Proposta de CapacitaÃÃo Docente para AtuaÃÃo em EAD: um Estudo de Caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sandra Maria AraÃjo
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=3960
Resumo: As Tecnologias da InformaÃÃo e ComunicaÃÃo trazem para o mundo do ensino novas exigÃncias e novas diretrizes que se tornam mais expressivas na EducaÃÃo à DistÃncia. Essas exigÃncias traduzem a complexidade desta modalidade educativa presente na esfera administrativa e pedagÃgica, e justificam a preocupaÃÃo dos gestores em investirem na qualificaÃÃo de seu quadro de pessoal, tendo em vista a assegurar o trabalho com mais qualidade e compromisso social. As novas diretrizes e exigÃncias tornam imperativo que sejam discutidas novas questÃes pedagÃgicas e os novos desafios que se colocam em relaÃÃo à formaÃÃo do professor. Considerando a problemÃtica, foi realizado um estudo quanti/qualitativo visando detectar os receios, as dificuldades e as expectativas dos docentes de uma determinada instituiÃÃo de ensino superior em relaÃÃo a implantaÃÃo da EducaÃÃo à DistÃncia, com vistas a apresentaÃÃo de uma proposta de capacitaÃÃo pedagÃgica dos docentes. Para tanto, foi realizada uma entrevista semi estruturada que foi aplicada junto aos atores da pesquisa. Os resultados do estudo possibilitaram o delineamento de uma proposta a qual acredita-se que possibilitarà uma melhor inserÃÃo da cultura em EAD, bem como facilitarà a elaboraÃÃo e implementaÃÃo de projetos, mediados pelas tecnologias na instituiÃÃo em tela.
id UFC_51560125186e7b279096deaa884a6dc4
oai_identifier_str oai:www.teses.ufc.br:3120
network_acronym_str UFC
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisProposta de CapacitaÃÃo Docente para AtuaÃÃo em EAD: um Estudo de Caso Proposal of teaching qualification for performance in EAD: a case study2007-09-10Ymiracy Nascimento de Souza Polak27337952949560http://lattes.cnpq.br/3972733795294956Paulo Gileno Cysneiros01025287487http://lattes.cnpq.br/5486517825557523Sergio Scheer06958993827http://lattes.cnpq.br/069589938278231240191466760http://lattes.cnpq.br/5340191466760543Sandra Maria AraÃjoUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em Tecnologia da InformaÃÃo e ComunicaÃÃo na FormaÃÃo de EADUFCBREducaÃÃo a DistÃncia FormaÃÃo Docente GestÃo EducaÃÃo ContinuadaLong-Distance Education Teaching Formation Management Continued EducationEDUCACAOAs Tecnologias da InformaÃÃo e ComunicaÃÃo trazem para o mundo do ensino novas exigÃncias e novas diretrizes que se tornam mais expressivas na EducaÃÃo à DistÃncia. Essas exigÃncias traduzem a complexidade desta modalidade educativa presente na esfera administrativa e pedagÃgica, e justificam a preocupaÃÃo dos gestores em investirem na qualificaÃÃo de seu quadro de pessoal, tendo em vista a assegurar o trabalho com mais qualidade e compromisso social. As novas diretrizes e exigÃncias tornam imperativo que sejam discutidas novas questÃes pedagÃgicas e os novos desafios que se colocam em relaÃÃo à formaÃÃo do professor. Considerando a problemÃtica, foi realizado um estudo quanti/qualitativo visando detectar os receios, as dificuldades e as expectativas dos docentes de uma determinada instituiÃÃo de ensino superior em relaÃÃo a implantaÃÃo da EducaÃÃo à DistÃncia, com vistas a apresentaÃÃo de uma proposta de capacitaÃÃo pedagÃgica dos docentes. Para tanto, foi realizada uma entrevista semi estruturada que foi aplicada junto aos atores da pesquisa. Os resultados do estudo possibilitaram o delineamento de uma proposta a qual acredita-se que possibilitarà uma melhor inserÃÃo da cultura em EAD, bem como facilitarà a elaboraÃÃo e implementaÃÃo de projetos, mediados pelas tecnologias na instituiÃÃo em tela.The Information and Communication Technologies bring new requirements and new guidelines for the world of education that become more expressive in the Long-Distance Education (EAD). These requirements transfer the complexity of this educative modality existing in the administrative and pedagogical sphere and they justify the concern of the managers in investing in the qualification of its personnel, in view of assuring the work with more quality and social commitment. The new lines of direction and requirements make imperative that new pedagogical questions and the new challenges that people put relating to the formation of the professor are argued. Considering the situation, a qualitative and quantitative study was done to detect the distrusts, the difficulties and the expectations