Uma leitura crítica da educação especial a caminho da inclusão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marques, Carlos Alberto
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Silva, Camila Josefina da, Fernandes, Âgela Mara de Oliveira, Fuscaldi, Beanilde, Romualdo, Anderson dos Santos, Burnier, Frederika de Assis, Gonçalves, Rafael Marques, Coelho, Edgar Pereira, Campos Júnior, Iriê Salomão de, Silva, Raquel Gonzalez Monteiro da, Ferreira, Adriana Marques, Pina, Leonardo Docena
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFJF
Texto Completo: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/9360
Resumo: As mudanças por que vem passando o mundo Atual exigem uma reflexão profunda acerca do(s) movimento(s) de ruptura com as práticas sociais eeducacionais caracterizadoras do pensamento Moderno. Mais do que denunciar as diversas formas de preconceito e de discriminação praticadaspela sociedade Moderna e, com toda certeza, pela sociedade Contemporânea, importa compreender a trama de relações e a correlação de forçasque originaram e alimentaram, como ainda originam e alimentam, as mais variadas formas de identificação e de tratamento da diferença. Váriosrecortes são possíveis para se analisar este processo de mudança: o político, o pedagógico, o filosófico etc.Através do projeto Uma leitura crítica da Educação Especial a caminho da inclusão, financiado pela Fundação de Aparo à pesquisa do Estado deMinas Gerais – FABEMIG, Realizamos a análise dos pensamentos de três dos mais importantes autores do século XX – Vygotsky, Paulo Freire eFoucault. Após esta primeira fase, demos continuidade ao projeto estudando três novos autores de igual importância e relevância: Boaventura deSousa Santos, Moacir Gadotti e Gilles Deleuze. Com isto ampliamos o raio de abrangência de nossa investigação, no intuito de se extrair de suasteorias o(s) sentido(s) do(s) movimento(s) de ruptura com o modelo da exclusão social e a conseqüente caminhada rumo à adoção de uma novaprática fundada nos princípios do reconhecimento e do respeito à diferença, da equiparação de oportunidades e no convívio harmonioso das diversasformas de ser humano. Estudamos os pensamentos dos autores acima no intuito de estabelecermos um paralelo entre suas idéias, resguardando o campo de atuação decada um deles e seus pressupostos epistemológicos. Mesmo reconhecendo as diferenças teórico-metodológicas existentes, tomamos como ponto departida o fato de que todos eles manifestaram, de forma clara e objetiva, uma posição crítica em relação a todas e quaisquer formas de opressãopolítica, de exclusão cultural e do emprego de mecanismos disciplinares que derivam, inevitavelmente, na supervalorização de uns em detrimentodos direitos de tantos outros tratados como desviantes.
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