O Impacto da mídia digital no comportamento dos consumidores de produtos das pequenas empresas no município de Dourados – MS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Elvis Mendes de
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFGD
Texto Completo: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/4735
Resumo: A comunicação do comerciante com seus clientes tornou-se menos pessoal e mais virtual, estimulando o desejo de compra. Assim, o objetivo deste trabalho é avaliar em como a propaganda por meio de redes sociais OU MIDIA DIGITAL tem influenciado o consumidor sobre aquisição ou não de produtos comercializáveis e como os empreendedores passaram a atender tal mudança de comportamento dos clientes. Este trabalho utilizou da pesquisa exploratória documental e da pesquisa de campo. Foi desenvolvido um questionário com foco na análise comportamental do empreendedor e do consumidor digital de Dourados/MS, por meio do NetForms. Foram retornados 151 respostas dos consumidores e 36 respostas do grupo de empreendedores. Os meios digitais, como objetos de análise, proporcionam possibilidade e atingimento de nichos cada vez mais abrangentes para comércios locais, oportunizando o crescimento das empresas. O setor de roupas e vestuários é o que mais atrai os consumidores douradenses para as plataformas digitais de comercialização de produtos e serviços.
id UFGD-2_6ae7ddde00a5694c62eab01b0354f93e
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufgd.edu.br/jspui:prefix/4735
network_acronym_str UFGD-2
network_name_str Repositório Institucional da UFGD
repository_id_str 2116
spelling Viana, José Jair Soareshttp://lattes.cnpq.br/5727031233026272Gomes, Narciso Bastoshttp://lattes.cnpq.br/8591563148610577Lopes, Antonio Carlos Vaz0000-0002-3209-3331http://lattes.cnpq.br/6678706191564914http://lattes.cnpq.br/4872502557225396Oliveira, Elvis Mendes de2022-02-11T12:00:39Z2022-02-11T12:00:39Z2021-12-01OLIVEIRA, Elvis Mendes de. O Impacto da mídia digital no comportamento dos consumidores de produtos das pequenas empresas no município de Dourados – MS. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) – Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2021.http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/4735A comunicação do comerciante com seus clientes tornou-se menos pessoal e mais virtual, estimulando o desejo de compra. Assim, o objetivo deste trabalho é avaliar em como a propaganda por meio de redes sociais OU MIDIA DIGITAL tem influenciado o consumidor sobre aquisição ou não de produtos comercializáveis e como os empreendedores passaram a atender tal mudança de comportamento dos clientes. Este trabalho utilizou da pesquisa exploratória documental e da pesquisa de campo. Foi desenvolvido um questionário com foco na análise comportamental do empreendedor e do consumidor digital de Dourados/MS, por meio do NetForms. Foram retornados 151 respostas dos consumidores e 36 respostas do grupo de empreendedores. Os meios digitais, como objetos de análise, proporcionam possibilidade e atingimento de nichos cada vez mais abrangentes para comércios locais, oportunizando o crescimento das empresas. O setor de roupas e vestuários é o que mais atrai os consumidores douradenses para as plataformas digitais de comercialização de produtos e serviços.personal and more virtual, stimulating the desire to buy. So the objective of this work is to evaluate how advertising through social networks OR DIGITAL MEDIA has influenced the consumer about acquisition or not of salable products and how the entrepreneurs began to respond to such a change in behavior of customers. This work used exploratory documentary research and field research. A focused questionnaire was developed. in the behavioral analysis of the digital entrepreneur and consumer of Dourados/MS, through NetForms. 