of the professors from a determined college relating to the implantation of the Distance Education with the objective to present a proposal of pedagogical formation of the professors. In this sense, a semistructuralized interview that was applied among the actors of the research was done. The results of the study make possible the delineation of a proposal which you believe it will make possible a better insertion of the culture in EAD, as well as it will facilitate the elaboration and implementation of projects, mediated by the technologies in the searched institution.nÃo hÃhttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=3960application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:17:03Zmail@mail.com -
dc.title.pt.fl_str_mv Proposta de CapacitaÃÃo Docente para AtuaÃÃo em EAD: um Estudo de Caso
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Proposal of teaching qualification for performance in EAD: a case study
title Proposta de CapacitaÃÃo Docente para AtuaÃÃo em EAD: um Estudo de Caso
spellingShingle Proposta de CapacitaÃÃo Docente para AtuaÃÃo em EAD: um Estudo de Caso
Sandra Maria AraÃjo
EducaÃÃo a DistÃncia
FormaÃÃo Docente
GestÃo
EducaÃÃo Continuada
Long-Distance Education
Teaching Formation
Management
Continued Education
EDUCACAO
title_short Proposta de CapacitaÃÃo Docente para AtuaÃÃo em EAD: um Estudo de Caso
title_full Proposta de CapacitaÃÃo Docente para AtuaÃÃo em EAD: um Estudo de Caso
title_fullStr Proposta de CapacitaÃÃo Docente para AtuaÃÃo em EAD: um Estudo de Caso
title_full_unstemmed Proposta de CapacitaÃÃo Docente para AtuaÃÃo em EAD: um Estudo de Caso
title_sort Proposta de CapacitaÃÃo Docente para AtuaÃÃo em EAD: um Estudo de Caso
author Sandra Maria AraÃjo
author_facet Sandra Maria AraÃjo
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Ymiracy Nascimento de Souza Polak
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 27337952949560
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3972733795294956
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Paulo Gileno Cysneiros
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv 01025287487
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5486517825557523
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Sergio Scheer
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv 06958993827
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0695899382782312
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 40191466760
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5340191466760543
dc.contributor.author.fl_str_mv Sandra Maria AraÃjo
contributor_str_mv Ymiracy Nascimento de Souza Polak
Paulo Gileno Cysneiros
Sergio Scheer
dc.subject.por.fl_str_mv EducaÃÃo a DistÃncia
FormaÃÃo Docente
GestÃo
EducaÃÃo Continuada
topic EducaÃÃo a DistÃncia
FormaÃÃo Docente
GestÃo
EducaÃÃo Continuada
Long-Distance Education
Teaching Formation
Management
Continued Education
EDUCACAO
dc.subject.eng.fl_str_mv Long-Distance Education
Teaching Formation
Management
Continued Education
dc.subject.cnpq.fl_str_mv EDUCACAO
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv nÃo hÃ
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv As Tecnologias da InformaÃÃo e ComunicaÃÃo trazem para o mundo do ensino novas exigÃncias e novas diretrizes que se tornam mais expressivas na EducaÃÃo à DistÃncia. Essas exigÃncias traduzem a complexidade desta modalidade educativa presente na esfera administrativa e pedagÃgica, e justificam a preocupaÃÃo dos gestores em investirem na qualificaÃÃo de seu quadro de pessoal, tendo em vista a assegurar o trabalho com mais qualidade e compromisso social. As novas diretrizes e exigÃncias tornam imperativo que sejam discutidas novas questÃes pedagÃgicas e os novos desafios que se colocam em relaÃÃo à formaÃÃo do professor. Considerando a problemÃtica, foi realizado um estudo quanti/qualitativo visando detectar os receios, as dificuldades e as expectativas dos docentes de uma determinada instituiÃÃo de ensino superior em relaÃÃo a implantaÃÃo da EducaÃÃo à DistÃncia, com vistas a apresentaÃÃo de uma proposta de capacitaÃÃo pedagÃgica dos docentes. Para tanto, foi realizada uma entrevista semi estruturada que foi aplicada junto aos atores da pesquisa. Os resultados do estudo possibilitaram o delineamento de uma proposta a qual acredita-se que possibilitarà uma melhor inserÃÃo da cultura em EAD, bem como facilitarà a elaboraÃÃo e implementaÃÃo de projetos, mediados pelas tecnologias na instituiÃÃo em tela.
