INVESTIGANDO A QUESTÃO PEDAGÓGICA À LUZ DA ANÁLISE ARQUEOLÓGICA DO DISCURSO – AAD
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) |
Texto Completo: | http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/12764 |
Resumo: | Este ensaio registra uma investigação sobre a questão pedagógica. Para isso, recorreu à Análise Arqueológica do Discurso – AAD, de Michael Foucault, às noções arqueológicas de discurso, à regularidade, à dispersão, à formação discursiva e a uma série de escritos freireanos, como fontes da investigação. Com a escavação dos textos-fonte, foi encontrado um conjunto de achados que definiram o corpus da análise, a descrição e a explicitação da questão. Resultou da análise da questão a que a ordem discursiva do saber pedagógico se refere, em geral, a toda ação que produza marcas sobre a formação das pessoas e, em particular, a aspectos pertinentes a processos formativos, a problemas concretos e cotidianos que lhes são inerentes, a visões específicas de homem, de mundo e de sociedade que a orientam, a domínios de saberes que lhe conferem inteligibilidade, justificativa e racionalidade e à educação como prática social exemplar. Concluiu-se que os achados encontrados nos escritos freireanos demonstraram que a questão pedagógica se põe no seio de uma formação discursiva pedagógica definida por uma existência e funcionamento próprios, limites e contornos singulares, passíveis de serem identificados, conhecidos e utilizados em distintas situações e práticas sociais.Palavras-chave: discurso; pedagógico; educação; formação humana.Investigating the pedagogical question in the light of the Archaeological Discourse Analysis – AADAbstractThis essay register a investigation about the pedagogical matter. For this, the Archealogical Discourse Analysis (ADA) was appealed, its archealogical discourse notions, regularity, dispertion and discursive formation and a series of Freire’s scripts, as investigation sources. With the digging of source-texts it was founded a bunch of findings, that defined the analysis corpus, description and explicitation of the question. It was found that the discursive order of pedagogical knowledge refer, in general, about every action that produce marks about people formation and, in particular, about pertinent aspects of formative process, about daily and concret problems, specific man visions , about society and world that are oriented by them, about domain of knowledge that give to them inteligibility, justification and racionality and to education as an examplary social practice. The investigation concludes that findings found in Freire’s scripts demonstrate that pedagogical question put itself in the center of a discursive pedagogical formation defined by an existence and self operation, limits and singular contours, that can be idenfied, known and used in distinct situations and social practices.Keywords: speech; pedagogical; education; human formation.Investigando la cuestión pedagógica a la luz del Análisis del Discurso Arqueológico - AADResumenEste ensayo registra una investigación sobre el tema pedagógico. Para esto, se recurrió al Análisis de Arqueológico Discurso (AAD), sus nociones de discurso arqueológico, regularidad, dispertión y formación discursiva y una serie de guiones de Freire, como fuentes de investigación. Con la excavación de los textos fuente se fundó un conjunto de hallazgos que definieron el corpus de análisis, la descripción y la explicitación de la pregunta. Se encontró que el orden discursivo del conocimiento pedagógico se refiere, en general, a cada acción que produce marcas sobre la formación de las personas y, en particular, sobre los aspectos pertinentes del proceso formativo, sobre problemas cotidianos y concretos, visiones específicas del hombre, sobre la sociedad y el mundo. que están orientados por ellos, sobre el dominio del conocimiento que les da inteligibilidad, justificación y racionalidad y a la educación como una práctica social ejemplar. La investigación concluye que los hallazgos encontrados en los guiones de Freire demuestran que la pregunta pedagógica se coloca en el centro de una formación pedagógica discursiva definida por una existencia y auto operación, límites y contornos singulares, que pueden ser identificados, conocidos y utilizados en situaciones y prácticas sociales distintas.Palabras clave: discurso; pedagógico; educación; formación humana. |
id |
UFMA-5_8919193f50451dcf265b67c5185c8f2c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/12764 |
network_acronym_str |
UFMA-5 |
network_name_str |
Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
INVESTIGANDO A QUESTÃO PEDAGÓGICA À LUZ DA ANÁLISE ARQUEOLÓGICA DO DISCURSO – AADDiscursoPedagógicoEducaçãoFormação humanaA questão pedagógicaEste ensaio registra uma investigação sobre a questão pedagógica. Para isso, recorreu à Análise Arqueológica do Discurso – AAD, de Michael Foucault, às noções arqueológicas de discurso, à regularidade, à dispersão, à formação discursiva e a uma série de escritos freireanos, como fontes da investigação. Com a escavação dos textos-fonte, foi encontrado um conjunto de achados que definiram o corpus da análise, a descrição e a explicitação da questão. Resultou da análise da questão a que a ordem discursiva do saber pedagógico se refere, em geral, a toda ação que produza marcas sobre a formação das pessoas e, em particular, a aspectos pertinentes a processos formativos, a problemas concretos e cotidianos que lhes são inerentes, a visões específicas de homem, de mundo e de sociedade que a orientam, a domínios de saberes que lhe conferem inteligibilidade, justificativa e racionalidade e à educação como prática social exemplar. Concluiu-se que os