Brasil no Pisa (2003-2018): reflexões no campo da Matemática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Tangram (Dourados) |
Texto Completo: | https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/12122 |
Resumo: | O Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa) tem como propósito avaliar as habilidades e competências necessárias aos estudantes na faixa etária de 15 e 16 anos, verifica-se o nível de preparação dos jovens para o mundo contemporâneo e a eficiência dos sistemas educacionais de ensino comparados com os demais países participantes. Diante disso, este artigo tem como objetivo verificar qual o contexto global dos estudantes brasileiros no desempenho em relação à matemática nas edições do Pisa que ocorreram no período de 2000 a 2018. O estudo é fundamentado, principalmente, nos autores Vianna (2003), Berényi e Neumann (2009) e Ortigão e Aguiar (2012). Os principais resultados indicaram que o Brasil tem alcançado as últimas posições e crescido de forma amena frente as edições já realizadas. Os avanços moderados evidenciam a baixa qualidade dos nossos estudantes da Educação Básica e no seu acesso ao Ensino Superior. Os dados apresentados pelo Pisa devem ser analisados profundamente de modo a compreender o panorama da educação brasileira. |
id |
UFGD-9_04029fb018f61d7c51ed375663345829 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/12122 |
network_acronym_str |
UFGD-9 |
network_name_str |
Tangram (Dourados) |
repository_id_str |
|
spelling |
Brasil no Pisa (2003-2018): reflexões no campo da MatemáticaBrasil en Pisa (2003-2018): reflexiones en el campo de las matemáticasBrazil in Pisa (2003-2018): reflections in the field of MathematicsPisa. Avaliação Educacional. Matemática. Resultados. Brasil.Avaliação em Larga EscalaPisa. Evaluación Educativa. Resultados. Matemáticas. Brasil.Pisa. Educational Evaluation. Math. Results. Brazil.O Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa) tem como propósito avaliar as habilidades e competências necessárias aos estudantes na faixa etária de 15 e 16 anos, verifica-se o nível de preparação dos jovens para o mundo contemporâneo e a eficiência dos sistemas educacionais de ensino comparados com os demais países participantes. Diante disso, este artigo tem como objetivo verificar qual o contexto global dos estudantes brasileiros no desempenho em relação à matemática nas edições do Pisa que ocorreram no período de 2000 a 2018. O estudo é fundamentado, principalmente, nos autores Vianna (2003), Berényi e Neumann (2009) e Ortigão e Aguiar (2012). Os principais resultados indicaram que o Brasil tem alcançado as últimas posições e crescido de forma amena frente as edições já realizadas. Os avanços moderados evidenciam a baixa qualidade dos nossos estudantes da Educação Básica e no seu acesso ao Ensino Superior. Os dados apresentados pelo Pisa devem ser analisados profundamente de modo a compreender o panorama da educação brasileira.El Programa de Evaluación Internacional de Estudiantes (Pisa) tiene como objetivo evaluar las habilidades y competencias que necesitan los estudiantes en el grupo de edad de 15 y 16 años, así como el nivel de preparación de los jóvenes para el mundo contemporáneo y la eficiencia de los sistemas educativos. en comparación con otros países participantes. Por lo tanto, este artículo tiene como objetivo verificar el contexto global de los estudiantes brasileños en su desempeño en relación con las matemáticas en las ediciones de Pisa que ocurrieron en el período de 2000 a 2018. El estudio se basa principalmente en los autores Vianna (2003), Berényi y Neumann (2009) y Ortigão y Aguiar (2012). Los principales resultados indicativos de Brasil han alcanzado las últimas posiciones y han crecido de manera moderada en comparación con las publicaciones realizadas. Los avances moderados muestran la baja calidad de nuestros estudiantes en Educación Básica y en su acceso a la Educación Superior. Los datos presentados por Pisa deben analizarse en profundidad para comprender el panorama de la educación brasileña.The Programme for International Student Assessment (Pisa) aims to evaluate the skills and competencies required for students aged 15 and 16 years, it is checked the level of preparation of young people for the contemporary world and the efficiency of educational education systems compared to other participating countries. Therefore, this article aims to verify the global context of Brazilian students in the performance in relation to mathematics in Pisa editions that took place from 2000 to 2018. The study is mainly based on the authors Vianna (2003), Berényi and Neumann (2009) and Ortigão and Aguiar (2012). The main results indicated that Brazil has reached the last positions and grown mildly in the face of the editions already made. The moderate advances show the low quality of our students of Basic Education and their access to higher education. The data presented by Pisa should be analyzed deeply in order to understand the panorama of Brazilian education.Federal University of Grande Dourados (UFGD)2020-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/1212210.30612/tangram.v3i2.12122TANGRAM - Revista de Educação Matemática; v. 3 n. 2 (2020); 03-262595-0967reponame:Tangram (Dourados)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/12122/5813Copyright (c) 2020 TANGRAM - Revista de Educação Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessLima, Paulo Vinícius Pereira deMoreira, Geraldo EustáquioVieira, Lygianne BatistaOrtigão, Maria Isabel Ramalho2020-07-08T16:58:57Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/12122Revistahttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangramPUBhttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/oaiedvonetealencar@ufgd.edu.br || editora.suporte@ufgd.edu.br2595-09672595-0967opendoar:2020-07-08T16:58:57Tangram (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Brasil no Pisa (2003-2018): reflexões no campo da Matemática Brasil en Pisa (2003-2018): reflexiones en el campo de las matemáticas Brazil in Pisa (2003-2018): reflections in the field of Mathematics |
title |
Brasil no Pisa (2003-2018): reflexões no campo da Matemática |
spellingShingle |
Brasil no Pisa (2003-2018): reflexões no campo da Matemática Lima, Paulo Vinícius Pereira de Pisa. Avaliação Educacional. Matemática. Resultados. Brasil. Avaliação em Larga Escala Pisa. Evaluación Educativa. Resultados. Matemáticas. Brasil. Pisa. Educational Evaluation. Math. Results. Brazil. |
title_short |
Brasil no Pisa (2003-2018): reflexões no campo da Matemática |
title_full |
Brasil no Pisa (2003-2018): reflexões no campo da Matemática |
title_fullStr |
Brasil no Pisa (2003-2018): reflexões no campo da Matemática |
title_full_unstemmed |
Brasil no Pisa (2003-2018): reflexões no campo da Matemática |
title_sort |
Brasil no Pisa (2003-2018): reflexões no campo da Matemática |
author |
Lima, Paulo Vinícius Pereira de |
author_facet |
Lima, Paulo Vinícius Pereira de Moreira, Geraldo Eustáquio Vieira, Lygianne Batista Ortigão, Maria Isabel Ramalho |
author_role |
author |
author2 |
Moreira, Geraldo Eustáquio Vieira, Lygianne Batista Ortigão, Maria Isabel Ramalho |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lima, Paulo Vinícius Pereira de Moreira, Geraldo Eustáquio Vieira, Lygianne Batista Ortigão, Maria Isabel Ramalho |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pisa. Avaliação Educacional. Matemática. Resultados. Brasil. Avaliação em Larga Escala Pisa. Evaluación Educativa. Resultados. Matemáticas. Brasil. Pisa. Educational Evaluation. Math. Results. Brazil. |
topic |
Pisa. Avaliação Educacional. Matemática. Resultados. Brasil. Avaliação em Larga Escala Pisa. Evaluación Educativa. Resultados. Matemáticas. Brasil. Pisa. Educational Evaluation. Math. Results. Brazil. |
description |
O Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa) tem como propósito avaliar as habilidades e competências necessárias aos estudantes na faixa etária de 15 e 16 anos, verifica-se o nível de preparação dos jovens para o mundo contemporâneo e a eficiência dos sistemas educacionais de ensino comparados com os demais países participantes. Diante disso, este artigo tem como objetivo verificar qual o contexto global dos estudantes brasileiros no desempenho em relação à matemática nas edições do Pisa que ocorreram no período de 2000 a 2018. O estudo é fundamentado, principalmente, nos autores Vianna (2003), Berényi e Neumann (2009) e Ortigão e Aguiar (2012). Os principais resultados indicaram que o Brasil tem alcançado as últimas posições e crescido de forma amena frente as edições já realizadas. Os avanços moderados evidenciam a baixa qualidade dos nossos estudantes da Educação Básica e no seu acesso ao Ensino Superior. Os dados apresentados pelo Pisa devem ser analisados profundamente de modo a compreender o panorama da educação brasileira. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-06-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/12122 10.30612/tangram.v3i2.12122 |
url |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/12122 |
identifier_str_mv |
10.30612/tangram.v3i2.12122 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/12122/5813 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 TANGRAM - Revista de Educação Matemática info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 TANGRAM - Revista de Educação Matemática |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Federal University of Grande Dourados (UFGD) |
publisher.none.fl_str_mv |
Federal University of Grande Dourados (UFGD) |
dc.source.none.fl_str_mv |
TANGRAM - Revista de Educação Matemática; v. 3 n. 2 (2020); 03-26 2595-0967 reponame:Tangram (Dourados) instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) instacron:UFGD |
instname_str |
Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) |
instacron_str |
UFGD |
institution |
UFGD |
reponame_str |
Tangram (Dourados) |
collection |
Tangram (Dourados) |
repository.name.fl_str_mv |
Tangram (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) |
repository.mail.fl_str_mv |
edvonetealencar@ufgd.edu.br || editora.suporte@ufgd.edu.br |
_version_ |
1797220479625330688 |