Análise das ações de marketing de conteúdo e do comportamento dos consumidores de uma rede de restaurantes fast-food em uma rede social

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bittencourt, Diego Fernandes
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFJF
Texto Completo: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/9542
Resumo: Este estudo propôs analisar as ações de marketing de conteúdo da rede de restaurantes McDonald’s, e do comportamento dos seus consumidores, no Facebook. Foram observadas, no período de 15 a 30 de julho do ano de 2018, na página “McDonald’s Brasil”, as ações de marketing de conteúdo referente à temática da postagem – motivação, humor, data especial, promoção, novidades, e à presença de links de redirecionamento para outro endereço eletrônico; bem como observado o comportamento dos seguidores em relação à curtidas, compartilhamentos e comentários das postagens da empresa; e ainda observada as respostas da empresa aos comentários dos consumidores. A maior parte das postagens da empresa foi para apresentar novos produtos (43,75%), seguido de postagens motivacionais (37,5%). Quase a totalidade das postagens (87,5%) tinha links de redirecionamento para o site oficial do McDonald’s Brasil. Em relação ao comportamento dos consumidores, obtiveram-se em ordem decrescente a média de número de curtidas (11.880/postagem), de comentários (1.071/postagem), de compartilhamentos (416/postagem), e por fim de respostas (33,1/postagem) da empresa aos seguidores. Os resultados encontrados demonstram estratégias de marketing do McDonald’s para induzir o consumidor, não só a consumir o produto, como também ser veículo para proliferação da propaganda na internet, e ainda consegue atingir diferentes tipos de públicos. Este estudo confirmou a interação online entre o público e a empresa McDonald’s, demonstrando as ações do marketing nas interações e destacando a dimensão de alcance gerada no comportamento dos seguidores.
id UFJF_5329a8bd6d0e1e403abe301b54da80dc
oai_identifier_str oai:hermes.cpd.ufjf.br:ufjf/9542
network_acronym_str UFJF
network_name_str Repositório Institucional da UFJF
repository_id_str
spelling Cardoso, Pollyanna Costahttp://lattes.cnpq.br/1323749886848812Cardoso, Leandro de Moraishttp://lattes.cnpq.br/5841011532743871Paula, Patrícia Aparecida Baumgratz dehttp://lattes.cnpq.br/4551842457157985http://lattes.cnpq.br/1212048719286759Bittencourt, Diego Fernandes2019-04-03T12:42:12Z2019-04-012019-04-03T12:42:12Z2018-11-27https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/9542Este estudo propôs analisar as ações de marketing de conteúdo da rede de restaurantes McDonald’s, e do comportamento dos seus consumidores, no Facebook. Foram observadas, no período de 15 a 30 de julho do ano de 2018, na página “McDonald’s Brasil”, as ações de marketing de conteúdo referente à temática da postagem – motivação, humor, data especial, promoção, novidades, e à presença de links de redirecionamento para outro endereço eletrônico; bem como observado o comportamento dos seguidores em relação à curtidas, compartilhamentos e comentários das postagens da empresa; e ainda observada as respostas da empresa aos comentários dos consumidores. A maior parte das postagens da empresa foi para apresentar novos produtos (43,75%), seguido de postagens motivacionais (37,5%). Quase a totalidade das postagens (87,5%) tinha links de redirecionamento para o site oficial do McDonald’s Brasil. Em relação ao comportamento dos consumidores, obtiveram-se em ordem decrescente a média de número de curtidas (11.880/postagem), de comentários (1.071/postagem), de compartilhamentos (416/postagem), e por fim de respostas (33,1/postagem) da empresa aos seguidores. Os resultados encontrados demonstram estratégias de marketing do McDonald’s para induzir o consumidor, não só a consumir o produto, como também ser veículo para proliferação da propaganda na internet, e ainda consegue atingir diferentes tipos de públicos. Este estudo confirmou a interação online entre o público e a empresa McDonald’s, demonstrando as ações do marketing nas interações e destacando a dimensão de alcance gerada no comportamento dos seguidores.This study proposes to analyze the content marketing actions of the McDonald's restaurant chain, and the behavior of its consumers, on Facebook. During the period from July 15 to 30, 2018, McDonald's Brazil, the marketing actions of content related to the subject of postage - motivation, humor, special date, promotion, news, and the presence of redirection links to another electronic address; as well as observed the behavior of the followers in relation