Os temas transversais contemporâneos da BNCC através do olhar da Literatura
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Húmus |
Texto Completo: | http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/revistahumus/article/view/19626 |
Resumo: | Este artigo tem por objetivo a discussão sobre a pretensão da BNCC que, como documento orientador do currículo da Educação Básica, também reflete a respeito do conceito de formação integral, a qual viabilizaria o desenvolvimento do ser humano em suas dimensões física, intelectual, social e emocional. Assim, com o nosso olhar voltado às competências gerais da BNCC e, mais especificamente, a uma das habilidades ali apontadas, proposta pelo componente de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental (8º e 9º anos), e que tem como objetivo o desenvolvimento da empatia, nos posicionamos em favor da utilização do texto literário como abordagem de reflexão crítica em sala de aula. Para tal discussão, tomamos como motivador os textos do escritor Lima Barreto, por conter fatos relatados em tempos e contextos diferentes dos atuais, e que aludem, especialmente, à exclusão social e ao preconceito racial. |
id |
UFMA-4_cb9e655a93d5ff77659dd010fd862072 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/19626 |
network_acronym_str |
UFMA-4 |
network_name_str |
Revista Húmus |
repository_id_str |
|
spelling |
Os temas transversais contemporâneos da BNCC através do olhar da LiteraturaBNCCschoolliteratureintegral formationBNCCescolaliteraturaformação integralLima BarretoEste artigo tem por objetivo a discussão sobre a pretensão da BNCC que, como documento orientador do currículo da Educação Básica, também reflete a respeito do conceito de formação integral, a qual viabilizaria o desenvolvimento do ser humano em suas dimensões física, intelectual, social e emocional. Assim, com o nosso olhar voltado às competências gerais da BNCC e, mais especificamente, a uma das habilidades ali apontadas, proposta pelo componente de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental (8º e 9º anos), e que tem como objetivo o desenvolvimento da empatia, nos posicionamos em favor da utilização do texto literário como abordagem de reflexão crítica em sala de aula. Para tal discussão, tomamos como motivador os textos do escritor Lima Barreto, por conter fatos relatados em tempos e contextos diferentes dos atuais, e que aludem, especialmente, à exclusão social e ao preconceito racial.Universidade Federal do Maranhão2022-08-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/revistahumus/article/view/1962610.18764/2236-4358v12n36.2022.39Revista Húmus; v. 12 n. 36 (2022): Modernismo, Cultura e Educação2236-4358reponame:Revista Húmusinstname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/revistahumus/article/view/19626/11257Copyright (c) 2022 Revista Húmushttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessPossamai, Jackeline Maria Beberde Gaspari, Silvana2022-08-18T14:34:36Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/19626Revistahttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/revistahumusPUBhttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/revistahumus/oai||wellington.amorim@gmail.com2236-43582236-4358opendoar:2024-05-21T19:53:59.965632Revista Húmus - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
Os temas transversais contemporâneos da BNCC através do olhar da Literatura |
title |
Os temas transversais contemporâneos da BNCC através do olhar da Literatura |
spellingShingle |
Os temas transversais contemporâneos da BNCC através do olhar da Literatura Possamai, Jackeline Maria Beber BNCC school literature integral formation BNCC escola literatura formação integral Lima Barreto |
title_short |
Os temas transversais contemporâneos da BNCC através do olhar da Literatura |
title_full |
Os temas transversais contemporâneos da BNCC através do olhar da Literatura |
title_fullStr |
Os temas transversais contemporâneos da BNCC através do olhar da Literatura |
title_full_unstemmed |
Os temas transversais contemporâneos da BNCC através do olhar da Literatura |
title_sort |
Os temas transversais contemporâneos da BNCC através do olhar da Literatura |
author |
Possamai, Jackeline Maria Beber |
author_facet |
Possamai, Jackeline Maria Beber de Gaspari, Silvana |
author_role |
author |
author2 |
de Gaspari, Silvana |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Possamai, Jackeline Maria Beber de Gaspari, Silvana |
dc.subject.por.fl_str_mv |
BNCC school literature integral formation BNCC escola literatura formação integral Lima Barreto |
topic |
BNCC school literature integral formation BNCC escola literatura formação integral Lima Barreto |
description |
Este artigo tem por objetivo a discussão sobre a pretensão da BNCC que, como documento orientador do currículo da Educação Básica, também reflete a respeito do conceito de formação integral, a qual viabilizaria o desenvolvimento do ser humano em suas dimensões física, intelectual, social e emocional. Assim, com o nosso olhar voltado às competências gerais da BNCC e, mais especificamente, a uma das habilidades ali apontadas, proposta pelo componente de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental (8º e 9º anos), e que tem como objetivo o desenvolvimento da empatia, nos posicionamos em favor da utilização do texto literário como abordagem de reflexão crítica em sala de aula. Para tal discussão, tomamos como motivador os textos do escritor Lima Barreto, por conter fatos relatados em tempos e contextos diferentes dos atuais, e que aludem, especialmente, à exclusão social e ao preconceito racial. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-08-16 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/revistahumus/article/view/19626 10.18764/2236-4358v12n36.2022.39 |
url |
http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/revistahumus/article/view/19626 |
identifier_str_mv |
10.18764/2236-4358v12n36.2022.39 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/revistahumus/article/view/19626/11257 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista Húmus http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista Húmus http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Maranhão |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Maranhão |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Húmus; v. 12 n. 36 (2022): Modernismo, Cultura e Educação 2236-4358 reponame:Revista Húmus instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA) instacron:UFMA |
instname_str |
Universidade Federal do Maranhão (UFMA) |
instacron_str |
UFMA |
institution |
UFMA |
reponame_str |
Revista Húmus |
collection |
Revista Húmus |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Húmus - Universidade Federal do Maranhão (UFMA) |
repository.mail.fl_str_mv |
||wellington.amorim@gmail.com |
_version_ |
1814256596107132929 |