O PROEJA no IFPA campus Castanhal e a experiÃncia da alternÃncia pedagÃgica (2007 a 2009)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Darlindo Maria Pereira Veloso Filho
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=11414
Resumo: A presente tese tem o propÃsito de investigar a experiÃncia da alternÃncia pedagÃgica do PROEJA no IFPA Campus Castanhal e suas contribuiÃÃes na qualidade de vida no Assentamento JoÃo Batista II, a partir da memÃria e narrativa dos gestores, educandos e assentados (2007-2009). Trata-se de uma pesquisa centrada na HistÃria e MemÃria contada atravÃs das narrativas de sujeitos que fizeram parte dessa histÃria; portanto, tornaram-se objetos de pesquisa tambÃm. Os achados a partir da oralidade foram complementados pela reflexÃo sobre alguns documentos, dentre eles: Documento Base do PROEJA-MÃdio (2007), Decreto n 5840/06 e principalmente o PPC do Curso AgropecuÃria-PROEJA do IFPA Campus Castanhal (2013). A tese apresenta o seguinte percurso investigativo: a) O PROEJA no IFPA Campus Castanhal e a experiÃncia da AlternÃncia PedagÃgica; este capÃtulo trata da instituiÃÃo do PROEJA e da gÃnese da pedagogia da alternÃncia, situando-a historicamente e pensada pelo IFPA Campus Castanhal de forma inclusiva para atender filhos de agricultores, tal como expressa o PCC do Curso TÃcnico em AgropecuÃria do PROEJA (2013); b) As narrativas sobre a experiÃncia da alternÃncia pedagÃgica do PROEJA no IFPA Campus Castanhal sÃo apresentadas nas perspectivas das fontes orais, priorizando a memÃria e a narrativa; c) O desenvolvimento e as prÃticas de manejo sustentÃveis foram tratados na relaÃÃo com a alternÃncia a partir do enfoque agroecolÃgico. A abordagem metodolÃgica foi articulada à HistÃria do Tempo Presente a partir dos argumentos de Ricoeur (1989), Dosse (2001) e Porto Junior (2007); com o procedimento qualitativo tal qual descrito por Bogdan e Biklen (1994), predominando a oralidade atravÃs da entrevista narrativa e o mÃtodo analÃtico de narraÃÃes, tendo como Ãncora SchÃtze (2010); Paul Ricoeur (2010) e Creswell (2007), complementada pelos procedimentos de anÃlise de Strauss e Corbin (2008). Os resultados evidenciam a forma como ocorreu a experiÃncia da alternÃncia pedagÃgica do PROEJA no tempo escola e no tempo comunidade com o enfoque voltado para agroecologia e suas contribuiÃÃes para a melhoria da qualidade de vida no Assentamento JoÃo Batista II, a partir das falas dos gestores, educandos, assentados e sistematizados em forma de tese.