to the tastings, shares and comments of the company's posts; and still observed the company's responses to consumer comments. Most of the company's posts were to present new products (43.75%), followed by motivational postings (37.5%). Almost all postings (87.5%) had redirection links to the official McDonald's Brazil site. In relation to consumer behavior, the average number of tanned (11,880/ post), comments (1,071/post), shares (416/post), and finally responses (33.1%/post) to the followers. The results show McDonald's marketing strategies to induce the consumer not only to consume the product but also to be a vehicle for the proliferation of advertising on the Internet and still reach different types of public. This study confirmed the online interaction between the public and the McDonald's company, demonstrating the marketing actions in the interactions and highlighting the reach dimension generated in the behavior of the followers.porUniversidade Federal de Juiz de Fora - Campus Avançado de Governador ValadaresUFJF/GVBrasilICV - Instituto de Ciências da VidaNutriçãoMarketing digitalInternetFast-foodsRede socialFidelização do consumidorComportamento alimentarDigital marketingSocial networkConsumer loyaltyFood behaviorAnálise das ações de marketing de conteúdo e do comportamento dos consumidores de uma rede de restaurantes fast-food em uma rede socialinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFJFinstname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)instacron:UFJFTHUMBNAILdiegofernandesbittencourt.pdf.jpgdiegofernandesbittencourt.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1208https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/9542/7/diegofernandesbittencourt.pdf.jpg7b4ec54c3d34f76134ea7a3d09bed829MD57ORIGINALdiegofernandesbittencourt.pdfdiegofernandesbittencourt.pdfapplication/pdf420304https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/9542/1/diegofernandesbittencourt.pdf259a5f3a0a94a923b718c3fbebd5acf6MD51CC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; charset=utf-843https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/9542/2/license_url321f3992dd3875151d8801b773ab32edMD52license_textlicense_texttext/html; charset=utf-80https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/9542/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53license_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-80https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/9542/4/license_rdfd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82197https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/9542/5/license.txt000e18a5aee6ca21bb5811ddf55fc37bMD55TEXTdiegofernandesbittencourt.pdf.txtdiegofernandesbittencourt.pdf.txtExtracted texttext/plain35488https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/9542/6/diegofernandesbittencourt.pdf.txtee38cecf03d179c16aeae139779c8efbMD56ufjf/95422019-06-16 12:29:56.7oai:hermes.cpd.ufjf.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufjf.br/oai/requestopendoar:2019-06-16T15:29:56Repositório Institucional da UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Análise das ações de marketing de conteúdo e do comportamento dos consumidores de uma rede de restaurantes fast-food em uma rede social
title Análise das ações de marketing de conteúdo e do comportamento dos consumidores de uma rede de restaurantes fast-food em uma rede social
spellingShingle Análise das ações de marketing de conteúdo e do comportamento dos consumidores de uma rede de restaurantes fast-food em uma rede social
Bittencourt, Diego Fernandes
Nutrição
Marketing digital
Internet
Fast-foods
Rede social
Fidelização do consumidor
Comportamento alimentar
Digital marketing
Social network
Consumer loyalty
Food behavior
title_short Análise das ações de marketing de conteúdo e do comportamento dos consumidores de uma rede de restaurantes fast-food em uma rede social
title_full Análise das ações de marketing de conteúdo e do comportamento dos consumidores de uma rede de restaurantes fast-food em uma rede social
title_fullStr Análise das ações de marketing de conteúdo e do comportamento dos consumidores de uma rede de restaurantes fast-food em uma rede social
title_full_unstemmed Análise das ações de marketing de conteúdo e do comportamento dos consumidores de uma rede de restaurantes fast-food em uma rede social
title_sort Análise das ações de marketing de conteúdo e do comportamento dos consumidores de uma rede de restaurantes fast-food em uma rede social
author Bittencourt, Diego Fernandes
author_facet Bittencourt, Diego Fernandes
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Cardoso, Pollyanna Costa
