A inserção de conceitos científicos no cotidiano escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Manechine, Selma Rosana Santiago
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Gabini, Wanderlei Sebastião, Caldeira, Ana Maria de Andrade, Diniz, Renato Eugênio da Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ensaio (Belo Horizonte. Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/9987
Resumo: O presente estudo destaca a valorização do processo de aprendizagem enfatizando a integração de disciplinas e a contextualização do ensino. O instrumento integrador desse estudo foi a produção de óleos essenciais, envolvendo conceitos científicos relacionados às disciplinas de Química, Matemática, Biologia e Geografia. Após responderem a um questionário prévio sobre determinada empresa, os alunos visitaram-na, juntamente com os professores, levantando dados a respeito da substância alfabisabolol, da exploração da matéria-prima, da produção e da comercialização. Percebeu-se um destacado envolvimento desses alunos nas atividades desenvolvidas durante o Projeto em virtude dos conceitos tratados integrarem-se à sua realidade pessoal, social e cultural.
id UFMG-11_e98cbab36e5a119e1107b50ee061189f
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/9987
network_acronym_str UFMG-11
network_name_str Ensaio (Belo Horizonte. Online)
repository_id_str
spelling A inserção de conceitos científicos no cotidiano escolarO presente estudo destaca a valorização do processo de aprendizagem enfatizando a integração de disciplinas e a contextualização do ensino. O instrumento integrador desse estudo foi a produção de óleos essenciais, envolvendo conceitos científicos relacionados às disciplinas de Química, Matemática, Biologia e Geografia. Após responderem a um questionário prévio sobre determinada empresa, os alunos visitaram-na, juntamente com os professores, levantando dados a respeito da substância alfabisabolol, da exploração da matéria-prima, da produção e da comercialização. Percebeu-se um destacado envolvimento desses alunos nas atividades desenvolvidas durante o Projeto em virtude dos conceitos tratados integrarem-se à sua realidade pessoal, social e cultural.CECIMIG-FaE-UFMG2008-12-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/9987Ensaio Research in Science Education; Vol. 8 No. 1 (2006); 39-48Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 8 Núm. 1 (2006); 39-48Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 8 n. 1 (2006); 39-481983-21171415-2150reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/9987/6959Copyright (c) 2017 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciênciasinfo:eu-repo/semantics/openAccessManechine, Selma Rosana SantiagoGabini, Wanderlei SebastiãoCaldeira, Ana Maria de AndradeDiniz, Renato Eugênio da Silva2019-02-01T19:54:21Zoai:periodicos.ufmg.br:article/9987Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaioPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/oairevistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com1983-21171415-2150opendoar:2019-02-01T19:54:21Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv A inserção de conceitos científicos no cotidiano escolar
title A inserção de conceitos científicos no cotidiano escolar
spellingShingle A inserção de conceitos científicos no cotidiano escolar
Manechine, Selma Rosana Santiago
title_short A inserção de conceitos científicos no cotidiano escolar
title_full A inserção de conceitos científicos no cotidiano escolar
title_fullStr A inserção de conceitos científicos no cotidiano escolar
title_full_unstemmed A inserção de conceitos científicos no cotidiano escolar
title_sort A inserção de conceitos científicos no cotidiano escolar
author Manechine, Selma Rosana Santiago
author_facet Manechine, Selma Rosana Santiago
Gabini, Wanderlei Sebastião
Caldeira, Ana Maria de Andrade
Diniz, Renato Eugênio da Silva
author_role author
author2 Gabini, Wanderlei Sebastião
Caldeira, Ana Maria de Andrade
Diniz, Renato Eugênio da Silva
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Manechine, Selma Rosana Santiago
Gabini, Wanderlei Sebastião
Caldeira, Ana Maria de Andrade
Diniz, Renato Eugênio da Silva
description O presente estudo destaca a valorização do processo de aprendizagem enfatizando a integração de disciplinas e a contextualização do ensino. O instrumento integrador desse estudo foi a produção de óleos essenciais, envolvendo conceitos científicos relacionados às disciplinas de Química, Matemática, Biologia e Geografia. Após responderem a um questionário prévio sobre determinada empresa, os alunos visitaram-na, juntamente com os professores, levantando dados a respeito da substância alfabisabolol, da exploração da matéria-prima, da produção e da comercialização. Percebeu-se um destacado envolvimento desses alunos nas atividades desenvolvidas durante o Projeto em virtude dos conceitos tratados integrarem-se à sua realidade pessoal, social e cultural.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-12-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/9987
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/9987
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/9987/6959
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv CECIMIG-FaE-UFMG
publisher.none.fl_str_mv CECIMIG-FaE-UFMG
dc.source.none.fl_str_mv Ensaio Research in Science Education; Vol. 8 No. 1 (2006); 39-48
Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 8 Núm. 1 (2006); 39-48
Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 8 n. 1 (2006); 39-48
1983-2117
1415-2150
reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online)
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Ensaio (Belo Horizonte. Online)
collection Ensaio (Belo Horizonte. Online)
repository.name.fl_str_mv Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv revistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com
_version_ 1799711162164576256