“Educação para além do capital”: uma análise da juventude campesina a partir da realidade de uma escola pública urbana de Upanema/RN

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Glícia Laryane Leandro da
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
Texto Completo: https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/9731
Resumo: A juventude campesina enfrenta diariamente diversos desafios para permanecer no campo e no espaço educacional, além da falta de políticas públicas e de valorização, existe também as influências presentes na sociedade capitalista e opressora. Sendo assim, o presente trabalho tem como tema “Educação para além do capital”: Uma análise da Juventude Campesina a partir da realidade de uma Escola Pública Urbana de Upanema/RN. Com objetivo geral analisar como a educação da juventude campesina é impactada pelas influências da cultura capitalista e como a permanência no campo pode representar um aspecto de resistência a esse fenômeno. Já em relação aos objetivos específicos foram pensados três: (01) Verificar a perspectiva da juventude sobre a realidade campesina; (02) Identificar a relação da juventude campesina com a educação e como ela dialoga com a realidade desses sujeitos; (03) Compreender as limitações da escola e quais suas possibilidades de ir além na formação de sujeitos transformadores. Dos aspectos metodológicos, utilizamos a pesquisa qualitativa de natureza exploratória e descritiva, na qual o instrumento de coletada de dados foram dois questionários com perguntas abertas e fechadas, constituído por (07) questões para os/as alunos/as e (06) para os professores. Salientamos que também foram analisados o Projeto Político Pedagógico e outros documentos normativos. O estudo foi realizado na Escola Estadual José Calazans Freire, localizada no município de Upanema/RN, com discentes da turma do 3º ano “A” com recorte para aqueles oriundos da zona rural e professores do Ensino Médio. Como conclusão, é perceptível a relação problematizadora entre a educação e o sistema capitalista, afetando a sociedade no sentido de oprimir e excluir principalmente aqueles que estão passando por negação de direitos, como é a realidade da população do campo. Portanto, compreendemos que a necessidade de efetivação das políticas públicas, alternativas direcionadas para contextualização e a valorização dos mesmos, que influenciam a juventude sair do local de origem, em busca de transformação educacional, social, cultural, política e econômica.
id UFER_98b87f81d75dd4e4b8be43f2e0847f88
oai_identifier_str oai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/9731
network_acronym_str UFER
network_name_str Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
repository_id_str
spelling “Educação para além do capital”: uma análise da juventude campesina a partir da realidade de uma escola pública urbana de Upanema/RNCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURALJuventude campesinaEducação do campoEscolaCapitalismoA juventude campesina enfrenta diariamente diversos desafios para permanecer no campo e no espaço educacional, além da falta de políticas públicas e de valorização, existe também as influências presentes na sociedade capitalista e opressora. Sendo assim, o presente trabalho tem como tema “Educação para além do capital”: Uma análise da Juventude Campesina a partir da realidade de uma Escola Pública Urbana de Upanema/RN. Com objetivo geral analisar como a educação da juventude campesina é impactada pelas influências da cultura capitalista e como a permanência no campo pode representar um aspecto de resistência a esse fenômeno. Já em relação aos objetivos específicos foram pensados três: (01) Verificar a perspectiva da juventude sobre a realidade campesina; (02) Identificar a relação da juventude campesina com a educação e como ela dialoga com a realidade desses sujeitos; (03) Compreender as limitações da escola e quais suas possibilidades de ir além na formação de sujeitos transformadores. Dos aspectos metodológicos, utilizamos a pesquisa qualitativa de natureza exploratória e descritiva, na qual o instrumento de coletada de dados foram dois questionários com perguntas abertas e fechadas, constituído por (07) questões para os/as alunos/as e (06) para os professores. Salientamos que também foram analisados o Projeto Político Pedagógico e outros documentos normativos. O estudo foi realizado na Escola Estadual José Calazans Freire, localizada no município de Upanema/RN, com discentes da turma do 3º ano “A” com recorte para aqueles oriundos da zona rural e professores do Ensino Médio. Como conclusão, é perceptível a relação problematizadora entre a educação e o sistema capitalista, afetando a sociedade no sentido de oprimir e excluir principalmente aqueles que estão passando por negação de direitos, como é a realidade da população do campo. Portanto, compreendemos que a necessidade de efetivação das políticas públicas, alternativas direcionadas para contextualização e a valorização dos mesmos, que influenciam a juventude sair do local de origem, em busca de transformação educacional, social, cultural, política e econômica.59 f.Centro de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas - CCSAHBrasilUFERSAUniversidade Federal Rural do Semi-ÁridoSilva Filho, Luiz Gomes daSilva Filho, Luiz Gomes daSantos, José Erimar dosFrança, Maria da Conceição Fernandes deSilva, Glícia Laryane Leandro da2023-11-27T12:54:19Z2023-11-27T12:54:19Z2023-05-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesispdfapplication/pdfSILVA, Glícia Laryane Leandro da. “Educação para além do capital”: uma análise da juventude campesina a partir da realidade de uma escola pública urbana de upanema/rn. 2023. 59 f. TCC (Graduação) - Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Centro Acadêmico da Ledoc, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Mossoró/Rn, 2023. Citação com autor incluído no texto: Silva (2023) Citação com autor não incluído no texto: (SILVA, 2023)https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/9731MossoróAttribution-ShareAlike 3.0 BrazilUFERSAhttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)instacron:UFERSA2023-11-27T21:26:24Zoai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/9731Repositório Institucionalhttps://repositorio.ufersa.edu.br/PUBhttps://repositorio.ufersa.edu.br/server/oai/requestrepositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.bropendoar:2023-11-27T21:26:24Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)false
