Proposta Metodológica para o Ensino de Química Utilizando o Tema Alimentação Saudável

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Rogério Pacheco
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Ferreira, Danyelle Stéphane Tavares, da Silva, Débora Augustinho, Mateus, Kelma Alves, dos Santos, Lucilene Cândida, Felicio, Cinthia Maria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Insignare Scientia
Texto Completo: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/10905
Resumo: Trata-se de uma proposta de ensino em que a contextualização e o trabalho interdisciplinar a partir da temática alimentação saudável pode servir como articuladora de relações entre diferentes áreas do conhecimento em ciências e matemática. Utilizando os três momentos pedagógicos de Delizoicov e levantamento de questões sócio científicas (QST), os alunos serão levados a refletirem sobre suas escolhas e pensarem alternativas para se buscar uma alimentação mais saudável. A oficina pedagógica pode ser desenvolvida em diferentes espaços pedagógicos seja em sala de aula ou laboratórios para ensino de ciências e várias estratégias didáticas são propostas, como a utilização de vídeos educativos, análise crítica de artigos científicos, sala de aula invertida e aulas experimentais. Desta forma, acreditamos que este trabalho possa ser de extrema importância para a área do ensino de ciências, pois apresentamos sugestões de como se pode trabalhar diferentes conteúdos de ensino com determinado tema de uma maneira interdisciplinar e em escala macroscópica por meio do desenvolvimento Da experimentação e protagonismo do aluno.
id UFFS-2_88467bddf1f9ffcf1fe9527dcf6edd87
oai_identifier_str oai:ojs.192.168.253.137:article/10905
network_acronym_str UFFS-2
network_name_str Revista Insignare Scientia
repository_id_str
spelling Proposta Metodológica para o Ensino de Química Utilizando o Tema Alimentação SaudávelTrata-se de uma proposta de ensino em que a contextualização e o trabalho interdisciplinar a partir da temática alimentação saudável pode servir como articuladora de relações entre diferentes áreas do conhecimento em ciências e matemática. Utilizando os três momentos pedagógicos de Delizoicov e levantamento de questões sócio científicas (QST), os alunos serão levados a refletirem sobre suas escolhas e pensarem alternativas para se buscar uma alimentação mais saudável. A oficina pedagógica pode ser desenvolvida em diferentes espaços pedagógicos seja em sala de aula ou laboratórios para ensino de ciências e várias estratégias didáticas são propostas, como a utilização de vídeos educativos, análise crítica de artigos científicos, sala de aula invertida e aulas experimentais. Desta forma, acreditamos que este trabalho possa ser de extrema importância para a área do ensino de ciências, pois apresentamos sugestões de como se pode trabalhar diferentes conteúdos de ensino com determinado tema de uma maneira interdisciplinar e em escala macroscópica por meio do desenvolvimento Da experimentação e protagonismo do aluno.Universidade Federal da Fronteira Sul2019-09-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/1090510.36661/2595-4520.2019v2i2.10905Revista Insignare Scientia - RIS; v. 2 n. 2 (2019): Revista Insignare Scientia; 277-2852595-4520reponame:Revista Insignare Scientiainstname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)instacron:UFFSporhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/10905/7224Copyright (c) 2019 Rogério Pacheco Rodrigues, Danyelle Stéphane Tavares Ferreira, Débora Augustinho da Silva, Kelma Alves Mateus, Lucilene Cândida dos Santos, Cinthia Maria Feliciohttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessRodrigues, Rogério PachecoFerreira, Danyelle Stéphane Tavaresda Silva, Débora AugustinhoMateus, Kelma Alvesdos Santos, Lucilene CândidaFelicio, Cinthia Maria2021-07-13T05:26:40Zoai:ojs.192.168.253.137:article/10905Revistahttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RISPUBhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/oairoquegullich@uffs.edu.br||2595-45202595-4520opendoar:2021-07-13T05:26:40Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)false
dc.title.none.fl_str_mv Proposta Metodológica para o Ensino de Química Utilizando o Tema Alimentação Saudável
title Proposta Metodológica para o Ensino de Química Utilizando o Tema Alimentação Saudável
spellingShingle Proposta Metodológica para o Ensino de Química Utilizando o Tema Alimentação Saudável
Rodrigues, Rogério Pacheco
title_short Proposta Metodológica para o Ensino de Química Utilizando o Tema Alimentação Saudável
title_full Proposta Metodológica para o Ensino de Química Utilizando o Tema Alimentação Saudável
title_fullStr Proposta Metodológica para o Ensino de Química Utilizando o Tema Alimentação Saudável
title_full_unstemmed Proposta Metodológica para o Ensino de Química Utilizando o Tema Alimentação Saudável
title_sort Proposta Metodológica para o Ensino de Química Utilizando o Tema Alimentação Saudável
author Rodrigues, Rogério Pacheco
author_facet Rodrigues, Rogério Pacheco
Ferreira, Danyelle Stéphane Tavares
da Silva, Débora Augustinho
Mateus, Kelma Alves
dos Santos, Lucilene Cândida
Felicio, Cinthia Maria
author_role author
author2 Ferreira, Danyelle Stéphane Tavares
da Silva, Débora Augustinho
Mateus, Kelma Alves
dos Santos, Lucilene Cândida
Felicio, Cinthia Maria
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Rogério Pacheco
Ferreira, Danyelle Stéphane Tavares
da Silva, Débora Augustinho
Mateus, Kelma Alves
dos Santos, Lucilene Cândida
Felicio, Cinthia Maria
description Trata-se de uma proposta de ensino em que a contextualização e o trabalho interdisciplinar a partir da temática alimentação saudável pode servir como articuladora de relações entre diferentes áreas do conhecimento em ciências e matemática. Utilizando os três momentos pedagógicos de Delizoicov e levantamento de questões sócio científicas (QST), os alunos serão levados a refletirem sobre suas escolhas e pensarem alternativas para se buscar uma alimentação mais saudável. A oficina pedagógica pode ser desenvolvida em diferentes espaços pedagógicos seja em sala de aula ou laboratórios para ensino de ciências e várias estratégias didáticas são propostas, como a utilização de vídeos educativos, análise crítica de artigos científicos, sala de aula invertida e aulas experimentais. Desta forma, acreditamos que este trabalho possa ser de extrema importância para a área do ensino de ciências, pois apresentamos sugestões de como se pode trabalhar diferentes conteúdos de ensino com determinado tema de uma maneira interdisciplinar e em escala macroscópica por meio do desenvolvimento Da experimentação e protagonismo do aluno.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-09-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/10905
10.36661/2595-4520.2019v2i2.10905
url https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/10905
identifier_str_mv 10.36661/2595-4520.2019v2i2.10905
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/10905/7224
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul
dc.source.none.fl_str_mv Revista Insignare Scientia - RIS; v. 2 n. 2 (2019): Revista Insignare Scientia; 277-285
2595-4520
reponame:Revista Insignare Scientia
instname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
instacron:UFFS
instname_str Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
instacron_str UFFS
institution UFFS
reponame_str Revista Insignare Scientia
collection Revista Insignare Scientia
repository.name.fl_str_mv Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
repository.mail.fl_str_mv roquegullich@uffs.edu.br||
_version_ 1797221611993038848