TEXTO PROMOCIONAL: O DESAFIO DO MODELO TEÓRICO- METODOLÓGICO / Promotional Text: The Challenge of Theoretical - Methodological Model
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Contracampo |
Texto Completo: | https://periodicos.uff.br/contracampo/article/view/17513 |
Resumo: | Levando em conta a quase inexistência de encaminhamentos metodológicos no que tange ao estudo do texto promocional em televisão, este trabalho dispõe-se a discutir uma proposta teórico-metodológica que articule a concretude das condições políticas, econômicas, sociais e culturais que emolduram esse tipo de produção; o pacto comunicativo firmado entre produtores e receptores; as relações desse texto com seu paradigma e com outros textos que lhe precedem ou sucedem na cadeia; e, por fim, as articulações presentes na esfera intradiscursiva. Nesse sentido, propõe uma reflexão em três direções: (1) a natureza desse tipo de produção midiática, (2) a possibilidade de um alargamento articulatório no campo da semiótica e (3) a proposição de um modelo teórico-metodológico, capaz de fornecer os subsídios adequados a essa empreitada. |
id |
UFF-5_331c9db29da844ac47f7c174ef578aa8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/17513 |
network_acronym_str |
UFF-5 |
network_name_str |
Contracampo |
repository_id_str |
|
spelling |
TEXTO PROMOCIONAL: O DESAFIO DO MODELO TEÓRICO- METODOLÓGICO / Promotional Text: The Challenge of Theoretical - Methodological ModelLevando em conta a quase inexistência de encaminhamentos metodológicos no que tange ao estudo do texto promocional em televisão, este trabalho dispõe-se a discutir uma proposta teórico-metodológica que articule a concretude das condições políticas, econômicas, sociais e culturais que emolduram esse tipo de produção; o pacto comunicativo firmado entre produtores e receptores; as relações desse texto com seu paradigma e com outros textos que lhe precedem ou sucedem na cadeia; e, por fim, as articulações presentes na esfera intradiscursiva. Nesse sentido, propõe uma reflexão em três direções: (1) a natureza desse tipo de produção midiática, (2) a possibilidade de um alargamento articulatório no campo da semiótica e (3) a proposição de um modelo teórico-metodológico, capaz de fornecer os subsídios adequados a essa empreitada.Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense2013-12-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.uff.br/contracampo/article/view/1751310.22409/contracampo.v0i28.608Contracampo; n. 28 (2013): Dezembro/Março - Mídia e Populismo; 155-1712238-25771414-748310.22409/contracampo.v0i28reponame:Contracampoinstname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFFporhttps://periodicos.uff.br/contracampo/article/view/17513/11139Copyright (c) 2018 Revista Contracampoinfo:eu-repo/semantics/openAccessCastro, Maria Lília Dias de2018-09-13T17:01:24Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/17513Revistahttps://periodicos.uff.br/contracampoPUBhttps://periodicos.uff.br/contracampo/oai||contracampo.uff@gmail.com2238-25771414-7483opendoar:2018-09-13T17:01:24Contracampo - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
TEXTO PROMOCIONAL: O DESAFIO DO MODELO TEÓRICO- METODOLÓGICO / Promotional Text: The Challenge of Theoretical - Methodological Model |
title |
TEXTO PROMOCIONAL: O DESAFIO DO MODELO TEÓRICO- METODOLÓGICO / Promotional Text: The Challenge of Theoretical - Methodological Model |
spellingShingle |
TEXTO PROMOCIONAL: O DESAFIO DO MODELO TEÓRICO- METODOLÓGICO / Promotional Text: The Challenge of Theoretical - Methodological Model Castro, Maria Lília Dias de |
title_short |
TEXTO PROMOCIONAL: O DESAFIO DO MODELO TEÓRICO- METODOLÓGICO / Promotional Text: The Challenge of Theoretical - Methodological Model |
title_full |
TEXTO PROMOCIONAL: O DESAFIO DO MODELO TEÓRICO- METODOLÓGICO / Promotional Text: The Challenge of Theoretical - Methodological Model |
title_fullStr |
TEXTO PROMOCIONAL: O DESAFIO DO MODELO TEÓRICO- METODOLÓGICO / Promotional Text: The Challenge of Theoretical - Methodological Model |
title_full_unstemmed |
TEXTO PROMOCIONAL: O DESAFIO DO MODELO TEÓRICO- METODOLÓGICO / Promotional Text: The Challenge of Theoretical - Methodological Model |
title_sort |
TEXTO PROMOCIONAL: O DESAFIO DO MODELO TEÓRICO- METODOLÓGICO / Promotional Text: The Challenge of Theoretical - Methodological Model |
author |
Castro, Maria Lília Dias de |
author_facet |
Castro, Maria Lília Dias de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Castro, Maria Lília Dias de |
description |
Levando em conta a quase inexistência de encaminhamentos metodológicos no que tange ao estudo do texto promocional em televisão, este trabalho dispõe-se a discutir uma proposta teórico-metodológica que articule a concretude das condições políticas, econômicas, sociais e culturais que emolduram esse tipo de produção; o pacto comunicativo firmado entre produtores e receptores; as relações desse texto com seu paradigma e com outros textos que lhe precedem ou sucedem na cadeia; e, por fim, as articulações presentes na esfera intradiscursiva. Nesse sentido, propõe uma reflexão em três direções: (1) a natureza desse tipo de produção midiática, (2) a possibilidade de um alargamento articulatório no campo da semiótica e (3) a proposição de um modelo teórico-metodológico, capaz de fornecer os subsídios adequados a essa empreitada. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-12-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.uff.br/contracampo/article/view/17513 10.22409/contracampo.v0i28.608 |
url |
https://periodicos.uff.br/contracampo/article/view/17513 |
identifier_str_mv |
10.22409/contracampo.v0i28.608 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.uff.br/contracampo/article/view/17513/11139 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista Contracampo info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista Contracampo |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense |
publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense |
dc.source.none.fl_str_mv |
Contracampo; n. 28 (2013): Dezembro/Março - Mídia e Populismo; 155-171 2238-2577 1414-7483 10.22409/contracampo.v0i28 reponame:Contracampo instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Contracampo |
collection |
Contracampo |
repository.name.fl_str_mv |
Contracampo - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
||contracampo.uff@gmail.com |
_version_ |
1799705521798774784 |