Contextualização no ensino de química com pesquisa discente
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/22113 |
Resumo: | O cenário encontrado no ensino de química na escola se apresenta como um desafio atualmente, visto o crescente desinteresse e desmotivação acerca da disciplina por parte dos alunos. Isso acontece por ser uma matéria considerada difícil e abstrata, assim os alunos costumam desenvolver ideias preconcebidas, acreditando que a química esteja somente em contas, nomenclaturas e laboratórios. Por essa razão, deve-se buscar estratégias de ensino que despertem o interesse e a disposição de aprender dos alunos. Um método que pode ser utilizado é a contextualização de determinado conteúdo com uma situação que esteja presente em seu cotidiano. Essa abordagem se encaixa na teoria de aprendizagem significativa de David Ausubel, uma teoria que leva em consideração o educando e ressalta o papel dos docentes na criação de situações que favoreçam a aprendizagem. Visto isso, o presente trabalho expõe o desenvolvimento e a aplicação de um projeto para duas turmas de 2ª série do ensino médio, no qual foi solicitada uma pesquisa discente que teve por objetivo possibilitar que os educandos criassem uma visão contextualizada dá química a partir de tema do seu cotidiano. Identificou-se, com a aplicação do projeto, uma dificuldade por parte dos educandos na elaboração de uma contextualização mais profunda a respeito dos temas abordados. Possivelmente isso se faz presente devido à manutenção de um ensino em sua maioria desconexo com o cotidiano. Por fim, a partir da observação dos resultados, foi possível perceber que a aproximação da disciplina de química com a realidade dos alunos gerou um maior interesse durante as aulas e mudança de postura em relação à matéria durante a continuidade do ano letivo |
id |
UFF-2_6f3b5c4c59840711ac27e8ab1112f1ea |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/22113 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
Contextualização no ensino de química com pesquisa discenteContextualizaçãoEnsino de químicaPesquisa discenteEnsino de químicaPensamento críticoPesquisa conscientizadoraAprendizagem significativaChemistry teachingContextualizationStudent researchO cenário encontrado no ensino de química na escola se apresenta como um desafio atualmente, visto o crescente desinteresse e desmotivação acerca da disciplina por parte dos alunos. Isso acontece por ser uma matéria considerada difícil e abstrata, assim os alunos costumam desenvolver ideias preconcebidas, acreditando que a química esteja somente em contas, nomenclaturas e laboratórios. Por essa razão, deve-se buscar estratégias de ensino que despertem o interesse e a disposição de aprender dos alunos. Um método que pode ser utilizado é a contextualização de determinado conteúdo com uma situação que esteja presente em seu cotidiano. Essa abordagem se encaixa na teoria de aprendizagem significativa de David Ausubel, uma teoria que leva em consideração o educando e ressalta o papel dos docentes na criação de situações que favoreçam a aprendizagem. Visto isso, o presente trabalho expõe o desenvolvimento e a aplicação de um projeto para duas turmas de 2ª série do ensino médio, no qual foi solicitada uma pesquisa discente que teve por objetivo possibilitar que os educandos criassem uma visão contextualizada dá química a partir de tema do seu cotidiano. Identificou-se, com a aplicação do projeto, uma dificuldade por parte dos educandos na elaboração de uma contextualização mais profunda a respeito dos temas abordados. Possivelmente isso se faz presente devido à manutenção de um ensino em sua maioria desconexo com o cotidiano. Por fim, a partir da observação dos resultados, foi possível perceber que a aproximação da disciplina de química com a realidade dos alunos gerou um maior interesse durante as aulas e mudança de postura em relação à matéria durante a continuidade do ano letivoThe scenario found in the teaching of chemistry at school presents itself as a challenge today, given the growing lack of interest and lack of motivation about the discipline on the part of the students. This happens because it is considered a difficult and abstract subject, so students tend to develop preconceived ideas and believe that chemistry is only in accounts, nomenclatures and laboratories. For this reason, teaching strategies should be sought that arouse the interest and willingness to learn from students. One method that can be used is to contextualize certain content with a situation that is present in your daily life. This approach fits into David Ausubel's theory of meaningful learning, this theory takes the student into account and highlights the role of teachers in creating situations that favor learning. In view of this, the present work exposes the development and application of a project for two classes of 2nd grade of high school, in which it will require a student research and will enable students to create a contextualized view of chemistry based on their everyday theme. It was identified, with the application of the project, a difficulty on the part of the students in the elaboration of a more profound contextualization about the approached themes, this is present due to a teaching mostly disconnected from the daily life. Finally, from the observation of the results, it was possible to notice that the approximation of the discipline of chemistry to the reality of the students generated greater interest during the class and a change in attitude towards the subject during the continuity of the school yearChinelli, Maura VenturaBorges, Márcia NarcizoSilva, Júlio César Martins daSousa, Henrique Bastos de2021-05-19T16:47:09Z2021-05-19T16:47:09Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfSousa, Henrique Bastos de. Contextualização no ensino de química com pesquisa discente. 