Das ConcepÃÃes Ãs prÃticas de avaliaÃÃo: um estudo sobre as prÃticas avaliativas no Curso De Licenciatura em MatemÃtica do Instituto Federal de EducaÃÃo, CiÃncia e Tecnologia da ParaÃba â Cajazeiras

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: AntÃnia Edivaneide de Sousa Gonzaga
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=18768
Resumo: O objetivo do presente estudo concentrou-se em analisar as concepÃÃes de avaliaÃÃo da aprendizagem dos professores do curso de licenciatura em MatemÃtica do Instituto Federal de EducaÃÃo, CiÃncia e Tecnologia da ParaÃba, Campus Cajazeiras, e suas influÃncias nas prÃticas avaliativas na formaÃÃo docente. A pesquisa, de carÃter descritivo, de abordagem predominantemente qualitativa, teve como sujeitos os professores do curso supracitado. Foram utilizados como instrumentos metodolÃgicos de coleta de dados questionÃrios e entrevistas semiestruturadas, abordando aspectos relacionados Ãs concepÃÃes de educaÃÃo, avaliaÃÃo da aprendizagem e formaÃÃo de docentes. Os dados coletados atravÃs das entrevistas realizadas com os professores foram discutidos à luz do enfoque fenomenolÃgico, com base na hermenÃutica gadameriana. A partir da fusÃo de horizontes presentes nas falas dos profissionais participantes da pesquisa, foi possÃvel estabelecer reflexÃes sobre o papel assumido efetivamente pela avaliaÃÃo do ensino-aprendizagem no cenÃrio da formaÃÃo de docentes no Instituto Federal de EducaÃÃo, CiÃncia e Tecnologia da ParaÃba, Campus Cajazeiras. Concluiu-se que hà necessidade de se desenvolver, no contexto do curso pesquisado, um trabalho sistemÃtico acerca da avaliaÃÃo da aprendizagem que se constitua em prÃticas de formaÃÃo continuada dos professores que atuam no curso, visando à implementaÃÃo de uma mudanÃa nas prÃticas desenvolvidas junto aos alunos da licenciatura em MatemÃtica. Constatou-se que, apesar de muitos dos profissionais sinalizarem a intenÃÃo de realizar prÃticas de avaliaÃÃo contÃnua, numa perspectiva formativa, ainda à muito forte a heranÃa da avaliaÃÃo vinculada à ideia de aplicaÃÃo de testes, de mensuraÃÃo. O estudo indicou a necessidade de uma reformulaÃÃo do projeto pedagÃgico do curso, vislumbrando as discussÃes sobre as disciplinas e, consequentemente, a forma como elas sÃo trabalhadas e avaliadas no contexto do curso. Por fim, os professores participantes da pesquisa apontaram a importÃncia de se implementar, no campus ou no instituto como um todo, uma polÃtica de avaliaÃÃo educacional, tendo em vista a necessidade de se acompanhar/avaliar o curso em pauta (e outros) numa perspectiva de aÃÃo mais ampla, visualizando as aÃÃes a curto, mÃdio e longo prazo. Tal aÃÃo à justificada pelo fato de se tratar de formaÃÃo de professores, considerando-se que os resultados deste trabalho sà poderÃo ser visualizados em aÃÃes futuras, nas prÃticas dos futuros docentes.
