Motivação e desmotivação: elementos que podem influenciar a rotatividade em um hotel de luxo no Rio de Janeiro
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/7348 |
Resumo: | A entrada e saída de funcionários de uma organização hoteleira é um fator a ser considerado pelos gestores, visto que pode afetar diretamente a cultura organizacional e o desempenho da prestação de serviços. Levando em consideração essa temática, o objetivo deste trabalho é identificar os fatores motivacionais e desmotivacionais que podem afetar a rotatividade e a retenção dos funcionários em um hotel de luxo na cidade do Rio de Janeiro. Para atingir este objetivo, foi realizada uma pesquisa qualitativa com a aplicação de entrevistas semiestruturadas com a gestora de pessoas do hotel e com alguns funcionários da organização. Analisando as informações obtidas, identificou-se que ambiente de trabalho, sentimento de importância para a organização, o plano de carreira e as recompensas e benefícios são aspectos valorizados pelos funcionários e, dependendo da forma como são geridos e oferecidos aos colaboradores, podem influenciar na sua permanência ou no seu desejo de se desligar da organização |
id |
UFF-2_e5e78b105100cc78eaafc4d17de303ab |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/7348 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
Motivação e desmotivação: elementos que podem influenciar a rotatividade em um hotel de luxo no Rio de JaneiromotivaçãodesmotivaçãofuncionárioRio de JaneiroMotivação no trabalhoFuncionárioHotelRio de Janeiro, RJMotivationDemotivationEmployeeRio de JaneiroA entrada e saída de funcionários de uma organização hoteleira é um fator a ser considerado pelos gestores, visto que pode afetar diretamente a cultura organizacional e o desempenho da prestação de serviços. Levando em consideração essa temática, o objetivo deste trabalho é identificar os fatores motivacionais e desmotivacionais que podem afetar a rotatividade e a retenção dos funcionários em um hotel de luxo na cidade do Rio de Janeiro. Para atingir este objetivo, foi realizada uma pesquisa qualitativa com a aplicação de entrevistas semiestruturadas com a gestora de pessoas do hotel e com alguns funcionários da organização. Analisando as informações obtidas, identificou-se que ambiente de trabalho, sentimento de importância para a organização, o plano de carreira e as recompensas e benefícios são aspectos valorizados pelos funcionários e, dependendo da forma como são geridos e oferecidos aos colaboradores, podem influenciar na sua permanência ou no seu desejo de se desligar da organizaçãoThe entry and exit of employees of a hotel organization is a factor to be considered by managers, since it can directly affect the organizational culture and the performance of service delivery. Taking this issue into account, the objective of this study is to identify motivational and demotivational factors that can affect employee turnover and retention in a luxury hotel in the city of Rio de Janeiro. To achieve this goal, a qualitative research was carried out with the application of semi-structured interviews with the hotel's personnel manager and with some of the organization's employees. Analyzing the information obtained, it was identified that work environment, feeling of importance to the organization, career plan and rewards and benefits are aspects valued by employees and, depending on how they are managed and offered to employees, it could influence their permanence or in their desire to detach themselves from the organizationUniversidade Federal FluminenseNiteróiCastro, Carolina Lescura de CarvalhoSantos, Lucia Oliveira da SIlveiraMayer, Verônica FederCorrêa, Guido Machado2018-09-05T15:43:24Z2018-09-05T15:43:24Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/7348Aluno de GraduaçãoCC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-08-11T20:06:07Zoai:app.uff.br:1/7348Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202021-08-11T20:06:07Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Motivação e desmotivação: elementos que podem influenciar a rotatividade em um hotel de luxo no Rio de Janeiro |
title |
Motivação e desmotivação: elementos que podem influenciar a rotatividade em um hotel de luxo no Rio de Janeiro |
spellingShingle |
Motivação e desmotivação: elementos que podem influenciar a rotatividade em um hotel de luxo no Rio de Janeiro Corrêa, Guido Machado motivação desmotivação funcionário Rio de Janeiro Motivação no trabalho Funcionário Hotel Rio de Janeiro, RJ Motivation Demotivation Employee Rio de Janeiro |
title_short |
Motivação e desmotivação: elementos que podem influenciar a rotatividade em um hotel de luxo no Rio de Janeiro |
title_full |
Motivação e desmotivação: elementos que podem influenciar a rotatividade em um hotel de luxo no Rio de Janeiro |
title_fullStr |
Motivação e desmotivação: elementos que podem influenciar a rotatividade em um hotel de luxo no Rio de Janeiro |
title_full_unstemmed |
Motivação e desmotivação: elementos que podem influenciar a rotatividade em um hotel de luxo no Rio de Janeiro |
title_sort |
Motivação e desmotivação: elementos que podem influenciar a rotatividade em um hotel de luxo no Rio de Janeiro |
author |
Corrêa, Guido Machado |
author_facet |
Corrêa, Guido Machado |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Castro, Carolina Lescura de Carvalho Santos, Lucia Oliveira da SIlveira Mayer, Verônica Feder |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Corrêa, Guido Machado |
dc.subject.por.fl_str_mv |
motivação desmotivação funcionário Rio de Janeiro Motivação no trabalho Funcionário Hotel Rio de Janeiro, RJ Motivation Demotivation Employee Rio de Janeiro |
topic |
motivação desmotivação funcionário Rio de Janeiro Motivação no trabalho Funcionário Hotel Rio de Janeiro, RJ Motivation Demotivation Employee Rio de Janeiro |
description |
A entrada e saída de funcionários de uma organização hoteleira é um fator a ser considerado pelos gestores, visto que pode afetar diretamente a cultura organizacional e o desempenho da prestação de serviços. Levando em consideração essa temática, o objetivo deste trabalho é identificar os fatores motivacionais e desmotivacionais que podem afetar a rotatividade e a retenção dos funcionários em um hotel de luxo na cidade do Rio de Janeiro. Para atingir este objetivo, foi realizada uma pesquisa qualitativa com a aplicação de entrevistas semiestruturadas com a gestora de pessoas do hotel e com alguns funcionários da organização. Analisando as informações obtidas, identificou-se que ambiente de trabalho, sentimento de importância para a organização, o plano de carreira e as recompensas e benefícios são aspectos valorizados pelos funcionários e, dependendo da forma como são geridos e oferecidos aos colaboradores, podem influenciar na sua permanência ou no seu desejo de se desligar da organização |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016 2018-09-05T15:43:24Z 2018-09-05T15:43:24Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/7348 Aluno de Graduação |
url |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/7348 |
identifier_str_mv |
Aluno de Graduação |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal Fluminense Niterói |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal Fluminense Niterói |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1807838890542759936 |