2020. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Instituto de Química, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2020.https://app.uff.br/riuff/handle/1/22113http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-10-04T17:04:26Zoai:app.uff.br:1/22113Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:47:27.828018Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Contextualização no ensino de química com pesquisa discente |
title |
Contextualização no ensino de química com pesquisa discente |
spellingShingle |
Contextualização no ensino de química com pesquisa discente Sousa, Henrique Bastos de Contextualização Ensino de química Pesquisa discente Ensino de química Pensamento crítico Pesquisa conscientizadora Aprendizagem significativa Chemistry teaching Contextualization Student research |
title_short |
Contextualização no ensino de química com pesquisa discente |
title_full |
Contextualização no ensino de química com pesquisa discente |
title_fullStr |
Contextualização no ensino de química com pesquisa discente |
title_full_unstemmed |
Contextualização no ensino de química com pesquisa discente |
title_sort |
Contextualização no ensino de química com pesquisa discente |
author |
Sousa, Henrique Bastos de |
author_facet |
Sousa, Henrique Bastos de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Chinelli, Maura Ventura Borges, Márcia Narcizo Silva, Júlio César Martins da |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sousa, Henrique Bastos de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Contextualização Ensino de química Pesquisa discente Ensino de química Pensamento crítico Pesquisa conscientizadora Aprendizagem significativa Chemistry teaching Contextualization Student research |
topic |
Contextualização Ensino de química Pesquisa discente Ensino de química Pensamento crítico Pesquisa conscientizadora Aprendizagem significativa Chemistry teaching Contextualization Student research |
description |
O cenário encontrado no ensino de química na escola se apresenta como um desafio atualmente, visto o crescente desinteresse e desmotivação acerca da disciplina por parte dos alunos. Isso acontece por ser uma matéria considerada difícil e abstrata, assim os alunos costumam desenvolver ideias preconcebidas, acreditando que a química esteja somente em contas, nomenclaturas e laboratórios. Por essa razão, deve-se buscar estratégias de ensino que despertem o interesse e a disposição de aprender dos alunos. Um método que pode ser utilizado é a contextualização de determinado conteúdo com uma situação que esteja presente em seu cotidiano. Essa abordagem se encaixa na teoria de aprendizagem significativa de David Ausubel, uma teoria que leva em consideração o educando e ressalta o papel dos docentes na criação de situações que favoreçam a aprendizagem. Visto isso, o presente trabalho expõe o desenvolvimento e a aplicação de um projeto para duas turmas de 2ª série do ensino médio, no qual foi solicitada uma pesquisa discente que teve por objetivo possibilitar que os educandos criassem uma visão contextualizada dá química a partir de tema do seu cotidiano. Identificou-se, com a aplicação do projeto, uma dificuldade por parte dos educandos na elaboração de uma contextualização mais profunda a respeito dos temas abordados. Possivelmente isso se faz presente devido à manutenção de um ensino em sua maioria desconexo com o cotidiano. Por fim, a partir da observação dos resultados, foi possível perceber que a aproximação da disciplina de química com a realidade dos alunos gerou um maior interesse durante as aulas e mudança de postura em relação à matéria durante a continuidade do ano letivo |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020 2021-05-19T16:47:09Z 2021-05-19T16:47:09Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
Sousa, Henrique Bastos de. Contextualização no ensino de química com pesquisa discente. 2020. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Instituto de Química, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2020. https://app.uff.br/riuff/handle/1/22113 |
identifier_str_mv |
Sousa, Henrique Bastos de. Contextualização no ensino de química com pesquisa discente. 2020. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Instituto de Química, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2020. |
url |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/22113 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1811823569898831872 |