Os jogos Dominó da Multiplicação e Batalha das Operações como estratégias de fixação das operações básicas de Matemática no 6º ano de uma escola do campo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Railton Oliveira
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Ovigli, Daniel Fernando Bovolenta
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Tangram (Dourados)
Texto Completo: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/10963
Resumo: O artigo tem como objetivo analisar os jogos “Batalha das Operações” e “Dominó da Multiplicação” em uma turma do 6° ano do Ensino Fundamental II de uma escola do campo, localizada no Distrito de Serra Nova, cidade de Rio Pardo de Minas (MG). Buscamos analisar como se dá a utilização dos jogos como forma de ensino e aprendizagem de Matemática envolvendo conceitos e habilidades vinculados às quatro operações básicas, adição, subtração, multiplicação e divisão. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de natureza qualitativa, com observações acerca de como os alunos trabalham durante as atividades e suas contribuições para o ensino da Matemática. A utilização dos jogos evidenciou vantagens, tais como raciocínio rápido na resolução de questões envolvendo as quatro operações básicas. Como pontos negativos, destacam-se o barulho com tendência à euforia durante as atividades desta natureza, além do tempo necessário para trabalhar com apenas um jogo.
id UFGD-9_2e2108ab090da50de2ff5b5f360c99ee
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/10963
network_acronym_str UFGD-9
network_name_str Tangram (Dourados)
repository_id_str
spelling Os jogos Dominó da Multiplicação e Batalha das Operações como estratégias de fixação das operações básicas de Matemática no 6º ano de uma escola do campoLos juegos Batalla de Operaciones y Dominó de Multiplicación como estrategias para fijación de operaciones aritméticas básicas en el sexto año de una escuela del campoThe games Multiplication Dominoes and Battle of Operations as strategies for fixing basic arithmetic operations in the 6th grade of a rural schoolJogos matemáticos. Ensino e aprendizagem de matemática. Educação do campo.Juegos matemáticos. Enseñanza y aprendizaje de las matemáticas. Educación rural.Mathematical games. Mathematics teaching and learning. Rural education.O artigo tem como objetivo analisar os jogos “Batalha das Operações” e “Dominó da Multiplicação” em uma turma do 6° ano do Ensino Fundamental II de uma escola do campo, localizada no Distrito de Serra Nova, cidade de Rio Pardo de Minas (MG). Buscamos analisar como se dá a utilização dos jogos como forma de ensino e aprendizagem de Matemática envolvendo conceitos e habilidades vinculados às quatro operações básicas, adição, subtração, multiplicação e divisão. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de natureza qualitativa, com observações acerca de como os alunos trabalham durante as atividades e suas contribuições para o ensino da Matemática. A utilização dos jogos evidenciou vantagens, tais como raciocínio rápido na resolução de questões envolvendo as quatro operações básicas. Como pontos negativos, destacam-se o barulho com tendência à euforia durante as atividades desta natureza, além do tempo necessário para trabalhar com apenas um jogo.El artículo tiene como objetivo presentar y analizar el uso de los juegos "Batalla de Operaciones" y "Dominó de Multiplicación" en una clase del sexto año de una escuela del campo ubicada en la ciudad de Rio Pardo de Minas (MG). Buscamos analizar cómo se utilizaron los juegos como recursos de enseñanza y aprendizaje en el trabajo con conceptos y habilidades vinculadas a las cuatro operaciones aritméticas básicas. Con este fin, reportamos la experiencia desarrollada, incluidas las observaciones sobre cómo trabajaron los estudiantes durante las actividades y sus respectivas contribuciones a la enseñanza de las Matemáticas en el contexto del campo, con el uso del entretenimiento. El uso de juegos mostró ventajas, como el pensamiento rápido para resolver problemas relacionados con las cuatro operaciones. Como puntos negativos, se destaca el ruido con tendencia a la euforia durante actividades de esta naturaleza, además del tiempo necesario para trabajar con un solo juego.The article aims to present and analyze the games “Battle of Operations” and “Multiplication Dominoes” in a 6th grade of an Elementary School placed in a rural district, in the city of Rio Pardo de Minas, northern region of the state of Minas Gerais. We seek to analyze how games are used as a way of teaching and learning involving concepts and skills linked to the four basic arithmetic operations. For that, we report the experience developed, including observations about how students worked during the activities and their respective contributions to the Mathematics teaching in the rural context. The use of games showed advantages, such as quick thinking in solving questions involving the four arithmetic operations. As negative issues, we pointed the noise with a tendency to euphoria during activities of this nature, in addition to the time needed to work with just one game.Federal University of Grande Dourados (UFGD)2020-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/1096310.30612/tangram.v3i2.10963TANGRAM - Revista de Educação Matemática; v. 3 n. 2 (2020); 229-2432595-0967reponame:Tangram (Dourados)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/10963/5859Copyright (c) 2020 TANGRAM - Revista de Educação Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Railton OliveiraOvigli, Daniel Fernando Bovolenta2020-07-08T16:58:57Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/10963Revistahttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangramPUBhttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/oaiedvonetealencar@ufgd.edu.br || editora.suporte@ufgd.edu.br2595-09672595-0967opendoar:2020-07-08T16:58:57Tangram (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false
dc.title.none.fl_str_mv Os jogos Dominó da Multiplicação e Batalha das Operações como estratégias de fixação das operações básicas de Matemática no 6º ano de uma escola do campo
Los juegos Batalla de Operaciones y Dominó de Multiplicación como estrategias para fijación de operaciones aritméticas básicas en el sexto año de una escuela del campo
The games Multiplication Dominoes and Battle of Operations as strategies for fixing basic arithmetic operations in the 6th grade of a rural school
title Os jogos Dominó da Multiplicação e Batalha das Operações como estratégias de fixação das operações básicas de Matemática no 6º ano de uma escola do campo
spellingShingle Os jogos Dominó da Multiplicação e Batalha das Operações como estratégias de fixação das operações básicas de Matemática no 6º ano de uma escola do campo
Silva, Railton Oliveira
Jogos matemáticos. Ensino e aprendizagem de matemática. Educação do campo.
