Os jogos Dominó da Multiplicação e Batalha das Operações como estratégias de fixação das operações básicas de Matemática no 6º ano de uma escola do campo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Tangram (Dourados) |
Texto Completo: | https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/10963 |
Resumo: | O artigo tem como objetivo analisar os jogos “Batalha das Operações” e “Dominó da Multiplicação” em uma turma do 6° ano do Ensino Fundamental II de uma escola do campo, localizada no Distrito de Serra Nova, cidade de Rio Pardo de Minas (MG). Buscamos analisar como se dá a utilização dos jogos como forma de ensino e aprendizagem de Matemática envolvendo conceitos e habilidades vinculados às quatro operações básicas, adição, subtração, multiplicação e divisão. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de natureza qualitativa, com observações acerca de como os alunos trabalham durante as atividades e suas contribuições para o ensino da Matemática. A utilização dos jogos evidenciou vantagens, tais como raciocínio rápido na resolução de questões envolvendo as quatro operações básicas. Como pontos negativos, destacam-se o barulho com tendência à euforia durante as atividades desta natureza, além do tempo necessário para trabalhar com apenas um jogo. |
id |
UFGD-9_2e2108ab090da50de2ff5b5f360c99ee |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/10963 |
network_acronym_str |
UFGD-9 |
network_name_str |
Tangram (Dourados) |
repository_id_str |
|
spelling |
Os jogos Dominó da Multiplicação e Batalha das Operações como estratégias de fixação das operações básicas de Matemática no 6º ano de uma escola do campoLos juegos Batalla de Operaciones y Dominó de Multiplicación como estrategias para fijación de operaciones aritméticas básicas en el sexto año de una escuela del campoThe games Multiplication Dominoes and Battle of Operations as strategies for fixing basic arithmetic operations in the 6th grade of a rural schoolJogos matemáticos. Ensino e aprendizagem de matemática. Educação do campo.Juegos matemáticos. Enseñanza y aprendizaje de las matemáticas. Educación rural.Mathematical games. Mathematics teaching and learning. Rural education.O artigo tem como objetivo analisar os jogos “Batalha das Operações” e “Dominó da Multiplicação” em uma turma do 6° ano do Ensino Fundamental II de uma escola do campo, localizada no Distrito de Serra Nova, cidade de Rio Pardo de Minas (MG). Buscamos analisar como se dá a utilização dos jogos como forma de ensino e aprendizagem de Matemática envolvendo conceitos e habilidades vinculados às quatro operações básicas, adição, subtração, multiplicação e divisão. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de natureza qualitativa, com observações acerca de como os alunos trabalham durante as atividades e suas contribuições para o ensino da Matemática. A utilização dos jogos evidenciou vantagens, tais como raciocínio rápido na resolução de questões envolvendo as quatro operações básicas. Como pontos negativos, destacam-se o barulho com tendência à euforia durante as atividades desta natureza, além do tempo necessário para trabalhar com apenas um jogo.El artículo tiene como objetivo presentar y analizar el uso de los juegos "Batalla de Operaciones" y "Dominó de Multiplicación" en una clase del sexto año de una escuela del campo ubicada en la ciudad de Rio Pardo de Minas (MG). Buscamos analizar cómo se utilizaron los juegos como recursos de enseñanza y aprendizaje en el trabajo con conceptos y habilidades vinculadas a las cuatro operaciones aritméticas básicas. Con este fin, reportamos la experiencia desarrollada, incluidas las observaciones sobre cómo trabajaron los estudiantes durante las actividades y sus respectivas contribuciones a la enseñanza de las Matemáticas en el contexto del campo, con el uso del entretenimiento. El uso de juegos mostró ventajas, como el pensamiento rápido para resolver problemas relacionados con las cuatro operaciones. Como puntos negativos, se destaca el ruido con tendencia a la euforia durante actividades de esta naturaleza, además del tiempo necesario para trabajar con un solo juego.The article aims to present and analyze the games “Battle of Operations” and “Multiplication Dominoes” in a 6th grade of an Elementary School placed in a rural district, in the city of Rio Pardo de Minas, northern region of the state of Minas Gerais. We seek to analyze how games are used as a way of teaching and learning involving concepts and skills linked to the four basic arithmetic operations. For that, we report the experience developed, including observations about how students worked during the activities and their respective contributions to the Mathematics teaching in the rural context. The use of games showed advantages, such as quick thinking in solving questions involving the four arithmetic operations. As negative issues, we pointed the noise with a tendency to euphoria during activities of this nature, in addition to the time needed to work with just one game.Federal University of Grande Dourados (UFGD)2020-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/1096310.30612/tangram.v3i2.10963TANGRAM - Revista de Educação Matemática; v. 3 n. 2 (2020); 229-2432595-0967reponame:Tangram (Dourados)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/10963/5859Copyright (c) 2020 TANGRAM - Revista de Educação Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Railton