Comportamento do consumidor: análise da percepção do consumidor no processo de compra no setor varejista de material de construção: estudo de caso no município do Rio de Janeiro
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/4421 |
Resumo: | O estudo analisa a percepção do consumidor no segmento varejo da construção civil na cidade do Rio de Janeiro durante o processo de compra no setor varejista do segmento de material de construção. No setor há muitos investimentos dentro da cadeia produtiva tanto pelas indústrias que fornecem material para o segmento, como pelos próprios varejistas, porém poucos estudos sobre como o consumidor neste segmento se comporta no processo de compra. Todavia a expectativa deste consumidor nem sempre é atendida gerando perdas nos investimentos e frustação. O objetivo desta pesquisa é oferecer um estudo com o intuito de entender as demandas destes consumidores, verificando se há alinhamento com os lojistas, através de uma análise comparativa com pesquisa exploratória e descritiva, foi considerado neste estudo a pesquisa bibliográfica e estudo de caso. O instrumento de pesquisa foi o questionário aplicado nos consumidores após o processo de compra. Paralelamente, foi realizada pesquisa com o executivo responsável pelo varejo. Na análise dos resultados, verificou-se que embora haja sinergia em alguns pontos, nem sempre as expectativas destes consumidores são atendidas, com isso há perdas e oportunidades de melhoria. A relevância deste trabalho é trazer a reflexão ao segmento e apresentar uma proposta de melhoria contribuindo para o maior desenvolvimento do setor, no que tange o comportamento do consumidor. Podendo através disso atender a expectativa do consumidor e obter melhor resultado dos investimentos do varejista e indústria. |
id |
UFF-2_40a0cea6bf890986b30033034d64667b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/4421 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
Comportamento do consumidor: análise da percepção do consumidor no processo de compra no setor varejista de material de construção: estudo de caso no município do Rio de JaneiroVarejoMaterial de construçãoComportamento do consumidorConstrução civilMarketing e vendasComportamento do consumidorConstrução civilVarejoMaterial de construçãoRetailConstructionConsumer behaviourManagement modelMarketing and salesO estudo analisa a percepção do consumidor no segmento varejo da construção civil na cidade do Rio de Janeiro durante o processo de compra no setor varejista do segmento de material de construção. No setor há muitos investimentos dentro da cadeia produtiva tanto pelas indústrias que fornecem material para o segmento, como pelos próprios varejistas, porém poucos estudos sobre como o consumidor neste segmento se comporta no processo de compra. Todavia a expectativa deste consumidor nem sempre é atendida gerando perdas nos investimentos e frustação. O objetivo desta pesquisa é oferecer um estudo com o intuito de entender as demandas destes consumidores, verificando se há alinhamento com os lojistas, através de uma análise comparativa com pesquisa exploratória e descritiva, foi considerado neste estudo a pesquisa bibliográfica e estudo de caso. O instrumento de pesquisa foi o questionário aplicado nos consumidores após o processo de compra. Paralelamente, foi realizada pesquisa com o executivo responsável pelo varejo. Na análise dos resultados, verificou-se que embora haja sinergia em alguns pontos, nem sempre as expectativas destes consumidores são atendidas, com isso há perdas e oportunidades de melhoria. A relevância deste trabalho é trazer a reflexão ao segmento e apresentar uma proposta de melhoria contribuindo para o maior desenvolvimento do setor, no que tange o comportamento do consumidor. Podendo através disso atender a expectativa do consumidor e obter melhor resultado dos investimentos do varejista e indústria.The study analyzes consumer perception of retail in construction in the city of Rio de Janeiro during the purchase process in the retail sector of the construction materials segment. In the industry for many investments in the production chain both by industries that provide materials for the segment, as the retailers themselves, but few studies on how the consumer in this segment behaves in the buying process. But the expectation of the consumer is not always met generating investment losses and frustration. The objective of this research is to offer a study in order to understand the demands of these consumers, checking for alignment with the tenants through a comparative analysis with exploratory and descriptive research. It was considered in this study the literature and case study. The research instrument was questionnaire on consumers after the purchase process, parallel research was carried out with the executive responsible for retail. In analyzing the results, it was found that although there is synergy in some places, not always the expectations of the consumer is satisfied with this for losses and improvement opportunities. The relevance of this work is to bring the reflection to the segment and present a proposal to improve contributing to the further development of the sector, in terms of consumer behavior. Being able to through this meet consumer expectation and best results of the retailer's investment and industry.Universidade Federal FluminenseNiteróiVieira Neto, JulioFrança, Sergio Luiz BragaMelo, Valdir Agustinho deMaia Filho, Warner Studart2017-09-05T13:55:20Z2017-09-05T13:55:20Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/4421Aluno de MestradoCC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-07-14T01:21:19Zoai:app.uff.br:1/4421Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:50:44.444444Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Comportamento do consumidor: análise da percepção do consumidor no processo de compra no setor varejista de material de construção: estudo de caso no município do Rio de Janeiro |
