Os temas transversais contemporâneos da BNCC através do olhar da Literatura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Possamai, Jackeline Maria Beber
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: de Gaspari, Silvana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Húmus
Texto Completo: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/revistahumus/article/view/19626
Resumo: Este artigo tem por objetivo a discussão sobre a pretensão da BNCC que, como documento orientador do currículo da Educação Básica, também reflete a respeito do conceito de formação integral, a qual viabilizaria o desenvolvimento do ser humano em suas dimensões física, intelectual, social e emocional. Assim, com o nosso olhar voltado às competências gerais da BNCC e, mais especificamente, a uma das habilidades ali apontadas, proposta pelo componente de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental (8º e 9º anos), e que tem como objetivo o desenvolvimento da empatia, nos posicionamos em favor da utilização do texto literário como abordagem de reflexão crítica em sala de aula. Para tal discussão, tomamos como motivador os textos do escritor Lima Barreto, por conter fatos relatados em tempos e contextos diferentes dos atuais, e que aludem, especialmente, à exclusão social e ao preconceito racial.
id UFMA-4_cb9e655a93d5ff77659dd010fd862072
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/19626
network_acronym_str UFMA-4
network_name_str Revista Húmus
repository_id_str
spelling Os temas transversais contemporâneos da BNCC através do olhar da LiteraturaBNCCschoolliteratureintegral formationBNCCescolaliteraturaformação integralLima BarretoEste artigo tem por objetivo a discussão sobre a pretensão da BNCC que, como documento orientador do currículo da Educação Básica, também reflete a respeito do conceito de formação integral, a qual viabilizaria o desenvolvimento do ser humano em suas dimensões física, intelectual, social e emocional. Assim, com o nosso olhar voltado às competências gerais da BNCC e, mais especificamente, a uma das habilidades ali apontadas, proposta pelo componente de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental (8º e 9º anos), e que tem como objetivo o desenvolvimento da empatia, nos posicionamos em favor da utilização do texto literário como abordagem de reflexão crítica em sala de aula. Para tal discussão, tomamos como motivador os textos do escritor Lima Barreto, por conter fatos relatados em tempos e contextos diferentes dos atuais, e que aludem, especialmente, à exclusão social e ao preconceito racial.Universidade Federal do Maranhão2022-08-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/revistahumus/article/view/1962610.18764/2236-4358v12n36.2022.39Revista Húmus; v. 12 n. 36 (2022): Modernismo, Cultura e Educação2236-4358reponame:Revista Húmusinstname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/revistahumus/article/view/19626/11257Copyright (c) 2022 Revista Húmushttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessPossamai, Jackeline Maria Beberde Gaspari, Silvana2022-08-18T14:34:36Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/19626Revistahttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/revistahumusPUBhttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/revistahumus/oai||wellington.amorim@gmail.com2236-43582236-4358opendoar:2024-05-21T19:53:59.965632Revista Húmus - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)true
dc.title.none.fl_str_mv Os temas transversais contemporâneos da BNCC através do olhar da Literatura
title Os temas transversais contemporâneos da BNCC através do olhar da Literatura
spellingShingle Os temas transversais contemporâneos da BNCC através do olhar da Literatura
Possamai, Jackeline Maria Beber
BNCC
school
literature
integral formation
BNCC
escola
literatura
formação integral
Lima Barreto
title_short Os temas transversais contemporâneos da BNCC através do olhar da Literatura
title_full Os temas transversais contemporâneos da BNCC através do olhar da Literatura
title_fullStr Os temas transversais contemporâneos da BNCC através do olhar da Literatura
title_full_unstemmed Os temas transversais contemporâneos da BNCC através do olhar da Literatura
title_sort Os temas transversais contemporâneos da BNCC através do olhar da Literatura
author Possamai, Jackeline Maria Beber
author_facet Possamai, Jackeline Maria Beber
de Gaspari, Silvana
author_role author
author2 de Gaspari, Silvana
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Possamai, Jackeline Maria Beber
de Gaspari, Silvana
dc.subject.por.fl_str_mv BNCC
school
literature
integral formation
BNCC
escola
literatura
formação integral
Lima Barreto
topic BNCC
school
literature
integral formation
BNCC
escola
literatura
formação integral
Lima Barreto
description Este artigo tem por objetivo a discussão sobre a pretensão da BNCC que, como documento orientador do currículo da Educação Básica, também reflete a respeito do conceito de formação integral, a qual viabilizaria o desenvolvimento do ser humano em suas dimensões física, intelectual, social e emocional. Assim, com o nosso olhar voltado às competências gerais da BNCC e, mais especificamente, a uma das habilidades ali apontadas, proposta pelo componente de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental (8º e 9º anos), e que tem como objetivo o desenvolvimento da empatia, nos posicionamos em favor da utilização do texto literário como abordagem de reflexão crítica em sala de aula. Para tal discussão, tomamos como motivador os textos do escritor Lima Barreto, por conter fatos relatados em tempos e contextos diferentes dos atuais, e que aludem, especialmente, à exclusão social e ao preconceito racial.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-08-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/revistahumus/article/view/19626
10.18764/2236-4358v12n36.2022.39
url http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/revistahumus/article/view/19626
identifier_str_mv 10.18764/2236-4358v12n36.2022.39
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/revistahumus/article/view/19626/11257
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Húmus
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Húmus
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
dc.source.none.fl_str_mv Revista Húmus; v. 12 n. 36 (2022): Modernismo, Cultura e Educação
2236-4358
reponame:Revista Húmus
instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron:UFMA
instname_str Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron_str UFMA
institution UFMA
reponame_str Revista Húmus
collection Revista Húmus
repository.name.fl_str_mv Revista Húmus - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
repository.mail.fl_str_mv ||wellington.amorim@gmail.com
_version_ 1799874899352748033