Os impactos do ensino remoto nas práticas de ensino dos professores no município de Janduís – RN

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Batista, Taisa Fernandes
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
Texto Completo: https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/9455
Resumo: O presente trabalho monográfico aborda a utilização das TDICs, considerando a seguinte questão: Quais os impactos do ensino remoto nas práticas de ensino dos professores das escolas municipais no município de Janduís – RN? No intuito de refletir sobre este tema, a pesquisa se propõe a identificar as práticas de ensino com tecnologias usadas pelos professores no ensino remoto, buscando refletir sobre as concepções dos professores de Janduís - RN sobre o ensino remoto e as tecnologias digitais, além de analisar quais foram os impactos do ensino remoto nas práticas desses professores. Para alcançar os objetivos, realizamos uma análise sobre o tema a partir da observação direta das atividades e análise de entrevistas, embasada com o pensamento de autores como: Alves (2020), Barros (2021), Medeiros (2021) Cardoso (2020) Saviani (2013), Martins (2020), Silva (2020), Novais (2014), entre outros autores que discutem sobre o uso das tecnologias na educação. Devido à pandemia provocada pelo novo coronavírus (COVID-19), algumas mudanças foram necessárias na educação e o ensino remoto foi utilizado para atender de forma emergencial a educação escolar nesse momento pandêmico e para efetivação dessa prática, têm sido desenvolvidas diversas atividades, nas mais variadas formas, com subsidio das tecnologias digitais e não digitais. A partir desse contexto e analisando os dados pesquisados, concluímos que a utilização das TDICs no processo de ensino tem favorecido as práticas educativas, além de proporcionar uma nova forma de construção de conhecimento. Dessa forma, constatamos apesar de vivenciar um período difícil no processo educacional a pandemia teve um fator positivo às práticas de ensino, pois, os professores ampliaram seus conhecimentos sobre as tecnologias e atualmente as utilizam com mais frequência essas ferramentas que podem auxiliar à aprendizagem dos educandos em situações pós-pandêmicas.
id UFER_d40ab8da46fe7d001642dc4ae3e39adf
oai_identifier_str oai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/9455
network_acronym_str UFER
network_name_str Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
repository_id_str
spelling Os impactos do ensino remoto nas práticas de ensino dos professores no município de Janduís – RNLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS LIBRASTDICs; ensino remoto; práticas de ensinoO presente trabalho monográfico aborda a utilização das TDICs, considerando a seguinte questão: Quais os impactos do ensino remoto nas práticas de ensino dos professores das escolas municipais no município de Janduís – RN? No intuito de refletir sobre este tema, a pesquisa se propõe a identificar as práticas de ensino com tecnologias usadas pelos professores no ensino remoto, buscando refletir sobre as concepções dos professores de Janduís - RN sobre o ensino remoto e as tecnologias digitais, além de analisar quais foram os impactos do ensino remoto nas práticas desses professores. Para alcançar os objetivos, realizamos uma análise sobre o tema a partir da observação direta das atividades e análise de entrevistas, embasada com o pensamento de autores como: Alves (2020), Barros (2021), Medeiros (2021) Cardoso (2020) Saviani (2013), Martins (2020), Silva (2020), Novais (2014), entre outros autores que discutem sobre o uso das tecnologias na educação. Devido à pandemia provocada pelo novo coronavírus (COVID-19), algumas mudanças foram necessárias na educação e o ensino remoto foi utilizado para atender de forma emergencial a educação escolar nesse momento pandêmico e para efetivação dessa prática, têm sido desenvolvidas diversas atividades, nas mais variadas formas, com subsidio das tecnologias digitais e não digitais. A partir desse contexto e analisando os dados pesquisados, concluímos que a utilização das TDICs no processo de ensino tem favorecido as práticas educativas, além de proporcionar uma nova forma de construção de conhecimento. Dessa forma, constatamos apesar de vivenciar um período difícil no processo educacional a pandemia teve um fator positivo às práticas de ensino, pois, os professores ampliaram seus conhecimentos sobre as tecnologias e atualmente as utilizam com mais frequência essas ferramentas que podem auxiliar à aprendizagem dos educandos em situações pós-pandêmicas.BrasilCentro Multidisciplinar de Caraúbas - CMCUFERSAUniversidade Federal Rural do Semi-ÁridoSousa, Francisco Ebson GomesSousa, Francisco Ebson GomesSilva, Bianca Sonale Fonseca daSilva, Tárcia Tamária da CostaBatista, Taisa Fernandes2023-07-12T19:39:14Z2023-07-12T19:39:14Z2021-11-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesispdfapplication/pdfhttps://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/9455CaraúbasUFERSACC-BY-SAhttps://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)instacron:UFERSA2023-11-20T21:15:13Zoai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/9455Repositório Institucionalhttps://repositorio.ufersa.edu.br/PUBhttps://repositorio.ufersa.edu.br/server/oai/requestrepositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.bropendoar:2023-11-20T21:15:13Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)false
