Análise das ações de marketing de conteúdo e do comportamento dos consumidores de uma rede de restaurantes fast-food em uma rede social
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFJF |
Texto Completo: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/9542 |
Resumo: | Este estudo propôs analisar as ações de marketing de conteúdo da rede de restaurantes McDonald’s, e do comportamento dos seus consumidores, no Facebook. Foram observadas, no período de 15 a 30 de julho do ano de 2018, na página “McDonald’s Brasil”, as ações de marketing de conteúdo referente à temática da postagem – motivação, humor, data especial, promoção, novidades, e à presença de links de redirecionamento para outro endereço eletrônico; bem como observado o comportamento dos seguidores em relação à curtidas, compartilhamentos e comentários das postagens da empresa; e ainda observada as respostas da empresa aos comentários dos consumidores. A maior parte das postagens da empresa foi para apresentar novos produtos (43,75%), seguido de postagens motivacionais (37,5%). Quase a totalidade das postagens (87,5%) tinha links de redirecionamento para o site oficial do McDonald’s Brasil. Em relação ao comportamento dos consumidores, obtiveram-se em ordem decrescente a média de número de curtidas (11.880/postagem), de comentários (1.071/postagem), de compartilhamentos (416/postagem), e por fim de respostas (33,1/postagem) da empresa aos seguidores. Os resultados encontrados demonstram estratégias de marketing do McDonald’s para induzir o consumidor, não só a consumir o produto, como também ser veículo para proliferação da propaganda na internet, e ainda consegue atingir diferentes tipos de públicos. Este estudo confirmou a interação online entre o público e a empresa McDonald’s, demonstrando as ações do marketing nas interações e destacando a dimensão de alcance gerada no comportamento dos seguidores. |
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Foram observadas, no período de 15 a 30 de julho do ano de 2018, na página “McDonald’s Brasil”, as ações de marketing de conteúdo referente à temática da postagem – motivação, humor, data especial, promoção, novidades, e à presença de links de redirecionamento para outro endereço eletrônico; bem como observado o comportamento dos seguidores em relação à curtidas, compartilhamentos e comentários das postagens da empresa; e ainda observada as respostas da empresa aos comentários dos consumidores. A maior parte das postagens da empresa foi para apresentar novos produtos (43,75%), seguido de postagens motivacionais (37,5%). Quase a totalidade das postagens (87,5%) tinha links de redirecionamento para o site oficial do McDonald’s Brasil. Em relação ao comportamento dos consumidores, obtiveram-se em ordem decrescente a média de número de curtidas (11.880/postagem), de comentários (1.071/postagem), de compartilhamentos (416/postagem), e por fim de respostas (33,1/postagem) da empresa aos seguidores. Os resultados encontrados demonstram estratégias de marketing do McDonald’s para induzir o consumidor, não só a consumir o produto, como também ser veículo para proliferação da propaganda na internet, e ainda consegue atingir diferentes tipos de públicos. Este estudo confirmou a interação online entre o público e a empresa McDonald’s, demonstrando as ações do marketing nas interações e destacando a dimensão de alcance gerada no comportamento dos seguidores.This study proposes to analyze the content marketing actions of the McDonald's restaurant chain, and the behavior of its consumers, on Facebook. During the period from July 15 to 30, 2018, McDonald's Brazil, the marketing actions of content related to the subject of postage - motivation, humor, special date, promotion, news, and the presence of redirection links to another electronic address; as well as observed the behavior of the followers in relation to the tastings, shares and comments of the company's posts; and still observed the company's responses to consumer comments. Most of the company's posts were to present new products (43.75%), followed by motivational postings (37.5%). Almost all postings (87.5%) had redirection links to the official McDonald's Brazil site. In relation to consumer behavior, the average number of tanned (11,880/ post), comments (1,071/post), shares (416/post), and finally responses (33.1%/post) to the followers. The results show McDonald's marketing strategies to induce the consumer not only to consume the product but also to be a vehicle for the proliferation of advertising on the Internet and still reach different types of public. This study confirmed the online interaction between the public and the McDonald's company, demonstrating the marketing actions in the interactions and highlighting the reach dimension generated in the behavior of the followers.porUniversidade Federal de Juiz de Fora - Campus Avançado de Governador ValadaresUFJF/GVBrasilICV - Instituto de Ciências da VidaNutriçãoMarketing digitalInternetFast-foodsRede socialFidelização do consumidorComportamento alimentarDigital marketingSocial networkConsumer loyaltyFood behaviorAnálise das ações de marketing de conteúdo e do comportamento dos consumidores de uma rede de restaurantes fast-food em uma rede socialinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFJFinstname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)instacron:UFJFTHUMBNAILdiegofernandesbittencourt.pdf.jpgdiegofernandesbittencourt.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1208https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/9542/7/diegofernandesbittencourt.pdf.jpg7b4ec54c3d34f76134ea7a3d09bed829MD57ORIGINALdiegofernandesbittencourt.pdfdiegofernandesbittencourt.pdfapplication/pdf420304https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/9542/1/diegofernandesbittencourt.pdf259a5f3a0a94a923b718c3fbebd5acf6MD51CC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; 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