Mapas Mentais na FormaÃÃo do Conhecimento GeogrÃfico: estudo de caso - E.E.FM. DrÂ. Aldaci Barbosa e E. E. M. Alfredo Machado
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
Texto Completo: | http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=6849 |
Resumo: | O modo como o espaÃo à percebido, vivido e concebido pelo indivÃduo atravÃs de sua experiÃncia conduzindo-o a uma representaÃÃo e interpretaÃÃo do espaÃo, identificado como mapas mentais. Na pesquisa, realizada com alunos de duas escolas de Ensino MÃdio da rede pÃblica estadual, nos municÃpios de Fortaleza e Madalena â Ce, foi identificado como essas representaÃÃes revelam a importÃncia da compreensÃo do espaÃo, alÃm de fazer uma comparaÃÃo entre as duas realidades, na tentativa de identificar que relaÃÃes eles estabelecem entre os meios urbano e rural, mediante os mapas mentais. Na execuÃÃo da pesquisa, foram trabalhados questionÃrios socioeconÃmicos, onde foram balizados alguns aspectos como tipo de deslocamento entre o local de residÃncia, a escola e os locais de vivÃncia dos alunos e a identificaÃÃo dos ambientes que costumam freqÃentar. Para a aplicaÃÃo dos mapas mentais, como atividade subseqÃente aos questionÃrios, utilizou-se como referÃncias cientÃficas os trabalhos de Nogueira (1994, 2001), RamÃrez & Soto (2008) e Kozel (2005, 2008, 2009), que jà realizaram pesquisas no sentido de consolidar a utilizaÃÃo de mapas mentais como instrumento de prÃtica pedagÃgica, em especial na disciplina de Geografia, nos nÃveis fundamental, mÃdio e superior. A partir das informaÃÃes presentes nos questionÃrios e da confecÃÃo dos mapas mentais, foi percebida a forma como os alunos compreendem a sua realidade e a realidade do outro, e como percebem seu espaÃo de vivÃncia. Nosso estudo coletou, ainda, aspectos relevantes tanto nos questionÃrios, quanto nos mapas mentais, como a hierarquizaÃÃo dos elementos representados e lembrados em detrimento de outros, como no caso da escola; ou ainda no sentimento de identidade. Na pesquisa hà o indÃcio do uso dos mapas mentais como prÃtica pedagÃgica vÃlida na consolidaÃÃo do conhecimento geogrÃfico, sobretudo em conceitos como espaÃo, territÃrio e lugar, complementando o olhar empÃrico, experimentado com uma abordagem cientÃfica na compreensÃo da realidade que cerca o indivÃduo, e seu papel na formaÃÃo do espaÃo como sujeito de uma coletividade. |
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info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisMapas Mentais na FormaÃÃo do Conhecimento GeogrÃfico: estudo de caso - E.E.FM. DrÂ. Aldaci Barbosa e E. E. M. Alfredo MachadoMapas Mentales en la formaciÃn del conocimiento geogrÃfico: un estudio de caso - EEFM. Dr. Aldacir Barbosa y E. E. M. Alfredo Machado2010-06-19Alexandra Maria de Oliveira49619543300http://lattes.cnpq.br/5468866578628283 Christian Dennys Monteiro de Oliveira09223548802http://lattes.cnpq.br/6672867433887720Maria Augusta Mundim12752614691Maria Geralda de Almeida11877898600http://lattes.cnpq.br/446545299928433556737220363http://lattes.cnpq.br/6783378181321909Thales Fernandes da Silva OliveiraUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em GeografiaUFCBRMapas mentais RepresentaÃÃes espaciais Ensino de Geografia PrÃticas pedagÃgicasMapas Mentales Representaciones espaciales EnseÃanza de GeografÃa Practicas PedagÃgicasGEOGRAFIAO modo como o espaÃo à percebido, vivido e concebido pelo indivÃduo atravÃs de sua experiÃncia conduzindo-o a uma representaÃÃo e interpretaÃÃo do espaÃo, identificado como mapas mentais. Na pesquisa, realizada com alunos de duas escolas de Ensino MÃdio da rede pÃblica estadual, nos municÃpios de Fortaleza e Madalena â Ce, foi identificado como essas representaÃÃes revelam a importÃncia da compreensÃo do espaÃo, alÃm de fazer uma comparaÃÃo entre as duas realidades, na tentativa de identificar que relaÃÃes eles estabelecem entre os meios urbano e rural, mediante os mapas mentais. Na execuÃÃo da pesquisa, foram trabalhados questionÃrios socioeconÃmicos, onde foram balizados alguns aspectos como tipo de deslocamento entre o local de residÃncia, a escola e os locais de vivÃncia dos alunos e a identificaÃÃo dos ambientes que costumam freqÃentar. Para a aplicaÃÃo dos mapas mentais, como atividade subseqÃente aos questionÃrios, utilizou-se como referÃncias cientÃficas os trabalhos de Nogueira (1994, 2001), RamÃrez & Soto (2008) e Kozel (2005, 2008, 2009), que jà realizaram pesquisas no sentido de consolidar a utilizaÃÃo de mapas mentais como instrumento de prÃtica pedagÃgica, em especial na disciplina de Geografia, nos nÃveis fundamental, mÃdio e superior. A partir das informaÃÃes presentes nos questionÃrios e da confecÃÃo dos mapas mentais, foi percebida a forma como os alunos compreendem a sua realidade e a realidade do outro, e como percebem seu espaÃo de vivÃncia. Nosso estudo coletou, ainda, aspectos relevantes tanto nos questionÃrios, quanto nos mapas mentais, como a hierarquizaÃÃo dos elementos representados e lembrados em detrimento de outros, como no caso da escola; ou ainda no sentimento de identidade. Na pesquisa hà o indÃcio do uso dos mapas mentais como prÃtica