Proposta Metodológica para o Ensino de Química Utilizando o Tema Alimentação Saudável
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Insignare Scientia |
Texto Completo: | https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/10905 |
Resumo: | Trata-se de uma proposta de ensino em que a contextualização e o trabalho interdisciplinar a partir da temática alimentação saudável pode servir como articuladora de relações entre diferentes áreas do conhecimento em ciências e matemática. Utilizando os três momentos pedagógicos de Delizoicov e levantamento de questões sócio científicas (QST), os alunos serão levados a refletirem sobre suas escolhas e pensarem alternativas para se buscar uma alimentação mais saudável. A oficina pedagógica pode ser desenvolvida em diferentes espaços pedagógicos seja em sala de aula ou laboratórios para ensino de ciências e várias estratégias didáticas são propostas, como a utilização de vídeos educativos, análise crítica de artigos científicos, sala de aula invertida e aulas experimentais. Desta forma, acreditamos que este trabalho possa ser de extrema importância para a área do ensino de ciências, pois apresentamos sugestões de como se pode trabalhar diferentes conteúdos de ensino com determinado tema de uma maneira interdisciplinar e em escala macroscópica por meio do desenvolvimento Da experimentação e protagonismo do aluno. |
id |
UFFS-2_88467bddf1f9ffcf1fe9527dcf6edd87 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.192.168.253.137:article/10905 |
network_acronym_str |
UFFS-2 |
network_name_str |
Revista Insignare Scientia |
repository_id_str |
|
spelling |
Proposta Metodológica para o Ensino de Química Utilizando o Tema Alimentação SaudávelTrata-se de uma proposta de ensino em que a contextualização e o trabalho interdisciplinar a partir da temática alimentação saudável pode servir como articuladora de relações entre diferentes áreas do conhecimento em ciências e matemática. Utilizando os três momentos pedagógicos de Delizoicov e levantamento de questões sócio científicas (QST), os alunos serão levados a refletirem sobre suas escolhas e pensarem alternativas para se buscar uma alimentação mais saudável. A oficina pedagógica pode ser desenvolvida em diferentes espaços pedagógicos seja em sala de aula ou laboratórios para ensino de ciências e várias estratégias didáticas são propostas, como a utilização de vídeos educativos, análise crítica de artigos científicos, sala de aula invertida e aulas experimentais. Desta forma, acreditamos que este trabalho possa ser de extrema importância para a área do ensino de ciências, pois apresentamos sugestões de como se pode trabalhar diferentes conteúdos de ensino com determinado tema de uma maneira interdisciplinar e em escala macroscópica por meio do desenvolvimento Da experimentação e protagonismo do aluno.Universidade Federal da Fronteira Sul2019-09-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/1090510.36661/2595-4520.2019v2i2.10905Revista Insignare Scientia - RIS; v. 2 n. 2 (2019): Revista Insignare Scientia; 277-2852595-4520reponame:Revista Insignare Scientiainstname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)instacron:UFFSporhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/10905/7224Copyright (c) 2019 Rogério Pacheco Rodrigues, Danyelle Stéphane Tavares Ferreira, Débora Augustinho da Silva, Kelma Alves Mateus, Lucilene Cândida dos Santos, Cinthia Maria Feliciohttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessRodrigues, Rogério PachecoFerreira, Danyelle Stéphane Tavaresda Silva, Débora AugustinhoMateus, Kelma Alvesdos Santos, Lucilene CândidaFelicio, Cinthia Maria2021-07-13T05:26:40Zoai:ojs.192.168.253.137:article/10905Revistahttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RISPUBhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/oairoquegullich@uffs.edu.br||2595-45202595-4520opendoar:2021-07-13T05:26:40Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Proposta Metodológica para o Ensino de Química Utilizando o Tema Alimentação Saudável |
title |
Proposta Metodológica para o Ensino de Química Utilizando o Tema Alimentação Saudável |
spellingShingle |
Proposta Metodológica para o Ensino de Química Utilizando o Tema Alimentação Saudável Rodrigues, Rogério Pacheco |
title_short |
Proposta Metodológica para o Ensino de Química Utilizando o Tema Alimentação Saudável |
title_full |
Proposta Metodológica para o Ensino de Química Utilizando o Tema Alimentação Saudável |
title_fullStr |
Proposta Metodológica para o Ensino de Química Utilizando o Tema Alimentação Saudável |
title_full_unstemmed |
Proposta Metodológica para o Ensino de Química Utilizando o Tema Alimentação Saudável |
title_sort |
Proposta Metodológica para o Ensino de Química Utilizando o Tema Alimentação Saudável |
author |
Rodrigues, Rogério Pacheco |
author_facet |
Rodrigues, Rogério Pacheco Ferreira, Danyelle Stéphane Tavares da Silva, Débora Augustinho Mateus, Kelma Alves dos Santos, Lucilene Cândida Felicio, Cinthia Maria |
author_role |
author |
author2 |
Ferreira, Danyelle Stéphane Tavares da Silva, Débora Augustinho Mateus, Kelma Alves dos Santos, Lucilene Cândida Felicio, Cinthia Maria |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rodrigues, Rogério Pacheco Ferreira, Danyelle Stéphane Tavares da Silva, Débora Augustinho Mateus, Kelma Alves dos Santos, Lucilene Cândida Felicio, Cinthia Maria |
description |
Trata-se de uma proposta de ensino em que a contextualização e o trabalho interdisciplinar a partir da temática alimentação saudável pode servir como articuladora de relações entre diferentes áreas do conhecimento em ciências e matemática. Utilizando os três momentos pedagógicos de Delizoicov e levantamento de questões sócio científicas (QST), os alunos serão levados a refletirem sobre suas escolhas e pensarem alternativas para se buscar uma alimentação mais saudável. A oficina pedagógica pode ser desenvolvida em diferentes espaços pedagógicos seja em sala de aula ou laboratórios para ensino de ciências e várias estratégias didáticas são propostas, como a utilização de vídeos educativos, análise crítica de artigos científicos, sala de aula invertida e aulas experimentais. Desta forma, acreditamos que este trabalho possa ser de extrema importância para a área do ensino de ciências, pois apresentamos sugestões de como se pode trabalhar diferentes conteúdos de ensino com determinado tema de uma maneira interdisciplinar e em escala macroscópica por meio do desenvolvimento Da experimentação e protagonismo do aluno. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-09-19 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/10905 10.36661/2595-4520.2019v2i2.10905 |
url |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/10905 |
identifier_str_mv |
10.36661/2595-4520.2019v2i2.10905 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/10905/7224 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Fronteira Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Fronteira Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Insignare Scientia - RIS; v. 2 n. 2 (2019): Revista Insignare Scientia; 277-285 2595-4520 reponame:Revista Insignare Scientia instname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) instacron:UFFS |
instname_str |
Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) |
instacron_str |
UFFS |
institution |
UFFS |
reponame_str |
Revista Insignare Scientia |
collection |
Revista Insignare Scientia |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
roquegullich@uffs.edu.br|| |
_version_ |
1797221611993038848 |