A CORREÇÃO TEXTUAL DO PROFESSOR COMO INSTRUMENTO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NA METODOLOGIA DAS SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS DE GÊNEROS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista (Con)Textos Linguísticos (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/14791 |
Resumo: | Esta pesquisa pauta-se numa intervenção didática de cunho colaborativo mediada pela ferramenta Sequência Didática de Gêneros (SDG), realizada no contexto do subprojeto PIBID “Letramentos na escola: práticas de leitura e produção textual”, desenvolvido na Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP). O aporte teórico-metodológico que direciona as ações do subprojeto são estudos desenvolvidos pela corrente conhecida como Interacionismo Sociodiscursivo (ISD), sobretudo, em sua vertente didática. Durante a intervenção, ocorrida em duas escolas públicas do Ensino Fundamental, foram produzidos vários gêneros jornalísticos com a finalidade de compor um jornal escolar (o Jornal PIBID – Primeira Edição), entre eles a carta do leitor. Este artigo foca na ferramenta “correção textual do professor” mobilizada durante atividades de revisão/reescrita textual do gênero “carta do leitor”. O objetivo é verificar quais os tipos de correção do professor foram acionados nos processos de revisão textual de uma SDG e a quais capacidades de linguagem eles, normalmente, estão relacionados. A investigação mostrou como esse processo contribui para a avaliação formativa da aprendizagem – um dos focos da metodologia das SDG. |
id |
UFES-6_7439cea7fd43abf3061c06e0694287a2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufes.br:article/14791 |
network_acronym_str |
UFES-6 |
network_name_str |
Revista (Con)Textos Linguísticos (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A CORREÇÃO TEXTUAL DO PROFESSOR COMO INSTRUMENTO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NA METODOLOGIA DAS SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS DE GÊNEROSEsta pesquisa pauta-se numa intervenção didática de cunho colaborativo mediada pela ferramenta Sequência Didática de Gêneros (SDG), realizada no contexto do subprojeto PIBID “Letramentos na escola: práticas de leitura e produção textual”, desenvolvido na Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP). O aporte teórico-metodológico que direciona as ações do subprojeto são estudos desenvolvidos pela corrente conhecida como Interacionismo Sociodiscursivo (ISD), sobretudo, em sua vertente didática. Durante a intervenção, ocorrida em duas escolas públicas do Ensino Fundamental, foram produzidos vários gêneros jornalísticos com a finalidade de compor um jornal escolar (o Jornal PIBID – Primeira Edição), entre eles a carta do leitor. Este artigo foca na ferramenta “correção textual do professor” mobilizada durante atividades de revisão/reescrita textual do gênero “carta do leitor”. O objetivo é verificar quais os tipos de correção do professor foram acionados nos processos de revisão textual de uma SDG e a quais capacidades de linguagem eles, normalmente, estão relacionados. A investigação mostrou como esse processo contribui para a avaliação formativa da aprendizagem – um dos focos da metodologia das SDG.Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Espírito Santo2016-12-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/14791Revista (Con)Textos Linguísticos; v. 10 n. 17 (2016): Revista (Con) Textos Linguísticos; 48-68Revista (Con)Textos Linguísticos; Vol. 10 No. 17 (2016): Revista (Con) Textos Linguísticos; 48-681982-291X2317-3475reponame:Revista (Con)Textos Linguísticos (Online)instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)instacron:UFESporhttps://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/14791/10808Copyright (c) 2016 Revista (Con)textos Linguísticosinfo:eu-repo/semantics/openAccessde Barros, Eliana Merlin DeganuttiMafra, Gabriela Martins2017-03-21T15:14:38Zoai:periodicos.ufes.br:article/14791Revistahttps://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/PUBhttps://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/oai||meirelesalex@gmail.com2317-34751982-291Xopendoar:2017-03-21T15:14:38Revista (Con)Textos Linguísticos (Online) - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A CORREÇÃO TEXTUAL DO PROFESSOR COMO INSTRUMENTO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NA METODOLOGIA DAS SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS DE GÊNEROS |
