Problematização e reconhecimento de teorias e práticas de professores em formação para o ensino de Ciências com foco no educar pela pesquisa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Insignare Scientia |
Texto Completo: | https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/10720 |
Resumo: | Neste texto temos como objetivo identificar limites e possibilidades do Educar pela Pesquisa, particularmente, quanto à problematização de teorias e práticas, na visão de estudantes e professores participantes do Projeto inserido no PICMEL. Na pesquisa foram analisados encontros mensais gravados em áudio do Projeto inserido no PICMEL, realizados entre outubro de 2014 e 2015. Os encontros foram transcritos, seguindo-se de análise dos turnos de falas, os quais foram organizados em episódios que podem conter indícios da problematização e reconhecimento de teorias e práticas. A investigação segue uma abordagem qualitativa de pesquisa, a partir da análise temática dos conteúdos, conforme Lüdke & André (2011). Utilizamos para análise a perspectiva histórico-cultural (VIGOTSKI, 2007; 2008). Identificamos nos turnos de fala indícios de problematização de teorias e práticas e de certa evolução de concepções sobre docência. Identificamos indícios que indicavam teorias de ensino que estavam em articulação com o Educar pela Pesquisa, indicando a internalização de concepções sobre o Educar pela Pesquisa. Propomos a necessidade de constituir coletivos colaborativos para a problematização conjunta, pois a reflexão é uma capacidade construída e se enriquece pelo diálogo. Palavras-chave: reflexão; diálogo; problemas da prática; internalização. |
id |
UFFS-2_32139544410d385dbd600a3798bddcbf |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.192.168.253.137:article/10720 |
network_acronym_str |
UFFS-2 |
network_name_str |
Revista Insignare Scientia |
repository_id_str |
|
spelling |
Problematização e reconhecimento de teorias e práticas de professores em formação para o ensino de Ciências com foco no educar pela pesquisaNeste texto temos como objetivo identificar limites e possibilidades do Educar pela Pesquisa, particularmente, quanto à problematização de teorias e práticas, na visão de estudantes e professores participantes do Projeto inserido no PICMEL. Na pesquisa foram analisados encontros mensais gravados em áudio do Projeto inserido no PICMEL, realizados entre outubro de 2014 e 2015. Os encontros foram transcritos, seguindo-se de análise dos turnos de falas, os quais foram organizados em episódios que podem conter indícios da problematização e reconhecimento de teorias e práticas. A investigação segue uma abordagem qualitativa de pesquisa, a partir da análise temática dos conteúdos, conforme Lüdke & André (2011). Utilizamos para análise a perspectiva histórico-cultural (VIGOTSKI, 2007; 2008). Identificamos nos turnos de fala indícios de problematização de teorias e práticas e de certa evolução de concepções sobre docência. Identificamos indícios que indicavam teorias de ensino que estavam em articulação com o Educar pela Pesquisa, indicando a internalização de concepções sobre o Educar pela Pesquisa. Propomos a necessidade de constituir coletivos colaborativos para a problematização conjunta, pois a reflexão é uma capacidade construída e se enriquece pelo diálogo. Palavras-chave: reflexão; diálogo; problemas da prática; internalização.Universidade Federal da Fronteira Sul2019-05-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/1072010.36661/2595-4520.2019v2i1.10720Revista Insignare Scientia - RIS; v. 2 n. 1 (2019): Revista Insignare Scientia; 1-202595-4520reponame:Revista Insignare Scientiainstname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)instacron:UFFSporhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/10720/7138Copyright (c) 2019 Janice Silvana Novakowski Kierepka, Lenir Basso Zanonhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessNovakowski Kierepka, Janice SilvanaZanon, Lenir Basso2021-07-13T05:27:26Zoai:ojs.192.168.253.137:article/10720Revistahttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RISPUBhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/oairoquegullich@uffs.edu.br||2595-45202595-4520opendoar:2021-07-13T05:27:26Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Problematização e reconhecimento de teorias e práticas de professores em formação para o ensino de Ciências com foco no educar pela pesquisa |
title |
Problematização e reconhecimento de teorias e práticas de professores em formação para o ensino de Ciências com foco no educar pela pesquisa |
spellingShingle |
Problematização e reconhecimento de teorias e práticas de professores em formação para o ensino de Ciências com foco no educar pela pesquisa Novakowski Kierepka, Janice Silvana |
title_short |
Problematização e reconhecimento de teorias e práticas de professores em formação para o ensino de Ciências com foco no educar pela pesquisa |
title_full |
Problematização e reconhecimento de teorias e práticas de professores em formação para o ensino de Ciências com foco no educar pela pesquisa |
title_fullStr |
Problematização e reconhecimento de teorias e práticas de professores em formação para o ensino de Ciências com foco no educar pela pesquisa |
title_full_unstemmed |
Problematização e reconhecimento de teorias e práticas de professores em formação para o ensino de Ciências com foco no educar pela pesquisa |
title_sort |
Problematização e reconhecimento de teorias e práticas de professores em formação para o ensino de Ciências com foco no educar pela pesquisa |
author |
Novakowski Kierepka, Janice Silvana |
author_facet |
Novakowski Kierepka, Janice Silvana Zanon, Lenir Basso |
author_role |
author |
author2 |
Zanon, Lenir Basso |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Novakowski Kierepka, Janice Silvana Zanon, Lenir Basso |
description |
Neste texto temos como objetivo identificar limites e possibilidades do Educar pela Pesquisa, particularmente, quanto à problematização de teorias e práticas, na visão de estudantes e professores participantes do Projeto inserido no PICMEL. Na pesquisa foram analisados encontros mensais gravados em áudio do Projeto inserido no PICMEL, realizados entre outubro de 2014 e 2015. Os encontros foram transcritos, seguindo-se de análise dos turnos de falas, os quais foram organizados em episódios que podem conter indícios da problematização e reconhecimento de teorias e práticas. A investigação segue uma abordagem qualitativa de pesquisa, a partir da análise temática dos conteúdos, conforme Lüdke & André (2011). Utilizamos para análise a perspectiva histórico-cultural (VIGOTSKI, 2007; 2008). Identificamos nos turnos de fala indícios de problematização de teorias e práticas e de certa evolução de concepções sobre docência. Identificamos indícios que indicavam teorias de ensino que estavam em articulação com o Educar pela Pesquisa, indicando a internalização de concepções sobre o Educar pela Pesquisa. Propomos a necessidade de constituir coletivos colaborativos para a problematização conjunta, pois a reflexão é uma capacidade construída e se enriquece pelo diálogo. Palavras-chave: reflexão; diálogo; problemas da prática; internalização. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-05-20 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/10720 10.36661/2595-4520.2019v2i1.10720 |
url |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/10720 |
identifier_str_mv |
10.36661/2595-4520.2019v2i1.10720 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/10720/7138 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Janice Silvana Novakowski Kierepka, Lenir Basso Zanon http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Janice Silvana Novakowski Kierepka, Lenir Basso Zanon http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Fronteira Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Fronteira Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Insignare Scientia - RIS; v. 2 n. 1 (2019): Revista Insignare Scientia; 1-20 2595-4520 reponame:Revista Insignare Scientia instname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) instacron:UFFS |
instname_str |
Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) |
instacron_str |
UFFS |
institution |
UFFS |
reponame_str |
Revista Insignare Scientia |
collection |
Revista Insignare Scientia |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
roquegullich@uffs.edu.br|| |
_version_ |
1797221611962630144 |