Evasão no ensino superior a distância: um estudo de caso da pós-graduação do Descomplica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Breno Guse dos
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/31782
Resumo: Este trabalho tem por objetivo identificar os principais motivos de evasão em cursos de pós-graduação a distância, através de um estudo de caso sobre a evasão nos cursos de especialização do Descomplica. Para realizar o estudo primeiro foi apresentado os principais conceitos de evasão descritos na literatura, para que após isso fossem discutidas as principais causas de evasão. Após esta pesquisa bibliográfica, foi escolhido o conceito de evasão que mais se adequou ao objetivo do trabalho, com isto após análise dos dados fornecidos pelo Descomplica referente ao número de alunos matriculados, quantidade de abandonos, pedidos de cancelamento e certificados emitidos, foi possível descobrir a taxa de evasão de alunos nos cursos de pós-graduação durante o primeiro trimestre de 2019. Foi identificado nesta pesquisa que os principais motivos de evasão são de origem endógena, relacionados a instituição de ensino, possibilitando a criação de estratégias para visando aumentar o engajamento dos alunos e consequentemente reduzir os índices de evasão.
id UFF-2_8cfae76c78e58657466731edb9dc7e4e
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/31782
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Evasão no ensino superior a distância: um estudo de caso da pós-graduação do DescomplicaEvasão no ensino superiorEADRetenção de alunosAdministraçãoEstudo de casoEnsino à distânciaTrabalho de conclusão de cursoDropout in higher educationDistance learningStudent retentionEste trabalho tem por objetivo identificar os principais motivos de evasão em cursos de pós-graduação a distância, através de um estudo de caso sobre a evasão nos cursos de especialização do Descomplica. Para realizar o estudo primeiro foi apresentado os principais conceitos de evasão descritos na literatura, para que após isso fossem discutidas as principais causas de evasão. Após esta pesquisa bibliográfica, foi escolhido o conceito de evasão que mais se adequou ao objetivo do trabalho, com isto após análise dos dados fornecidos pelo Descomplica referente ao número de alunos matriculados, quantidade de abandonos, pedidos de cancelamento e certificados emitidos, foi possível descobrir a taxa de evasão de alunos nos cursos de pós-graduação durante o primeiro trimestre de 2019. Foi identificado nesta pesquisa que os principais motivos de evasão são de origem endógena, relacionados a instituição de ensino, possibilitando a criação de estratégias para visando aumentar o engajamento dos alunos e consequentemente reduzir os índices de evasão.This project aims to identify the main reasons for evasion in distance postgraduate courses, through a case study on evasion in Descomplica specialization courses. To conduct the study, the main evasion concepts discovered in the literature were first presented and after being identified as the main causes of evasion. After this bibliographic research, the evasion concept that was more suited to the objective of the work was chosen, with this after analyzing the data of the enrollment number, dropout, cancellation requests and certificates issued, making it possible to obtain the evasion rate of students in the first quarter of 2019. It was identified that the main reasons for dropout are of endogenous origin, related to the educational institution, after which proposals were proposed to increase student engagement and reduce dropout rates.27 f.Silva, Eduardo Camilo daCastro Junior, Joel de Lima PereiraLevy, ArielSantos, Breno Guse dos2024-01-03T16:18:23Z2024-01-03T16:18:23Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfSANTOS, Breno Guse dos. Evasão no ensino superior a distância: um estudo de caso da pós-graduação do Descomplica. 2020. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2020.http://app.uff.br/riuff/handle/1/31782CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2024-01-03T16:18:27Zoai:app.uff.br:1/31782Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:09:20.161006Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Evasão no ensino superior a distância: um estudo de caso da pós-graduação do Descomplica
title Evasão no ensino superior a distância: um estudo de caso da pós-graduação do Descomplica
spellingShingle Evasão no ensino superior a distância: um estudo de caso da pós-graduação do Descomplica
Santos, Breno Guse dos
Evasão no ensino superior
EAD
Retenção de alunos
Administração
Estudo de caso
Ensino à distância
Trabalho de conclusão de curso
Dropout in higher education
Distance learning
Student retention
title_short Evasão no ensino superior a distância: um estudo de caso da pós-graduação do Descomplica
title_full Evasão no ensino superior a distância: um estudo de caso da pós-graduação do Descomplica
title_fullStr Evasão no ensino superior a distância: um estudo de caso da pós-graduação do Descomplica
title_full_unstemmed Evasão no ensino superior a distância: um estudo de caso da pós-graduação do Descomplica
title_sort Evasão no ensino superior a distância: um estudo de caso da pós-graduação do Descomplica
author Santos, Breno Guse dos
author_facet Santos, Breno Guse dos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Eduardo Camilo da
Castro Junior, Joel de Lima Pereira
Levy, Ariel
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Breno Guse dos
dc.subject.por.fl_str_mv Evasão no ensino superior
EAD
Retenção de alunos
Administração
Estudo de caso
Ensino à distância
Trabalho de conclusão de curso
Dropout in higher education
Distance learning
Student retention
topic Evasão no ensino superior
EAD
Retenção de alunos
Administração
Estudo de caso
Ensino à distância
Trabalho de conclusão de curso
Dropout in higher education
Distance learning
Student retention
description Este trabalho tem por objetivo identificar os principais motivos de evasão em cursos de pós-graduação a distância, através de um estudo de caso sobre a evasão nos cursos de especialização do Descomplica. Para realizar o estudo primeiro foi apresentado os principais conceitos de evasão descritos na literatura, para que após isso fossem discutidas as principais causas de evasão. Após esta pesquisa bibliográfica, foi escolhido o conceito de evasão que mais se adequou ao objetivo do trabalho, com isto após análise dos dados fornecidos pelo Descomplica referente ao número de alunos matriculados, quantidade de abandonos, pedidos de cancelamento e certificados emitidos, foi possível descobrir a taxa de evasão de alunos nos cursos de pós-graduação durante o primeiro trimestre de 2019. Foi identificado nesta pesquisa que os principais motivos de evasão são de origem endógena, relacionados a instituição de ensino, possibilitando a criação de estratégias para visando aumentar o engajamento dos alunos e consequentemente reduzir os índices de evasão.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022
2024-01-03T16:18:23Z
2024-01-03T16:18:23Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SANTOS, Breno Guse dos. Evasão no ensino superior a distância: um estudo de caso da pós-graduação do Descomplica. 2020. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2020.
http://app.uff.br/riuff/handle/1/31782
identifier_str_mv SANTOS, Breno Guse dos. Evasão no ensino superior a distância: um estudo de caso da pós-graduação do Descomplica. 2020. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2020.
url http://app.uff.br/riuff/handle/1/31782
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823674825637888