DESAFIOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS DA AVALIAÇÃO NOS PROCESSOS EDUCATIVOS/THEORETICAL AND METHODOLOGICAL CHALLENGES OF EVALUATION IN EDUCATIONAL PROCESSES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fávero, Altair Alberto
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Roteiro (Joaçaba. Online)
Texto Completo: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/9199
Resumo: O objetivo com este texto é realizar uma crítica às práticas avaliativas que ocorrem na Educação Superior que têm se pautado em procedimentos tradicionais de avaliação. O propósito dessa crítica é indicar alguns desafios teórico-metodológicos que poderão se mostrar produtivos para (re)pensar a avaliação dos processos educativos. Inicialmente, tratou-se do conceito de desenvolvimento profissional do docente universitário como um processo necessário para repensar as práticas avaliativas; em seguida, abordou-se a autoavaliação como possibilidade de uma avaliação autêntica; por fim, foram destacados alguns desafios teórico-metodológicos da avaliação dos processos educativos que podem se mostrar produtivos para analisar o atual cenário da expansão da Educação Superior.Palavras-chave: Avaliação. Processos educativos. Políticas educacionais.
id UNOESC-3_105d11e33d9c91f7b603869262dc58a1
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.unoesc.edu.br:article/9199
network_acronym_str UNOESC-3
network_name_str Roteiro (Joaçaba. Online)
repository_id_str
spelling DESAFIOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS DA AVALIAÇÃO NOS PROCESSOS EDUCATIVOS/THEORETICAL AND METHODOLOGICAL CHALLENGES OF EVALUATION IN EDUCATIONAL PROCESSESO objetivo com este texto é realizar uma crítica às práticas avaliativas que ocorrem na Educação Superior que têm se pautado em procedimentos tradicionais de avaliação. O propósito dessa crítica é indicar alguns desafios teórico-metodológicos que poderão se mostrar produtivos para (re)pensar a avaliação dos processos educativos. Inicialmente, tratou-se do conceito de desenvolvimento profissional do docente universitário como um processo necessário para repensar as práticas avaliativas; em seguida, abordou-se a autoavaliação como possibilidade de uma avaliação autêntica; por fim, foram destacados alguns desafios teórico-metodológicos da avaliação dos processos educativos que podem se mostrar produtivos para analisar o atual cenário da expansão da Educação Superior.Palavras-chave: Avaliação. Processos educativos. Políticas educacionais.Universidade do Oeste de Santa Catarina2015-12-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/htmlhttps://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/919910.18593/r.v40i0.9199Roteiro; Vol. 40 (2015): Roteiro Edição Especial; 85-100Roteiro; Vol. 40 (2015): Roteiro Edição Especial; 85-100Roteiro; Vol. 40 (2015): Roteiro Edição Especial; 85-100Roteiro; v. 40 (2015): Roteiro Edição Especial; 85-100Roteiro; Vol. 40 (2015): Roteiro Edição Especial; 85-1002177-60590104-431110.18593/r.v40i0reponame:Roteiro (Joaçaba. Online)instname:Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)instacron:UNOESCporhttps://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/9199/5243https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/9199/13791Copyright (c) 2015 Roteiroinfo:eu-repo/semantics/openAccessFávero, Altair Alberto2019-11-20T16:08:42Zoai:ojs.periodicos.unoesc.edu.br:article/9199Revistahttps://portalperiodicos.unoesc.edu.br/roteirohttps://portalperiodicos.unoesc.edu.br/roteiro/oairoteiro@unoesc.edu.br||editora@unoesc.edu.br||roteiro@unoesc.edu.br|| debora.pereira@unoesc.edu.br2177-60590104-4311opendoar:2019-11-20T16:08:42Roteiro (Joaçaba. Online) - Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)false
dc.title.none.fl_str_mv DESAFIOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS DA AVALIAÇÃO NOS PROCESSOS EDUCATIVOS/THEORETICAL AND METHODOLOGICAL CHALLENGES OF EVALUATION IN EDUCATIONAL PROCESSES
title DESAFIOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS DA AVALIAÇÃO NOS PROCESSOS EDUCATIVOS/THEORETICAL AND METHODOLOGICAL CHALLENGES OF EVALUATION IN EDUCATIONAL PROCESSES
spellingShingle DESAFIOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS DA AVALIAÇÃO NOS PROCESSOS EDUCATIVOS/THEORETICAL AND METHODOLOGICAL CHALLENGES OF EVALUATION IN EDUCATIONAL PROCESSES
Fávero, Altair Alberto
title_short DESAFIOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS DA AVALIAÇÃO NOS PROCESSOS EDUCATIVOS/THEORETICAL AND METHODOLOGICAL CHALLENGES OF EVALUATION IN EDUCATIONAL PROCESSES
title_full DESAFIOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS DA AVALIAÇÃO NOS PROCESSOS EDUCATIVOS/THEORETICAL AND METHODOLOGICAL CHALLENGES OF EVALUATION IN EDUCATIONAL PROCESSES
title_fullStr DESAFIOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS DA AVALIAÇÃO NOS PROCESSOS EDUCATIVOS/THEORETICAL AND METHODOLOGICAL CHALLENGES OF EVALUATION IN EDUCATIONAL PROCESSES
title_full_unstemmed DESAFIOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS DA AVALIAÇÃO NOS PROCESSOS EDUCATIVOS/THEORETICAL AND METHODOLOGICAL CHALLENGES OF EVALUATION IN EDUCATIONAL PROCESSES
title_sort DESAFIOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS DA AVALIAÇÃO NOS PROCESSOS EDUCATIVOS/THEORETICAL AND METHODOLOGICAL CHALLENGES OF EVALUATION IN EDUCATIONAL PROCESSES
author Fávero, Altair Alberto
author_facet Fávero, Altair Alberto
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fávero, Altair Alberto
description O objetivo com este texto é realizar uma crítica às práticas avaliativas que ocorrem na Educação Superior que têm se pautado em procedimentos tradicionais de avaliação. O propósito dessa crítica é indicar alguns desafios teórico-metodológicos que poderão se mostrar produtivos para (re)pensar a avaliação dos processos educativos. Inicialmente, tratou-se do conceito de desenvolvimento profissional do docente universitário como um processo necessário para repensar as práticas avaliativas; em seguida, abordou-se a autoavaliação como possibilidade de uma avaliação autêntica; por fim, foram destacados alguns desafios teórico-metodológicos da avaliação dos processos educativos que podem se mostrar produtivos para analisar o atual cenário da expansão da Educação Superior.Palavras-chave: Avaliação. Processos educativos. Políticas educacionais.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/9199
10.18593/r.v40i0.9199
url https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/9199
identifier_str_mv 10.18593/r.v40i0.9199
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/9199/5243
https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/9199/13791
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Roteiro
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Roteiro
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Oeste de Santa Catarina
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Oeste de Santa Catarina
dc.source.none.fl_str_mv Roteiro; Vol. 40 (2015): Roteiro Edição Especial; 85-100
Roteiro; Vol. 40 (2015): Roteiro Edição Especial; 85-100
Roteiro; Vol. 40 (2015): Roteiro Edição Especial; 85-100
Roteiro; v. 40 (2015): Roteiro Edição Especial; 85-100
Roteiro; Vol. 40 (2015): Roteiro Edição Especial; 85-100
2177-6059
0104-4311
10.18593/r.v40i0
reponame:Roteiro (Joaçaba. Online)
instname:Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)
instacron:UNOESC
instname_str Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)
instacron_str UNOESC
institution UNOESC
reponame_str Roteiro (Joaçaba. Online)
collection Roteiro (Joaçaba. Online)
repository.name.fl_str_mv Roteiro (Joaçaba. Online) - Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)
repository.mail.fl_str_mv roteiro@unoesc.edu.br||editora@unoesc.edu.br||roteiro@unoesc.edu.br|| debora.pereira@unoesc.edu.br
_version_ 1800220529763811328