Inclusão, formação e educação física: uma análise na perspectiva dos professores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pensar a Prática (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.ufg.br/fef/article/view/69956 |
Resumo: | Este estudo teve como objetivo descrever a formação na perspectiva da inclusão de professores de Educação Física que atuam com alunos com deficiência nas escolas da Rede Municipal de Rio Grande – RS. Fizeram parte da amostra do estudo 17 professores. Foi aplicado um questionário sobre os dados de identificação e formação acadêmica na perspectiva da inclusão. Posteriormente, foi utilizada a técnica dos Grupos Focais com as temáticas: formação do professor de Educação Física e políticas públicas educacionais inclusivas. Os resultados obtidos sinalizam que os conhecimentos docentes relacionados à inclusão, estão ligados a pratica da sala de aula na escola, tendo um diálogo contínuo com os conhecimentos da formação inicial e continuada. |
id |
UFG-4_28cee9eece1bdbe6876042776a807b8d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.ufg.br:article/69956 |
network_acronym_str |
UFG-4 |
network_name_str |
Pensar a Prática (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Inclusão, formação e educação física: uma análise na perspectiva dos professoresInclusionTeacher TrainingPhysical EducationInclusiónFormación de ProfesoresEducación FísicaInclusãoFormação de ProfessoresEducação FísicaEste estudo teve como objetivo descrever a formação na perspectiva da inclusão de professores de Educação Física que atuam com alunos com deficiência nas escolas da Rede Municipal de Rio Grande – RS. Fizeram parte da amostra do estudo 17 professores. Foi aplicado um questionário sobre os dados de identificação e formação acadêmica na perspectiva da inclusão. Posteriormente, foi utilizada a técnica dos Grupos Focais com as temáticas: formação do professor de Educação Física e políticas públicas educacionais inclusivas. Os resultados obtidos sinalizam que os conhecimentos docentes relacionados à inclusão, estão ligados a pratica da sala de aula na escola, tendo um diálogo contínuo com os conhecimentos da formação inicial e continuada.Universidade Federal de Goiás2022-05-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionavaliado por paresapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/6995610.5216/rpp.v25.69956Pensar a Prática; Vol. 25 (2022)Pensar a Prática; v. 25 (2022)1980-61831415-4676reponame:Pensar a Prática (Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/69956/38375Copyright (c) 2022 Pensar a Práticainfo:eu-repo/semantics/openAccessGomes da Silva, GabrielRodrigues Silveira, Jennifer Carriconde Marques, Alexandre2022-05-27T16:22:29Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/69956Revistahttp://www.revistas.ufg.br/index.php/fefPUBhttps://revistas.ufg.br/fef/oai||gabi.domi@hotmail.com1980-61831415-4676opendoar:2024-05-21T19:56:39.494991Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
Inclusão, formação e educação física: uma análise na perspectiva dos professores |
title |
Inclusão, formação e educação física: uma análise na perspectiva dos professores |
spellingShingle |
Inclusão, formação e educação física: uma análise na perspectiva dos professores Gomes da Silva, Gabriel Inclusion Teacher Training Physical Education Inclusión Formación de Profesores Educación Física Inclusão Formação de Professores Educação Física |
title_short |
Inclusão, formação e educação física: uma análise na perspectiva dos professores |
title_full |
Inclusão, formação e educação física: uma análise na perspectiva dos professores |
title_fullStr |
Inclusão, formação e educação física: uma análise na perspectiva dos professores |
title_full_unstemmed |
Inclusão, formação e educação física: uma análise na perspectiva dos professores |
title_sort |
Inclusão, formação e educação física: uma análise na perspectiva dos professores |
author |
Gomes da Silva, Gabriel |
author_facet |
Gomes da Silva, Gabriel Rodrigues Silveira, Jennifer Carriconde Marques, Alexandre |
author_role |
author |
author2 |
Rodrigues Silveira, Jennifer Carriconde Marques, Alexandre |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gomes da Silva, Gabriel Rodrigues Silveira, Jennifer Carriconde Marques, Alexandre |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Inclusion Teacher Training Physical Education Inclusión Formación de Profesores Educación Física Inclusão Formação de Professores Educação Física |
topic |
Inclusion Teacher Training Physical Education Inclusión Formación de Profesores Educación Física Inclusão Formação de Professores Educação Física |
description |
Este estudo teve como objetivo descrever a formação na perspectiva da inclusão de professores de Educação Física que atuam com alunos com deficiência nas escolas da Rede Municipal de Rio Grande – RS. Fizeram parte da amostra do estudo 17 professores. Foi aplicado um questionário sobre os dados de identificação e formação acadêmica na perspectiva da inclusão. Posteriormente, foi utilizada a técnica dos Grupos Focais com as temáticas: formação do professor de Educação Física e políticas públicas educacionais inclusivas. Os resultados obtidos sinalizam que os conhecimentos docentes relacionados à inclusão, estão ligados a pratica da sala de aula na escola, tendo um diálogo contínuo com os conhecimentos da formação inicial e continuada. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-05-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion avaliado por pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/fef/article/view/69956 10.5216/rpp.v25.69956 |
url |
https://revistas.ufg.br/fef/article/view/69956 |
identifier_str_mv |
10.5216/rpp.v25.69956 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/fef/article/view/69956/38375 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Pensar a Prática info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Pensar a Prática |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Goiás |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Goiás |
dc.source.none.fl_str_mv |
Pensar a Prática; Vol. 25 (2022) Pensar a Prática; v. 25 (2022) 1980-6183 1415-4676 reponame:Pensar a Prática (Online) instname:Universidade Federal de Goiás (UFG) instacron:UFG |
instname_str |
Universidade Federal de Goiás (UFG) |
instacron_str |
UFG |
institution |
UFG |
reponame_str |
Pensar a Prática (Online) |
collection |
Pensar a Prática (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||gabi.domi@hotmail.com |
_version_ |
1799874860195774464 |