A Transformação Digital em uma Empresa de Software de Gestão
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Gestão & Conexões |
Texto Completo: | https://periodicos.ufes.br/ppgadm/article/view/40565 |
Resumo: | A transformação digital é um processo que alavanca significativas mudanças culturais nas organizações e de relacionamentos com os stakeholders por meio das combinações de tecnologias de informação, comunicação, computação e conectividade. O objetivo da pesquisa consistiu em analisar o processo de transformação digital em uma empresa de serviços do segmento de software de gestão. O estudo classifica-se em pesquisa descritiva, estudo de caso e qualitativa. Os dados foram coletados por meio de entrevista e aplicação de questionário com os colaboradores que atuam em cargos de lideranças na empresa, além da análise de documentos internos. Os principais resultados mostram que o processo de transformação digital ocorre na organização impulsionada pela direção e lideranças, promovendo uma mudança na cultura organizacional. Ainda, foi constatado que a empresa trabalha com quatro pilares da TD, a saber: empoderamento, engajamento, automação e transformação. |
id |
UFES-2_0e1a8dea59c71fe09b8ed8f85a89e2f4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufes.br:article/40565 |
network_acronym_str |
UFES-2 |
network_name_str |
Gestão & Conexões |
repository_id_str |
|
spelling |
A Transformação Digital em uma Empresa de Software de GestãoTransformação digitalSegmento softwareMudança organizacionalCultura organizacionalTecnologiasDigitalizaçãoA transformação digital é um processo que alavanca significativas mudanças culturais nas organizações e de relacionamentos com os stakeholders por meio das combinações de tecnologias de informação, comunicação, computação e conectividade. O objetivo da pesquisa consistiu em analisar o processo de transformação digital em uma empresa de serviços do segmento de software de gestão. O estudo classifica-se em pesquisa descritiva, estudo de caso e qualitativa. Os dados foram coletados por meio de entrevista e aplicação de questionário com os colaboradores que atuam em cargos de lideranças na empresa, além da análise de documentos internos. Os principais resultados mostram que o processo de transformação digital ocorre na organização impulsionada pela direção e lideranças, promovendo uma mudança na cultura organizacional. Ainda, foi constatado que a empresa trabalha com quatro pilares da TD, a saber: empoderamento, engajamento, automação e transformação.Universidade Federal do Espírito Santo2023-09-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfaudio/mpegtext/xmltext/htmlapplication/epub+ziphttps://periodicos.ufes.br/ppgadm/article/view/4056510.47456/regec.2317-5087.2023.12.3.40565.75-95Revista Gestão & Conexões; v. 12 n. 3 (2023): Fluxo contínuo; 75-95Management and Connections Journal; Vol. 12 No. 3 (2023): Fluxo contínuo; 75-952317-5087reponame:Gestão & Conexõesinstname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)instacron:UFESporhttps://periodicos.ufes.br/ppgadm/article/view/40565/28205https://periodicos.ufes.br/ppgadm/article/view/40565/28206https://periodicos.ufes.br/ppgadm/article/view/40565/28711https://periodicos.ufes.br/ppgadm/article/view/40565/28712https://periodicos.ufes.br/ppgadm/article/view/40565/28713Copyright (c) 2023 Revista Gestão & Conexõesinfo:eu-repo/semantics/openAccessFroehlich, CristianeReinhart, Luiza BaggioNunes, Moema Pereira2023-10-29T01:45:56Zoai:periodicos.ufes.br:article/40565Revistahttps://periodicos.ufes.br/ppgadmPUBhttps://periodicos.ufes.br/ppgadm/oaigestao.conexoes@gmail.com||gestaoeconexoes@gmail.com2317-50872317-5087opendoar:2023-10-29T01:45:56Gestão & Conexões - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A Transformação Digital em uma Empresa de Software de Gestão |
title |
A Transformação Digital em uma Empresa de Software de Gestão |
spellingShingle |
A Transformação Digital em uma Empresa de Software de Gestão Froehlich, Cristiane Transformação digital Segmento software Mudança organizacional Cultura organizacional Tecnologias Digitalização |
title_short |
A Transformação Digital em uma Empresa de Software de Gestão |
title_full |
A Transformação Digital em uma Empresa de Software de Gestão |
title_fullStr |
A Transformação Digital em uma Empresa de Software de Gestão |
title_full_unstemmed |
A Transformação Digital em uma Empresa de Software de Gestão |
title_sort |
A Transformação Digital em uma Empresa de Software de Gestão |
author |
Froehlich, Cristiane |
author_facet |
Froehlich, Cristiane Reinhart, Luiza Baggio Nunes, Moema Pereira |
author_role |
author |
author2 |
Reinhart, Luiza Baggio Nunes, Moema Pereira |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Froehlich, Cristiane Reinhart, Luiza Baggio Nunes, Moema Pereira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Transformação digital Segmento software Mudança organizacional Cultura organizacional Tecnologias Digitalização |
topic |
Transformação digital Segmento software Mudança organizacional Cultura organizacional Tecnologias Digitalização |
description |
A transformação digital é um processo que alavanca significativas mudanças culturais nas organizações e de relacionamentos com os stakeholders por meio das combinações de tecnologias de informação, comunicação, computação e conectividade. O objetivo da pesquisa consistiu em analisar o processo de transformação digital em uma empresa de serviços do segmento de software de gestão. O estudo classifica-se em pesquisa descritiva, estudo de caso e qualitativa. Os dados foram coletados por meio de entrevista e aplicação de questionário com os colaboradores que atuam em cargos de lideranças na empresa, além da análise de documentos internos. Os principais resultados mostram que o processo de transformação digital ocorre na organização impulsionada pela direção e lideranças, promovendo uma mudança na cultura organizacional. Ainda, foi constatado que a empresa trabalha com quatro pilares da TD, a saber: empoderamento, engajamento, automação e transformação. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-09-08 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufes.br/ppgadm/article/view/40565 10.47456/regec.2317-5087.2023.12.3.40565.75-95 |
url |
https://periodicos.ufes.br/ppgadm/article/view/40565 |
identifier_str_mv |
10.47456/regec.2317-5087.2023.12.3.40565.75-95 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufes.br/ppgadm/article/view/40565/28205 https://periodicos.ufes.br/ppgadm/article/view/40565/28206 https://periodicos.ufes.br/ppgadm/article/view/40565/28711 https://periodicos.ufes.br/ppgadm/article/view/40565/28712 https://periodicos.ufes.br/ppgadm/article/view/40565/28713 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Revista Gestão & Conexões info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Revista Gestão & Conexões |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf audio/mpeg text/xml text/html application/epub+zip |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Espírito Santo |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Espírito Santo |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Gestão & Conexões; v. 12 n. 3 (2023): Fluxo contínuo; 75-95 Management and Connections Journal; Vol. 12 No. 3 (2023): Fluxo contínuo; 75-95 2317-5087 reponame:Gestão & Conexões instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) instacron:UFES |
instname_str |
Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) |
instacron_str |
UFES |
institution |
UFES |
reponame_str |
Gestão & Conexões |
collection |
Gestão & Conexões |
repository.name.fl_str_mv |
Gestão & Conexões - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) |
repository.mail.fl_str_mv |
gestao.conexoes@gmail.com||gestaoeconexoes@gmail.com |
_version_ |
1799319719057031168 |