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1323749886848812
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Cardoso, Leandro de Morais
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5841011532743871
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Paula, Patrícia Aparecida Baumgratz de
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4551842457157985
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1212048719286759
dc.contributor.author.fl_str_mv Bittencourt, Diego Fernandes
contributor_str_mv Cardoso, Pollyanna Costa
Cardoso, Leandro de Morais
Paula, Patrícia Aparecida Baumgratz de
dc.subject.cnpq.fl_str_mv Nutrição
topic Nutrição
Marketing digital
Internet
Fast-foods
Rede social
Fidelização do consumidor
Comportamento alimentar
Digital marketing
Social network
Consumer loyalty
Food behavior
dc.subject.por.fl_str_mv Marketing digital
Internet
Fast-foods
Rede social
Fidelização do consumidor
Comportamento alimentar
Digital marketing
Social network
Consumer loyalty
Food behavior
description Este estudo propôs analisar as ações de marketing de conteúdo da rede de restaurantes McDonald’s, e do comportamento dos seus consumidores, no Facebook. Foram observadas, no período de 15 a 30 de julho do ano de 2018, na página “McDonald’s Brasil”, as ações de marketing de conteúdo referente à temática da postagem – motivação, humor, data especial, promoção, novidades, e à presença de links de redirecionamento para outro endereço eletrônico; bem como observado o comportamento dos seguidores em relação à curtidas, compartilhamentos e comentários das postagens da empresa; e ainda observada as respostas da empresa aos comentários dos consumidores. A maior parte das postagens da empresa foi para apresentar novos produtos (43,75%), seguido de postagens motivacionais (37,5%). Quase a totalidade das postagens (87,5%) tinha links de redirecionamento para o site oficial do McDonald’s Brasil. Em relação ao comportamento dos consumidores, obtiveram-se em ordem decrescente a média de número de curtidas (11.880/postagem), de comentários (1.071/postagem), de compartilhamentos (416/postagem), e por fim de respostas (33,1/postagem) da empresa aos seguidores. Os resultados encontrados demonstram estratégias de marketing do McDonald’s para induzir o consumidor, não só a consumir o produto, como também ser veículo para proliferação da propaganda na internet, e ainda consegue atingir diferentes tipos de públicos. Este estudo confirmou a interação online entre o público e a empresa McDonald’s, demonstrando as ações do marketing nas interações e destacando a dimensão de alcance gerada no comportamento dos seguidores.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-11-27
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-04-03T12:42:12Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-04-01
2019-04-03T12:42:12Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/9542
url https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/9542
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Juiz de Fora - Campus Avançado de Governador Valadares
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFJF/GV
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv ICV - Instituto de Ciências da Vida
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Juiz de Fora - Campus Avançado de Governador Valadares
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFJF
instname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
instacron:UFJF
instname_str Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
instacron_str UFJF
institution UFJF
reponame_str Repositório Institucional da UFJF
collection Repositório Institucional da UFJF
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/9542/7/diegofernandesbittencourt.pdf.jpg
https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/9542/1/diegofernandesbittencourt.pdf
https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/9542/2/license_url
https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/9542/3/license_text
https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/9542/4/license_rdf
https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/9542/5/license.txt
https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/9542/6/diegofernandesbittencourt.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 7b4ec54c3d34f76134ea7a3d09bed829
259a5f3a0a94a923b718c3fbebd5acf6
321f3992dd3875151d8801b773ab32ed
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
000e18a5aee6ca21bb5811ddf55fc37b
ee38cecf03d179c16aeae139779c8efb
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801661236265353216