Percepção da acessibilidade das pessoas com deficiências nas escolas do município de Patu-RN
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
Texto Completo: | https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/10040 |
Resumo: | A sociedade brasileira vem passando por várias mudanças no cenário educacional e, devido a isso, as pessoas com deficiências estão, cada vez mais, sendo inseridas ao protagonismo social. São nos espaços escolares que a inclusão dessas pessoas vem ganhando destaque. Em Patu - RN existem várias pessoas com deficiências e sabe- se que parte dos docentes ainda possui muita dificuldade em ministrar aulas e repassar conteúdos a esses alunos, sendo imprescindível o auxílio das Salas de Recursos Multifuncionais (SRM) voltadas ao Atendimento Educacional Especializado (AEE) para que os alunos com deficiências possam aprender de forma lúdica, interdisciplinar e individualizada. Entretanto, percebemos que a acessibilidade desses sujeitos ao processo ensino-aprendizagem ainda se encontra precarizada. Neste ínterim, emerge esse trabalho, no intuito de analisar como vem sendo realizada a inclusão das pessoas com deficiência nos espaços escolares no município de Patu, no interior do Rio Grande do Norte, como também averiguar como tem se dado a efetividade dos direitos das pessoas com deficiências. Para isso, foi realizada uma pesquisa de caráter qualitativo, aplicando-se um questionário com perguntas discursivas sobre o ensino às pessoas com deficiências aos docentes nesse município. Verificamos que a gestão municipal e os docentes estão atentos às exigências do mercado e apresentam propostas na área, todavia, é necessário fomentar estratégias educacionais com as famílias e aos professores através da formação continuada, para que essas propostas se transformem em ações na sala de aula. |
id |
UFER_5b5bf0c734011ce096515803fdb237f3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/10040 |
network_acronym_str |
UFER |
network_name_str |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
repository_id_str |
|
spelling |
Percepção da acessibilidade das pessoas com deficiências nas escolas do município de Patu-RNLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LETRAS LIBRASAcessibilidadeInclusãoDeficiênciasEducaçãoA sociedade brasileira vem passando por várias mudanças no cenário educacional e, devido a isso, as pessoas com deficiências estão, cada vez mais, sendo inseridas ao protagonismo social. São nos espaços escolares que a inclusão dessas pessoas vem ganhando destaque. Em Patu - RN existem várias pessoas com deficiências e sabe- se que parte dos docentes ainda possui muita dificuldade em ministrar aulas e repassar conteúdos a esses alunos, sendo imprescindível o auxílio das Salas de Recursos Multifuncionais (SRM) voltadas ao Atendimento Educacional Especializado (AEE) para que os alunos com deficiências possam aprender de forma lúdica, interdisciplinar e individualizada. Entretanto, percebemos que a acessibilidade desses sujeitos ao processo ensino-aprendizagem ainda se encontra precarizada. Neste ínterim, emerge esse trabalho, no intuito de analisar como vem sendo realizada a inclusão das pessoas com deficiência nos espaços escolares no município de Patu, no interior do Rio Grande do Norte, como também averiguar como tem se dado a efetividade dos direitos das pessoas com deficiências. Para isso, foi realizada uma pesquisa de caráter qualitativo, aplicando-se um questionário com perguntas discursivas sobre o ensino às pessoas com deficiências aos docentes nesse município. Verificamos que a gestão municipal e os docentes estão atentos às exigências do mercado e apresentam propostas na área, todavia, é necessário fomentar estratégias educacionais com as famílias e aos professores através da formação continuada, para que essas propostas se transformem em ações na sala de aula.Brazilian society has been going through several changes in the educational scenario and, due to this, people with disabilities are increasingly being inserted into social protagonism. It is in school spaces that the inclusion of these people has been gaining prominence. In Patu - RN there are several people with disabilities and it is known that part of the teachers still have a lot of difficulty in teaching classes and passing on content to these students, being essential the help of the Multifunctional Resource Rooms (SRM) aimed at Specialized Educational Service (AEE ) so that students with disabilities can learn in a playful, interdisciplinary and individualized way. However, we noticed that the accessibility of these subjects to the teaching-learning process is still precarious. In the meantime, this work emerges, in order to analyze how the inclusion of people with disabilities in school spaces in the municipality of Patu, in the interior of Rio Grande do Norte, has been carried out, as well as to find out how the effectiveness of people's rights has been given with disabilities. For this, a qualitative research was carried out, applying a questionnaire with discursive questions about teaching people with disabilities to teachers in this municipality. We found that municipal management and teachers are aware of market demands and present proposals in the area, however, it is necessary to promote educational strategies with families and teachers through continuing education, so that these proposals become actions in the classroom.67 f.Centro Multidisciplinar de Caraúbas - CMCBrasilUFERSAUniversidade Federal Rural do Semi-ÁridoLeal, Jessica Girlaine GuimarãesLeal, Jessica Girlaine GuimarãesAzerêdo, Augusto Carlos deSilva, Eldio Pinto daErnesto, Leide Cristina Rodrigues2024-01-16T13:18:36Z2024-01-16T13:18:36Z2022-11-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesispdfapplication/pdfERNESTO, Leide Cristina Rodrigues. Percepção da acessibilidade das pessoas com deficiências nas escolas do município de Patu-RN. 2022. 