TEXTO PROMOCIONAL: O DESAFIO DO MODELO TEÓRICO- METODOLÓGICO / Promotional Text: The Challenge of Theoretical - Methodological Model

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Castro, Maria Lília Dias de
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Contracampo
Texto Completo: https://periodicos.uff.br/contracampo/article/view/17513
Resumo: Levando em conta a quase inexistência de encaminhamentos metodológicos no que tange ao estudo do texto promocional em televisão, este trabalho dispõe-se a discutir uma proposta teórico-metodológica que articule a concretude das condições políticas, econômicas, sociais e culturais que emolduram esse tipo de produção; o pacto comunicativo firmado entre produtores e receptores; as relações desse texto com seu paradigma e com outros textos que lhe precedem ou sucedem na cadeia; e, por fim, as articulações presentes na esfera intradiscursiva. Nesse sentido, propõe uma reflexão em três direções: (1) a natureza desse tipo de produção midiática, (2) a possibilidade de um alargamento articulatório no campo da semiótica e (3) a proposição de um modelo teórico-metodológico, capaz de fornecer os subsídios adequados a essa empreitada.
id UFF-5_331c9db29da844ac47f7c174ef578aa8
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/17513
network_acronym_str UFF-5
network_name_str Contracampo
repository_id_str
spelling TEXTO PROMOCIONAL: O DESAFIO DO MODELO TEÓRICO- METODOLÓGICO / Promotional Text: The Challenge of Theoretical - Methodological ModelLevando em conta a quase inexistência de encaminhamentos metodológicos no que tange ao estudo do texto promocional em televisão, este trabalho dispõe-se a discutir uma proposta teórico-metodológica que articule a concretude das condições políticas, econômicas, sociais e culturais que emolduram esse tipo de produção; o pacto comunicativo firmado entre produtores e receptores; as relações desse texto com seu paradigma e com outros textos que lhe precedem ou sucedem na cadeia; e, por fim, as articulações presentes na esfera intradiscursiva. Nesse sentido, propõe uma reflexão em três direções: (1) a natureza desse tipo de produção midiática, (2) a possibilidade de um alargamento articulatório no campo da semiótica e (3) a proposição de um modelo teórico-metodológico, capaz de fornecer os subsídios adequados a essa empreitada.Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense2013-12-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.uff.br/contracampo/article/view/1751310.22409/contracampo.v0i28.608Contracampo; n. 28 (2013): Dezembro/Março - Mídia e Populismo; 155-1712238-25771414-748310.22409/contracampo.v0i28reponame:Contracampoinstname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFFporhttps://periodicos.uff.br/contracampo/article/view/17513/11139Copyright (c) 2018 Revista Contracampoinfo:eu-repo/semantics/openAccessCastro, Maria Lília Dias de2018-09-13T17:01:24Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/17513Revistahttps://periodicos.uff.br/contracampoPUBhttps://periodicos.uff.br/contracampo/oai||contracampo.uff@gmail.com2238-25771414-7483opendoar:2018-09-13T17:01:24Contracampo - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv TEXTO PROMOCIONAL: O DESAFIO DO MODELO TEÓRICO- METODOLÓGICO / Promotional Text: The Challenge of Theoretical - Methodological Model
title TEXTO PROMOCIONAL: O DESAFIO DO MODELO TEÓRICO- METODOLÓGICO / Promotional Text: The Challenge of Theoretical - Methodological Model
spellingShingle TEXTO PROMOCIONAL: O DESAFIO DO MODELO TEÓRICO- METODOLÓGICO / Promotional Text: The Challenge of Theoretical - Methodological Model
Castro, Maria Lília Dias de
title_short TEXTO PROMOCIONAL: O DESAFIO DO MODELO TEÓRICO- METODOLÓGICO / Promotional Text: The Challenge of Theoretical - Methodological Model
title_full TEXTO PROMOCIONAL: O DESAFIO DO MODELO TEÓRICO- METODOLÓGICO / Promotional Text: The Challenge of Theoretical - Methodological Model
title_fullStr TEXTO PROMOCIONAL: O DESAFIO DO MODELO TEÓRICO- METODOLÓGICO / Promotional Text: The Challenge of Theoretical - Methodological Model
title_full_unstemmed TEXTO PROMOCIONAL: O DESAFIO DO MODELO TEÓRICO- METODOLÓGICO / Promotional Text: The Challenge of Theoretical - Methodological Model
title_sort TEXTO PROMOCIONAL: O DESAFIO DO MODELO TEÓRICO- METODOLÓGICO / Promotional Text: The Challenge of Theoretical - Methodological Model
author Castro, Maria Lília Dias de
author_facet Castro, Maria Lília Dias de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Castro, Maria Lília Dias de
description Levando em conta a quase inexistência de encaminhamentos metodológicos no que tange ao estudo do texto promocional em televisão, este trabalho dispõe-se a discutir uma proposta teórico-metodológica que articule a concretude das condições políticas, econômicas, sociais e culturais que emolduram esse tipo de produção; o pacto comunicativo firmado entre produtores e receptores; as relações desse texto com seu paradigma e com outros textos que lhe precedem ou sucedem na cadeia; e, por fim, as articulações presentes na esfera intradiscursiva. Nesse sentido, propõe uma reflexão em três direções: (1) a natureza desse tipo de produção midiática, (2) a possibilidade de um alargamento articulatório no campo da semiótica e (3) a proposição de um modelo teórico-metodológico, capaz de fornecer os subsídios adequados a essa empreitada.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-12-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uff.br/contracampo/article/view/17513
10.22409/contracampo.v0i28.608
url https://periodicos.uff.br/contracampo/article/view/17513
identifier_str_mv 10.22409/contracampo.v0i28.608
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uff.br/contracampo/article/view/17513/11139
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Contracampo
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Contracampo
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense
dc.source.none.fl_str_mv Contracampo; n. 28 (2013): Dezembro/Março - Mídia e Populismo; 155-171
2238-2577
1414-7483
10.22409/contracampo.v0i28
reponame:Contracampo
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Contracampo
collection Contracampo
repository.name.fl_str_mv Contracampo - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv ||contracampo.uff@gmail.com
_version_ 1799705521798774784