A inserção de conceitos científicos no cotidiano escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Ensaio (Belo Horizonte. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/9987 |
Resumo: | O presente estudo destaca a valorização do processo de aprendizagem enfatizando a integração de disciplinas e a contextualização do ensino. O instrumento integrador desse estudo foi a produção de óleos essenciais, envolvendo conceitos científicos relacionados às disciplinas de Química, Matemática, Biologia e Geografia. Após responderem a um questionário prévio sobre determinada empresa, os alunos visitaram-na, juntamente com os professores, levantando dados a respeito da substância alfabisabolol, da exploração da matéria-prima, da produção e da comercialização. Percebeu-se um destacado envolvimento desses alunos nas atividades desenvolvidas durante o Projeto em virtude dos conceitos tratados integrarem-se à sua realidade pessoal, social e cultural. |
id |
UFMG-11_e98cbab36e5a119e1107b50ee061189f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufmg.br:article/9987 |
network_acronym_str |
UFMG-11 |
network_name_str |
Ensaio (Belo Horizonte. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A inserção de conceitos científicos no cotidiano escolarO presente estudo destaca a valorização do processo de aprendizagem enfatizando a integração de disciplinas e a contextualização do ensino. O instrumento integrador desse estudo foi a produção de óleos essenciais, envolvendo conceitos científicos relacionados às disciplinas de Química, Matemática, Biologia e Geografia. Após responderem a um questionário prévio sobre determinada empresa, os alunos visitaram-na, juntamente com os professores, levantando dados a respeito da substância alfabisabolol, da exploração da matéria-prima, da produção e da comercialização. Percebeu-se um destacado envolvimento desses alunos nas atividades desenvolvidas durante o Projeto em virtude dos conceitos tratados integrarem-se à sua realidade pessoal, social e cultural.CECIMIG-FaE-UFMG2008-12-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/9987Ensaio Research in Science Education; Vol. 8 No. 1 (2006); 39-48Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 8 Núm. 1 (2006); 39-48Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 8 n. 1 (2006); 39-481983-21171415-2150reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/9987/6959Copyright (c) 2017 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciênciasinfo:eu-repo/semantics/openAccessManechine, Selma Rosana SantiagoGabini, Wanderlei SebastiãoCaldeira, Ana Maria de AndradeDiniz, Renato Eugênio da Silva2019-02-01T19:54:21Zoai:periodicos.ufmg.br:article/9987Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaioPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/oairevistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com1983-21171415-2150opendoar:2019-02-01T19:54:21Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A inserção de conceitos científicos no cotidiano escolar |
title |
A inserção de conceitos científicos no cotidiano escolar |
spellingShingle |
A inserção de conceitos científicos no cotidiano escolar Manechine, Selma Rosana Santiago |
title_short |
A inserção de conceitos científicos no cotidiano escolar |
title_full |
A inserção de conceitos científicos no cotidiano escolar |
title_fullStr |
A inserção de conceitos científicos no cotidiano escolar |
title_full_unstemmed |
A inserção de conceitos científicos no cotidiano escolar |
title_sort |
A inserção de conceitos científicos no cotidiano escolar |
author |
Manechine, Selma Rosana Santiago |
author_facet |
Manechine, Selma Rosana Santiago Gabini, Wanderlei Sebastião Caldeira, Ana Maria de Andrade Diniz, Renato Eugênio da Silva |
author_role |
author |
author2 |
Gabini, Wanderlei Sebastião Caldeira, Ana Maria de Andrade Diniz, Renato Eugênio da Silva |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Manechine, Selma Rosana Santiago Gabini, Wanderlei Sebastião Caldeira, Ana Maria de Andrade Diniz, Renato Eugênio da Silva |
description |
O presente estudo destaca a valorização do processo de aprendizagem enfatizando a integração de disciplinas e a contextualização do ensino. O instrumento integrador desse estudo foi a produção de óleos essenciais, envolvendo conceitos científicos relacionados às disciplinas de Química, Matemática, Biologia e Geografia. Após responderem a um questionário prévio sobre determinada empresa, os alunos visitaram-na, juntamente com os professores, levantando dados a respeito da substância alfabisabolol, da exploração da matéria-prima, da produção e da comercialização. Percebeu-se um destacado envolvimento desses alunos nas atividades desenvolvidas durante o Projeto em virtude dos conceitos tratados integrarem-se à sua realidade pessoal, social e cultural. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-12-05 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/9987 |
url |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/9987 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/9987/6959 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
CECIMIG-FaE-UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
CECIMIG-FaE-UFMG |
dc.source.none.fl_str_mv |
Ensaio Research in Science Education; Vol. 8 No. 1 (2006); 39-48 Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 8 Núm. 1 (2006); 39-48 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 8 n. 1 (2006); 39-48 1983-2117 1415-2150 reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online) instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Ensaio (Belo Horizonte. Online) |
collection |
Ensaio (Belo Horizonte. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com |
_version_ |
1799711162164576256 |