id UFC_74ea40867146c4daefb6e5ae2178025c
oai_identifier_str oai:www.teses.ufc.br:7630
network_acronym_str UFC
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisO PROEJA no IFPA campus Castanhal e a experiÃncia da alternÃncia pedagÃgica (2007 a 2009)The IFPA PROEJA on Campus Castanhal and educational experience of rotating (2007 2009)2014-02-03Jose Gerardo Vasconcelos26130637349Emanuel LuÃs Roques Soares16952685553http://lattes.cnpq.br/3011122221613108FÃtima Maria LeitÃo AraÃjo24646121387http://lattes.cnpq.br/0660621158248890Josà RogÃrio Santana15472834830http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=K4760217Z4Raimundo Elmo de Paula Vasconcelos JÃnior12416622315http://lattes.cnpq.br/162256810259132917167248215 http://lattes.cnpq.br/4201651093788747Darlindo Maria Pereira Veloso FilhoUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃoUFCBRPROEJA IFPA AlternÃncia PedagÃgica Desenvolvimento SustentÃvel Assentamento JoÃo Batista II.PROEJA IFPA Switching Pedagogical Sustainable Development Settlement John the Baptist IIHISTORIA DA EDUCACAOA presente tese tem o propÃsito de investigar a experiÃncia da alternÃncia pedagÃgica do PROEJA no IFPA Campus Castanhal e suas contribuiÃÃes na qualidade de vida no Assentamento JoÃo Batista II, a partir da memÃria e narrativa dos gestores, educandos e assentados (2007-2009). Trata-se de uma pesquisa centrada na HistÃria e MemÃria contada atravÃs das narrativas de sujeitos que fizeram parte dessa histÃria; portanto, tornaram-se objetos de pesquisa tambÃm. Os achados a partir da oralidade foram complementados pela reflexÃo sobre alguns documentos, dentre eles: Documento Base do PROEJA-MÃdio (2007), Decreto n 5840/06 e principalmente o PPC do Curso AgropecuÃria-PROEJA do IFPA Campus Castanhal (2013). A tese apresenta o seguinte percurso investigativo: a) O PROEJA no IFPA Campus Castanhal e a experiÃncia da AlternÃncia PedagÃgica; este capÃtulo trata da instituiÃÃo do PROEJA e da gÃnese da pedagogia da alternÃncia, situando-a historicamente e pensada pelo IFPA Campus Castanhal de forma inclusiva para atender filhos de agricultores, tal como expressa o PCC do Curso TÃcnico em AgropecuÃria do PROEJA (2013); b) As narrativas sobre a experiÃncia da alternÃncia pedagÃgica do PROEJA no IFPA Campus Castanhal sÃo apresentadas nas perspectivas das fontes orais, priorizando a memÃria e a narrativa; c) O desenvolvimento e as prÃticas de manejo sustentÃveis foram tratados na relaÃÃo com a alternÃncia a partir do enfoque agroecolÃgico. A abordagem metodolÃgica foi articulada à HistÃria do Tempo Presente a partir dos argumentos de Ricoeur (1989), Dosse (2001) e Porto Junior (2007); com o procedimento qualitativo tal qual descrito por Bogdan e Biklen (1994), predominando a oralidade atravÃs da entrevista narrativa e o mÃtodo analÃtico de narraÃÃes, tendo como Ãncora SchÃtze (2010); Paul Ricoeur (2010) e Creswell (2007), complementada pelos procedimentos de anÃlise de Strauss e Corbin (2008). Os resultados evidenciam a forma como ocorreu a experiÃncia da alternÃncia pedagÃgica do PROEJA no tempo escola e no tempo comunidade com o enfoque voltado para agroecologia e suas contribuiÃÃes para a melhoria da qualidade de vida no Assentamento JoÃo Batista II, a partir das falas dos gestores, educandos, assentados e sistematizados em forma de tese.This thesis aims to investigate the experience of pedagogic in the alternation of PROEJA IFPA - Campus Castanhal and their contributions to the quality of life in Settlement II John the Baptist, from memory and narrative of managers, students and seated (2007-2009). This is a research focused on History and Memory told through the stories of individuals who were part of this history, therefore, became objects of research as well. The findings from orality were complemented by reflection on some documents, including: Base Document PROEJA-Medium (2007), Decree No. 5840/06 and especially PPC Course Agricultural PROEJA the IFPA-Campus Castanhal (2013). The thesis presents the following investigative course: a) The PROEJA the IFPA - Campus Castanhal and experience of Alternation pedagogy, this chapter deals with the institution of PROEJA and genesis of alternation pedagogy, situating it historically and thought of by IFPA - Campus of Castanhal inclusive way to meet children of farmers, as expressed in the PCC Technical Course in Agriculture of PROEJA (2013) b) the narratives about the experience of pedagogic the alternation in PROEJA IFPA - Campus Castanhal are presented from the perspectives of oral sources, prioritizing memory and narrative, c) development and sustainable management practices were addressed in relation to the toggle from the agroecological emphasis. The methodological approach was articulated to the History of the Present Time from the arguments Ricoeur (1989), Dosse (2001) and Porto Junior (2007) with qualitative procedure as described by Bogdan and Biklen (1994), predominantly through orality the narrative interview and the analytical method of narrations, whose anchor SchÃtze (2010), Paul Ricoeur (2010) and Creswell (2007), supplemented by analysis procedures Strauss and Corbin (2008). The results show the way occurred the experience of pedagogic the toggle PROEJA school on time and in time with the community approach towards agroecology and their contributions towards improving the quality of life in Settlement II John the Baptist, from the speech of managers, students, seated and systematized in the form of thesis.nÃo hÃhttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=11414application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:24:35Zmail@mail.com -
dc.title.pt.fl_str_mv O PROEJA no IFPA campus Castanhal e a experiÃncia da alternÃncia pedagÃgica (2007 a 2009)
dc.title.alternative.en.fl_str_mv The IFPA PROEJA on Campus Castanhal and educational experience of rotating (2007 2009)
title O PROEJA no IFPA campus Castanhal e a experiÃncia da alternÃncia pedagÃgica (2007 a 2009)
spellingShingle O PROEJA no IFPA campus Castanhal e a experiÃncia da alternÃncia pedagÃgica (2007 a 2009)
Darlindo Maria Pereira Veloso Filho
PROEJA
IFPA
AlternÃncia PedagÃgica
Desenvolvimento SustentÃvel
Assentamento JoÃo Batista II.
PROEJA
IFPA
Switching Pedagogical
Sustainable Development
Settlement John the Baptist II
HISTORIA DA EDUCACAO
title_short O PROEJA no IFPA campus Castanhal e a experiÃncia da alternÃncia pedagÃgica (2007 a 2009)
title_full O PROEJA no IFPA campus Castanhal e a experiÃncia da alternÃncia pedagÃgica (2007 a 2009)
title_fullStr O PROEJA no IFPA campus Castanhal e a experiÃncia da alternÃncia pedagÃgica (2007 a 2009)
title_full_unstemmed O PROEJA no IFPA campus Castanhal e a experiÃncia da alternÃncia pedagÃgica (2007 a 2009)
title_sort O PROEJA no IFPA campus Castanhal e a experiÃncia da alternÃncia pedagÃgica (2007 a 2009)
author Darlindo Maria Pereira Veloso Filho
author_facet Darlindo Maria Pereira Veloso Filho
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Jose Gerardo Vasconcelos
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 26130637349
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Emanuel LuÃs Roques Soares
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv 16952685553
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3011122221613108
dc.contributor.referee2.fl_str_mv FÃtima Maria LeitÃo AraÃjo
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv 24646121387
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0660621158248890
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Josà RogÃrio Santana
dc.contributor.referee3ID.fl_str_mv 15472834830
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=K4760217Z4
dc.contributor.referee4.fl_str_mv Raimundo Elmo de Paula Vasconcelos JÃnior
dc.contributor.referee4ID.fl_str_mv 12416622315
dc.contributor.referee4Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1622568102591329
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 17167248215
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4201651093788747
dc.contributor.author.fl_str_mv Darlindo Maria Pereira Veloso Filho
contributor_str_mv Jose Gerardo Vasconcelos
Emanuel LuÃs Roques Soares
FÃtima Maria LeitÃo AraÃjo
Josà RogÃrio Santana
Raimundo Elmo de Paula Vasconcelos JÃnior
dc.subject.por.fl_str_mv PROEJA
IFPA
AlternÃncia PedagÃgica
Desenvolvimento SustentÃvel
Assentamento JoÃo Batista II.
topic PROEJA
IFPA
AlternÃncia PedagÃgica
Desenvolvimento SustentÃvel
Assentamento JoÃo Batista II.