151 were returned responses from consumers and 36 responses from the group of entrepreneurs. Digital media, as objects of analysis, provide the possibility and reach more and more niches comprehensive for local businesses, providing opportunities for the growth of companies. The clothing and apparel sector is what attracts the most Golden consumers for the digital platforms of marketing of products and services.Submitted by Marcos Pimentel (marcospimentel@ufgd.edu.br) on 2022-02-11T12:00:39Z No. of bitstreams: 1 ElvisMendesdeOliveira.pdf: 829276 bytes, checksum: d8fa3a5e5e302405550bdf5ad24192e1 (MD5)Made available in DSpace on 2022-02-11T12:00:39Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ElvisMendesdeOliveira.pdf: 829276 bytes, checksum: d8fa3a5e5e302405550bdf5ad24192e1 (MD5) Previous issue date: 2021-12-01porUniversidade Federal da Grande DouradosUFGDBrasilFaculdade de Administração, Ciências Contábeis e EconomiaCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOredes sociaismarketing digitalcomportamento do consumidorempreendedorismosocial networksdigital marketingconsumer behaviorentrepreneurshipO Impacto da mídia digital no comportamento dos consumidores de produtos das pequenas empresas no município de Dourados – MSThe Impact of digital media in small enterprises consumers behaviour on Dourados city/MSinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFGDinstname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDTEXTElvisMendesdeOliveira.pdf.txtElvisMendesdeOliveira.pdf.txtExtracted texttext/plain55635https://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/bitstream/prefix/4735/3/ElvisMendesdeOliveira.pdf.txt9ee85466a77d12c9fecf6668c6148846MD53LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81866https://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/bitstream/prefix/4735/2/license.txt43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9bMD52ORIGINALElvisMendesdeOliveira.pdfElvisMendesdeOliveira.pdfapplication/pdf829276https://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/bitstream/prefix/4735/1/ElvisMendesdeOliveira.pdfd8fa3a5e5e302405550bdf5ad24192e1MD51prefix/47352023-09-14 02:37:58.884oai:https://repositorio.ufgd.edu.br/jspui:prefix/4735TElDRU7Dh0EgREUgRElTVFJJQlVJw4fDg08gTsODTy1FWENMVVNJVkEKCkNvbSBhIGFwcmVzZW50YcOnw6NvIGRlc3RhIGxpY2Vuw6dhLCB2b2PDqiAobyBhdXRvciAoZXMpIG91IG8gdGl0dWxhciBkb3MgZGlyZWl0b3MgZGUgYXV0b3IpIGNvbmNlZGUgYW8gUmVwb3NpdMOzcmlvIApJbnN0aXR1Y2lvbmFsIG8gZGlyZWl0byBuw6NvLWV4Y2x1c2l2byBkZSByZXByb2R1emlyLCAgdHJhZHV6aXIgKGNvbmZvcm1lIGRlZmluaWRvIGFiYWl4byksIGUvb3UgZGlzdHJpYnVpciBhIApzdWEgcHVibGljYcOnw6NvIChpbmNsdWluZG8gbyByZXN1bW8pIHBvciB0b2RvIG8gbXVuZG8gbm8gZm9ybWF0byBpbXByZXNzbyBlIGVsZXRyw7RuaWNvIGUgZW0gcXVhbHF1ZXIgbWVpbywgaW5jbHVpbmRvIG9zIApmb3JtYXRvcyDDoXVkaW8gb3UgdsOtZGVvLgoKVm9jw6ogY29uY29yZGEgcXVlIG8gRGVwb3NpdGEgcG9kZSwgc2VtIGFsdGVyYXIgbyBjb250ZcO6ZG8sIHRyYW5zcG9yIGEgc3VhIHB1YmxpY2HDp8OjbyBwYXJhIHF1YWxxdWVyIG1laW8gb3UgZm9ybWF0byAKcGFyYSBmaW5zIGRlIHByZXNlcnZhw6fDo28uCgpWb2PDqiB0YW1iw6ltIGNvbmNvcmRhIHF1ZSBvIERlcG9zaXRhIHBvZGUgbWFudGVyIG1haXMgZGUgdW1hIGPDs3BpYSBkZSBzdWEgcHVibGljYcOnw6NvIHBhcmEgZmlucyBkZSBzZWd1cmFuw6dhLCBiYWNrLXVwIAplIHByZXNlcnZhw6fDo28uCgpWb2PDqiBkZWNsYXJhIHF1ZSBhIHN1YSBwdWJsaWNhw6fDo28gw6kgb3JpZ2luYWwgZSBxdWUgdm9jw6ogdGVtIG8gcG9kZXIgZGUgY29uY2VkZXIgb3MgZGlyZWl0b3MgY29udGlkb3MgbmVzdGEgbGljZW7Dp2EuIApWb2PDqiB0YW1iw6ltIGRlY2xhcmEgcXVlIG8gZGVww7NzaXRvIGRhIHN1YSBwdWJsaWNhw6fDo28gbsOjbywgcXVlIHNlamEgZGUgc2V1IGNvbmhlY2ltZW50bywgaW5mcmluZ2UgZGlyZWl0b3MgYXV0b3JhaXMgCmRlIG5pbmd1w6ltLgoKQ2FzbyBhIHN1YSBwdWJsaWNhw6fDo28gY29udGVuaGEgbWF0ZXJpYWwgcXVlIHZvY8OqIG7Do28gcG9zc3VpIGEgdGl0dWxhcmlkYWRlIGRvcyBkaXJlaXRvcyBhdXRvcmFpcywgdm9jw6ogZGVjbGFyYSBxdWUgCm9idGV2ZSBhIHBlcm1pc3PDo28gaXJyZXN0cml0YSBkbyBkZXRlbnRvciBkb3MgZGlyZWl0b3MgYXV0b3JhaXMgcGFyYSBjb25jZWRlciBhbyBEZXBvc2l0YSBvcyBkaXJlaXRvcyBhcHJlc2VudGFkb3MgCm5lc3RhIGxpY2Vuw6dhLCBlIHF1ZSBlc3NlIG1hdGVyaWFsIGRlIHByb3ByaWVkYWRlIGRlIHRlcmNlaXJvcyBlc3TDoSBjbGFyYW1lbnRlIGlkZW50aWZpY2FkbyBlIHJlY29uaGVjaWRvIG5vIHRleHRvIApvdSBubyBjb250ZcO6ZG8gZGEgcHVibGljYcOnw6NvIG9yYSBkZXBvc2l0YWRhLgoKQ0FTTyBBIFBVQkxJQ0HDh8ODTyBPUkEgREVQT1NJVEFEQSBURU5IQSBTSURPIFJFU1VMVEFETyBERSBVTSBQQVRST0PDjU5JTyBPVSBBUE9JTyBERSBVTUEgQUfDik5DSUEgREUgRk9NRU5UTyBPVSBPVVRSTyAKT1JHQU5JU01PLCBWT0PDiiBERUNMQVJBIFFVRSBSRVNQRUlUT1UgVE9ET1MgRSBRVUFJU1FVRVIgRElSRUlUT1MgREUgUkVWSVPDg08gQ09NTyBUQU1Cw4lNIEFTIERFTUFJUyBPQlJJR0HDh8OVRVMgCkVYSUdJREFTIFBPUiBDT05UUkFUTyBPVSBBQ09SRE8uCgpPIERlcG9zaXRhIHNlIGNvbXByb21ldGUgYSBpZGVudGlmaWNhciBjbGFyYW1lbnRlIG8gc2V1IG5vbWUgKHMpIG91IG8ocykgbm9tZShzKSBkbyhzKSBkZXRlbnRvcihlcykgZG9zIGRpcmVpdG9zIAphdXRvcmFpcyBkYSBwdWJsaWNhw6fDo28sIGUgbsOjbyBmYXLDoSBxdWFscXVlciBhbHRlcmHDp8OjbywgYWzDqW0gZGFxdWVsYXMgY29uY2VkaWRhcyBwb3IgZXN0YSBsaWNlbsOnYS4KRepositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufgd.edu.br/jspui:8080/oai/requestopendoar:21162023-09-14T06:37:58Repositório Institucional da UFGD - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O Impacto da mídia digital no comportamento dos consumidores de produtos das pequenas empresas no município de Dourados – MS
dc.title.alternative.en.fl_str_mv The Impact of digital media in small enterprises consumers behaviour on Dourados city/MS
title O Impacto da mídia digital no comportamento dos consumidores de produtos das pequenas empresas no município de Dourados – MS
spellingShingle O Impacto da mídia digital no comportamento dos consumidores de produtos das pequenas empresas no município de Dourados – MS
Oliveira, Elvis Mendes de
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
redes sociais
marketing digital
comportamento do consumidor
empreendedorismo
social networks
digital marketing
consumer behavior
entrepreneurship
title_short O Impacto da mídia digital no comportamento dos consumidores de produtos das pequenas empresas no município de Dourados – MS
title_full O Impacto da mídia digital no comportamento dos consumidores de produtos das pequenas empresas no município de Dourados – MS
title_fullStr O Impacto da mídia digital no comportamento dos consumidores de produtos das pequenas empresas no município de Dourados – MS
title_full_unstemmed O Impacto da mídia digital no comportamento dos consumidores de produtos das pequenas empresas no município de Dourados – MS
title_sort O Impacto da mídia digital no comportamento dos consumidores de produtos das pequenas empresas no município de Dourados – MS
author Oliveira, Elvis Mendes de
author_facet Oliveira, Elvis Mendes de
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Viana, José Jair Soares
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5727031233026272
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Gomes, Narciso Bastos
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8591563148610577
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Lopes, Antonio Carlos Vaz
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv 0000-0002-3209-3331
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6678706191564914
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4872502557225396
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Elvis Mendes de
