Educação matemática na escola-mundo: ensino para uma cultura de paz
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Tangram (Dourados) |
Texto Completo: | https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/12110 |
Resumo: | Tematizando a educação matemática como meio para a construção de uma cultura de paz, temos o objetivo de compreender como a educação matemática escolar pode influenciar a constituição de uma cultura de paz, a partir do que é vivenciado nos processos de escolarização. Para isso, lançamos mão de alguns conceitos de Skovsmose (2015; 2008) e Freire (1987; 1996) e, ainda, analisamos dados de uma pesquisa que lança mão da Sociopoética (Gauthier, 2015) como metodologia de investigação. Elaboramos compreensões de como o ensino de matemática pode atuar reproduzindo uma violência difusa, à medida que fragiliza foregrounds e gera situações de autodesvalia, favorecendo a percepção da matemática como inimiga, frustração, alheamento, vergonha e engano. |
id |
UFGD-9_872fbb049bb86e06d67396f22b4bbcc1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/12110 |
network_acronym_str |
UFGD-9 |
network_name_str |
Tangram (Dourados) |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação matemática na escola-mundo: ensino para uma cultura de pazForegroundEducação Matemática CríticaEnsino de Matemática.Educação Matemática CríticaTematizando a educação matemática como meio para a construção de uma cultura de paz, temos o objetivo de compreender como a educação matemática escolar pode influenciar a constituição de uma cultura de paz, a partir do que é vivenciado nos processos de escolarização. Para isso, lançamos mão de alguns conceitos de Skovsmose (2015; 2008) e Freire (1987; 1996) e, ainda, analisamos dados de uma pesquisa que lança mão da Sociopoética (Gauthier, 2015) como metodologia de investigação. Elaboramos compreensões de como o ensino de matemática pode atuar reproduzindo uma violência difusa, à medida que fragiliza foregrounds e gera situações de autodesvalia, favorecendo a percepção da matemática como inimiga, frustração, alheamento, vergonha e engano.Federal University of Grande Dourados (UFGD)2021-03-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/1211010.30612/tangram.v4i1.12110TANGRAM - Revista de Educação Matemática; v. 4 n. 1 (2021); 46-702595-0967reponame:Tangram (Dourados)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/12110/7613Copyright (c) 2021 TANGRAM - Revista de Educação Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessBraúna, Jorge Ricardo FerreiraMorais, Marcelo Bezerra de2021-03-29T12:18:58Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/12110Revistahttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangramPUBhttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/oaiedvonetealencar@ufgd.edu.br || editora.suporte@ufgd.edu.br2595-09672595-0967opendoar:2021-03-29T12:18:58Tangram (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação matemática na escola-mundo: ensino para uma cultura de paz |
title |
Educação matemática na escola-mundo: ensino para uma cultura de paz |
spellingShingle |
Educação matemática na escola-mundo: ensino para uma cultura de paz Braúna, Jorge Ricardo Ferreira Foreground Educação Matemática Crítica Ensino de Matemática. Educação Matemática Crítica |
title_short |
Educação matemática na escola-mundo: ensino para uma cultura de paz |
title_full |
Educação matemática na escola-mundo: ensino para uma cultura de paz |
title_fullStr |
Educação matemática na escola-mundo: ensino para uma cultura de paz |
title_full_unstemmed |
Educação matemática na escola-mundo: ensino para uma cultura de paz |
title_sort |
Educação matemática na escola-mundo: ensino para uma cultura de paz |
author |
Braúna, Jorge Ricardo Ferreira |
author_facet |
Braúna, Jorge Ricardo Ferreira Morais, Marcelo Bezerra de |
author_role |
author |
author2 |
Morais, Marcelo Bezerra de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Braúna, Jorge Ricardo Ferreira Morais, Marcelo Bezerra de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Foreground Educação Matemática Crítica Ensino de Matemática. Educação Matemática Crítica |
topic |
Foreground Educação Matemática Crítica Ensino de Matemática. Educação Matemática Crítica |
description |
Tematizando a educação matemática como meio para a construção de uma cultura de paz, temos o objetivo de compreender como a educação matemática escolar pode influenciar a constituição de uma cultura de paz, a partir do que é vivenciado nos processos de escolarização. Para isso, lançamos mão de alguns conceitos de Skovsmose (2015; 2008) e Freire (1987; 1996) e, ainda, analisamos dados de uma pesquisa que lança mão da Sociopoética (Gauthier, 2015) como metodologia de investigação. Elaboramos compreensões de como o ensino de matemática pode atuar reproduzindo uma violência difusa, à medida que fragiliza foregrounds e gera situações de autodesvalia, favorecendo a percepção da matemática como inimiga, frustração, alheamento, vergonha e engano. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-03-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/12110 10.30612/tangram.v4i1.12110 |
url |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/12110 |
identifier_str_mv |
10.30612/tangram.v4i1.12110 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/12110/7613 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 TANGRAM - Revista de Educação Matemática info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 TANGRAM - Revista de Educação Matemática |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Federal University of Grande Dourados (UFGD) |
publisher.none.fl_str_mv |
Federal University of Grande Dourados (UFGD) |
dc.source.none.fl_str_mv |
TANGRAM - Revista de Educação Matemática; v. 4 n. 1 (2021); 46-70 2595-0967 reponame:Tangram (Dourados) instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) instacron:UFGD |
instname_str |
Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) |
instacron_str |
UFGD |
institution |
UFGD |
reponame_str |
Tangram (Dourados) |
collection |
Tangram (Dourados) |
repository.name.fl_str_mv |
Tangram (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) |
repository.mail.fl_str_mv |
edvonetealencar@ufgd.edu.br || editora.suporte@ufgd.edu.br |
_version_ |
1797220479624282112 |