67 f. TCC (Graduação) - Curso de Letras Libras, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Caraúbas, 2022.https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/10040CaraúbasUFERSAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)instacron:UFERSA2024-02-08T21:31:03Zoai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/10040Repositório Institucionalhttps://repositorio.ufersa.edu.br/PUBhttps://repositorio.ufersa.edu.br/server/oai/requestrepositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.bropendoar:2024-02-08T21:31:03Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Percepção da acessibilidade das pessoas com deficiências nas escolas do município de Patu-RN |
title |
Percepção da acessibilidade das pessoas com deficiências nas escolas do município de Patu-RN |
spellingShingle |
Percepção da acessibilidade das pessoas com deficiências nas escolas do município de Patu-RN Ernesto, Leide Cristina Rodrigues LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LETRAS LIBRAS Acessibilidade Inclusão Deficiências Educação |
title_short |
Percepção da acessibilidade das pessoas com deficiências nas escolas do município de Patu-RN |
title_full |
Percepção da acessibilidade das pessoas com deficiências nas escolas do município de Patu-RN |
title_fullStr |
Percepção da acessibilidade das pessoas com deficiências nas escolas do município de Patu-RN |
title_full_unstemmed |
Percepção da acessibilidade das pessoas com deficiências nas escolas do município de Patu-RN |
title_sort |
Percepção da acessibilidade das pessoas com deficiências nas escolas do município de Patu-RN |
author |
Ernesto, Leide Cristina Rodrigues |
author_facet |
Ernesto, Leide Cristina Rodrigues |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Leal, Jessica Girlaine Guimarães Leal, Jessica Girlaine Guimarães Azerêdo, Augusto Carlos de Silva, Eldio Pinto da |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ernesto, Leide Cristina Rodrigues |
dc.subject.por.fl_str_mv |
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LETRAS LIBRAS Acessibilidade Inclusão Deficiências Educação |
topic |
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LETRAS LIBRAS Acessibilidade Inclusão Deficiências Educação |
description |
A sociedade brasileira vem passando por várias mudanças no cenário educacional e, devido a isso, as pessoas com deficiências estão, cada vez mais, sendo inseridas ao protagonismo social. São nos espaços escolares que a inclusão dessas pessoas vem ganhando destaque. Em Patu - RN existem várias pessoas com deficiências e sabe- se que parte dos docentes ainda possui muita dificuldade em ministrar aulas e repassar conteúdos a esses alunos, sendo imprescindível o auxílio das Salas de Recursos Multifuncionais (SRM) voltadas ao Atendimento Educacional Especializado (AEE) para que os alunos com deficiências possam aprender de forma lúdica, interdisciplinar e individualizada. Entretanto, percebemos que a acessibilidade desses sujeitos ao processo ensino-aprendizagem ainda se encontra precarizada. Neste ínterim, emerge esse trabalho, no intuito de analisar como vem sendo realizada a inclusão das pessoas com deficiência nos espaços escolares no município de Patu, no interior do Rio Grande do Norte, como também averiguar como tem se dado a efetividade dos direitos das pessoas com deficiências. Para isso, foi realizada uma pesquisa de caráter qualitativo, aplicando-se um questionário com perguntas discursivas sobre o ensino às pessoas com deficiências aos docentes nesse município. Verificamos que a gestão municipal e os docentes estão atentos às exigências do mercado e apresentam propostas na área, todavia, é necessário fomentar estratégias educacionais com as famílias e aos professores através da formação continuada, para que essas propostas se transformem em ações na sala de aula. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-11-25 2024-01-16T13:18:36Z 2024-01-16T13:18:36Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
ERNESTO, Leide Cristina Rodrigues. Percepção da acessibilidade das pessoas com deficiências nas escolas do município de Patu-RN. 2022. 67 f. TCC (Graduação) - Curso de Letras Libras, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Caraúbas, 2022. https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/10040 |
identifier_str_mv |
ERNESTO, Leide Cristina Rodrigues. Percepção da acessibilidade das pessoas com deficiências nas escolas do município de Patu-RN. 2022. 67 f. TCC (Graduação) - Curso de Letras Libras, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Caraúbas, 2022. |
url |
https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/10040 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
UFERSA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
UFERSA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
pdf application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Caraúbas |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Centro Multidisciplinar de Caraúbas - CMC Brasil UFERSA Universidade Federal Rural do Semi-Árido |
publisher.none.fl_str_mv |
Centro Multidisciplinar de Caraúbas - CMC Brasil UFERSA Universidade Federal Rural do Semi-Árido |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) instacron:UFERSA |
instname_str |
Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) |
instacron_str |
UFERSA |
institution |
UFERSA |
reponame_str |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
collection |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.br |
_version_ |
1809747463365459968 |