O Impacto da mídia digital no comportamento dos consumidores de produtos das pequenas empresas no município de Dourados – MS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFGD |
Texto Completo: | http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/4735 |
Resumo: | A comunicação do comerciante com seus clientes tornou-se menos pessoal e mais virtual, estimulando o desejo de compra. Assim, o objetivo deste trabalho é avaliar em como a propaganda por meio de redes sociais OU MIDIA DIGITAL tem influenciado o consumidor sobre aquisição ou não de produtos comercializáveis e como os empreendedores passaram a atender tal mudança de comportamento dos clientes. Este trabalho utilizou da pesquisa exploratória documental e da pesquisa de campo. Foi desenvolvido um questionário com foco na análise comportamental do empreendedor e do consumidor digital de Dourados/MS, por meio do NetForms. Foram retornados 151 respostas dos consumidores e 36 respostas do grupo de empreendedores. Os meios digitais, como objetos de análise, proporcionam possibilidade e atingimento de nichos cada vez mais abrangentes para comércios locais, oportunizando o crescimento das empresas. O setor de roupas e vestuários é o que mais atrai os consumidores douradenses para as plataformas digitais de comercialização de produtos e serviços. |
id |
UFGD-2_6ae7ddde00a5694c62eab01b0354f93e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufgd.edu.br/jspui:prefix/4735 |
network_acronym_str |
UFGD-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFGD |
repository_id_str |
2116 |
spelling |
Viana, José Jair Soareshttp://lattes.cnpq.br/5727031233026272Gomes, Narciso Bastoshttp://lattes.cnpq.br/8591563148610577Lopes, Antonio Carlos Vaz0000-0002-3209-3331http://lattes.cnpq.br/6678706191564914http://lattes.cnpq.br/4872502557225396Oliveira, Elvis Mendes de2022-02-11T12:00:39Z2022-02-11T12:00:39Z2021-12-01OLIVEIRA, Elvis Mendes de. O Impacto da mídia digital no comportamento dos consumidores de produtos das pequenas empresas no município de Dourados – MS. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) – Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2021.http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/4735A comunicação do comerciante com seus clientes tornou-se menos pessoal e mais virtual, estimulando o desejo de compra. Assim, o objetivo deste trabalho é avaliar em como a propaganda por meio de redes sociais OU MIDIA DIGITAL tem influenciado o consumidor sobre aquisição ou não de produtos comercializáveis e como os empreendedores passaram a atender tal mudança de comportamento dos clientes. Este trabalho utilizou da pesquisa exploratória documental e da pesquisa de campo. Foi desenvolvido um questionário com foco na análise comportamental do empreendedor e do consumidor digital de Dourados/MS, por meio do NetForms. Foram retornados 151 respostas dos consumidores e 36 respostas do grupo de empreendedores. Os meios digitais, como objetos de análise, proporcionam possibilidade e atingimento de nichos cada vez mais abrangentes para comércios locais, oportunizando o crescimento das empresas. O setor de roupas e vestuários é o que mais atrai os consumidores douradenses para as plataformas digitais de comercialização de produtos e serviços.personal and more virtual, stimulating the desire to buy. So the objective of this work is to evaluate how advertising through social networks OR DIGITAL MEDIA has influenced the consumer about acquisition or not of salable products and how the entrepreneurs began to respond to such a change in behavior of customers. This work used exploratory documentary research and field research. A focused questionnaire was developed. in the behavioral analysis of the digital entrepreneur and consumer of Dourados/MS, through NetForms. 151 were returned responses from consumers and 36 responses from the group of entrepreneurs. Digital media, as objects of analysis, provide the possibility and reach more and more niches comprehensive for local businesses, providing opportunities for the growth of companies. The clothing and apparel sector is what attracts the most Golden consumers for the digital platforms of marketing of products and services.Submitted by Marcos Pimentel (marcospimentel@ufgd.edu.br) on 2022-02-11T12:00:39Z No. of bitstreams: 1 ElvisMendesdeOliveira.pdf: 829276 bytes, checksum: d8fa3a5e5e302405550bdf5ad24192e1 (MD5)Made available in DSpace on 2022-02-11T12:00:39Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ElvisMendesdeOliveira.pdf: 829276 bytes, checksum: d8fa3a5e5e302405550bdf5ad24192e1 (MD5) Previous issue date: 2021-12-01porUniversidade Federal da Grande DouradosUFGDBrasilFaculdade de Administração, Ciências Contábeis e EconomiaCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOredes sociaismarketing digitalcomportamento do consumidorempreendedorismosocial networksdigital marketingconsumer behaviorentrepreneurshipO Impacto da mídia digital no comportamento dos consumidores de produtos das pequenas empresas no município de Dourados – MSThe Impact of digital media in small enterprises consumers behaviour on Dourados city/MSinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFGDinstname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDTEXTElvisMendesdeOliveira.pdf.txtElvisMendesdeOliveira.pdf.txtExtracted texttext/plain55635https://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/bitstream/prefix/4735/3/ElvisMendesdeOliveira.pdf.txt9ee85466a77d12c9fecf6668c6148846MD53LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81866https://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/bitstream/prefix/4735/2/license.txt43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9bMD52ORIGINALElvisMendesdeOliveira.pdfElvisMendesdeOliveira.pdfapplication/pdf829276https://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/bitstream/prefix/4735/1/ElvisMendesdeOliveira.pdfd8fa3a5e5e302405550bdf5ad24192e1MD51prefix/47352023-09-14 02:37:58.884oai:https://repositorio.ufgd.edu.br/jspui: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ório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufgd.edu.br/jspui:8080/oai/requestopendoar:21162023-09-14T06:37:58Repositório Institucional da UFGD - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O Impacto da mídia digital no comportamento dos consumidores de produtos das pequenas empresas no município de Dourados – MS |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
