Músicas populares nordestinas como alternativa de ensino-aprendizagem em Geografia.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ALVES, Leandro Fidelis.
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22618
Resumo: Este trabalho tem como objetivo apresentar o recurso didático CARTILHA: músicas populares nordestinas como alternativa de ensino aprendizagem em geografia. A utilização desse recurso tem como finalidade, dinamizar as aulas e aproximar o estudante do cotidiano de sua região tendo, em vista o ensino de Geografia, a partir da análise de músicas. Buscou-se construir um instrumento no qual o aprendente fosse o protagonista de todo processo, valorizando-o como um construtor de conhecimentos geográficos. Além disso, pretendeu-se, com tal recurso, propiciar a necessária interação entre professores e alunos na perspectiva de tornar mais dinâmicas e criativas as atividades da referida matéria nas escolas. Ressalta-se que este recurso consiste numa cartilha e CD elaborada por meio da interação do professor-estagiário-alunos da Escola Carlota Barreira, tendo como ponto de partida o projeto da componente curricular Estagio Supervisionado IV. O projeto foi desenvolvido com diferentes turmas do Ensino Fundamental II e Ensino Médio interessados em tematizar músicas populares nordestinas, mediada pelo professor e estagiário. Enfatiza-se que, as músicas escolhidas pelos alunos, trazem temas e conceitos da Geografia, atendendo as indicações dos PCN’s, organizado em um CD com 10 músicas e uma cartilha. Apresenta-se, uma explicação metodológica de como foi produzida e também algumas indicações de meios de como usar a cartilha nas aulas de Geografia. Traz, também, uma análise teórica sobre a música, voltada para a aprendizagem Geográfica. Logo após é apresentado as letras das músicas e em seguida as temáticas que abordam, os conteúdos, as séries sugeridas para sua utilização e um texto crítico construído pelos alunos, que pode ser utilizado como base, a fim de destacar os conceitos geográficos que a música apresenta.
id UFCG_f2b278e749995380254aa267c876e255
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/22618
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Músicas populares nordestinas como alternativa de ensino-aprendizagem em Geografia.Northeastern popular music as an alternative for teaching-learning in Geography.Ensino de GeografiaMúsica ensino de GeografiaMúsicas populares nordestinasMúsica e educaçãoEnsino aprendizagem em geografiaRecurso didático - cartilhaCartilha - recurso didáticoTeaching geographyMusic teaching geographyNortheastern popular songsMusic and educationTeaching learning in geographyDidactic resource - bookletPrimer - teaching resourceGeografiaEste trabalho tem como objetivo apresentar o recurso didático CARTILHA: músicas populares nordestinas como alternativa de ensino aprendizagem em geografia. A utilização desse recurso tem como finalidade, dinamizar as aulas e aproximar o estudante do cotidiano de sua região tendo, em vista o ensino de Geografia, a partir da análise de músicas. Buscou-se construir um instrumento no qual o aprendente fosse o protagonista de todo processo, valorizando-o como um construtor de conhecimentos geográficos. Além disso, pretendeu-se, com tal recurso, propiciar a necessária interação entre professores e alunos na perspectiva de tornar mais dinâmicas e criativas as atividades da referida matéria nas escolas. Ressalta-se que este recurso consiste numa cartilha e CD elaborada por meio da interação do professor-estagiário-alunos da Escola Carlota Barreira, tendo como ponto de partida o projeto da componente curricular Estagio Supervisionado IV. O projeto foi desenvolvido com diferentes turmas do Ensino Fundamental II e Ensino Médio interessados em tematizar músicas populares nordestinas, mediada pelo professor e estagiário. Enfatiza-se que, as músicas escolhidas pelos alunos, trazem temas e conceitos da Geografia, atendendo as indicações dos PCN’s, organizado em um CD com 10 músicas e uma cartilha. Apresenta-se, uma explicação metodológica de como foi produzida e também algumas indicações de meios de como usar a cartilha nas aulas de Geografia. Traz, também, uma análise teórica sobre a música, voltada para a aprendizagem Geográfica. Logo após é apresentado as letras das músicas e em seguida as temáticas que abordam, os conteúdos, as séries sugeridas para sua utilização e um texto crítico construído pelos alunos, que pode ser utilizado como base, a fim de destacar os conceitos geográficos que a música apresenta.This work aims to present the teaching resource PRIMER: popular songs Northeast as a teaching and learning alternative geography, Using this feature aims, dynamic classes and approximate daily student in your area having in view the educational | Geography, from the music analysis. We sought to build an instrument in which the learner was the protagonist of the whole process, valuing it as a geographical knowledge builder. In addition, it was intended with this feature, provide the necessary interaction between teachers and students in the prospects become more dynamic and creative activities of that subject in school. It is emphasized that this feature is a booklet and CD developed through the interaction of the teachertrainee students of the School Carlota barrier, taking as its starting point the curricular component of the project Supervised Internship IV. The project was developed with different classes of elementary school II and high school interested in foregrounding popular songs Northeast, mediated by the teacher and trainee. Emphasized that the songs chosen by students bring themes and concepts of geography, given the signs of NCP's, organized on a CD with 10 songs and a book. Present, a methodological explanation of how it was produced and also some indications means of using the primer in Geography lessons, also has a small theoretical analysis of the music, facing Geographic learning, is presented after the lyrics and followed the themes that address, the content, the series suggested for use, and a critical text constructed by the students, which can be used as a basis in order to highlight the geographical concepts that musichas.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHUFCGAZEVEDO, Sérgio Luiz Malta de.AZEVEDO, S. L. M.http://lattes.cnpq.br/3664258994348544CARVALHO, Luiz Eugênio Pereira de.FARIAS, Paulo Sérgio Cunha.ALVES, Leandro Fidelis.20152021-12-20T11:06:09Z2021-12-202021-12-20T11:06:09Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22618ALVES, Leandro Fidelis. Músicas populares nordestinas como alternativa de ensino-aprendizagem em Geografia. 2015. 48f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Recurso Didático), Curso de Licenciatura em Geografia, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2014. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22618porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-11-25T18:44:23Zoai:localhost:riufcg/22618Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-11-25T18:44:23Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Músicas populares nordestinas como alternativa de ensino-aprendizagem em Geografia.
