Publicidade digital e invasão de privacidade: reflexões sobre a utilização de dados dos usuários pelas plataformas google ads e facebook ads

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Jéssyca Fonseca de Aguiar e
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/34303
Resumo: O estudo tem como objetivo analisar e refletir criticamente a relação entre a utilização de dados dos usuários das plataformas Google e Facebook e a publicidade digital. Este estudo foi realizado com base em referências bibliográficas sobre publicidade de controle, marketing digital e ética na publicidade. E mostra a forma como os usuários de tais plataformas não apenas interagem nesses sites por meio de buscas ou navegação, mas também, o modo como se expõem espontaneamente através de interações gerando rastros digitais (dados). Ao longo deste estudo vamos observar como essas plataformas (Google e Facebook), que hoje têm grande relevância no mercado digital, se utilizam desses dados de modo indevido, praticando controle dos dados dos usuários e da invasão de sua privacidade. Para ilustrar de modo mais palpável as abordagens referenciadas na pesquisas bibliográficas dialogarão com exemplos de segmentações das campanhas a partir da publicidade digital dessas empresas.
id UFF-2_ae74c8199a4599594f4d0bd1526cd5fe
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/34303
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Publicidade digital e invasão de privacidade: reflexões sobre a utilização de dados dos usuários pelas plataformas google ads e facebook adsPublicidade digitalMarketing digitalPublicidade de ControleGoogleFacebookPublicidadeMarketing digitalGoogleFacebook (Rede social on-line)Digital advertisingAdvertising of ControlMarketingGoogleFacebookO estudo tem como objetivo analisar e refletir criticamente a relação entre a utilização de dados dos usuários das plataformas Google e Facebook e a publicidade digital. Este estudo foi realizado com base em referências bibliográficas sobre publicidade de controle, marketing digital e ética na publicidade. E mostra a forma como os usuários de tais plataformas não apenas interagem nesses sites por meio de buscas ou navegação, mas também, o modo como se expõem espontaneamente através de interações gerando rastros digitais (dados). Ao longo deste estudo vamos observar como essas plataformas (Google e Facebook), que hoje têm grande relevância no mercado digital, se utilizam desses dados de modo indevido, praticando controle dos dados dos usuários e da invasão de sua privacidade. Para ilustrar de modo mais palpável as abordagens referenciadas na pesquisas bibliográficas dialogarão com exemplos de segmentações das campanhas a partir da publicidade digital dessas empresas.This study aims to analyze and critically the relationship between the use of data from users of Google and Facebook platforms and digital advertising. This study was carried, out based on bibliographical references on control advertising, digital marketing and advertising ethics. And it shows the way users of such platforms not only interact on these sites through search or navigation, but also, the way they spontaneously expose themselves through interactions generating digital tracks (data). Throughout this study we will observe how these platforms (Google and Facebook), which today have great relevance in the digital market, use this data in an improper way, practicing control of user data and the invasion of their privacy. To illustrate in a more tangible way the approaches referenced in bibliographic researches will dialogue with examples of segmentation of campaigns based on the digital advertising of these companies.44 p.Abreu, Fernanda Ferreira deAtem , Guilherme NeryRibeiro , Lilian Soares Pinto de SouzaSilva, Jéssyca Fonseca de Aguiar e2024-08-19T16:31:02Z2024-08-19T16:31:02Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/34303CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2024-08-19T16:31:06Zoai:app.uff.br:1/34303Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T16:31:06Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Publicidade digital e invasão de privacidade: reflexões sobre a utilização de dados dos usuários pelas plataformas google ads e facebook ads
title Publicidade digital e invasão de privacidade: reflexões sobre a utilização de dados dos usuários pelas plataformas google ads e facebook ads
spellingShingle Publicidade digital e invasão de privacidade: reflexões sobre a utilização de dados dos usuários pelas plataformas google ads e facebook ads
Silva, Jéssyca Fonseca de Aguiar e
Publicidade digital
Marketing digital
Publicidade de Controle
Google
Facebook
Publicidade
Marketing digital
Google
Facebook (Rede social on-line)
Digital advertising
Advertising of Control
Marketing
Google
Facebook
title_short Publicidade digital e invasão de privacidade: reflexões sobre a utilização de dados dos usuários pelas plataformas google ads e facebook ads
title_full Publicidade digital e invasão de privacidade: reflexões sobre a utilização de dados dos usuários pelas plataformas google ads e facebook ads
title_fullStr Publicidade digital e invasão de privacidade: reflexões sobre a utilização de dados dos usuários pelas plataformas google ads e facebook ads
title_full_unstemmed Publicidade digital e invasão de privacidade: reflexões sobre a utilização de dados dos usuários pelas plataformas google ads e facebook ads
title_sort Publicidade digital e invasão de privacidade: reflexões sobre a utilização de dados dos usuários pelas plataformas google ads e facebook ads
author Silva, Jéssyca Fonseca de Aguiar e
author_facet Silva, Jéssyca Fonseca de Aguiar e
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Abreu, Fernanda Ferreira de
Atem , Guilherme Nery
Ribeiro , Lilian Soares Pinto de Souza
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Jéssyca Fonseca de Aguiar e
dc.subject.por.fl_str_mv Publicidade digital
Marketing digital
Publicidade de Controle
Google
Facebook
Publicidade
Marketing digital
Google
Facebook (Rede social on-line)
Digital advertising
Advertising of Control
Marketing
Google
Facebook
topic Publicidade digital
Marketing digital
Publicidade de Controle
Google
Facebook
Publicidade
Marketing digital
Google
Facebook (Rede social on-line)
Digital advertising
Advertising of Control
Marketing
Google
Facebook
description O estudo tem como objetivo analisar e refletir criticamente a relação entre a utilização de dados dos usuários das plataformas Google e Facebook e a publicidade digital. Este estudo foi realizado com base em referências bibliográficas sobre publicidade de controle, marketing digital e ética na publicidade. E mostra a forma como os usuários de tais plataformas não apenas interagem nesses sites por meio de buscas ou navegação, mas também, o modo como se expõem espontaneamente através de interações gerando rastros digitais (dados). Ao longo deste estudo vamos observar como essas plataformas (Google e Facebook), que hoje têm grande relevância no mercado digital, se utilizam desses dados de modo indevido, praticando controle dos dados dos usuários e da invasão de sua privacidade. Para ilustrar de modo mais palpável as abordagens referenciadas na pesquisas bibliográficas dialogarão com exemplos de segmentações das campanhas a partir da publicidade digital dessas empresas.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-08-19T16:31:02Z
2024-08-19T16:31:02Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://app.uff.br/riuff/handle/1/34303
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/34303
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823553390051328