The Impact of digital media in small enterprises consumers behaviour on Dourados city/MS |
title |
O Impacto da mídia digital no comportamento dos consumidores de produtos das pequenas empresas no município de Dourados – MS |
spellingShingle |
O Impacto da mídia digital no comportamento dos consumidores de produtos das pequenas empresas no município de Dourados – MS Oliveira, Elvis Mendes de CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO redes sociais marketing digital comportamento do consumidor empreendedorismo social networks digital marketing consumer behavior entrepreneurship |
title_short |
O Impacto da mídia digital no comportamento dos consumidores de produtos das pequenas empresas no município de Dourados – MS |
title_full |
O Impacto da mídia digital no comportamento dos consumidores de produtos das pequenas empresas no município de Dourados – MS |
title_fullStr |
O Impacto da mídia digital no comportamento dos consumidores de produtos das pequenas empresas no município de Dourados – MS |
title_full_unstemmed |
O Impacto da mídia digital no comportamento dos consumidores de produtos das pequenas empresas no município de Dourados – MS |
title_sort |
O Impacto da mídia digital no comportamento dos consumidores de produtos das pequenas empresas no município de Dourados – MS |
author |
Oliveira, Elvis Mendes de |
author_facet |
Oliveira, Elvis Mendes de |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Viana, José Jair Soares |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/5727031233026272 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Gomes, Narciso Bastos |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/8591563148610577 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Lopes, Antonio Carlos Vaz |
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv |
0000-0002-3209-3331 |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/6678706191564914 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4872502557225396 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Elvis Mendes de |
contributor_str_mv |
Viana, José Jair Soares Gomes, Narciso Bastos Lopes, Antonio Carlos Vaz |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO |
topic |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO redes sociais marketing digital comportamento do consumidor empreendedorismo social networks digital marketing consumer behavior entrepreneurship |
dc.subject.por.fl_str_mv |
redes sociais marketing digital comportamento do consumidor empreendedorismo |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
social networks digital marketing consumer behavior entrepreneurship |
description |
A comunicação do comerciante com seus clientes tornou-se menos pessoal e mais virtual, estimulando o desejo de compra. Assim, o objetivo deste trabalho é avaliar em como a propaganda por meio de redes sociais OU MIDIA DIGITAL tem influenciado o consumidor sobre aquisição ou não de produtos comercializáveis e como os empreendedores passaram a atender tal mudança de comportamento dos clientes. Este trabalho utilizou da pesquisa exploratória documental e da pesquisa de campo. Foi desenvolvido um questionário com foco na análise comportamental do empreendedor e do consumidor digital de Dourados/MS, por meio do NetForms. Foram retornados 151 respostas dos consumidores e 36 respostas do grupo de empreendedores. Os meios digitais, como objetos de análise, proporcionam possibilidade e atingimento de nichos cada vez mais abrangentes para comércios locais, oportunizando o crescimento das empresas. O setor de roupas e vestuários é o que mais atrai os consumidores douradenses para as plataformas digitais de comercialização de produtos e serviços. |
publishDate |
2021 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021-12-01 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-02-11T12:00:39Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-02-11T12:00:39Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
OLIVEIRA, Elvis Mendes de. O Impacto da mídia digital no comportamento dos consumidores de produtos das pequenas empresas no município de Dourados – MS. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) – Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2021. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/4735 |
identifier_str_mv |
OLIVEIRA, Elvis Mendes de. O Impacto da mídia digital no comportamento dos consumidores de produtos das pequenas empresas no município de Dourados – MS. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) – Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2021. |
url |
http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/4735 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Grande Dourados |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFGD |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Grande Dourados |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFGD instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) instacron:UFGD |
instname_str |
Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) |
instacron_str |
UFGD |
institution |
UFGD |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFGD |
collection |
Repositório Institucional da UFGD |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/bitstream/prefix/4735/3/ElvisMendesdeOliveira.pdf.txt https://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/bitstream/prefix/4735/2/license.txt https://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/bitstream/prefix/4735/1/ElvisMendesdeOliveira.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
9ee85466a77d12c9fecf6668c6148846 43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9b d8fa3a5e5e302405550bdf5ad24192e1 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFGD - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813278412640354304 |