id UFC_2ce8f093b994eb802b2b72f6b76839fa
oai_identifier_str oai:www.teses.ufc.br:10892
network_acronym_str UFC
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisDas ConcepÃÃes Ãs prÃticas de avaliaÃÃo: um estudo sobre as prÃticas avaliativas no Curso De Licenciatura em MatemÃtica do Instituto Federal de EducaÃÃo, CiÃncia e Tecnologia da ParaÃba â CajazeirasConcepts of the evaluation practices: a study on the practices in evaluative degree Course in Mathematics Education Institute of Federal, Science and Technology ParaÃba - Cajazeiras2016-04-14Adriana Eufrasio Braga 25824848300http://lattes.cnpq.br/8042943225979510Raimundo HÃlio Leite00190322349XÃnia DiÃgenes Benfatti38153882368http://lattes.cnpq.br/0724002945099128 56962134304http://lattes.cnpq.br/1991497932269115AntÃnia Edivaneide de Sousa GonzagaUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃoUFCBRConcepÃÃo de avaliaÃÃo educacional AvaliaÃÃo do ensino-aprendizagem PrÃticas pedagÃgicas FormaÃÃo de professoresEducational assessment conception Teaching-learning assessment Pedagogical practices Teachersâ formationAVALIACAO DA APRENDIZAGEMO objetivo do presente estudo concentrou-se em analisar as concepÃÃes de avaliaÃÃo da aprendizagem dos professores do curso de licenciatura em MatemÃtica do Instituto Federal de EducaÃÃo, CiÃncia e Tecnologia da ParaÃba, Campus Cajazeiras, e suas influÃncias nas prÃticas avaliativas na formaÃÃo docente. A pesquisa, de carÃter descritivo, de abordagem predominantemente qualitativa, teve como sujeitos os professores do curso supracitado. Foram utilizados como instrumentos metodolÃgicos de coleta de dados questionÃrios e entrevistas semiestruturadas, abordando aspectos relacionados Ãs concepÃÃes de educaÃÃo, avaliaÃÃo da aprendizagem e formaÃÃo de docentes. Os dados coletados atravÃs das entrevistas realizadas com os professores foram discutidos à luz do enfoque fenomenolÃgico, com base na hermenÃutica gadameriana. A partir da fusÃo de horizontes presentes nas falas dos profissionais participantes da pesquisa, foi possÃvel estabelecer reflexÃes sobre o papel assumido efetivamente pela avaliaÃÃo do ensino-aprendizagem no cenÃrio da formaÃÃo de docentes no Instituto Federal de EducaÃÃo, CiÃncia e Tecnologia da ParaÃba, Campus Cajazeiras. Concluiu-se que hà necessidade de se desenvolver, no contexto do curso pesquisado, um trabalho sistemÃtico acerca da avaliaÃÃo da aprendizagem que se constitua em prÃticas de formaÃÃo continuada dos professores que atuam no curso, visando à implementaÃÃo de uma mudanÃa nas prÃticas desenvolvidas junto aos alunos da licenciatura em MatemÃtica. Constatou-se que, apesar de muitos dos profissionais sinalizarem a intenÃÃo de realizar prÃticas de avaliaÃÃo contÃnua, numa perspectiva formativa, ainda à muito forte a heranÃa da avaliaÃÃo vinculada à ideia de aplicaÃÃo de testes, de mensuraÃÃo. O estudo indicou a necessidade de uma reformulaÃÃo do projeto pedagÃgico do curso, vislumbrando as discussÃes sobre as disciplinas e, consequentemente, a forma como elas sÃo trabalhadas e avaliadas no contexto do curso. Por fim, os professores participantes da pesquisa apontaram a importÃncia de se implementar, no campus ou no instituto como um todo, uma polÃtica de avaliaÃÃo educacional, tendo em vista a necessidade de se acompanhar/avaliar o curso em pauta (e outros) numa perspectiva de aÃÃo mais ampla, visualizando as aÃÃes a curto, mÃdio e longo prazo. Tal aÃÃo à justificada pelo fato de se tratar de formaÃÃo de professores, considerando-se que os resultados deste trabalho sà poderÃo ser visualizados em aÃÃes futuras, nas prÃticas dos futuros docentes.The aim of the present paper is to analyze the conceptions of learning assessment of the Math graduation course from Instituto Federal de EducaÃÃo, CiÃncia e Tecnologia da ParaÃba, Cajazeiras, as well as its influences in the evaluative practices to the teachersâ formation. The research, being descriptive, mainly qualitative, involves teachers from the mentioned course as participants. Questionnaires and semi structured interviews were used as methodological tools for data collection, approaching aspects concerning educational