Os impactos do ensino remoto nas práticas de ensino dos professores no município de Janduís – RN
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
Texto Completo: | https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/9455 |
Resumo: | O presente trabalho monográfico aborda a utilização das TDICs, considerando a seguinte questão: Quais os impactos do ensino remoto nas práticas de ensino dos professores das escolas municipais no município de Janduís – RN? No intuito de refletir sobre este tema, a pesquisa se propõe a identificar as práticas de ensino com tecnologias usadas pelos professores no ensino remoto, buscando refletir sobre as concepções dos professores de Janduís - RN sobre o ensino remoto e as tecnologias digitais, além de analisar quais foram os impactos do ensino remoto nas práticas desses professores. Para alcançar os objetivos, realizamos uma análise sobre o tema a partir da observação direta das atividades e análise de entrevistas, embasada com o pensamento de autores como: Alves (2020), Barros (2021), Medeiros (2021) Cardoso (2020) Saviani (2013), Martins (2020), Silva (2020), Novais (2014), entre outros autores que discutem sobre o uso das tecnologias na educação. Devido à pandemia provocada pelo novo coronavírus (COVID-19), algumas mudanças foram necessárias na educação e o ensino remoto foi utilizado para atender de forma emergencial a educação escolar nesse momento pandêmico e para efetivação dessa prática, têm sido desenvolvidas diversas atividades, nas mais variadas formas, com subsidio das tecnologias digitais e não digitais. A partir desse contexto e analisando os dados pesquisados, concluímos que a utilização das TDICs no processo de ensino tem favorecido as práticas educativas, além de proporcionar uma nova forma de construção de conhecimento. Dessa forma, constatamos apesar de vivenciar um período difícil no processo educacional a pandemia teve um fator positivo às práticas de ensino, pois, os professores ampliaram seus conhecimentos sobre as tecnologias e atualmente as utilizam com mais frequência essas ferramentas que podem auxiliar à aprendizagem dos educandos em situações pós-pandêmicas. |
id |
UFER_d40ab8da46fe7d001642dc4ae3e39adf |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/9455 |
network_acronym_str |
UFER |
network_name_str |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
repository_id_str |
|
spelling |
Os impactos do ensino remoto nas práticas de ensino dos professores no município de Janduís – RNLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS LIBRASTDICs; ensino remoto; práticas de ensinoO presente trabalho monográfico aborda a utilização das TDICs, considerando a seguinte questão: Quais os impactos do ensino remoto nas práticas de ensino dos professores das escolas municipais no município de Janduís – RN? No intuito de refletir sobre este tema, a pesquisa se propõe a identificar as práticas de ensino com tecnologias usadas pelos professores no ensino remoto, buscando refletir sobre as concepções dos professores de Janduís - RN sobre o ensino remoto e as tecnologias digitais, além de analisar quais foram os impactos do ensino remoto nas práticas desses professores. Para alcançar os objetivos, realizamos uma análise sobre o tema a partir da observação direta das atividades e análise de entrevistas, embasada com o pensamento de autores como: Alves (2020), Barros (2021), Medeiros (2021) Cardoso (2020) Saviani (2013), Martins (2020), Silva (2020), Novais (2014), entre outros autores que discutem sobre o uso das tecnologias na educação. Devido à pandemia provocada pelo novo coronavírus (COVID-19), algumas mudanças foram necessárias na educação e o ensino remoto foi utilizado para atender de forma emergencial a educação escolar nesse momento pandêmico e para efetivação dessa prática, têm sido desenvolvidas diversas atividades, nas mais variadas formas, com subsidio das tecnologias digitais e não digitais. A partir desse contexto e analisando os dados pesquisados, concluímos que a utilização das TDICs no processo de ensino tem favorecido as práticas educativas, além de proporcionar uma nova forma de construção de conhecimento. Dessa forma, constatamos apesar de vivenciar um período difícil no processo educacional a pandemia teve um fator positivo às práticas de ensino, pois, os professores ampliaram seus conhecimentos sobre as tecnologias e atualmente as utilizam com mais frequência essas ferramentas que podem auxiliar à aprendizagem dos educandos em situações pós-pandêmicas.BrasilCentro Multidisciplinar de Caraúbas - CMCUFERSAUniversidade Federal Rural do Semi-ÁridoSousa, Francisco Ebson GomesSousa, Francisco Ebson GomesSilva, Bianca Sonale Fonseca daSilva, Tárcia Tamária da CostaBatista, Taisa Fernandes2023-07-12T19:39:14Z2023-07-12T19:39:14Z2021-11-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesispdfapplication/pdfhttps://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/9455CaraúbasUFERSACC-BY-SAhttps://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)instacron:UFERSA2023-11-20T21:15:13Zoai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/9455Repositório Institucionalhttps://repositorio.ufersa.edu.br/PUBhttps://repositorio.ufersa.edu.br/server/oai/requestrepositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.bropendoar:2023-11-20T21:15:13Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Os impactos do ensino remoto nas práticas de ensino dos professores no município de Janduís – RN |
