Leonídia: ela é doida? Produção Partilhada do Conhecimento e Criação Cênica Polifônica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Peres, Marta Simões
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Lima, André Meyer Alves de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Arte da Cena
Texto Completo: https://revistas.ufg.br/artce/article/view/41565
Resumo: Este trabalho aborda a criação do espetáculo “Leonídia: ela é doida?”, pela “Trupe DiVersos”/ Projeto Paratodos/UFRJ. Após a passagem da performance/leitura dramatizada (2014) à montagem do espetáculo (2015), seguiram-se seis apresentações. Leonídia é fruto do curso de extensão “Criação Cênica Polifônica” (CCP), cuja ideia central consistiu em aplicar as noções de Produção Partilhada do Conhecimento (PPC) (Bairon e Lazaneo, 2012) e de polifonia (Bakhtin, 2010) na cena. Somados ao contato com manifestações de culturas tradicionais do Brasil, os conceitos materializam-se em arte e demais produções, tais como eventos acadêmicos, material audiovisual e o presente artigo. A criação, roteirização e montagem de um espetáculo por um grupo que tem como característica a diversidade aposta no aumento da permeabilidade entre universidade e sociedade. 
id UFG-12_919f62f15bb1fbff84aaab3230eda631
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.ufg.br:article/41565
network_acronym_str UFG-12
network_name_str Arte da Cena
repository_id_str
spelling Leonídia: ela é doida? Produção Partilhada do Conhecimento e Criação Cênica PolifônicaDançaTeatroProdução Partilhada do ConhecimentoEstudos da DeficiênciaLuta AntimanicomialEste trabalho aborda a criação do espetáculo “Leonídia: ela é doida?”, pela “Trupe DiVersos”/ Projeto Paratodos/UFRJ. Após a passagem da performance/leitura dramatizada (2014) à montagem do espetáculo (2015), seguiram-se seis apresentações. Leonídia é fruto do curso de extensão “Criação Cênica Polifônica” (CCP), cuja ideia central consistiu em aplicar as noções de Produção Partilhada do Conhecimento (PPC) (Bairon e Lazaneo, 2012) e de polifonia (Bakhtin, 2010) na cena. Somados ao contato com manifestações de culturas tradicionais do Brasil, os conceitos materializam-se em arte e demais produções, tais como eventos acadêmicos, material audiovisual e o presente artigo. A criação, roteirização e montagem de um espetáculo por um grupo que tem como característica a diversidade aposta no aumento da permeabilidade entre universidade e sociedade. Universidade Federal de Goiás2016-12-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/artce/article/view/4156510.5216/ac.v2i3.41565Art on Stage Journal; Vol. 2 No. 3 (2016): v. 2, n. 3 - Comicidade e Palhaçaria; 154-170Arte da Cena (Art on Stage); v. 2 n. 3 (2016): v. 2, n. 3 - Comicidade e Palhaçaria; 154-1702358-6060reponame:Arte da Cenainstname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/artce/article/view/41565/22465Copyright (c) 2016 Arte da Cena (Art on Stage)info:eu-repo/semantics/openAccessPeres, Marta SimõesLima, André Meyer Alves de2021-02-20T20:40:24Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/41565Revistahttps://www.revistas.ufg.br/artce/PUBhttps://www.revistas.ufg.br/artce/oaiartedacena@gmail.com||2358-60602358-6060opendoar:2021-02-20T20:40:24Arte da Cena - Universidade Federal de Goiás (UFG)false
dc.title.none.fl_str_mv Leonídia: ela é doida? Produção Partilhada do Conhecimento e Criação Cênica Polifônica
title Leonídia: ela é doida? Produção Partilhada do Conhecimento e Criação Cênica Polifônica
spellingShingle Leonídia: ela é doida? Produção Partilhada do Conhecimento e Criação Cênica Polifônica
Peres, Marta Simões
Dança
Teatro
Produção Partilhada do Conhecimento
Estudos da Deficiência
Luta Antimanicomial
title_short Leonídia: ela é doida? Produção Partilhada do Conhecimento e Criação Cênica Polifônica
title_full Leonídia: ela é doida? Produção Partilhada do Conhecimento e Criação Cênica Polifônica
title_fullStr Leonídia: ela é doida? Produção Partilhada do Conhecimento e Criação Cênica Polifônica
title_full_unstemmed Leonídia: ela é doida? Produção Partilhada do Conhecimento e Criação Cênica Polifônica
title_sort Leonídia: ela é doida? Produção Partilhada do Conhecimento e Criação Cênica Polifônica
author Peres, Marta Simões
author_facet Peres, Marta Simões
Lima, André Meyer Alves de
author_role author
author2 Lima, André Meyer Alves de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Peres, Marta Simões
Lima, André Meyer Alves de
dc.subject.por.fl_str_mv Dança
Teatro
Produção Partilhada do Conhecimento
Estudos da Deficiência
Luta Antimanicomial
topic Dança
Teatro
Produção Partilhada do Conhecimento
Estudos da Deficiência
Luta Antimanicomial
description Este trabalho aborda a criação do espetáculo “Leonídia: ela é doida?”, pela “Trupe DiVersos”/ Projeto Paratodos/UFRJ. Após a passagem da performance/leitura dramatizada (2014) à montagem do espetáculo (2015), seguiram-se seis apresentações. Leonídia é fruto do curso de extensão “Criação Cênica Polifônica” (CCP), cuja ideia central consistiu em aplicar as noções de Produção Partilhada do Conhecimento (PPC) (Bairon e Lazaneo, 2012) e de polifonia (Bakhtin, 2010) na cena. Somados ao contato com manifestações de culturas tradicionais do Brasil, os conceitos materializam-se em arte e demais produções, tais como eventos acadêmicos, material audiovisual e o presente artigo. A criação, roteirização e montagem de um espetáculo por um grupo que tem como característica a diversidade aposta no aumento da permeabilidade entre universidade e sociedade. 
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/artce/article/view/41565
10.5216/ac.v2i3.41565
url https://revistas.ufg.br/artce/article/view/41565
identifier_str_mv 10.5216/ac.v2i3.41565
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/artce/article/view/41565/22465
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Arte da Cena (Art on Stage)
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Arte da Cena (Art on Stage)
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás
dc.source.none.fl_str_mv Art on Stage Journal; Vol. 2 No. 3 (2016): v. 2, n. 3 - Comicidade e Palhaçaria; 154-170
Arte da Cena (Art on Stage); v. 2 n. 3 (2016): v. 2, n. 3 - Comicidade e Palhaçaria; 154-170
2358-6060
reponame:Arte da Cena
instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron:UFG
instname_str Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron_str UFG
institution UFG
reponame_str Arte da Cena
collection Arte da Cena
repository.name.fl_str_mv Arte da Cena - Universidade Federal de Goiás (UFG)
repository.mail.fl_str_mv artedacena@gmail.com||
_version_ 1797068725676933120