Os desafios e possibilidades no processo de ensino e aprendizagem da matemática no ensino médio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
Texto Completo: | https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/7955 |
Resumo: | Este artigo tem por objetivo investigar e entender quais as razões que levam a maioria dos alunos a apresentarem dificuldades na aprendizagem em Matemática, e buscar soluções para esses fatos. Com isto, discutimos aspectos relacionados aos desafios e possibilidades no processo de ensino e aprendizagem da matemática no ensino médio, descrevendo a importância que esta disciplina traz há várias gerações, mais que muitas vezes é vista como “bicho de sete cabeças”, fazendo com que seja apresentada como algo incapaz de ser aprendido. Aprender matemática não é tarefa impossível e é preciso mostrar aos alunos que a sua importância passa acima de todas as dificuldades vivenciadas durante o processo de ensino e aprendizagem. É necessário despertar tanto nos alunos como nos professores o espírito investigativo que a matemática requer, só assim será possível construir conhecimento em matemática de forma agradável, estimulante e prazerosa. Dessa forma, apresentamos alguns resultados de uma pesquisa realizada com cinquenta alunos e dois professores no âmbito da Escola Estadual Coronel Sólon, localizada na cidade de Grossos/RN, em específico nas turmas de conclusão do ensino médio (3º ano) em que questionamos a eles suas percepções sobre fatores associados ao insucesso em Matemática. Para a pesquisa de campo utilizou-se um questionário com itens que abordavam questões relacionadas às dificuldades dos alunos, os motivos dessas dificuldades, as condições de ensino e formação por parte dos professores. |
id |
UFER_f45b770397ab143f7615ee0b7fb34312 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/7955 |
network_acronym_str |
UFER |
network_name_str |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
repository_id_str |
|
spelling |
Os desafios e possibilidades no processo de ensino e aprendizagem da matemática no ensino médioCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICADesafiosEnsino-aprendizagemMatemáticaEste artigo tem por objetivo investigar e entender quais as razões que levam a maioria dos alunos a apresentarem dificuldades na aprendizagem em Matemática, e buscar soluções para esses fatos. Com isto, discutimos aspectos relacionados aos desafios e possibilidades no processo de ensino e aprendizagem da matemática no ensino médio, descrevendo a importância que esta disciplina traz há várias gerações, mais que muitas vezes é vista como “bicho de sete cabeças”, fazendo com que seja apresentada como algo incapaz de ser aprendido. Aprender matemática não é tarefa impossível e é preciso mostrar aos alunos que a sua importância passa acima de todas as dificuldades vivenciadas durante o processo de ensino e aprendizagem. É necessário despertar tanto nos alunos como nos professores o espírito investigativo que a matemática requer, só assim será possível construir conhecimento em matemática de forma agradável, estimulante e prazerosa. Dessa forma, apresentamos alguns resultados de uma pesquisa realizada com cinquenta alunos e dois professores no âmbito da Escola Estadual Coronel Sólon, localizada na cidade de Grossos/RN, em específico nas turmas de conclusão do ensino médio (3º ano) em que questionamos a eles suas percepções sobre fatores associados ao insucesso em Matemática. Para a pesquisa de campo utilizou-se um questionário com itens que abordavam questões relacionadas às dificuldades dos alunos, os motivos dessas dificuldades, as condições de ensino e formação por parte dos professores.BrasilCentro de Ciências Exatas e Naturais - CCENUFERSAUniversidade Federal Rural do Semi-ÁridoFreire, Silvia Helena de Sá Leitão MoraisFreire, Silvia Helena de Sá Leitão MoraisCruzeiro, Gideão da Silva2022-12-15T17:56:24Z2022-12-15T17:56:24Z2017-12-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesispdfapplication/pdfhttps://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/7955MossoróUFERSACC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)instacron:UFERSA2024-02-23T19:56:47Zoai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/7955Repositório Institucionalhttps://repositorio.ufersa.edu.br/PUBhttps://repositorio.ufersa.edu.br/server/oai/requestrepositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.bropendoar:2024-02-23T19:56:47Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Os desafios e possibilidades no processo de ensino e aprendizagem da matemática no ensino médio |
title |
Os desafios e possibilidades no processo de ensino e aprendizagem da matemática no ensino médio |
spellingShingle |
Os desafios e possibilidades no processo de ensino e aprendizagem da matemática no ensino médio Cruzeiro, Gideão da Silva CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA Desafios Ensino-aprendizagem Matemática |
title_short |
Os desafios e possibilidades no processo de ensino e aprendizagem da matemática no ensino médio |
title_full |
Os desafios e possibilidades no processo de ensino e aprendizagem da matemática no ensino médio |
title_fullStr |
Os desafios e possibilidades no processo de ensino e aprendizagem da matemática no ensino médio |
title_full_unstemmed |
Os desafios e possibilidades no processo de ensino e aprendizagem da matemática no ensino médio |
title_sort |
Os desafios e possibilidades no processo de ensino e aprendizagem da matemática no ensino médio |
author |
Cruzeiro, Gideão da Silva |
author_facet |
Cruzeiro, Gideão da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Freire, Silvia Helena de Sá Leitão Morais Freire, Silvia Helena de Sá Leitão Morais |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cruzeiro, Gideão da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA Desafios Ensino-aprendizagem Matemática |
topic |
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA Desafios Ensino-aprendizagem Matemática |
description |
Este artigo tem por objetivo investigar e entender quais as razões que levam a maioria dos alunos a apresentarem dificuldades na aprendizagem em Matemática, e buscar soluções para esses fatos. Com isto, discutimos aspectos relacionados aos desafios e possibilidades no processo de ensino e aprendizagem da matemática no ensino médio, descrevendo a importância que esta disciplina traz há várias gerações, mais que muitas vezes é vista como “bicho de sete cabeças”, fazendo com que seja apresentada como algo incapaz de ser aprendido. Aprender matemática não é tarefa impossível e é preciso mostrar aos alunos que a sua importância passa acima de todas as dificuldades vivenciadas durante o processo de ensino e aprendizagem. É necessário despertar tanto nos alunos como nos professores o espírito investigativo que a matemática requer, só assim será possível construir conhecimento em matemática de forma agradável, estimulante e prazerosa. Dessa forma, apresentamos alguns resultados de uma pesquisa realizada com cinquenta alunos e dois professores no âmbito da Escola Estadual Coronel Sólon, localizada na cidade de Grossos/RN, em específico nas turmas de conclusão do ensino médio (3º ano) em que questionamos a eles suas percepções sobre fatores associados ao insucesso em Matemática. Para a pesquisa de campo utilizou-se um questionário com itens que abordavam questões relacionadas às dificuldades dos alunos, os motivos dessas dificuldades, as condições de ensino e formação por parte dos professores. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-12-16 2022-12-15T17:56:24Z 2022-12-15T17:56:24Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/7955 |
url |
https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/7955 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
UFERSA CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
UFERSA CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
pdf application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Mossoró |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brasil Centro de Ciências Exatas e Naturais - CCEN UFERSA Universidade Federal Rural do Semi-Árido |
publisher.none.fl_str_mv |
Brasil Centro de Ciências Exatas e Naturais - CCEN UFERSA Universidade Federal Rural do Semi-Árido |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) instacron:UFERSA |
instname_str |
Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) |
instacron_str |
UFERSA |
institution |
UFERSA |
reponame_str |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
collection |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.br |
_version_ |
1809747461241044992 |