OliveiraOvigli, Daniel Fernando Bovolenta2020-07-08T16:58:57Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/10963Revistahttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangramPUBhttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/oaiedvonetealencar@ufgd.edu.br || editora.suporte@ufgd.edu.br2595-09672595-0967opendoar:2020-07-08T16:58:57Tangram (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Os jogos Dominó da Multiplicação e Batalha das Operações como estratégias de fixação das operações básicas de Matemática no 6º ano de uma escola do campo Los juegos Batalla de Operaciones y Dominó de Multiplicación como estrategias para fijación de operaciones aritméticas básicas en el sexto año de una escuela del campo The games Multiplication Dominoes and Battle of Operations as strategies for fixing basic arithmetic operations in the 6th grade of a rural school |
title |
Os jogos Dominó da Multiplicação e Batalha das Operações como estratégias de fixação das operações básicas de Matemática no 6º ano de uma escola do campo |
spellingShingle |
Os jogos Dominó da Multiplicação e Batalha das Operações como estratégias de fixação das operações básicas de Matemática no 6º ano de uma escola do campo Silva, Railton Oliveira Jogos matemáticos. Ensino e aprendizagem de matemática. Educação do campo. Juegos matemáticos. Enseñanza y aprendizaje de las matemáticas. Educación rural. Mathematical games. Mathematics teaching and learning. Rural education. |
title_short |
Os jogos Dominó da Multiplicação e Batalha das Operações como estratégias de fixação das operações básicas de Matemática no 6º ano de uma escola do campo |
title_full |
Os jogos Dominó da Multiplicação e Batalha das Operações como estratégias de fixação das operações básicas de Matemática no 6º ano de uma escola do campo |
title_fullStr |
Os jogos Dominó da Multiplicação e Batalha das Operações como estratégias de fixação das operações básicas de Matemática no 6º ano de uma escola do campo |
title_full_unstemmed |
Os jogos Dominó da Multiplicação e Batalha das Operações como estratégias de fixação das operações básicas de Matemática no 6º ano de uma escola do campo |
title_sort |
Os jogos Dominó da Multiplicação e Batalha das Operações como estratégias de fixação das operações básicas de Matemática no 6º ano de uma escola do campo |
author |
Silva, Railton Oliveira |
author_facet |
Silva, Railton Oliveira Ovigli, Daniel Fernando Bovolenta |
author_role |
author |
author2 |
Ovigli, Daniel Fernando Bovolenta |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Railton Oliveira Ovigli, Daniel Fernando Bovolenta |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Jogos matemáticos. Ensino e aprendizagem de matemática. Educação do campo. Juegos matemáticos. Enseñanza y aprendizaje de las matemáticas. Educación rural. Mathematical games. Mathematics teaching and learning. Rural education. |
topic |
Jogos matemáticos. Ensino e aprendizagem de matemática. Educação do campo. Juegos matemáticos. Enseñanza y aprendizaje de las matemáticas. Educación rural. Mathematical games. Mathematics teaching and learning. Rural education. |
description |
O artigo tem como objetivo analisar os jogos “Batalha das Operações” e “Dominó da Multiplicação” em uma turma do 6° ano do Ensino Fundamental II de uma escola do campo, localizada no Distrito de Serra Nova, cidade de Rio Pardo de Minas (MG). Buscamos analisar como se dá a utilização dos jogos como forma de ensino e aprendizagem de Matemática envolvendo conceitos e habilidades vinculados às quatro operações básicas, adição, subtração, multiplicação e divisão. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de natureza qualitativa, com observações acerca de como os alunos trabalham durante as atividades e suas contribuições para o ensino da Matemática. A utilização dos jogos evidenciou vantagens, tais como raciocínio rápido na resolução de questões envolvendo as quatro operações básicas. Como pontos negativos, destacam-se o barulho com tendência à euforia durante as atividades desta natureza, além do tempo necessário para trabalhar com apenas um jogo. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-06-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/10963 10.30612/tangram.v3i2.10963 |
url |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/10963 |
identifier_str_mv |
10.30612/tangram.v3i2.10963 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/10963/5859 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 TANGRAM - Revista de Educação Matemática info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 TANGRAM - Revista de Educação Matemática |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Federal University of Grande Dourados (UFGD) |
publisher.none.fl_str_mv |
Federal University of Grande Dourados (UFGD) |
dc.source.none.fl_str_mv |
TANGRAM - Revista de Educação Matemática; v. 3 n. 2 (2020); 229-243 2595-0967 reponame:Tangram (Dourados) instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) instacron:UFGD |
instname_str |
Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) |
instacron_str |
UFGD |
institution |
UFGD |
reponame_str |
Tangram (Dourados) |
collection |
Tangram (Dourados) |
repository.name.fl_str_mv |
Tangram (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) |
repository.mail.fl_str_mv |
edvonetealencar@ufgd.edu.br || editora.suporte@ufgd.edu.br |
_version_ |
1797220479585484800 |