Northeastern popular music as an alternative for teaching-learning in Geography.
title Músicas populares nordestinas como alternativa de ensino-aprendizagem em Geografia.
spellingShingle Músicas populares nordestinas como alternativa de ensino-aprendizagem em Geografia.
ALVES, Leandro Fidelis.
Ensino de Geografia
Música ensino de Geografia
Músicas populares nordestinas
Música e educação
Ensino aprendizagem em geografia
Recurso didático - cartilha
Cartilha - recurso didático
Teaching geography
Music teaching geography
Northeastern popular songs
Music and education
Teaching learning in geography
Didactic resource - booklet
Primer - teaching resource
Geografia
title_short Músicas populares nordestinas como alternativa de ensino-aprendizagem em Geografia.
title_full Músicas populares nordestinas como alternativa de ensino-aprendizagem em Geografia.
title_fullStr Músicas populares nordestinas como alternativa de ensino-aprendizagem em Geografia.
title_full_unstemmed Músicas populares nordestinas como alternativa de ensino-aprendizagem em Geografia.
title_sort Músicas populares nordestinas como alternativa de ensino-aprendizagem em Geografia.
author ALVES, Leandro Fidelis.
author_facet ALVES, Leandro Fidelis.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv AZEVEDO, Sérgio Luiz Malta de.
AZEVEDO, S. L. M.
http://lattes.cnpq.br/3664258994348544
CARVALHO, Luiz Eugênio Pereira de.
FARIAS, Paulo Sérgio Cunha.
dc.contributor.author.fl_str_mv ALVES, Leandro Fidelis.
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Geografia
Música ensino de Geografia
Músicas populares nordestinas
Música e educação
Ensino aprendizagem em geografia
Recurso didático - cartilha
Cartilha - recurso didático
Teaching geography
Music teaching geography
Northeastern popular songs
Music and education
Teaching learning in geography
Didactic resource - booklet
Primer - teaching resource
Geografia
topic Ensino de Geografia
Música ensino de Geografia
Músicas populares nordestinas
Música e educação
Ensino aprendizagem em geografia
Recurso didático - cartilha
Cartilha - recurso didático
Teaching geography
Music teaching geography
Northeastern popular songs
Music and education
Teaching learning in geography
Didactic resource - booklet
Primer - teaching resource
Geografia
description Este trabalho tem como objetivo apresentar o recurso didático CARTILHA: músicas populares nordestinas como alternativa de ensino aprendizagem em geografia. A utilização desse recurso tem como finalidade, dinamizar as aulas e aproximar o estudante do cotidiano de sua região tendo, em vista o ensino de Geografia, a partir da análise de músicas. Buscou-se construir um instrumento no qual o aprendente fosse o protagonista de todo processo, valorizando-o como um construtor de conhecimentos geográficos. Além disso, pretendeu-se, com tal recurso, propiciar a necessária interação entre professores e alunos na perspectiva de tornar mais dinâmicas e criativas as atividades da referida matéria nas escolas. Ressalta-se que este recurso consiste numa cartilha e CD elaborada por meio da interação do professor-estagiário-alunos da Escola Carlota Barreira, tendo como ponto de partida o projeto da componente curricular Estagio Supervisionado IV. O projeto foi desenvolvido com diferentes turmas do Ensino Fundamental II e Ensino Médio interessados em tematizar músicas populares nordestinas, mediada pelo professor e estagiário. Enfatiza-se que, as músicas escolhidas pelos alunos, trazem temas e conceitos da Geografia, atendendo as indicações dos PCN’s, organizado em um CD com 10 músicas e uma cartilha. Apresenta-se, uma explicação metodológica de como foi produzida e também algumas indicações de meios de como usar a cartilha nas aulas de Geografia. Traz, também, uma análise teórica sobre a música, voltada para a aprendizagem Geográfica. Logo após é apresentado as letras das músicas e em seguida as temáticas que abordam, os conteúdos, as séries sugeridas para sua utilização e um texto crítico construído pelos alunos, que pode ser utilizado como base, a fim de destacar os conceitos geográficos que a música apresenta.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
2021-12-20T11:06:09Z
2021-12-20
2021-12-20T11:06:09Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22618
ALVES, Leandro Fidelis. Músicas populares nordestinas como alternativa de ensino-aprendizagem em Geografia. 2015. 48f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Recurso Didático), Curso de Licenciatura em Geografia, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2014. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22618
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22618
identifier_str_mv ALVES, Leandro Fidelis. Músicas populares nordestinas como alternativa de ensino-aprendizagem em Geografia. 2015. 48f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Recurso Didático), Curso de Licenciatura em Geografia, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2014. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22618
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Humanidades - CH
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Humanidades - CH
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744519492534272