achados encontrados nos escritos freireanos demonstraram que a questão pedagógica se põe no seio de uma formação discursiva pedagógica definida por uma existência e funcionamento próprios, limites e contornos singulares, passíveis de serem identificados, conhecidos e utilizados em distintas situações e práticas sociais.Palavras-chave: discurso; pedagógico; educação; formação humana.Investigating the pedagogical question in the light of the Archaeological Discourse Analysis – AADAbstractThis essay register a investigation about the pedagogical matter. For this, the Archealogical Discourse Analysis (ADA) was appealed, its archealogical discourse notions, regularity, dispertion and discursive formation and a series of Freire’s scripts, as investigation sources. With the digging of source-texts it was founded a bunch of findings, that defined the analysis corpus, description and explicitation of the question. It was found that the discursive order of pedagogical knowledge refer, in general, about every action that produce marks about people formation and, in particular, about pertinent aspects of formative process, about daily and concret problems, specific man visions , about society and world that are oriented by them, about domain of knowledge that give to them inteligibility, justification and racionality and to education as an examplary social practice. The investigation concludes that findings found in Freire’s scripts demonstrate that pedagogical question put itself in the center of a discursive pedagogical formation defined by an existence and self operation, limits and singular contours, that can be idenfied, known and used in distinct situations and social practices.Keywords: speech; pedagogical; education; human formation.Investigando la cuestión pedagógica a la luz del Análisis del Discurso Arqueológico - AADResumenEste ensayo registra una investigación sobre el tema pedagógico. Para esto, se recurrió al Análisis de Arqueológico Discurso (AAD), sus nociones de discurso arqueológico, regularidad, dispertión y formación discursiva y una serie de guiones de Freire, como fuentes de investigación. Con la excavación de los textos fuente se fundó un conjunto de hallazgos que definieron el corpus de análisis, la descripción y la explicitación de la pregunta. Se encontró que el orden discursivo del conocimiento pedagógico se refiere, en general, a cada acción que produce marcas sobre la formación de las personas y, en particular, sobre los aspectos pertinentes del proceso formativo, sobre problemas cotidianos y concretos, visiones específicas del hombre, sobre la sociedad y el mundo. que están orientados por ellos, sobre el dominio del conocimiento que les da inteligibilidad, justificación y racionalidad y a la educación como una práctica social ejemplar. La investigación concluye que los hallazgos encontrados en los guiones de Freire demuestran que la pregunta pedagógica se coloca en el centro de una formación pedagógica discursiva definida por una existencia y auto operación, límites y contornos singulares, que pueden ser identificados, conocidos y utilizados en situaciones y prácticas sociales distintas.Palabras clave: discurso; pedagógico; educación; formación humana.Universidade Federal do Maranhão2021-09-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAnálise arqueológica do discursoapplication/pdfapplication/pdfapplication/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.documenthttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/1276410.18764/2178-2229v28n3.202154Cadernos de Pesquisa; v. 28, n. 3, jul./set. 2021; 445-4742178-22290102-4175reponame:Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/12764/9652http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/12764/10634http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/12764/10635Copyright (c) 2021 Cadernos de Pesquisainfo:eu-repo/semantics/openAccessCarlos, Erenildo JoãoVicente-Carlos, Dafiana do Socorro Soares2021-12-15T14:22:48Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/12764Revistahttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisaPUBhttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/oaicadernosdepesquisa@ufma.br||gaepp.ufma96@gmail.com2178-22290102-4175opendoar:2024-05-21T19:54:07.552191Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
INVESTIGANDO A QUESTÃO PEDAGÓGICA À LUZ DA ANÁLISE ARQUEOLÓGICA DO DISCURSO – AAD |
title |
INVESTIGANDO A QUESTÃO PEDAGÓGICA À LUZ DA ANÁLISE ARQUEOLÓGICA DO DISCURSO – AAD |
spellingShingle |
INVESTIGANDO A QUESTÃO PEDAGÓGICA À LUZ DA ANÁLISE ARQUEOLÓGICA DO DISCURSO – AAD Carlos, Erenildo João Discurso Pedagógico Educação Formação humana A questão pedagógica |
title_short |
INVESTIGANDO A QUESTÃO PEDAGÓGICA À LUZ DA ANÁLISE ARQUEOLÓGICA DO DISCURSO – AAD |
title_full |
INVESTIGANDO A QUESTÃO PEDAGÓGICA À LUZ DA ANÁLISE ARQUEOLÓGICA DO DISCURSO – AAD |
title_fullStr |
INVESTIGANDO A QUESTÃO PEDAGÓGICA À LUZ DA ANÁLISE ARQUEOLÓGICA DO DISCURSO – AAD |
title_full_unstemmed |
INVESTIGANDO A QUESTÃO PEDAGÓGICA À LUZ DA ANÁLISE ARQUEOLÓGICA DO DISCURSO – AAD |
title_sort |
INVESTIGANDO A QUESTÃO PEDAGÓGICA À LUZ DA ANÁLISE ARQUEOLÓGICA DO DISCURSO – AAD |
author |
Carlos, Erenildo João |
author_facet |
Carlos, Erenildo João Vicente-Carlos, Dafiana do Socorro Soares |
author_role |
author |
author2 |
Vicente-Carlos, Dafiana do Socorro Soares |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carlos, Erenildo João Vicente-Carlos, Dafiana do Socorro Soares |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Discurso Pedagógico Educação Formação humana A questão pedagógica |
topic |
Discurso Pedagógico Educação Formação humana A questão pedagógica |
description |