Juegos matemáticos. Enseñanza y aprendizaje de las matemáticas. Educación rural.
Mathematical games. Mathematics teaching and learning. Rural education.
title_short Os jogos Dominó da Multiplicação e Batalha das Operações como estratégias de fixação das operações básicas de Matemática no 6º ano de uma escola do campo
title_full Os jogos Dominó da Multiplicação e Batalha das Operações como estratégias de fixação das operações básicas de Matemática no 6º ano de uma escola do campo
title_fullStr Os jogos Dominó da Multiplicação e Batalha das Operações como estratégias de fixação das operações básicas de Matemática no 6º ano de uma escola do campo
title_full_unstemmed Os jogos Dominó da Multiplicação e Batalha das Operações como estratégias de fixação das operações básicas de Matemática no 6º ano de uma escola do campo
title_sort Os jogos Dominó da Multiplicação e Batalha das Operações como estratégias de fixação das operações básicas de Matemática no 6º ano de uma escola do campo
author Silva, Railton Oliveira
author_facet Silva, Railton Oliveira
Ovigli, Daniel Fernando Bovolenta
author_role author
author2 Ovigli, Daniel Fernando Bovolenta
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Railton Oliveira
Ovigli, Daniel Fernando Bovolenta
dc.subject.por.fl_str_mv Jogos matemáticos. Ensino e aprendizagem de matemática. Educação do campo.
Juegos matemáticos. Enseñanza y aprendizaje de las matemáticas. Educación rural.
Mathematical games. Mathematics teaching and learning. Rural education.
topic Jogos matemáticos. Ensino e aprendizagem de matemática. Educação do campo.
Juegos matemáticos. Enseñanza y aprendizaje de las matemáticas. Educación rural.
Mathematical games. Mathematics teaching and learning. Rural education.
description O artigo tem como objetivo analisar os jogos “Batalha das Operações” e “Dominó da Multiplicação” em uma turma do 6° ano do Ensino Fundamental II de uma escola do campo, localizada no Distrito de Serra Nova, cidade de Rio Pardo de Minas (MG). Buscamos analisar como se dá a utilização dos jogos como forma de ensino e aprendizagem de Matemática envolvendo conceitos e habilidades vinculados às quatro operações básicas, adição, subtração, multiplicação e divisão. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de natureza qualitativa, com observações acerca de como os alunos trabalham durante as atividades e suas contribuições para o ensino da Matemática. A utilização dos jogos evidenciou vantagens, tais como raciocínio rápido na resolução de questões envolvendo as quatro operações básicas. Como pontos negativos, destacam-se o barulho com tendência à euforia durante as atividades desta natureza, além do tempo necessário para trabalhar com apenas um jogo.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-06-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/10963
10.30612/tangram.v3i2.10963
url https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/10963
identifier_str_mv 10.30612/tangram.v3i2.10963
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/10963/5859
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 TANGRAM - Revista de Educação Matemática
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 TANGRAM - Revista de Educação Matemática
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Federal University of Grande Dourados (UFGD)
publisher.none.fl_str_mv Federal University of Grande Dourados (UFGD)
dc.source.none.fl_str_mv TANGRAM - Revista de Educação Matemática; v. 3 n. 2 (2020); 229-243
2595-0967
reponame:Tangram (Dourados)
instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron:UFGD
instname_str Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron_str UFGD
institution UFGD
reponame_str Tangram (Dourados)
collection Tangram (Dourados)
repository.name.fl_str_mv Tangram (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
repository.mail.fl_str_mv edvonetealencar@ufgd.edu.br || editora.suporte@ufgd.edu.br
_version_ 1797220479585484800