dc.title.none.fl_str_mv “Educação para além do capital”: uma análise da juventude campesina a partir da realidade de uma escola pública urbana de Upanema/RN
title “Educação para além do capital”: uma análise da juventude campesina a partir da realidade de uma escola pública urbana de Upanema/RN
spellingShingle “Educação para além do capital”: uma análise da juventude campesina a partir da realidade de uma escola pública urbana de Upanema/RN
Silva, Glícia Laryane Leandro da
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURAL
Juventude campesina
Educação do campo
Escola
Capitalismo
title_short “Educação para além do capital”: uma análise da juventude campesina a partir da realidade de uma escola pública urbana de Upanema/RN
title_full “Educação para além do capital”: uma análise da juventude campesina a partir da realidade de uma escola pública urbana de Upanema/RN
title_fullStr “Educação para além do capital”: uma análise da juventude campesina a partir da realidade de uma escola pública urbana de Upanema/RN
title_full_unstemmed “Educação para além do capital”: uma análise da juventude campesina a partir da realidade de uma escola pública urbana de Upanema/RN
title_sort “Educação para além do capital”: uma análise da juventude campesina a partir da realidade de uma escola pública urbana de Upanema/RN
author Silva, Glícia Laryane Leandro da
author_facet Silva, Glícia Laryane Leandro da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva Filho, Luiz Gomes da
Silva Filho, Luiz Gomes da
Santos, José Erimar dos
França, Maria da Conceição Fernandes de
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Glícia Laryane Leandro da
dc.subject.por.fl_str_mv CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURAL
Juventude campesina
Educação do campo
Escola
Capitalismo
topic CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURAL
Juventude campesina
Educação do campo
Escola
Capitalismo
description A juventude campesina enfrenta diariamente diversos desafios para permanecer no campo e no espaço educacional, além da falta de políticas públicas e de valorização, existe também as influências presentes na sociedade capitalista e opressora. Sendo assim, o presente trabalho tem como tema “Educação para além do capital”: Uma análise da Juventude Campesina a partir da realidade de uma Escola Pública Urbana de Upanema/RN. Com objetivo geral analisar como a educação da juventude campesina é impactada pelas influências da cultura capitalista e como a permanência no campo pode representar um aspecto de resistência a esse fenômeno. Já em relação aos objetivos específicos foram pensados três: (01) Verificar a perspectiva da juventude sobre a realidade campesina; (02) Identificar a relação da juventude campesina com a educação e como ela dialoga com a realidade desses sujeitos; (03) Compreender as limitações da escola e quais suas possibilidades de ir além na formação de sujeitos transformadores. Dos aspectos metodológicos, utilizamos a pesquisa qualitativa de natureza exploratória e descritiva, na qual o instrumento de coletada de dados foram dois questionários com perguntas abertas e fechadas, constituído por (07) questões para os/as alunos/as e (06) para os professores. Salientamos que também foram analisados o Projeto Político Pedagógico e outros documentos normativos. O estudo foi realizado na Escola Estadual José Calazans Freire, localizada no município de Upanema/RN, com discentes da turma do 3º ano “A” com recorte para aqueles oriundos da zona rural e professores do Ensino Médio. Como conclusão, é perceptível a relação problematizadora entre a educação e o sistema capitalista, afetando a sociedade no sentido de oprimir e excluir principalmente aqueles que estão passando por negação de direitos, como é a realidade da população do campo. Portanto, compreendemos que a necessidade de efetivação das políticas públicas, alternativas direcionadas para contextualização e a valorização dos mesmos, que influenciam a juventude sair do local de origem, em busca de transformação educacional, social, cultural, política e econômica.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-11-27T12:54:19Z
2023-11-27T12:54:19Z
2023-05-24
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, Glícia Laryane Leandro da. “Educação para além do capital”: uma análise da juventude campesina a partir da realidade de uma escola pública urbana de upanema/rn. 2023. 59 f. TCC (Graduação) - Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Centro Acadêmico da Ledoc, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Mossoró/Rn, 2023. Citação com autor incluído no texto: Silva (2023) Citação com autor não incluído no texto: (SILVA, 2023)
https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/9731
identifier_str_mv SILVA, Glícia Laryane Leandro da. “Educação para além do capital”: uma análise da juventude campesina a partir da realidade de uma escola pública urbana de upanema/rn. 2023. 59 f. TCC (Graduação) - Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Centro Acadêmico da Ledoc, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Mossoró/Rn, 2023. Citação com autor incluído no texto: Silva (2023) Citação com autor não incluído no texto: (SILVA, 2023)
url https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/9731
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil
UFERSA
http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil
UFERSA
http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv pdf
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Mossoró
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas - CCSAH
Brasil
UFERSA
Universidade Federal Rural do Semi-Árido
publisher.none.fl_str_mv Centro de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas - CCSAH
Brasil
UFERSA
Universidade Federal Rural do Semi-Árido
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
instacron:UFERSA
instname_str Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
instacron_str UFERSA
institution UFERSA
reponame_str Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
collection Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.br
_version_ 1809747463368605696