conceptions, learning assessment and teachersâ formation. The data collected through the interviews carried out with teacher were discussed in the light of phenomenological approach, based on gadamerian hermeneutics. Through the fusion of the horizons present in the participantsâ speech, it was possible to establish reflections about the role effectively assumed by teaching-learning assessment, in the context of teachersâ formation in Instituto Federal de EducaÃÃo, CiÃncia e Tecnologia da ParaÃba, Cajazeiras. We concluded that there is the necessity of developing, in the course mentioned, a systematic work on learning assessment that constitutes continued formation practices of the teachers who work in the course, aiming at implementing a change in the practices developed with Math graduation course students. We found out that, besides the fact that many professionals signed the intention of working with continued assessment, in a formative perspective, it is still very present the idea of assessment linked to the idea of tests application, of measuring. The studies indicated the necessity of reformulation in the course pedagogical project, glimpsing the discussions about the subjects and, consequently, the way they are worked and assessed in the course context. At last, the teachers participants of the research pointed out to the importance of implementing, in the institution of Cajazeiras or ParaÃba, as a whole, an educational assessment policy, considering the necessity of following/evaluating the course in focus (and others) in a wide action perspective, visualizing the actions in short, medium and long period. Such action is justified since it deals with teachersâ formation, considering that the results of this work can only be visualized in future actions, in the practices of future teachers.nÃo hÃhttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=18768application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:30:08Zmail@mail.com -
dc.title.pt.fl_str_mv Das ConcepÃÃes Ãs prÃticas de avaliaÃÃo: um estudo sobre as prÃticas avaliativas no Curso De Licenciatura em MatemÃtica do Instituto Federal de EducaÃÃo, CiÃncia e Tecnologia da ParaÃba â Cajazeiras
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Concepts of the evaluation practices: a study on the practices in evaluative degree Course in Mathematics Education Institute of Federal, Science and Technology ParaÃba - Cajazeiras
title Das ConcepÃÃes Ãs prÃticas de avaliaÃÃo: um estudo sobre as prÃticas avaliativas no Curso De Licenciatura em MatemÃtica do Instituto Federal de EducaÃÃo, CiÃncia e Tecnologia da ParaÃba â Cajazeiras
spellingShingle Das ConcepÃÃes Ãs prÃticas de avaliaÃÃo: um estudo sobre as prÃticas avaliativas no Curso De Licenciatura em MatemÃtica do Instituto Federal de EducaÃÃo, CiÃncia e Tecnologia da ParaÃba â Cajazeiras
AntÃnia Edivaneide de Sousa Gonzaga
ConcepÃÃo de avaliaÃÃo educacional
AvaliaÃÃo do ensino-aprendizagem
PrÃticas pedagÃgicas
FormaÃÃo de professores
Educational assessment conception
Teaching-learning assessment
Pedagogical practices
Teachersâ formation
AVALIACAO DA APRENDIZAGEM
title_short Das ConcepÃÃes Ãs prÃticas de avaliaÃÃo: um estudo sobre as prÃticas avaliativas no Curso De Licenciatura em MatemÃtica do Instituto Federal de EducaÃÃo, CiÃncia e Tecnologia da ParaÃba â Cajazeiras
title_full Das ConcepÃÃes Ãs prÃticas de avaliaÃÃo: um estudo sobre as prÃticas avaliativas no Curso De Licenciatura em MatemÃtica do Instituto Federal de EducaÃÃo, CiÃncia e Tecnologia da ParaÃba â Cajazeiras
title_fullStr Das ConcepÃÃes Ãs prÃticas de avaliaÃÃo: um estudo sobre as prÃticas avaliativas no Curso De Licenciatura em MatemÃtica do Instituto Federal de EducaÃÃo, CiÃncia e Tecnologia da ParaÃba â Cajazeiras
title_full_unstemmed Das ConcepÃÃes Ãs prÃticas de avaliaÃÃo: um estudo sobre as prÃticas avaliativas no Curso De Licenciatura em MatemÃtica do Instituto Federal de EducaÃÃo, CiÃncia e Tecnologia da ParaÃba â Cajazeiras
title_sort Das ConcepÃÃes Ãs prÃticas de avaliaÃÃo: um estudo sobre as prÃticas avaliativas no Curso De Licenciatura em MatemÃtica do Instituto Federal de EducaÃÃo, CiÃncia e Tecnologia da ParaÃba â Cajazeiras
