A escola rural e sua comunidade: reflexões pedagógicas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lourenço, Priscilla Escocio
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/29195
Resumo: Essa monografia apresenta reflexões pedagógicas tecidas a partir da imersão em uma escola rural localizada no povoado da Barra da Onça, zona rural do Município de Santa Quitéria - MA. Os dados foram produzidos por meio da imersão em uma escola desse município, registrando atividades lúdicas, culturais e pedagógicas desenvolvidas junto à comunidade escolar. As referências culturais do campo empírico foram registradas nessa escola rural e sua inserção na comunidade, suas práticas e seu potencial transformador numa perspectiva da inclusão, do amplo respeito às manifestações culturais locais, do resgate e conservação do patrimônio cultural e das questões ambientais. As práticas lúdicas, tais como, brincadeiras, cantigas de roda, brinquedos, contos, entre outras formas de apropriação de atividades lúdicas foram realizadas em sala de aula e nos momentos de recreação escolar. A pesquisa de campo entrevistou os professores com o intuito de registrar o conhecimento cultural em relação às brincadeiras e atividades lúdicas que eram e são realizadas pelas crianças desta comunidade; seja em sua casa ou na escola. A investigação tece reflexões pedagógicas que indicam a necessidade de valorização das escolas rurais, de sua comunidade e da corresponsabilização de sua comunidade com as instâncias governamentais que precisam assumir seu compromisso com a educação pública.
id UFF-2_bc35f21bdb30c8730a8cad48f72f7c74
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/29195
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling A escola rural e sua comunidade: reflexões pedagógicasEducação de campoInclusãoEducação ambientalAtividades lúdicasEscola ruralComunidadeInclusão escolarBrincadeiraLúdicoRural educationInclusionEnvironmental educationLudic activitiesEssa monografia apresenta reflexões pedagógicas tecidas a partir da imersão em uma escola rural localizada no povoado da Barra da Onça, zona rural do Município de Santa Quitéria - MA. Os dados foram produzidos por meio da imersão em uma escola desse município, registrando atividades lúdicas, culturais e pedagógicas desenvolvidas junto à comunidade escolar. As referências culturais do campo empírico foram registradas nessa escola rural e sua inserção na comunidade, suas práticas e seu potencial transformador numa perspectiva da inclusão, do amplo respeito às manifestações culturais locais, do resgate e conservação do patrimônio cultural e das questões ambientais. As práticas lúdicas, tais como, brincadeiras, cantigas de roda, brinquedos, contos, entre outras formas de apropriação de atividades lúdicas foram realizadas em sala de aula e nos momentos de recreação escolar. A pesquisa de campo entrevistou os professores com o intuito de registrar o conhecimento cultural em relação às brincadeiras e atividades lúdicas que eram e são realizadas pelas crianças desta comunidade; seja em sua casa ou na escola. A investigação tece reflexões pedagógicas que indicam a necessidade de valorização das escolas rurais, de sua comunidade e da corresponsabilização de sua comunidade com as instâncias governamentais que precisam assumir seu compromisso com a educação pública.This monograph presents pedagogical reflections woven from the immersion in a rural school located in the village of Barra da Onça, a rural area of the Municipality of Santa Quitéria - MA. The investigation weaves pedagogical reflections that indicate the need to value rural schools, their community, and the co-responsibility of their community with government bodies that need to assume their commitment to public education. The data were produced through immersion in a school in that municipality, recording recreational, cultural, and pedagogical activities developed with the school community. The recreational practices, such as games, nursery rhymes, toys, and stories, among other forms of appropriation of recreational activities, were carried out in the classroom and during school recreation. The field research interviewed the teachers to register their cultural knowledge concerning the games and recreational activities that were and are carried out by the children of this community, either at home or school. The cultural references of the empirical field were registered in this rural school and its insertion in the community, its practices and transforming potential in a perspective of inclusion, broad respect for local cultural manifestations, and the rescue and conservation of cultural heritage and environmental issues.40 f.Selles, Jairo PaesCollet, Celia Letícia GouveaLourenço, Priscilla Escocio2023-06-22T15:46:48Z2023-06-22T15:46:48Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfLourenço, Priscilla Escocio. A escola rural e sua comunidade: reflexões pedagógicas. 2022. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022.http://app.uff.br/riuff/handle/1/29195CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2023-06-22T15:46:52Zoai:app.uff.br:1/29195Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:51:05.069916Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv A escola rural e sua comunidade: reflexões pedagógicas
title A escola rural e sua comunidade: reflexões pedagógicas
spellingShingle A escola rural e sua comunidade: reflexões pedagógicas
Lourenço, Priscilla Escocio
Educação de campo
Inclusão
Educação ambiental
Atividades lúdicas
Escola rural
Comunidade
Inclusão escolar
Brincadeira
Lúdico
Rural education
Inclusion
Environmental education
Ludic activities
title_short A escola rural e sua comunidade: reflexões pedagógicas
title_full A escola rural e sua comunidade: reflexões pedagógicas
title_fullStr A escola rural e sua comunidade: reflexões pedagógicas
title_full_unstemmed A escola rural e sua comunidade: reflexões pedagógicas
title_sort A escola rural e sua comunidade: reflexões pedagógicas
author Lourenço, Priscilla Escocio
author_facet Lourenço, Priscilla Escocio
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Selles, Jairo Paes
Collet, Celia Letícia Gouvea
dc.contributor.author.fl_str_mv Lourenço, Priscilla Escocio
dc.subject.por.fl_str_mv Educação de campo
Inclusão
Educação ambiental
Atividades lúdicas
Escola rural
Comunidade
Inclusão escolar
Brincadeira
Lúdico
Rural education
Inclusion
Environmental education
Ludic activities
topic Educação de campo
Inclusão
Educação ambiental
Atividades lúdicas
Escola rural
Comunidade
Inclusão escolar
Brincadeira
Lúdico
Rural education
Inclusion
Environmental education
Ludic activities
description Essa monografia apresenta reflexões pedagógicas tecidas a partir da imersão em uma escola rural localizada no povoado da Barra da Onça, zona rural do Município de Santa Quitéria - MA. Os dados foram produzidos por meio da imersão em uma escola desse município, registrando atividades lúdicas, culturais e pedagógicas desenvolvidas junto à comunidade escolar. As referências culturais do campo empírico foram registradas nessa escola rural e sua inserção na comunidade, suas práticas e seu potencial transformador numa perspectiva da inclusão, do amplo respeito às manifestações culturais locais, do resgate e conservação do patrimônio cultural e das questões ambientais. As práticas lúdicas, tais como, brincadeiras, cantigas de roda, brinquedos, contos, entre outras formas de apropriação de atividades lúdicas foram realizadas em sala de aula e nos momentos de recreação escolar. A pesquisa de campo entrevistou os professores com o intuito de registrar o conhecimento cultural em relação às brincadeiras e atividades lúdicas que eram e são realizadas pelas crianças desta comunidade; seja em sua casa ou na escola. A investigação tece reflexões pedagógicas que indicam a necessidade de valorização das escolas rurais, de sua comunidade e da corresponsabilização de sua comunidade com as instâncias governamentais que precisam assumir seu compromisso com a educação pública.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-06-22T15:46:48Z
2023-06-22T15:46:48Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Lourenço, Priscilla Escocio. A escola rural e sua comunidade: reflexões pedagógicas. 2022. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022.
http://app.uff.br/riuff/handle/1/29195
identifier_str_mv Lourenço, Priscilla Escocio. A escola rural e sua comunidade: reflexões pedagógicas. 2022. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022.
url http://app.uff.br/riuff/handle/1/29195
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823587506520064