pedagÃgica vÃlida na consolidaÃÃo do conhecimento geogrÃfico, sobretudo em conceitos como espaÃo, territÃrio e lugar, complementando o olhar empÃrico, experimentado com uma abordagem cientÃfica na compreensÃo da realidade que cerca o indivÃduo, e seu papel na formaÃÃo do espaÃo como sujeito de uma coletividade.El modo como el espacio es percibido, vivido y concebido por el individuo a travÃs de su experiencia lo conduciendo a una representaciÃn e interpretaciÃn del espacio, identificado como mapas mentales. En la investigaciÃn, realizada con alumnos de os escuelas de la EnseÃanza Media de la red publica estatal, en las ciudades de Fortaleza y Madalena â Ce, fue identificado como esas representaciones revelan la importancia de la comprensiÃn del espacio, ademÃs de hacer una comparaciÃn entre las dos realidades, en el intento de identificar que relaciones ellos establecen entre los medios urbanos y rurales, mediantes los mapas mentales. En la ejecuciÃn de la investigaciÃn, fueron trabajados cuestionarios socio-econÃmicos, donde fueron balizados algunos aspectos como el tipo de dislocamiento entre el local de residencia, la escuela y los locales de vivencia de los alumnos y la identificaciÃn de los ambientes que acostumbraban frecuentar. Para la aplicaciÃn de los mapas mentales, como actividad subsecuente a los cuestionarios, se utilizà como referencias cientÃficas los trabajos de Nogueira (1994, 2001), RamÃrez & Soto (2008) y Kozel (2005, 2008, 2009), que ya realizaron investigaciones en el sentido de consolidar la utilizaciÃn de mapas mentales como instrumento de practica pedagÃgica, en especial en la disciplina de GeografÃa, en los niveles fundamentales, medios y superiores. A partir de las informaciones presentes en los cuestionarios y de la confecciÃn de los mapas mentales, fue percibida la forma como los alumnos comprenden su realidad y la realidad del otro, y como perciben su espacio de vivencia. Nuestro estudio colectÃ, ademÃs, aspectos relevantes tanto en los cuestionarios cuanto en los mapas mentales, como la jerarquizaciÃn de los elementos representados y recordados en detrimento de otros, como en el caso de la escuela; o aÃn en el sentimiento de identidad. En la investigaciÃn ha el indicio de uso de mapas mentales como practica pedagÃgica valida en la consolidaciÃn del conocimiento geogrÃfico, sobretodo en conceptos como espacio, territorio y lugar, complementando la mirada empÃrica, experimentada como una abordaje cientÃfica en la comprensiÃn de la realidad que cerca el individuo, y su papel en la formaciÃn del espacio como sujeto de una colectividadnÃo hÃhttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=6849application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:19:55Zmail@mail.com - |
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El modo como el espacio es percibido, vivido y concebido por el individuo a travÃs de su experiencia lo conduciendo a una representaciÃn e interpretaciÃn del espacio, identificado como mapas mentales. En la investigaciÃn, realizada con alumnos de os escuelas de la EnseÃanza Media de la red publica estatal, en las ciudades de Fortaleza y Madalena â Ce, fue identificado como esas representaciones revelan la importancia de la comprensiÃn del espacio, ademÃs de hacer una comparaciÃn entre las dos realidades, en el intento de identificar que relaciones ellos establecen entre los medios urbanos y rurales, mediantes los mapas mentales. En la ejecuciÃn de la investigaciÃn, fueron trabajados cuestionarios socio-econÃmicos, donde fueron balizados algunos aspectos como el tipo de dislocamiento entre el local de residencia, la escuela y los locales de vivencia de los alumnos y la identificaciÃn de los ambientes que acostumbraban frecuentar. Para la aplicaciÃn de los mapas mentales, como actividad subsecuente a los cuestionarios, se utilizà como referencias cientÃficas los trabajos de Nogueira (1994, 2001), RamÃrez & Soto (2008) y Kozel (2005, 2008, 2009), que ya realizaron investigaciones en el sentido de consolidar la utilizaciÃn de mapas mentales como instrumento de practica pedagÃgica, en especial en la disciplina de GeografÃa, en los niveles fundamentales, medios y superiores. A partir de las informaciones presentes en los cuestionarios y de la confecciÃn de los mapas mentales, fue percibida la forma como los alumnos comprenden su realidad y la realidad del otro, y como perciben su espacio de vivencia. Nuestro estudio colectÃ, ademÃs, aspectos relevantes tanto en los cuestionarios cuanto en los mapas mentales, como la jerarquizaciÃn de los elementos representados y recordados en detrimento de otros, como en el caso de la escuela; o aÃn en el sentimiento de identidad. En la investigaciÃn ha el indicio de uso de mapas mentales como practica pedagÃgica valida en la consolidaciÃn del conocimiento geogrÃfico, sobretodo en conceptos como espacio, territorio y lugar, complementando la mirada empÃrica, experimentada como una abordaje cientÃfica en la comprensiÃn de la realidad que cerca el individuo, y su papel en la formaciÃn del espacio como sujeto de una colectividad |
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