Este ensaio registra uma investigação sobre a questão pedagógica. Para isso, recorreu à Análise Arqueológica do Discurso – AAD, de Michael Foucault, às noções arqueológicas de discurso, à regularidade, à dispersão, à formação discursiva e a uma série de escritos freireanos, como fontes da investigação. Com a escavação dos textos-fonte, foi encontrado um conjunto de achados que definiram o corpus da análise, a descrição e a explicitação da questão. Resultou da análise da questão a que a ordem discursiva do saber pedagógico se refere, em geral, a toda ação que produza marcas sobre a formação das pessoas e, em particular, a aspectos pertinentes a processos formativos, a problemas concretos e cotidianos que lhes são inerentes, a visões específicas de homem, de mundo e de sociedade que a orientam, a domínios de saberes que lhe conferem inteligibilidade, justificativa e racionalidade e à educação como prática social exemplar. Concluiu-se que os achados encontrados nos escritos freireanos demonstraram que a questão pedagógica se põe no seio de uma formação discursiva pedagógica definida por uma existência e funcionamento próprios, limites e contornos singulares, passíveis de serem identificados, conhecidos e utilizados em distintas situações e práticas sociais.Palavras-chave: discurso; pedagógico; educação; formação humana.Investigating the pedagogical question in the light of the Archaeological Discourse Analysis – AADAbstractThis essay register a investigation about the pedagogical matter. For this, the Archealogical Discourse Analysis (ADA) was appealed, its archealogical discourse notions, regularity, dispertion and discursive formation and a series of Freire’s scripts, as investigation sources. With the digging of source-texts it was founded a bunch of findings, that defined the analysis corpus, description and explicitation of the question. It was found that the discursive order of pedagogical knowledge refer, in general, about every action that produce marks about people formation and, in particular, about pertinent aspects of formative process, about daily and concret problems, specific man visions , about society and world that are oriented by them, about domain of knowledge that give to them inteligibility, justification and racionality and to education as an examplary social practice. The investigation concludes that findings found in Freire’s scripts demonstrate that pedagogical question put itself in the center of a discursive pedagogical formation defined by an existence and self operation, limits and singular contours, that can be idenfied, known and used in distinct situations and social practices.Keywords: speech; pedagogical; education; human formation.Investigando la cuestión pedagógica a la luz del Análisis del Discurso Arqueológico - AADResumenEste ensayo registra una investigación sobre el tema pedagógico. Para esto, se recurrió al Análisis de Arqueológico Discurso (AAD), sus nociones de discurso arqueológico, regularidad, dispertión y formación discursiva y una serie de guiones de Freire, como fuentes de investigación. Con la excavación de los textos fuente se fundó un conjunto de hallazgos que definieron el corpus de análisis, la descripción y la explicitación de la pregunta. Se encontró que el orden discursivo del conocimiento pedagógico se refiere, en general, a cada acción que produce marcas sobre la formación de las personas y, en particular, sobre los aspectos pertinentes del proceso formativo, sobre problemas cotidianos y concretos, visiones específicas del hombre, sobre la sociedad y el mundo. que están orientados por ellos, sobre el dominio del conocimiento que les da inteligibilidad, justificación y racionalidad y a la educación como una práctica social ejemplar. La investigación concluye que los hallazgos encontrados en los guiones de Freire demuestran que la pregunta pedagógica se coloca en el centro de una formación pedagógica discursiva definida por una existencia y auto operación, límites y contornos singulares, que pueden ser identificados, conocidos y utilizados en situaciones y prácticas sociales distintas.Palabras clave: discurso; pedagógico; educación; formación humana. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-09-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Análise arqueológica do discurso |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/12764 10.18764/2178-2229v28n3.202154 |
url |
http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/12764 |
identifier_str_mv |
10.18764/2178-2229v28n3.202154 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/12764/9652 http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/12764/10634 http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/12764/10635 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Cadernos de Pesquisa info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Cadernos de Pesquisa |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf application/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.document |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Maranhão |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Maranhão |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cadernos de Pesquisa; v. 28, n. 3, jul./set. 2021; 445-474 2178-2229 0102-4175 reponame:Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA) instacron:UFMA |
instname_str |
Universidade Federal do Maranhão (UFMA) |
instacron_str |
UFMA |
institution |
UFMA |
reponame_str |
Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) |
collection |
Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA) |
repository.mail.fl_str_mv |
cadernosdepesquisa@ufma.br||gaepp.ufma96@gmail.com |
_version_ |
1799874880416514048 |