A Transformação Digital em uma Empresa de Software de Gestão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Froehlich, Cristiane
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Reinhart, Luiza Baggio, Nunes, Moema Pereira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Gestão & Conexões
Texto Completo: https://periodicos.ufes.br/ppgadm/article/view/40565
Resumo: A transformação digital é um processo que alavanca significativas mudanças culturais nas organizações e de relacionamentos com os stakeholders por meio das combinações de tecnologias de informação, comunicação, computação e conectividade. O objetivo da pesquisa consistiu em analisar o processo de transformação digital em uma empresa de serviços do segmento de software de gestão. O estudo classifica-se em pesquisa descritiva, estudo de caso e qualitativa. Os dados foram coletados por meio de entrevista e aplicação de questionário com os colaboradores que atuam em cargos de lideranças na empresa, além da análise de documentos internos. Os principais resultados mostram que o processo de transformação digital ocorre na organização impulsionada pela direção e lideranças, promovendo uma mudança na cultura organizacional. Ainda, foi constatado que a empresa trabalha com quatro pilares da TD, a saber: empoderamento, engajamento, automação e transformação.
id UFES-2_0e1a8dea59c71fe09b8ed8f85a89e2f4
oai_identifier_str oai:periodicos.ufes.br:article/40565
network_acronym_str UFES-2
network_name_str Gestão & Conexões
repository_id_str
spelling A Transformação Digital em uma Empresa de Software de GestãoTransformação digitalSegmento softwareMudança organizacionalCultura organizacionalTecnologiasDigitalizaçãoA transformação digital é um processo que alavanca significativas mudanças culturais nas organizações e de relacionamentos com os stakeholders por meio das combinações de tecnologias de informação, comunicação, computação e conectividade. O objetivo da pesquisa consistiu em analisar o processo de transformação digital em uma empresa de serviços do segmento de software de gestão. O estudo classifica-se em pesquisa descritiva, estudo de caso e qualitativa. Os dados foram coletados por meio de entrevista e aplicação de questionário com os colaboradores que atuam em cargos de lideranças na empresa, além da análise de documentos internos. Os principais resultados mostram que o processo de transformação digital ocorre na organização impulsionada pela direção e lideranças, promovendo uma mudança na cultura organizacional. Ainda, foi constatado que a empresa trabalha com quatro pilares da TD, a saber: empoderamento, engajamento, automação e transformação.Universidade Federal do Espírito Santo2023-09-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfaudio/mpegtext/xmltext/htmlapplication/epub+ziphttps://periodicos.ufes.br/ppgadm/article/view/4056510.47456/regec.2317-5087.2023.12.3.40565.75-95Revista Gestão & Conexões; v. 12 n. 3 (2023): Fluxo contínuo; 75-95Management and Connections Journal; Vol. 12 No. 3 (2023): Fluxo contínuo; 75-952317-5087reponame:Gestão & Conexõesinstname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)instacron:UFESporhttps://periodicos.ufes.br/ppgadm/article/view/40565/28205https://periodicos.ufes.br/ppgadm/article/view/40565/28206https://periodicos.ufes.br/ppgadm/article/view/40565/28711https://periodicos.ufes.br/ppgadm/article/view/40565/28712https://periodicos.ufes.br/ppgadm/article/view/40565/28713Copyright (c) 2023 Revista Gestão & Conexõesinfo:eu-repo/semantics/openAccessFroehlich, CristianeReinhart, Luiza BaggioNunes, Moema Pereira2023-10-29T01:45:56Zoai:periodicos.ufes.br:article/40565Revistahttps://periodicos.ufes.br/ppgadmPUBhttps://periodicos.ufes.br/ppgadm/oaigestao.conexoes@gmail.com||gestaoeconexoes@gmail.com2317-50872317-5087opendoar:2023-10-29T01:45:56Gestão & Conexões - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)false
dc.title.none.fl_str_mv A Transformação Digital em uma Empresa de Software de Gestão
title A Transformação Digital em uma Empresa de Software de Gestão
spellingShingle A Transformação Digital em uma Empresa de Software de Gestão
Froehlich, Cristiane
Transformação digital
Segmento software
Mudança organizacional
Cultura organizacional
Tecnologias
Digitalização
title_short A Transformação Digital em uma Empresa de Software de Gestão
title_full A Transformação Digital em uma Empresa de Software de Gestão
title_fullStr A Transformação Digital em uma Empresa de Software de Gestão
title_full_unstemmed A Transformação Digital em uma Empresa de Software de Gestão
title_sort A Transformação Digital em uma Empresa de Software de Gestão
author Froehlich, Cristiane
author_facet Froehlich, Cristiane
Reinhart, Luiza Baggio
Nunes, Moema Pereira
author_role author
author2 Reinhart, Luiza Baggio
Nunes, Moema Pereira
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Froehlich, Cristiane
Reinhart, Luiza Baggio
Nunes, Moema Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv Transformação digital
Segmento software
Mudança organizacional
Cultura organizacional
Tecnologias
Digitalização
topic Transformação digital
Segmento software
Mudança organizacional
Cultura organizacional
Tecnologias
Digitalização
description A transformação digital é um processo que alavanca significativas mudanças culturais nas organizações e de relacionamentos com os stakeholders por meio das combinações de tecnologias de informação, comunicação, computação e conectividade. O objetivo da pesquisa consistiu em analisar o processo de transformação digital em uma empresa de serviços do segmento de software de gestão. O estudo classifica-se em pesquisa descritiva, estudo de caso e qualitativa. Os dados foram coletados por meio de entrevista e aplicação de questionário com os colaboradores que atuam em cargos de lideranças na empresa, além da análise de documentos internos. Os principais resultados mostram que o processo de transformação digital ocorre na organização impulsionada pela direção e lideranças, promovendo uma mudança na cultura organizacional. Ainda, foi constatado que a empresa trabalha com quatro pilares da TD, a saber: empoderamento, engajamento, automação e transformação.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-09-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufes.br/ppgadm/article/view/40565
10.47456/regec.2317-5087.2023.12.3.40565.75-95
url https://periodicos.ufes.br/ppgadm/article/view/40565
identifier_str_mv 10.47456/regec.2317-5087.2023.12.3.40565.75-95
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufes.br/ppgadm/article/view/40565/28205
https://periodicos.ufes.br/ppgadm/article/view/40565/28206
https://periodicos.ufes.br/ppgadm/article/view/40565/28711
https://periodicos.ufes.br/ppgadm/article/view/40565/28712
https://periodicos.ufes.br/ppgadm/article/view/40565/28713
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Revista Gestão & Conexões
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Revista Gestão & Conexões
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
audio/mpeg
text/xml
text/html
application/epub+zip
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Espírito Santo
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Espírito Santo
dc.source.none.fl_str_mv Revista Gestão & Conexões; v. 12 n. 3 (2023): Fluxo contínuo; 75-95
Management and Connections Journal; Vol. 12 No. 3 (2023): Fluxo contínuo; 75-95
2317-5087
reponame:Gestão & Conexões
instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
instacron:UFES
instname_str Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
instacron_str UFES
institution UFES
reponame_str Gestão & Conexões
collection Gestão & Conexões
repository.name.fl_str_mv Gestão & Conexões - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
repository.mail.fl_str_mv gestao.conexoes@gmail.com||gestaoeconexoes@gmail.com
_version_ 1799319719057031168