contributor_str_mv Viana, José Jair Soares
Gomes, Narciso Bastos
Lopes, Antonio Carlos Vaz
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
topic CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
redes sociais
marketing digital
comportamento do consumidor
empreendedorismo
social networks
digital marketing
consumer behavior
entrepreneurship
dc.subject.por.fl_str_mv redes sociais
marketing digital
comportamento do consumidor
empreendedorismo
dc.subject.eng.fl_str_mv social networks
digital marketing
consumer behavior
entrepreneurship
description A comunicação do comerciante com seus clientes tornou-se menos pessoal e mais virtual, estimulando o desejo de compra. Assim, o objetivo deste trabalho é avaliar em como a propaganda por meio de redes sociais OU MIDIA DIGITAL tem influenciado o consumidor sobre aquisição ou não de produtos comercializáveis e como os empreendedores passaram a atender tal mudança de comportamento dos clientes. Este trabalho utilizou da pesquisa exploratória documental e da pesquisa de campo. Foi desenvolvido um questionário com foco na análise comportamental do empreendedor e do consumidor digital de Dourados/MS, por meio do NetForms. Foram retornados 151 respostas dos consumidores e 36 respostas do grupo de empreendedores. Os meios digitais, como objetos de análise, proporcionam possibilidade e atingimento de nichos cada vez mais abrangentes para comércios locais, oportunizando o crescimento das empresas. O setor de roupas e vestuários é o que mais atrai os consumidores douradenses para as plataformas digitais de comercialização de produtos e serviços.
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021-12-01
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-02-11T12:00:39Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-02-11T12:00:39Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv OLIVEIRA, Elvis Mendes de. O Impacto da mídia digital no comportamento dos consumidores de produtos das pequenas empresas no município de Dourados – MS. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) – Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2021.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/4735
identifier_str_mv OLIVEIRA, Elvis Mendes de. O Impacto da mídia digital no comportamento dos consumidores de produtos das pequenas empresas no município de Dourados – MS. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) – Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2021.
url http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/4735
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Grande Dourados
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFGD
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Grande Dourados
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFGD
instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron:UFGD
instname_str Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron_str UFGD
institution UFGD
reponame_str Repositório Institucional da UFGD
collection Repositório Institucional da UFGD
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/bitstream/prefix/4735/3/ElvisMendesdeOliveira.pdf.txt
https://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/bitstream/prefix/4735/2/license.txt
https://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/bitstream/prefix/4735/1/ElvisMendesdeOliveira.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 9ee85466a77d12c9fecf6668c6148846
43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9b
d8fa3a5e5e302405550bdf5ad24192e1
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFGD - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798042094537801728