author AntÃnia Edivaneide de Sousa Gonzaga
author_facet AntÃnia Edivaneide de Sousa Gonzaga
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Adriana Eufrasio Braga
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 25824848300
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8042943225979510
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Raimundo HÃlio Leite
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv 00190322349
dc.contributor.referee2.fl_str_mv XÃnia DiÃgenes Benfatti
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv 38153882368
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0724002945099128
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 56962134304
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1991497932269115
dc.contributor.author.fl_str_mv AntÃnia Edivaneide de Sousa Gonzaga
contributor_str_mv Adriana Eufrasio Braga
Raimundo HÃlio Leite
XÃnia DiÃgenes Benfatti
dc.subject.por.fl_str_mv ConcepÃÃo de avaliaÃÃo educacional
AvaliaÃÃo do ensino-aprendizagem
PrÃticas pedagÃgicas
FormaÃÃo de professores
topic ConcepÃÃo de avaliaÃÃo educacional
AvaliaÃÃo do ensino-aprendizagem
PrÃticas pedagÃgicas
FormaÃÃo de professores
Educational assessment conception
Teaching-learning assessment
Pedagogical practices
Teachersâ formation
AVALIACAO DA APRENDIZAGEM
dc.subject.eng.fl_str_mv Educational assessment conception
Teaching-learning assessment
Pedagogical practices
Teachersâ formation
dc.subject.cnpq.fl_str_mv AVALIACAO DA APRENDIZAGEM
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv nÃo hÃ
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv O objetivo do presente estudo concentrou-se em analisar as concepÃÃes de avaliaÃÃo da aprendizagem dos professores do curso de licenciatura em MatemÃtica do Instituto Federal de EducaÃÃo, CiÃncia e Tecnologia da ParaÃba, Campus Cajazeiras, e suas influÃncias nas prÃticas avaliativas na formaÃÃo docente. A pesquisa, de carÃter descritivo, de abordagem predominantemente qualitativa, teve como sujeitos os professores do curso supracitado. Foram utilizados como instrumentos metodolÃgicos de coleta de dados questionÃrios e entrevistas semiestruturadas, abordando aspectos relacionados Ãs concepÃÃes de educaÃÃo, avaliaÃÃo da aprendizagem e formaÃÃo de docentes. Os dados coletados atravÃs das entrevistas realizadas com os professores foram discutidos à luz do enfoque fenomenolÃgico, com base na hermenÃutica gadameriana. A partir da fusÃo de horizontes presentes nas falas dos profissionais participantes da pesquisa, foi possÃvel estabelecer reflexÃes sobre o papel assumido efetivamente pela avaliaÃÃo do ensino-aprendizagem no cenÃrio da formaÃÃo de docentes no Instituto Federal de EducaÃÃo, CiÃncia e Tecnologia da ParaÃba, Campus Cajazeiras. Concluiu-se que hà necessidade de se desenvolver, no contexto do curso pesquisado, um trabalho sistemÃtico acerca da avaliaÃÃo da aprendizagem que se constitua em prÃticas de formaÃÃo continuada dos professores que atuam no curso, visando à implementaÃÃo de uma mudanÃa nas prÃticas desenvolvidas junto aos alunos da licenciatura em MatemÃtica. Constatou-se que, apesar de muitos dos profissionais sinalizarem a intenÃÃo de realizar prÃticas de avaliaÃÃo contÃnua, numa perspectiva formativa, ainda à muito forte a heranÃa da avaliaÃÃo vinculada à ideia de aplicaÃÃo de testes, de mensuraÃÃo. O estudo indicou a necessidade de uma reformulaÃÃo do projeto pedagÃgico do curso, vislumbrando as discussÃes sobre as disciplinas e, consequentemente, a forma como elas sÃo trabalhadas e avaliadas no contexto do curso. Por fim, os professores participantes da pesquisa apontaram a importÃncia de se implementar, no campus ou no instituto como um todo, uma polÃtica de avaliaÃÃo educacional, tendo em vista a necessidade de se acompanhar/avaliar o curso em pauta (e outros) numa perspectiva de aÃÃo mais ampla, visualizando as aÃÃes a curto, mÃdio e longo prazo. Tal aÃÃo à justificada pelo fato de se tratar de formaÃÃo de professores, considerando-se que os resultados deste trabalho sà poderÃo ser visualizados em aÃÃes futuras, nas prÃticas dos futuros docentes.
