O impacto do marketing digital na gestão da marca de uma microempresa
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | http://app.uff.br/riuff/handle/1/30532 |
Resumo: | O presente trabalho teve como objetivo demonstrar os impactos do marketing digital no branding de uma empresa do setor de serviços, por meio de um estudo de caso. Os principais pontos abordados foram marketing, marca, branding, marketing digital, internet e suas mídias sociais e marketing de serviços. Os principais autores citados foram: Kotler; Keller; Barbosa; McCarthy; Sheth; Waterschoot; Cosenza, Moré, Ribas e Lima. A pesquisa foi realizada na base de dados da empresa, levantando as opções de marketing utilizados em conjunto com uma entrevista semiestruturada com os sócios da empresa. Os dados digitais foram coletados e analisados, por meio de gráficos. Como resultados, verificou-se que os investimentos em marketing no Facebook tendem a ter um prazo de duração de efeito, ou seja, os indicadores aumentaram significantemente enquanto estava-se investindo e, quando o investimento foi finalizado, eles estagnaram ou diminuíram. A lista de e-mails online da empresa foi a que apresentou melhores indicadores, comparadas às outras listas criadas por meios off-line. Verificou-se, também, que quanto maior o número de atualizações exibidas no LinkedIn, maior a interação entre seus usuários. Por meio dos dados do site, o público-alvo digital da empresa foi identificado e este público não é o mesmo que foi analisado pelo histórico de clientes físicos da empresa. Ainda por meio do site, verificou-se que parte dos visitantes atuais são pessoas que estão retornando ao site e este fator mostra que o investimento em marketing digital para o posicionamento da marca da empresa no mercado está obtendo resultados positivos |
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O presente trabalho teve como objetivo demonstrar os impactos do marketing digital no branding de uma empresa do setor de serviços, por meio de um estudo de caso. Os principais pontos abordados foram marketing, marca, branding, marketing digital, internet e suas mídias sociais e marketing de serviços. Os principais autores citados foram: Kotler; Keller; Barbosa; McCarthy; Sheth; Waterschoot; Cosenza, Moré, Ribas e Lima. A pesquisa foi realizada na base de dados da empresa, levantando as opções de marketing utilizados em conjunto com uma entrevista semiestruturada com os sócios da empresa. Os dados digitais foram coletados e analisados, por meio de gráficos. Como resultados, verificou-se que os investimentos em marketing no Facebook tendem a ter um prazo de duração de efeito, ou seja, os indicadores aumentaram significantemente enquanto estava-se investindo e, quando o investimento foi finalizado, eles estagnaram ou diminuíram. A lista de e-mails online da empresa foi a que apresentou melhores indicadores, comparadas às outras listas criadas por meios off-line. Verificou-se, também, que quanto maior o número de atualizações exibidas no LinkedIn, maior a interação entre seus usuários. Por meio dos dados do site, o público-alvo digital da empresa foi identificado e este público não é o mesmo que foi analisado pelo histórico de clientes físicos da empresa. Ainda por meio do site, verificou-se que parte dos visitantes atuais são pessoas que estão retornando ao site e este fator mostra que o investimento em marketing digital para o posicionamento da marca da empresa no mercado está obtendo resultados positivos |
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