title |
Os impactos do ensino remoto nas práticas de ensino dos professores no município de Janduís – RN |
spellingShingle |
Os impactos do ensino remoto nas práticas de ensino dos professores no município de Janduís – RN Batista, Taisa Fernandes LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS LIBRAS TDICs; ensino remoto; práticas de ensino |
title_short |
Os impactos do ensino remoto nas práticas de ensino dos professores no município de Janduís – RN |
title_full |
Os impactos do ensino remoto nas práticas de ensino dos professores no município de Janduís – RN |
title_fullStr |
Os impactos do ensino remoto nas práticas de ensino dos professores no município de Janduís – RN |
title_full_unstemmed |
Os impactos do ensino remoto nas práticas de ensino dos professores no município de Janduís – RN |
title_sort |
Os impactos do ensino remoto nas práticas de ensino dos professores no município de Janduís – RN |
author |
Batista, Taisa Fernandes |
author_facet |
Batista, Taisa Fernandes |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Sousa, Francisco Ebson Gomes Sousa, Francisco Ebson Gomes Silva, Bianca Sonale Fonseca da Silva, Tárcia Tamária da Costa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Batista, Taisa Fernandes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS LIBRAS TDICs; ensino remoto; práticas de ensino |
topic |
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS LIBRAS TDICs; ensino remoto; práticas de ensino |
description |
O presente trabalho monográfico aborda a utilização das TDICs, considerando a seguinte questão: Quais os impactos do ensino remoto nas práticas de ensino dos professores das escolas municipais no município de Janduís – RN? No intuito de refletir sobre este tema, a pesquisa se propõe a identificar as práticas de ensino com tecnologias usadas pelos professores no ensino remoto, buscando refletir sobre as concepções dos professores de Janduís - RN sobre o ensino remoto e as tecnologias digitais, além de analisar quais foram os impactos do ensino remoto nas práticas desses professores. Para alcançar os objetivos, realizamos uma análise sobre o tema a partir da observação direta das atividades e análise de entrevistas, embasada com o pensamento de autores como: Alves (2020), Barros (2021), Medeiros (2021) Cardoso (2020) Saviani (2013), Martins (2020), Silva (2020), Novais (2014), entre outros autores que discutem sobre o uso das tecnologias na educação. Devido à pandemia provocada pelo novo coronavírus (COVID-19), algumas mudanças foram necessárias na educação e o ensino remoto foi utilizado para atender de forma emergencial a educação escolar nesse momento pandêmico e para efetivação dessa prática, têm sido desenvolvidas diversas atividades, nas mais variadas formas, com subsidio das tecnologias digitais e não digitais. A partir desse contexto e analisando os dados pesquisados, concluímos que a utilização das TDICs no processo de ensino tem favorecido as práticas educativas, além de proporcionar uma nova forma de construção de conhecimento. Dessa forma, constatamos apesar de vivenciar um período difícil no processo educacional a pandemia teve um fator positivo às práticas de ensino, pois, os professores ampliaram seus conhecimentos sobre as tecnologias e atualmente as utilizam com mais frequência essas ferramentas que podem auxiliar à aprendizagem dos educandos em situações pós-pandêmicas. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-11-08 2023-07-12T19:39:14Z 2023-07-12T19:39:14Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/9455 |
url |
https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/9455 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
UFERSA CC-BY-SA https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
UFERSA CC-BY-SA https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
pdf application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Caraúbas |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brasil Centro Multidisciplinar de Caraúbas - CMC UFERSA Universidade Federal Rural do Semi-Árido |
publisher.none.fl_str_mv |
Brasil Centro Multidisciplinar de Caraúbas - CMC UFERSA Universidade Federal Rural do Semi-Árido |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) instacron:UFERSA |
instname_str |
Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) |
instacron_str |
UFERSA |
institution |
UFERSA |
reponame_str |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
collection |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.br |
_version_ |
1809747492871340032 |