dc.description.abstract.eng.fl_txt_mv The aim of the present paper is to analyze the conceptions of learning assessment of the Math graduation course from Instituto Federal de EducaÃÃo, CiÃncia e Tecnologia da ParaÃba, Cajazeiras, as well as its influences in the evaluative practices to the teachersâ formation. The research, being descriptive, mainly qualitative, involves teachers from the mentioned course as participants. Questionnaires and semi structured interviews were used as methodological tools for data collection, approaching aspects concerning educational conceptions, learning assessment and teachersâ formation. The data collected through the interviews carried out with teacher were discussed in the light of phenomenological approach, based on gadamerian hermeneutics. Through the fusion of the horizons present in the participantsâ speech, it was possible to establish reflections about the role effectively assumed by teaching-learning assessment, in the context of teachersâ formation in Instituto Federal de EducaÃÃo, CiÃncia e Tecnologia da ParaÃba, Cajazeiras. We concluded that there is the necessity of developing, in the course mentioned, a systematic work on learning assessment that constitutes continued formation practices of the teachers who work in the course, aiming at implementing a change in the practices developed with Math graduation course students. We found out that, besides the fact that many professionals signed the intention of working with continued assessment, in a formative perspective, it is still very present the idea of assessment linked to the idea of tests application, of measuring. The studies indicated the necessity of reformulation in the course pedagogical project, glimpsing the discussions about the subjects and, consequently, the way they are worked and assessed in the course context. At last, the teachers participants of the research pointed out to the importance of implementing, in the institution of Cajazeiras or ParaÃba, as a whole, an educational assessment policy, considering the necessity of following/evaluating the course in focus (and others) in a wide action perspective, visualizing the actions in short, medium and long period. Such action is justified since it deals with teachersâ formation, considering that the results of this work can only be visualized in future actions, in the practices of future teachers.
description O objetivo do presente estudo concentrou-se em analisar as concepÃÃes de avaliaÃÃo da aprendizagem dos professores do curso de licenciatura em MatemÃtica do Instituto Federal de EducaÃÃo, CiÃncia e Tecnologia da ParaÃba, Campus Cajazeiras, e suas influÃncias nas prÃticas avaliativas na formaÃÃo docente. A pesquisa, de carÃter descritivo, de abordagem predominantemente qualitativa, teve como sujeitos os professores do curso supracitado. Foram utilizados como instrumentos metodolÃgicos de coleta de dados questionÃrios e entrevistas semiestruturadas, abordando aspectos relacionados Ãs concepÃÃes de educaÃÃo, avaliaÃÃo da aprendizagem e formaÃÃo de docentes. Os dados coletados atravÃs das entrevistas realizadas com os professores foram discutidos à luz do enfoque fenomenolÃgico, com base na hermenÃutica gadameriana. A partir da fusÃo de horizontes presentes nas falas dos profissionais participantes da pesquisa, foi possÃvel estabelecer reflexÃes sobre o papel assumido efetivamente pela avaliaÃÃo do ensino-aprendizagem no cenÃrio da formaÃÃo de docentes no Instituto Federal de EducaÃÃo, CiÃncia e Tecnologia da ParaÃba, Campus Cajazeiras. Concluiu-se que hà necessidade de se desenvolver, no contexto do curso pesquisado, um trabalho sistemÃtico acerca da avaliaÃÃo da aprendizagem que se constitua em prÃticas de formaÃÃo continuada dos professores que atuam no curso, visando à implementaÃÃo de uma mudanÃa nas prÃticas desenvolvidas junto aos alunos da licenciatura em MatemÃtica. Constatou-se que, apesar de muitos dos profissionais sinalizarem a intenÃÃo de realizar prÃticas de avaliaÃÃo contÃnua, numa perspectiva formativa, ainda à muito forte a heranÃa da avaliaÃÃo vinculada à ideia de aplicaÃÃo de testes, de mensuraÃÃo. O estudo indicou a necessidade de uma reformulaÃÃo do projeto pedagÃgico do curso, vislumbrando as discussÃes sobre as disciplinas e, consequentemente, a forma como elas sÃo trabalhadas e avaliadas no contexto do curso. Por fim, os professores participantes da pesquisa apontaram a importÃncia de se implementar, no campus ou no instituto como um todo, uma polÃtica de avaliaÃÃo educacional, tendo em vista a necessidade de se acompanhar/avaliar o curso em pauta (e outros) numa perspectiva de aÃÃo mais ampla, visualizando as aÃÃes a curto, mÃdio e longo prazo. Tal aÃÃo à justificada pelo fato de se tratar de formaÃÃo de professores, considerando-se que os resultados deste trabalho sà poderÃo ser visualizados em aÃÃes futuras, nas prÃticas dos futuros docentes.
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016-04-14
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
status_str publishedVersion
format masterThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=18768
url http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=18768
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃo
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFC
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname:Universidade Federal do Ceará
instacron:UFC
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará
instacron_str UFC
institution UFC
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1643295220560822272