title |
A CORREÇÃO TEXTUAL DO PROFESSOR COMO INSTRUMENTO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NA METODOLOGIA DAS SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS DE GÊNEROS |
spellingShingle |
A CORREÇÃO TEXTUAL DO PROFESSOR COMO INSTRUMENTO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NA METODOLOGIA DAS SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS DE GÊNEROS de Barros, Eliana Merlin Deganutti |
title_short |
A CORREÇÃO TEXTUAL DO PROFESSOR COMO INSTRUMENTO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NA METODOLOGIA DAS SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS DE GÊNEROS |
title_full |
A CORREÇÃO TEXTUAL DO PROFESSOR COMO INSTRUMENTO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NA METODOLOGIA DAS SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS DE GÊNEROS |
title_fullStr |
A CORREÇÃO TEXTUAL DO PROFESSOR COMO INSTRUMENTO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NA METODOLOGIA DAS SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS DE GÊNEROS |
title_full_unstemmed |
A CORREÇÃO TEXTUAL DO PROFESSOR COMO INSTRUMENTO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NA METODOLOGIA DAS SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS DE GÊNEROS |
title_sort |
A CORREÇÃO TEXTUAL DO PROFESSOR COMO INSTRUMENTO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NA METODOLOGIA DAS SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS DE GÊNEROS |
author |
de Barros, Eliana Merlin Deganutti |
author_facet |
de Barros, Eliana Merlin Deganutti Mafra, Gabriela Martins |
author_role |
author |
author2 |
Mafra, Gabriela Martins |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
de Barros, Eliana Merlin Deganutti Mafra, Gabriela Martins |
description |
Esta pesquisa pauta-se numa intervenção didática de cunho colaborativo mediada pela ferramenta Sequência Didática de Gêneros (SDG), realizada no contexto do subprojeto PIBID “Letramentos na escola: práticas de leitura e produção textual”, desenvolvido na Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP). O aporte teórico-metodológico que direciona as ações do subprojeto são estudos desenvolvidos pela corrente conhecida como Interacionismo Sociodiscursivo (ISD), sobretudo, em sua vertente didática. Durante a intervenção, ocorrida em duas escolas públicas do Ensino Fundamental, foram produzidos vários gêneros jornalísticos com a finalidade de compor um jornal escolar (o Jornal PIBID – Primeira Edição), entre eles a carta do leitor. Este artigo foca na ferramenta “correção textual do professor” mobilizada durante atividades de revisão/reescrita textual do gênero “carta do leitor”. O objetivo é verificar quais os tipos de correção do professor foram acionados nos processos de revisão textual de uma SDG e a quais capacidades de linguagem eles, normalmente, estão relacionados. A investigação mostrou como esse processo contribui para a avaliação formativa da aprendizagem – um dos focos da metodologia das SDG. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-12-21 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/14791 |
url |
https://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/14791 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/14791/10808 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista (Con)textos Linguísticos info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista (Con)textos Linguísticos |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Espírito Santo |
publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Espírito Santo |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista (Con)Textos Linguísticos; v. 10 n. 17 (2016): Revista (Con) Textos Linguísticos; 48-68 Revista (Con)Textos Linguísticos; Vol. 10 No. 17 (2016): Revista (Con) Textos Linguísticos; 48-68 1982-291X 2317-3475 reponame:Revista (Con)Textos Linguísticos (Online) instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) instacron:UFES |
instname_str |
Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) |
instacron_str |
UFES |
institution |
UFES |
reponame_str |
Revista (Con)Textos Linguísticos (Online) |
collection |
Revista (Con)Textos Linguísticos (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista (Con)Textos Linguísticos (Online) - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) |
repository.mail.fl_str_mv |
||meirelesalex@gmail.com |
_version_ |
1799699010200535040 |