Comportamento dos consumidores de vinhos: uma relação entre valores pessoais e identidade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFLA |
Texto Completo: | http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/39450 |
Resumo: | The consumer behavior of people who drink wine regularly, can tell about how they experience and characterize themselves in front of society. The academy has investigated these behaviors from the perspective of personal values and the formation of the individual identity. However, it is an absence of research that worked on both perspectives together. The objective of this article was to verify the relationship between personal values and the identity formation traits of wine consumers, considering the personal value constructs of Schwartz (1992, 2012) and the identity formation principles of Reed II et al (2012). The methodological approach was quantitative, using the techniques of multivariate analysis of clusters, discriminant and ANOVA. The results of the sample indicate that it is possible to establish different relations between the constructs present in the theory of personal values and the principles of identity formation in consumer behavior. |
id |
UFLA_8437673cf93fc3bbe782955e31e5caf7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:1/39450 |
network_acronym_str |
UFLA |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFLA |
repository_id_str |
|
spelling |
Comportamento dos consumidores de vinhos: uma relação entre valores pessoais e identidadeBehavior of wine consumers: A relationship between personal values and identityValores pessoaisIdentidadeConsumo de vinhosPersonal valuesIdentityWine consumptionThe consumer behavior of people who drink wine regularly, can tell about how they experience and characterize themselves in front of society. The academy has investigated these behaviors from the perspective of personal values and the formation of the individual identity. However, it is an absence of research that worked on both perspectives together. The objective of this article was to verify the relationship between personal values and the identity formation traits of wine consumers, considering the personal value constructs of Schwartz (1992, 2012) and the identity formation principles of Reed II et al (2012). The methodological approach was quantitative, using the techniques of multivariate analysis of clusters, discriminant and ANOVA. The results of the sample indicate that it is possible to establish different relations between the constructs present in the theory of personal values and the principles of identity formation in consumer behavior.O comportamento de consumo das pessoas que bebem vinho regularmente, pode dizer sobre como elas vivenciam e se caracterizam frente a sociedade. A academia tem investigado estes comportamentos sob a ótica dos valores pessoais ou da formação de identidade do indivíduo. Porém, constatou-se a ausência de pesquisas que trabalhassem estas duas perspectivas em conjunto. Logo, o objetivo deste artigo foi verificar a relação entre os valores pessoais e os traços de formação de identidade dos consumidores de vinhos, considerando os constructos de valores pessoais de Schwartz (1992, 2012) e os princípios de formação de identidade de Reed II et al (2012). A abordagem metodológica foi quantitativa, utilizando-se das técnicas de análise multivariada de clusters, discriminante e ANOVA. Os resultados da amostra apontam que é possível estabelecer diferentes relações entre os constructos presentes na teoria de valores pessoais e os princípios de formação de identidade em comportamento de consumo.Universidade Federal de Mato Grosso do Sul2020-03-27T11:14:45Z2020-03-27T11:14:45Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfCASTRO, A. L. de O. et al. Comportamento dos consumidores de vinhos: uma relação entre valores pessoais e identidade. Desafio Online, Campo Grande, v. 7, n. 1, p. 68-88, jan./abr. 2019.http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/39450Desafio Onlinereponame:Repositório Institucional da UFLAinstname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)instacron:UFLAhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessCastro, Álvaro Leonel de OliveiraVilas Boas, Luiz Henrique de BarrosRezende, Daniel Carvalho deAntonialli, Luiz Marcelopor2020-03-27T11:15:54Zoai:localhost:1/39450Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufla.br/oai/requestnivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.bropendoar:2020-03-27T11:15:54Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Comportamento dos consumidores de vinhos: uma relação entre valores pessoais e identidade Behavior of wine consumers: A relationship between personal values and identity |
title |
Comportamento dos consumidores de vinhos: uma relação entre valores pessoais e identidade |
spellingShingle |
Comportamento dos consumidores de vinhos: uma relação entre valores pessoais e identidade Castro, Álvaro Leonel de Oliveira Valores pessoais Identidade Consumo de vinhos Personal values Identity Wine consumption |
title_short |
Comportamento dos consumidores de vinhos: uma relação entre valores pessoais e identidade |
title_full |
Comportamento dos consumidores de vinhos: uma relação entre valores pessoais e identidade |
title_fullStr |
Comportamento dos consumidores de vinhos: uma relação entre valores pessoais e identidade |
title_full_unstemmed |
Comportamento dos consumidores de vinhos: uma relação entre valores pessoais e identidade |
title_sort |
Comportamento dos consumidores de vinhos: uma relação entre valores pessoais e identidade |
author |
Castro, Álvaro Leonel de Oliveira |
author_facet |
Castro, Álvaro Leonel de Oliveira Vilas Boas, Luiz Henrique de Barros Rezende, Daniel Carvalho de Antonialli, Luiz Marcelo |
author_role |
author |
author2 |
Vilas Boas, Luiz Henrique de Barros Rezende, Daniel Carvalho de Antonialli, Luiz Marcelo |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Castro, Álvaro Leonel de Oliveira Vilas Boas, Luiz Henrique de Barros Rezende, Daniel Carvalho de Antonialli, Luiz Marcelo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Valores pessoais Identidade Consumo de vinhos Personal values Identity Wine consumption |
topic |
Valores pessoais Identidade Consumo de vinhos Personal values Identity Wine consumption |
description |
The consumer behavior of people who drink wine regularly, can tell about how they experience and characterize themselves in front of society. The academy has investigated these behaviors from the perspective of personal values and the formation of the individual identity. However, it is an absence of research that worked on both perspectives together. The objective of this article was to verify the relationship between personal values and the identity formation traits of wine consumers, considering the personal value constructs of Schwartz (1992, 2012) and the identity formation principles of Reed II et al (2012). The methodological approach was quantitative, using the techniques of multivariate analysis of clusters, discriminant and ANOVA. The results of the sample indicate that it is possible to establish different relations between the constructs present in the theory of personal values and the principles of identity formation in consumer behavior. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019 2020-03-27T11:14:45Z 2020-03-27T11:14:45Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
CASTRO, A. L. de O. et al. Comportamento dos consumidores de vinhos: uma relação entre valores pessoais e identidade. Desafio Online, Campo Grande, v. 7, n. 1, p. 68-88, jan./abr. 2019. http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/39450 |
identifier_str_mv |
CASTRO, A. L. de O. et al. Comportamento dos consumidores de vinhos: uma relação entre valores pessoais e identidade. Desafio Online, Campo Grande, v. 7, n. 1, p. 68-88, jan./abr. 2019. |
url |
http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/39450 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Desafio Online reponame:Repositório Institucional da UFLA instname:Universidade Federal de Lavras (UFLA) instacron:UFLA |
instname_str |
Universidade Federal de Lavras (UFLA) |
instacron_str |
UFLA |
institution |
UFLA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFLA |
collection |
Repositório Institucional da UFLA |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA) |
repository.mail.fl_str_mv |
nivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.br |
_version_ |
1815439369271508992 |