PROEJA
IFPA
Switching Pedagogical
Sustainable Development
Settlement John the Baptist II
HISTORIA DA EDUCACAO
dc.subject.eng.fl_str_mv PROEJA
IFPA
Switching Pedagogical
Sustainable Development
Settlement John the Baptist II
dc.subject.cnpq.fl_str_mv HISTORIA DA EDUCACAO
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv nÃo hÃ
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv A presente tese tem o propÃsito de investigar a experiÃncia da alternÃncia pedagÃgica do PROEJA no IFPA Campus Castanhal e suas contribuiÃÃes na qualidade de vida no Assentamento JoÃo Batista II, a partir da memÃria e narrativa dos gestores, educandos e assentados (2007-2009). Trata-se de uma pesquisa centrada na HistÃria e MemÃria contada atravÃs das narrativas de sujeitos que fizeram parte dessa histÃria; portanto, tornaram-se objetos de pesquisa tambÃm. Os achados a partir da oralidade foram complementados pela reflexÃo sobre alguns documentos, dentre eles: Documento Base do PROEJA-MÃdio (2007), Decreto n 5840/06 e principalmente o PPC do Curso AgropecuÃria-PROEJA do IFPA Campus Castanhal (2013). A tese apresenta o seguinte percurso investigativo: a) O PROEJA no IFPA Campus Castanhal e a experiÃncia da AlternÃncia PedagÃgica; este capÃtulo trata da instituiÃÃo do PROEJA e da gÃnese da pedagogia da alternÃncia, situando-a historicamente e pensada pelo IFPA Campus Castanhal de forma inclusiva para atender filhos de agricultores, tal como expressa o PCC do Curso TÃcnico em AgropecuÃria do PROEJA (2013); b) As narrativas sobre a experiÃncia da alternÃncia pedagÃgica do PROEJA no IFPA Campus Castanhal sÃo apresentadas nas perspectivas das fontes orais, priorizando a memÃria e a narrativa; c) O desenvolvimento e as prÃticas de manejo sustentÃveis foram tratados na relaÃÃo com a alternÃncia a partir do enfoque agroecolÃgico. A abordagem metodolÃgica foi articulada à HistÃria do Tempo Presente a partir dos argumentos de Ricoeur (1989), Dosse (2001) e Porto Junior (2007); com o procedimento qualitativo tal qual descrito por Bogdan e Biklen (1994), predominando a oralidade atravÃs da entrevista narrativa e o mÃtodo analÃtico de narraÃÃes, tendo como Ãncora SchÃtze (2010); Paul Ricoeur (2010) e Creswell (2007), complementada pelos procedimentos de anÃlise de Strauss e Corbin (2008). Os resultados evidenciam a forma como ocorreu a experiÃncia da alternÃncia pedagÃgica do PROEJA no tempo escola e no tempo comunidade com o enfoque voltado para agroecologia e suas contribuiÃÃes para a melhoria da qualidade de vida no Assentamento JoÃo Batista II, a partir das falas dos gestores, educandos, assentados e sistematizados em forma de tese.
