Termoquímica na perspectiva CTSA para o ensino de química por meio das TIC
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Insignare Scientia |
Texto Completo: | https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11905 |
Resumo: | Esta pesquisa apresenta o desenvolvimento de uma proposta de ensino investigativo de termoquímica na perspectiva Ciência-Tecnologia-Sociedade-Ambiente (CTSA), cujo desenvolvimento se deu por meio das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) em diversos canais de comunicação que viabilizaram a aprendizagem remota. Tais ferramentas digitais possibilitaram o ensino durante o isolamento social ocasionado pela pandemia COVID-19 e suspensão de atividades presenciais nas escolas. As aulas contaram com a participação de dois grupos de alunos matriculados no segundo ano do ensino médio de uma escola da rede estadual do município de Colíder, Mato Grosso. As atividades síncronas foram divididas em três momentos didáticos de duas horas cada, nas quais os participantes foram motivados ao questionamento visando a construção da argumentação crítica. Observamos a sensibilização quanto aos conceitos estudados de termoquímica associados as calorias, alimentação saudável e hábitos alimentares, com um olhar especial durante esse período de isolamento. |
id |
UFFS-2_c58856645ee6d97b9993434f3f83afa8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.192.168.253.137:article/11905 |
network_acronym_str |
UFFS-2 |
network_name_str |
Revista Insignare Scientia |
repository_id_str |
|
spelling |
Termoquímica na perspectiva CTSA para o ensino de química por meio das TICEsta pesquisa apresenta o desenvolvimento de uma proposta de ensino investigativo de termoquímica na perspectiva Ciência-Tecnologia-Sociedade-Ambiente (CTSA), cujo desenvolvimento se deu por meio das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) em diversos canais de comunicação que viabilizaram a aprendizagem remota. Tais ferramentas digitais possibilitaram o ensino durante o isolamento social ocasionado pela pandemia COVID-19 e suspensão de atividades presenciais nas escolas. As aulas contaram com a participação de dois grupos de alunos matriculados no segundo ano do ensino médio de uma escola da rede estadual do município de Colíder, Mato Grosso. As atividades síncronas foram divididas em três momentos didáticos de duas horas cada, nas quais os participantes foram motivados ao questionamento visando a construção da argumentação crítica. Observamos a sensibilização quanto aos conceitos estudados de termoquímica associados as calorias, alimentação saudável e hábitos alimentares, com um olhar especial durante esse período de isolamento.Universidade Federal da Fronteira Sul2020-12-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/1190510.36661/2595-4520.2020v3i5.11905Revista Insignare Scientia - RIS; v. 3 n. 5 (2020): Revista Insignare Scientia; 328-3492595-4520reponame:Revista Insignare Scientiainstname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)instacron:UFFSporhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11905/7589Copyright (c) 2020 Linney Chrissie Konno Piton Pereira, Carmen Wobeto, Felicio Guilardi Junior, Patrícia Rosinkehttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessPereira, Linney Chrissie Konno PitonWobeto, CarmenJunior, Felicio GuilardiRosinke, Patrícia2021-07-13T05:22:03Zoai:ojs.192.168.253.137:article/11905Revistahttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RISPUBhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/oairoquegullich@uffs.edu.br||2595-45202595-4520opendoar:2021-07-13T05:22:03Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Termoquímica na perspectiva CTSA para o ensino de química por meio das TIC |
title |
Termoquímica na perspectiva CTSA para o ensino de química por meio das TIC |
spellingShingle |
Termoquímica na perspectiva CTSA para o ensino de química por meio das TIC Pereira, Linney Chrissie Konno Piton |
title_short |
Termoquímica na perspectiva CTSA para o ensino de química por meio das TIC |
title_full |
Termoquímica na perspectiva CTSA para o ensino de química por meio das TIC |
title_fullStr |
Termoquímica na perspectiva CTSA para o ensino de química por meio das TIC |
title_full_unstemmed |
Termoquímica na perspectiva CTSA para o ensino de química por meio das TIC |
title_sort |
Termoquímica na perspectiva CTSA para o ensino de química por meio das TIC |
author |
Pereira, Linney Chrissie Konno Piton |
author_facet |
Pereira, Linney Chrissie Konno Piton Wobeto, Carmen Junior, Felicio Guilardi Rosinke, Patrícia |
author_role |
author |
author2 |
Wobeto, Carmen Junior, Felicio Guilardi Rosinke, Patrícia |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Linney Chrissie Konno Piton Wobeto, Carmen Junior, Felicio Guilardi Rosinke, Patrícia |
description |
Esta pesquisa apresenta o desenvolvimento de uma proposta de ensino investigativo de termoquímica na perspectiva Ciência-Tecnologia-Sociedade-Ambiente (CTSA), cujo desenvolvimento se deu por meio das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) em diversos canais de comunicação que viabilizaram a aprendizagem remota. Tais ferramentas digitais possibilitaram o ensino durante o isolamento social ocasionado pela pandemia COVID-19 e suspensão de atividades presenciais nas escolas. As aulas contaram com a participação de dois grupos de alunos matriculados no segundo ano do ensino médio de uma escola da rede estadual do município de Colíder, Mato Grosso. As atividades síncronas foram divididas em três momentos didáticos de duas horas cada, nas quais os participantes foram motivados ao questionamento visando a construção da argumentação crítica. Observamos a sensibilização quanto aos conceitos estudados de termoquímica associados as calorias, alimentação saudável e hábitos alimentares, com um olhar especial durante esse período de isolamento. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-18 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11905 10.36661/2595-4520.2020v3i5.11905 |
url |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11905 |
identifier_str_mv |
10.36661/2595-4520.2020v3i5.11905 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11905/7589 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Fronteira Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Fronteira Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Insignare Scientia - RIS; v. 3 n. 5 (2020): Revista Insignare Scientia; 328-349 2595-4520 reponame:Revista Insignare Scientia instname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) instacron:UFFS |
instname_str |
Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) |
instacron_str |
UFFS |
institution |
UFFS |
reponame_str |
Revista Insignare Scientia |
collection |
Revista Insignare Scientia |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
roquegullich@uffs.edu.br|| |
_version_ |
1797221612892717056 |