dc.description.abstract.eng.fl_txt_mv The Information and Communication Technologies bring new requirements and new guidelines for the world of education that become more expressive in the Long-Distance Education (EAD). These requirements transfer the complexity of this educative modality existing in the administrative and pedagogical sphere and they justify the concern of the managers in investing in the qualification of its personnel, in view of assuring the work with more quality and social commitment. The new lines of direction and requirements make imperative that new pedagogical questions and the new challenges that people put relating to the formation of the professor are argued. Considering the situation, a qualitative and quantitative study was done to detect the distrusts, the difficulties and the expectations of the professors from a determined college relating to the implantation of the Distance Education with the objective to present a proposal of pedagogical formation of the professors. In this sense, a semistructuralized interview that was applied among the actors of the research was done. The results of the study make possible the delineation of a proposal which you believe it will make possible a better insertion of the culture in EAD, as well as it will facilitate the elaboration and implementation of projects, mediated by the technologies in the searched institution.
description As Tecnologias da InformaÃÃo e ComunicaÃÃo trazem para o mundo do ensino novas exigÃncias e novas diretrizes que se tornam mais expressivas na EducaÃÃo à DistÃncia. Essas exigÃncias traduzem a complexidade desta modalidade educativa presente na esfera administrativa e pedagÃgica, e justificam a preocupaÃÃo dos gestores em investirem na qualificaÃÃo de seu quadro de pessoal, tendo em vista a assegurar o trabalho com mais qualidade e compromisso social. As novas diretrizes e exigÃncias tornam imperativo que sejam discutidas novas questÃes pedagÃgicas e os novos desafios que se colocam em relaÃÃo à formaÃÃo do professor. Considerando a problemÃtica, foi realizado um estudo quanti/qualitativo visando detectar os receios, as dificuldades e as expectativas dos docentes de uma determinada instituiÃÃo de ensino superior em relaÃÃo a implantaÃÃo da EducaÃÃo à DistÃncia, com vistas a apresentaÃÃo de uma proposta de capacitaÃÃo pedagÃgica dos docentes. Para tanto, foi realizada uma entrevista semi estruturada que foi aplicada junto aos atores da pesquisa. Os resultados do estudo possibilitaram o delineamento de uma proposta a qual acredita-se que possibilitarà uma melhor inserÃÃo da cultura em EAD, bem como facilitarà a elaboraÃÃo e implementaÃÃo de projetos, mediados pelas tecnologias na instituiÃÃo em tela.
publishDate 2007
dc.date.issued.fl_str_mv 2007-09-10
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
status_str publishedVersion
format masterThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=3960
url http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=3960
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de PÃs-GraduaÃÃo em Tecnologia da InformaÃÃo e ComunicaÃÃo na FormaÃÃo de EAD
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFC
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname:Universidade Federal do Ceará
instacron:UFC
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará
instacron_str UFC
institution UFC
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1643295135020089344