogo pedagógico como potencializador no processo de ensino-aprendizagem nas aulas de geografia nas escolas do campo através da mediação. |
title_full |
O jogo pedagógico como potencializador no processo de ensino-aprendizagem nas aulas de geografia nas escolas do campo através da mediação. |
title_fullStr |
O jogo pedagógico como potencializador no processo de ensino-aprendizagem nas aulas de geografia nas escolas do campo através da mediação. |
title_full_unstemmed |
O jogo pedagógico como potencializador no processo de ensino-aprendizagem nas aulas de geografia nas escolas do campo através da mediação. |
title_sort |
O jogo pedagógico como potencializador no processo de ensino-aprendizagem nas aulas de geografia nas escolas do campo através da mediação. |
author |
LEITE, Jefferson Daniel Cordeiro. |
author_facet |
LEITE, Jefferson Daniel Cordeiro. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
OLIVEIRA, Fabiano Custódio de. OLIVEIRA, Fabiano Custódio http://lattes.cnpq.br/8863482545802399 CAVALCANTE NETO, Faustino Teatino. SOUSA, Fabiana Feitosa de. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
LEITE, Jefferson Daniel Cordeiro. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de Geografia Recursos didáticos Escolas do campo Jogo pedagógico Aprendizagem mediadora Pesquisa-ação Geography teaching Didactic resources Country Schools Pedagogical game Intermediate learning Action research |
topic |
Ensino de Geografia Recursos didáticos Escolas do campo Jogo pedagógico Aprendizagem mediadora Pesquisa-ação Geography teaching Didactic resources Country Schools Pedagogical game Intermediate learning Action research |
description |
Este trabalho apresenta uma pesquisa realizada nas aulas de Geografia onde foi produzido e experimentado um jogo pedagógico como recurso didático potencializador nas aulas de Geografia. Pois a utilização de recursos didáticos é importante ferramenta para facilitar a aprendizagem e superar as dificuldades que os alunos têm trazidos do ensino tradicional, especificamente do ensino de Geografia. Desta forma, a pesquisa tem por objetivo geral produzir e experimentar no contexto escolar um jogo pedagógico que facilite o processo de ensino-aprendizagem na aula de Geografia com a temática os conceitos geográficos através da mediação.Nessa pesquisa utilizamos o pressuposto da pesquisa qualitativa, através da pesquisa-ação. Os dados coletados foram analisados de forma descritiva e interpretativa uma vez que esta é caracterizada pela observação e correlação de fatos, buscando descrever as características ou relações existentes nas ações realizadas na sala através da Pesquisa-Ação, como também apresentamos através de fotos demonstrando as etapas da intervenção pedagógica em vários momentos e quadros com as respostas dos questionários, aplicados durante a pesquisa.Verificamos que intervenção pedagógica foi relevante para aprendizagem dos alunos, pois os mesmos desenvolveram ao jogar o jogo, uma melhor compreensão dos conceitos geográficos, indicando o jogo através da mediação como um potencializador no processo de ensino- aprendizagem nas aulas de Geografia. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-08-09 2019-06-11T17:58:04Z 2019-06-11 2019-06-11T17:58:04Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://dx.doi.org/10.52446/cursolecampoCDSA.2018.tccartigo.leite http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4264 LEITE, Jefferson Daniel Cordeiro. O jogo pedagógico como potencializador no processo de ensino-aprendizagem nas aulas de geografia nas escolas do campo através da mediação. 2018. 73f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4264 |
url |
https://dx.doi.org/10.52446/cursolecampoCDSA.2018.tccartigo.leite http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4264 |
identifier_str_mv |
LEITE, Jefferson Daniel Cordeiro. O jogo pedagógico como potencializador no processo de ensino-aprendizagem nas aulas de geografia nas escolas do campo através da mediação. 2018. 73f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4264 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744376663900160 |