Problematização e reconhecimento de teorias e práticas de professores em formação para o ensino de Ciências com foco no educar pela pesquisa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Novakowski Kierepka, Janice Silvana
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Zanon, Lenir Basso
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Insignare Scientia
Texto Completo: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/10720
Resumo: Neste texto temos como objetivo identificar limites e possibilidades do Educar pela Pesquisa, particularmente, quanto à problematização de teorias e práticas, na visão de estudantes e professores participantes do Projeto inserido no PICMEL. Na pesquisa foram analisados encontros mensais gravados em áudio do Projeto inserido no PICMEL, realizados entre outubro de 2014 e 2015. Os encontros foram transcritos, seguindo-se de análise dos turnos de falas, os quais foram organizados em episódios que podem conter indícios da problematização e reconhecimento de teorias e práticas. A investigação segue uma abordagem qualitativa de pesquisa, a partir da análise temática dos conteúdos, conforme Lüdke & André (2011). Utilizamos para análise a perspectiva histórico-cultural (VIGOTSKI, 2007; 2008). Identificamos nos turnos de fala indícios de problematização de teorias e práticas e de certa evolução de concepções sobre docência. Identificamos indícios que indicavam teorias de ensino que estavam em articulação com o Educar pela Pesquisa, indicando a internalização de concepções sobre o Educar pela Pesquisa. Propomos a necessidade de constituir coletivos colaborativos para a problematização conjunta, pois a reflexão é uma capacidade construída e se enriquece pelo diálogo. Palavras-chave: reflexão; diálogo; problemas da prática; internalização.
id UFFS-2_32139544410d385dbd600a3798bddcbf
oai_identifier_str oai:ojs.192.168.253.137:article/10720
network_acronym_str UFFS-2
network_name_str Revista Insignare Scientia
repository_id_str
spelling Problematização e reconhecimento de teorias e práticas de professores em formação para o ensino de Ciências com foco no educar pela pesquisaNeste texto temos como objetivo identificar limites e possibilidades do Educar pela Pesquisa, particularmente, quanto à problematização de teorias e práticas, na visão de estudantes e professores participantes do Projeto inserido no PICMEL. Na pesquisa foram analisados encontros mensais gravados em áudio do Projeto inserido no PICMEL, realizados entre outubro de 2014 e 2015. Os encontros foram transcritos, seguindo-se de análise dos turnos de falas, os quais foram organizados em episódios que podem conter indícios da problematização e reconhecimento de teorias e práticas. A investigação segue uma abordagem qualitativa de pesquisa, a partir da análise temática dos conteúdos, conforme Lüdke & André (2011). Utilizamos para análise a perspectiva histórico-cultural (VIGOTSKI, 2007; 2008). Identificamos nos turnos de fala indícios de problematização de teorias e práticas e de certa evolução de concepções sobre docência. Identificamos indícios que indicavam teorias de ensino que estavam em articulação com o Educar pela Pesquisa, indicando a internalização de concepções sobre o Educar pela Pesquisa. Propomos a necessidade de constituir coletivos colaborativos para a problematização conjunta, pois a reflexão é uma capacidade construída e se enriquece pelo diálogo. Palavras-chave: reflexão; diálogo; problemas da prática; internalização.Universidade Federal da Fronteira Sul2019-05-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/1072010.36661/2595-4520.2019v2i1.10720Revista Insignare Scientia - RIS; v. 2 n. 1 (2019): Revista Insignare Scientia; 1-202595-4520reponame:Revista Insignare Scientiainstname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)instacron:UFFSporhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/10720/7138Copyright (c) 2019 Janice Silvana Novakowski Kierepka, Lenir Basso Zanonhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessNovakowski Kierepka, Janice SilvanaZanon, Lenir Basso2021-07-13T05:27:26Zoai:ojs.192.168.253.137:article/10720Revistahttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RISPUBhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/oairoquegullich@uffs.edu.br||2595-45202595-4520opendoar:2021-07-13T05:27:26Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)false
dc.title.none.fl_str_mv Problematização e reconhecimento de teorias e práticas de professores em formação para o ensino de Ciências com foco no educar pela pesquisa
title Problematização e reconhecimento de teorias e práticas de professores em formação para o ensino de Ciências com foco no educar pela pesquisa
spellingShingle Problematização e reconhecimento de teorias e práticas de professores em formação para o ensino de Ciências com foco no educar pela pesquisa
Novakowski Kierepka, Janice Silvana
title_short Problematização e reconhecimento de teorias e práticas de professores em formação para o ensino de Ciências com foco no educar pela pesquisa
title_full Problematização e reconhecimento de teorias e práticas de professores em formação para o ensino de Ciências com foco no educar pela pesquisa
title_fullStr Problematização e reconhecimento de teorias e práticas de professores em formação para o ensino de Ciências com foco no educar pela pesquisa
title_full_unstemmed Problematização e reconhecimento de teorias e práticas de professores em formação para o ensino de Ciências com foco no educar pela pesquisa
title_sort Problematização e reconhecimento de teorias e práticas de professores em formação para o ensino de Ciências com foco no educar pela pesquisa
author Novakowski Kierepka, Janice Silvana
author_facet Novakowski Kierepka, Janice Silvana
Zanon, Lenir Basso
author_role author
author2 Zanon, Lenir Basso
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Novakowski Kierepka, Janice Silvana
Zanon, Lenir Basso
description Neste texto temos como objetivo identificar limites e possibilidades do Educar pela Pesquisa, particularmente, quanto à problematização de teorias e práticas, na visão de estudantes e professores participantes do Projeto inserido no PICMEL. Na pesquisa foram analisados encontros mensais gravados em áudio do Projeto inserido no PICMEL, realizados entre outubro de 2014 e 2015. Os encontros foram transcritos, seguindo-se de análise dos turnos de falas, os quais foram organizados em episódios que podem conter indícios da problematização e reconhecimento de teorias e práticas. A investigação segue uma abordagem qualitativa de pesquisa, a partir da análise temática dos conteúdos, conforme Lüdke & André (2011). Utilizamos para análise a perspectiva histórico-cultural (VIGOTSKI, 2007; 2008). Identificamos nos turnos de fala indícios de problematização de teorias e práticas e de certa evolução de concepções sobre docência. Identificamos indícios que indicavam teorias de ensino que estavam em articulação com o Educar pela Pesquisa, indicando a internalização de concepções sobre o Educar pela Pesquisa. Propomos a necessidade de constituir coletivos colaborativos para a problematização conjunta, pois a reflexão é uma capacidade construída e se enriquece pelo diálogo. Palavras-chave: reflexão; diálogo; problemas da prática; internalização.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-05-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/10720
10.36661/2595-4520.2019v2i1.10720
url https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/10720
identifier_str_mv 10.36661/2595-4520.2019v2i1.10720
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/10720/7138
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Janice Silvana Novakowski Kierepka, Lenir Basso Zanon
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Janice Silvana Novakowski Kierepka, Lenir Basso Zanon
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul
dc.source.none.fl_str_mv Revista Insignare Scientia - RIS; v. 2 n. 1 (2019): Revista Insignare Scientia; 1-20
2595-4520
reponame:Revista Insignare Scientia
instname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
instacron:UFFS
instname_str Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
instacron_str UFFS
institution UFFS
reponame_str Revista Insignare Scientia
collection Revista Insignare Scientia
repository.name.fl_str_mv Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
repository.mail.fl_str_mv roquegullich@uffs.edu.br||
_version_ 1797221611962630144