title |
Comportamento do consumidor: análise da percepção do consumidor no processo de compra no setor varejista de material de construção: estudo de caso no município do Rio de Janeiro |
spellingShingle |
Comportamento do consumidor: análise da percepção do consumidor no processo de compra no setor varejista de material de construção: estudo de caso no município do Rio de Janeiro Maia Filho, Warner Studart Varejo Material de construção Comportamento do consumidor Construção civil Marketing e vendas Comportamento do consumidor Construção civil Varejo Material de construção Retail Construction Consumer behaviour Management model Marketing and sales |
title_short |
Comportamento do consumidor: análise da percepção do consumidor no processo de compra no setor varejista de material de construção: estudo de caso no município do Rio de Janeiro |
title_full |
Comportamento do consumidor: análise da percepção do consumidor no processo de compra no setor varejista de material de construção: estudo de caso no município do Rio de Janeiro |
title_fullStr |
Comportamento do consumidor: análise da percepção do consumidor no processo de compra no setor varejista de material de construção: estudo de caso no município do Rio de Janeiro |
title_full_unstemmed |
Comportamento do consumidor: análise da percepção do consumidor no processo de compra no setor varejista de material de construção: estudo de caso no município do Rio de Janeiro |
title_sort |
Comportamento do consumidor: análise da percepção do consumidor no processo de compra no setor varejista de material de construção: estudo de caso no município do Rio de Janeiro |
author |
Maia Filho, Warner Studart |
author_facet |
Maia Filho, Warner Studart |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Vieira Neto, Julio França, Sergio Luiz Braga Melo, Valdir Agustinho de |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Maia Filho, Warner Studart |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Varejo Material de construção Comportamento do consumidor Construção civil Marketing e vendas Comportamento do consumidor Construção civil Varejo Material de construção Retail Construction Consumer behaviour Management model Marketing and sales |
topic |
Varejo Material de construção Comportamento do consumidor Construção civil Marketing e vendas Comportamento do consumidor Construção civil Varejo Material de construção Retail Construction Consumer behaviour Management model Marketing and sales |
description |
O estudo analisa a percepção do consumidor no segmento varejo da construção civil na cidade do Rio de Janeiro durante o processo de compra no setor varejista do segmento de material de construção. No setor há muitos investimentos dentro da cadeia produtiva tanto pelas indústrias que fornecem material para o segmento, como pelos próprios varejistas, porém poucos estudos sobre como o consumidor neste segmento se comporta no processo de compra. Todavia a expectativa deste consumidor nem sempre é atendida gerando perdas nos investimentos e frustação. O objetivo desta pesquisa é oferecer um estudo com o intuito de entender as demandas destes consumidores, verificando se há alinhamento com os lojistas, através de uma análise comparativa com pesquisa exploratória e descritiva, foi considerado neste estudo a pesquisa bibliográfica e estudo de caso. O instrumento de pesquisa foi o questionário aplicado nos consumidores após o processo de compra. Paralelamente, foi realizada pesquisa com o executivo responsável pelo varejo. Na análise dos resultados, verificou-se que embora haja sinergia em alguns pontos, nem sempre as expectativas destes consumidores são atendidas, com isso há perdas e oportunidades de melhoria. A relevância deste trabalho é trazer a reflexão ao segmento e apresentar uma proposta de melhoria contribuindo para o maior desenvolvimento do setor, no que tange o comportamento do consumidor. Podendo através disso atender a expectativa do consumidor e obter melhor resultado dos investimentos do varejista e indústria. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016 2017-09-05T13:55:20Z 2017-09-05T13:55:20Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/4421 Aluno de Mestrado |
url |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/4421 |
identifier_str_mv |
Aluno de Mestrado |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal Fluminense Niterói |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal Fluminense Niterói |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1811823586469478400 |