O papel do material didático no ensino/aprendizagem de surdos em escola pública: um estudo a partir de narrativas (auto) biográficas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Cleidianne Costa da
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
Texto Completo: https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/9452
Resumo: A presente pesquisa evidencia a importância de se utilizar recursos didáticos sendo eles adaptados para Língua Brasileira de Sinais (Libras), beneficiando assim alunos surdos que se encontram na escola regular de ensino. Objetivo geral é analisar a importância do uso do material didático no processo de ensino aprendizagem de alunos surdos em uma escola pública na cidade de campo grande - RN a partir das narrativas autobiográficas, tendo como três objetivos específicos que são: investigar quais materiais didáticos são utilizados no processo de ensino aprendizagem de alunos surdos em uma escola pública na Cidade de Campo Grande – RN (RN); evidenciar a partir das narrativas autobiográficas elementos relevantes para pensar sobre o uso de material didático voltado para a educação de surdos; refletir a partir das narrativas autobiográficas o papel do material didático no processo de ensino aprendizagem de alunos surdos. Qual a importância do uso de material didático para ensino aprendizagem de alunos surdos? Essa questão conduzirá nossa pesquisa, numa tentativa de contribuir para a educação de surdos. O corpus da pesquisa será constituído por transcrições resultantes das entrevistas narrativas foram realizadas com três colaboradores, sendo dois professores da rede pública de ensino na cidade de Campo Grande e um aluno surdo regularmente matriculado na escola regular de ensino da cidade de campo grande. As fontes foram recolhidas durante o ano de 2021, através da realização de entrevistas narrativas sugeridas por Jovchelovicth e Bauer (2002) sendo realizadas algumas adaptações para melhor atender as especificidades linguísticas dos nossos colaboradores. As narrativas (auto)biográficas permitiu que o professor de Libras, tanto como o professor física primeiramente refletissem e narrassem ao mesmo tempo sobre suas experiências vivenciadas diante aluno surdo dentro de sala aula, como ocorre o processo de ensino/aprendizado deste aluno, tal como o aluno surdo pode refletir sobre seu processo de ensino/aprendizado obtidos dentro da sala aula, sua interação entre professores e colegas de classe, se realmente ocorre a inclusão do referido dentro de sala, como também sobre a utilização de materiais adaptados para melhor compreensão do próprio diante dos conteúdos ministrados pelos práticas pedagógicas dos professores. As análises das narrativas nos revelam sobre o quão é primordial o uso de materiais adaptados para a Língua de Sinais (Libras) para melhor compreensão e absorção dos conteúdos pelo aluno surdo, como também a comunicação por meio da Libras para que haja o engajamento e interação do aluno surdo com os professores e demais colegas de classe. A escola como sendo de ensino regular não dispõe de tais recursos, deixando a desejar no quesito educação e inclusão. Os desejos tanto dos professores como do aluno é que os recursos didáticos adaptados possam ser fornecidos pela referida instituição de ensino, para que o ensino/aprendizado e inclusão possa de fato acontecer. Por fim, os nossos colaboradores acreditam que a Libras possa ser legalmente ofertada como disciplina obrigatória nas escolas, para que assim ocorra a devida comunicação entre ambos indivíduos surdos e ouvintes tanto nas escolas como perante sociedade.
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