A CORREÇÃO TEXTUAL DO PROFESSOR COMO INSTRUMENTO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NA METODOLOGIA DAS SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS DE GÊNEROS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Barros, Eliana Merlin Deganutti
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Mafra, Gabriela Martins
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista (Con)Textos Linguísticos (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/14791
Resumo: Esta pesquisa pauta-se numa intervenção didática de cunho colaborativo mediada pela ferramenta Sequência Didática de Gêneros (SDG), realizada no contexto do subprojeto PIBID “Letramentos na escola: práticas de leitura e produção textual”, desenvolvido na Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP). O aporte teórico-metodológico que direciona as ações do subprojeto são estudos desenvolvidos pela corrente conhecida como Interacionismo Sociodiscursivo (ISD), sobretudo, em sua vertente didática. Durante a intervenção, ocorrida em duas escolas públicas do Ensino Fundamental, foram produzidos vários gêneros jornalísticos com a finalidade de compor um jornal escolar (o Jornal PIBID – Primeira Edição), entre eles a carta do leitor. Este artigo foca na ferramenta “correção textual do professor” mobilizada durante atividades de revisão/reescrita textual do gênero “carta do leitor”. O objetivo é verificar quais os tipos de correção do professor foram acionados nos processos de revisão textual de uma SDG e a quais capacidades de linguagem eles, normalmente, estão relacionados. A investigação mostrou como esse processo contribui para a avaliação formativa da aprendizagem – um dos focos da metodologia das SDG.
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