dc.title.none.fl_str_mv Os impactos do ensino remoto nas práticas de ensino dos professores no município de Janduís – RN
title Os impactos do ensino remoto nas práticas de ensino dos professores no município de Janduís – RN
spellingShingle Os impactos do ensino remoto nas práticas de ensino dos professores no município de Janduís – RN
Batista, Taisa Fernandes
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS LIBRAS
TDICs; ensino remoto; práticas de ensino
title_short Os impactos do ensino remoto nas práticas de ensino dos professores no município de Janduís – RN
title_full Os impactos do ensino remoto nas práticas de ensino dos professores no município de Janduís – RN
title_fullStr Os impactos do ensino remoto nas práticas de ensino dos professores no município de Janduís – RN
title_full_unstemmed Os impactos do ensino remoto nas práticas de ensino dos professores no município de Janduís – RN
title_sort Os impactos do ensino remoto nas práticas de ensino dos professores no município de Janduís – RN
author Batista, Taisa Fernandes
author_facet Batista, Taisa Fernandes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Sousa, Francisco Ebson Gomes
Sousa, Francisco Ebson Gomes
Silva, Bianca Sonale Fonseca da
Silva, Tárcia Tamária da Costa
dc.contributor.author.fl_str_mv Batista, Taisa Fernandes
dc.subject.por.fl_str_mv LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS LIBRAS
TDICs; ensino remoto; práticas de ensino
topic LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS LIBRAS
TDICs; ensino remoto; práticas de ensino
description O presente trabalho monográfico aborda a utilização das TDICs, considerando a seguinte questão: Quais os impactos do ensino remoto nas práticas de ensino dos professores das escolas municipais no município de Janduís – RN? No intuito de refletir sobre este tema, a pesquisa se propõe a identificar as práticas de ensino com tecnologias usadas pelos professores no ensino remoto, buscando refletir sobre as concepções dos professores de Janduís - RN sobre o ensino remoto e as tecnologias digitais, além de analisar quais foram os impactos do ensino remoto nas práticas desses professores. Para alcançar os objetivos, realizamos uma análise sobre o tema a partir da observação direta das atividades e análise de entrevistas, embasada com o pensamento de autores como: Alves (2020), Barros (2021), Medeiros (2021) Cardoso (2020) Saviani (2013), Martins (2020), Silva (2020), Novais (2014), entre outros autores que discutem sobre o uso das tecnologias na educação. Devido à pandemia provocada pelo novo coronavírus (COVID-19), algumas mudanças foram necessárias na educação e o ensino remoto foi utilizado para atender de forma emergencial a educação escolar nesse momento pandêmico e para efetivação dessa prática, têm sido desenvolvidas diversas atividades, nas mais variadas formas, com subsidio das tecnologias digitais e não digitais. A partir desse contexto e analisando os dados pesquisados, concluímos que a utilização das TDICs no processo de ensino tem favorecido as práticas educativas, além de proporcionar uma nova forma de construção de conhecimento. Dessa forma, constatamos apesar de vivenciar um período difícil no processo educacional a pandemia teve um fator positivo às práticas de ensino, pois, os professores ampliaram seus conhecimentos sobre as tecnologias e atualmente as utilizam com mais frequência essas ferramentas que podem auxiliar à aprendizagem dos educandos em situações pós-pandêmicas.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-11-08
2023-07-12T19:39:14Z
2023-07-12T19:39:14Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/9455
url https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/9455
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv UFERSA
CC-BY-SA
https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv UFERSA
CC-BY-SA
https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv pdf
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Caraúbas
dc.publisher.none.fl_str_mv Brasil
Centro Multidisciplinar de Caraúbas - CMC
UFERSA
Universidade Federal Rural do Semi-Árido
publisher.none.fl_str_mv Brasil
Centro Multidisciplinar de Caraúbas - CMC
UFERSA
Universidade Federal Rural do Semi-Árido
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
instacron:UFERSA
instname_str Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
instacron_str UFERSA
institution UFERSA
reponame_str Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
collection Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.br
_version_ 1809747492871340032