Leonídia: ela é doida? Produção Partilhada do Conhecimento e Criação Cênica Polifônica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Arte da Cena |
Texto Completo: | https://revistas.ufg.br/artce/article/view/41565 |
Resumo: | Este trabalho aborda a criação do espetáculo “Leonídia: ela é doida?”, pela “Trupe DiVersos”/ Projeto Paratodos/UFRJ. Após a passagem da performance/leitura dramatizada (2014) à montagem do espetáculo (2015), seguiram-se seis apresentações. Leonídia é fruto do curso de extensão “Criação Cênica Polifônica” (CCP), cuja ideia central consistiu em aplicar as noções de Produção Partilhada do Conhecimento (PPC) (Bairon e Lazaneo, 2012) e de polifonia (Bakhtin, 2010) na cena. Somados ao contato com manifestações de culturas tradicionais do Brasil, os conceitos materializam-se em arte e demais produções, tais como eventos acadêmicos, material audiovisual e o presente artigo. A criação, roteirização e montagem de um espetáculo por um grupo que tem como característica a diversidade aposta no aumento da permeabilidade entre universidade e sociedade. |
id |
UFG-12_919f62f15bb1fbff84aaab3230eda631 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.ufg.br:article/41565 |
network_acronym_str |
UFG-12 |
network_name_str |
Arte da Cena |
repository_id_str |
|
spelling |
Leonídia: ela é doida? Produção Partilhada do Conhecimento e Criação Cênica PolifônicaDançaTeatroProdução Partilhada do ConhecimentoEstudos da DeficiênciaLuta AntimanicomialEste trabalho aborda a criação do espetáculo “Leonídia: ela é doida?”, pela “Trupe DiVersos”/ Projeto Paratodos/UFRJ. Após a passagem da performance/leitura dramatizada (2014) à montagem do espetáculo (2015), seguiram-se seis apresentações. Leonídia é fruto do curso de extensão “Criação Cênica Polifônica” (CCP), cuja ideia central consistiu em aplicar as noções de Produção Partilhada do Conhecimento (PPC) (Bairon e Lazaneo, 2012) e de polifonia (Bakhtin, 2010) na cena. Somados ao contato com manifestações de culturas tradicionais do Brasil, os conceitos materializam-se em arte e demais produções, tais como eventos acadêmicos, material audiovisual e o presente artigo. A criação, roteirização e montagem de um espetáculo por um grupo que tem como característica a diversidade aposta no aumento da permeabilidade entre universidade e sociedade. Universidade Federal de Goiás2016-12-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/artce/article/view/4156510.5216/ac.v2i3.41565Art on Stage Journal; Vol. 2 No. 3 (2016): v. 2, n. 3 - Comicidade e Palhaçaria; 154-170Arte da Cena (Art on Stage); v. 2 n. 3 (2016): v. 2, n. 3 - Comicidade e Palhaçaria; 154-1702358-6060reponame:Arte da Cenainstname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/artce/article/view/41565/22465Copyright (c) 2016 Arte da Cena (Art on Stage)info:eu-repo/semantics/openAccessPeres, Marta SimõesLima, André Meyer Alves de2021-02-20T20:40:24Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/41565Revistahttps://www.revistas.ufg.br/artce/PUBhttps://www.revistas.ufg.br/artce/oaiartedacena@gmail.com||2358-60602358-6060opendoar:2021-02-20T20:40:24Arte da Cena - Universidade Federal de Goiás (UFG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Leonídia: ela é doida? Produção Partilhada do Conhecimento e Criação Cênica Polifônica |
title |
Leonídia: ela é doida? Produção Partilhada do Conhecimento e Criação Cênica Polifônica |
spellingShingle |
Leonídia: ela é doida? Produção Partilhada do Conhecimento e Criação Cênica Polifônica Peres, Marta Simões Dança Teatro Produção Partilhada do Conhecimento Estudos da Deficiência Luta Antimanicomial |
title_short |
Leonídia: ela é doida? Produção Partilhada do Conhecimento e Criação Cênica Polifônica |
title_full |
Leonídia: ela é doida? Produção Partilhada do Conhecimento e Criação Cênica Polifônica |
title_fullStr |
Leonídia: ela é doida? Produção Partilhada do Conhecimento e Criação Cênica Polifônica |
title_full_unstemmed |
Leonídia: ela é doida? Produção Partilhada do Conhecimento e Criação Cênica Polifônica |
title_sort |
Leonídia: ela é doida? Produção Partilhada do Conhecimento e Criação Cênica Polifônica |
author |
Peres, Marta Simões |
author_facet |
Peres, Marta Simões Lima, André Meyer Alves de |
author_role |
author |
author2 |
Lima, André Meyer Alves de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Peres, Marta Simões Lima, André Meyer Alves de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Dança Teatro Produção Partilhada do Conhecimento Estudos da Deficiência Luta Antimanicomial |
topic |
Dança Teatro Produção Partilhada do Conhecimento Estudos da Deficiência Luta Antimanicomial |
description |
Este trabalho aborda a criação do espetáculo “Leonídia: ela é doida?”, pela “Trupe DiVersos”/ Projeto Paratodos/UFRJ. Após a passagem da performance/leitura dramatizada (2014) à montagem do espetáculo (2015), seguiram-se seis apresentações. Leonídia é fruto do curso de extensão “Criação Cênica Polifônica” (CCP), cuja ideia central consistiu em aplicar as noções de Produção Partilhada do Conhecimento (PPC) (Bairon e Lazaneo, 2012) e de polifonia (Bakhtin, 2010) na cena. Somados ao contato com manifestações de culturas tradicionais do Brasil, os conceitos materializam-se em arte e demais produções, tais como eventos acadêmicos, material audiovisual e o presente artigo. A criação, roteirização e montagem de um espetáculo por um grupo que tem como característica a diversidade aposta no aumento da permeabilidade entre universidade e sociedade. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-12-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/artce/article/view/41565 10.5216/ac.v2i3.41565 |
url |
https://revistas.ufg.br/artce/article/view/41565 |
identifier_str_mv |
10.5216/ac.v2i3.41565 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/artce/article/view/41565/22465 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Arte da Cena (Art on Stage) info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Arte da Cena (Art on Stage) |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Goiás |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Goiás |
dc.source.none.fl_str_mv |
Art on Stage Journal; Vol. 2 No. 3 (2016): v. 2, n. 3 - Comicidade e Palhaçaria; 154-170 Arte da Cena (Art on Stage); v. 2 n. 3 (2016): v. 2, n. 3 - Comicidade e Palhaçaria; 154-170 2358-6060 reponame:Arte da Cena instname:Universidade Federal de Goiás (UFG) instacron:UFG |
instname_str |
Universidade Federal de Goiás (UFG) |
instacron_str |
UFG |
institution |
UFG |
reponame_str |
Arte da Cena |
collection |
Arte da Cena |
repository.name.fl_str_mv |
Arte da Cena - Universidade Federal de Goiás (UFG) |
repository.mail.fl_str_mv |
artedacena@gmail.com|| |
_version_ |
1797068725676933120 |