dc.description.abstract.eng.fl_txt_mv This thesis aims to investigate the experience of pedagogic in the alternation of PROEJA IFPA - Campus Castanhal and their contributions to the quality of life in Settlement II John the Baptist, from memory and narrative of managers, students and seated (2007-2009). This is a research focused on History and Memory told through the stories of individuals who were part of this history, therefore, became objects of research as well. The findings from orality were complemented by reflection on some documents, including: Base Document PROEJA-Medium (2007), Decree No. 5840/06 and especially PPC Course Agricultural PROEJA the IFPA-Campus Castanhal (2013). The thesis presents the following investigative course: a) The PROEJA the IFPA - Campus Castanhal and experience of Alternation pedagogy, this chapter deals with the institution of PROEJA and genesis of alternation pedagogy, situating it historically and thought of by IFPA - Campus of Castanhal inclusive way to meet children of farmers, as expressed in the PCC Technical Course in Agriculture of PROEJA (2013) b) the narratives about the experience of pedagogic the alternation in PROEJA IFPA - Campus Castanhal are presented from the perspectives of oral sources, prioritizing memory and narrative, c) development and sustainable management practices were addressed in relation to the toggle from the agroecological emphasis. The methodological approach was articulated to the History of the Present Time from the arguments Ricoeur (1989), Dosse (2001) and Porto Junior (2007) with qualitative procedure as described by Bogdan and Biklen (1994), predominantly through orality the narrative interview and the analytical method of narrations, whose anchor SchÃtze (2010), Paul Ricoeur (2010) and Creswell (2007), supplemented by analysis procedures Strauss and Corbin (2008). The results show the way occurred the experience of pedagogic the toggle PROEJA school on time and in time with the community approach towards agroecology and their contributions towards improving the quality of life in Settlement II John the Baptist, from the speech of managers, students, seated and systematized in the form of thesis.
description A presente tese tem o propÃsito de investigar a experiÃncia da alternÃncia pedagÃgica do PROEJA no IFPA Campus Castanhal e suas contribuiÃÃes na qualidade de vida no Assentamento JoÃo Batista II, a partir da memÃria e narrativa dos gestores, educandos e assentados (2007-2009). Trata-se de uma pesquisa centrada na HistÃria e MemÃria contada atravÃs das narrativas de sujeitos que fizeram parte dessa histÃria; portanto, tornaram-se objetos de pesquisa tambÃm. Os achados a partir da oralidade foram complementados pela reflexÃo sobre alguns documentos, dentre eles: Documento Base do PROEJA-MÃdio (2007), Decreto n 5840/06 e principalmente o PPC do Curso AgropecuÃria-PROEJA do IFPA Campus Castanhal (2013). A tese apresenta o seguinte percurso investigativo: a) O PROEJA no IFPA Campus Castanhal e a experiÃncia da AlternÃncia PedagÃgica; este capÃtulo trata da instituiÃÃo do PROEJA e da gÃnese da pedagogia da alternÃncia, situando-a historicamente e pensada pelo IFPA Campus Castanhal de forma inclusiva para atender filhos de agricultores, tal como expressa o PCC do Curso TÃcnico em AgropecuÃria do PROEJA (2013); b) As narrativas sobre a experiÃncia da alternÃncia pedagÃgica do PROEJA no IFPA Campus Castanhal sÃo apresentadas nas perspectivas das fontes orais, priorizando a memÃria e a narrativa; c) O desenvolvimento e as prÃticas de manejo sustentÃveis foram tratados na relaÃÃo com a alternÃncia a partir do enfoque agroecolÃgico. A abordagem metodolÃgica foi articulada à HistÃria do Tempo Presente a partir dos argumentos de Ricoeur (1989), Dosse (2001) e Porto Junior (2007); com o procedimento qualitativo tal qual descrito por Bogdan e Biklen (1994), predominando a oralidade atravÃs da entrevista narrativa e o mÃtodo analÃtico de narraÃÃes, tendo como Ãncora SchÃtze (2010); Paul Ricoeur (2010) e Creswell (2007), complementada pelos procedimentos de anÃlise de Strauss e Corbin (2008). Os resultados evidenciam a forma como ocorreu a experiÃncia da alternÃncia pedagÃgica do PROEJA no tempo escola e no tempo comunidade com o enfoque voltado para agroecologia e suas contribuiÃÃes para a melhoria da qualidade de vida no Assentamento JoÃo Batista II, a partir das falas dos gestores, educandos, assentados e sistematizados em forma de tese.
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014-02-03
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
status_str publishedVersion
format doctoralThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=11414
url http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=11414
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃo
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFC
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname:Universidade Federal do Ceará
instacron:UFC
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará
instacron_str UFC
institution UFC
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1643295184836886528