FORMAÇÃO DOCENTE PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL – ESPECIFICIDADES DA ÁREA DE SAÚDE / Teacher training for vocational education - specific area of health
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Trabalho & Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/8610 |
Resumo: | Este artigo objetiva problematizar a formação docente em geral e, mais especificamente, a formação docente para a Educação Profissional. Inclui-se também nele um panorama inicial sobre essa formação na Área de Saúde. O trabalho baseia-se em seminários realizados sobre a formação docente, entre eles aformação docente para a Educação Profissional2, em pareceres do Conselho Nacional de Educação (CNE) que estipularam a reforma das licenciaturas, em consultorias prestadas ao MEC pela autora em conjunto com outros especialistas na área, em documentos de encontros da ANFOPE (Associação Nacional pelaFormação de Profissionais da Educação) e numa pesquisa iniciada em 2005 sobre a Formação Docente para a Educação Profissional financiada pelo CNPq, coordenada pela professora Maria Rita Neto Sales de Oliveira. Esta pesquisa, ainda em faseinicial, objetiva estabelecer as condições e problematizar a formação dos docentes da Educação Profissional. |
id |
UFMG-23_7596d10dd37ac767bc32c667c5933365 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufmg.br:article/8610 |
network_acronym_str |
UFMG-23 |
network_name_str |
Trabalho & Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
FORMAÇÃO DOCENTE PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL – ESPECIFICIDADES DA ÁREA DE SAÚDE / Teacher training for vocational education - specific area of healthFormação DocenteEducação ProfissionalEste artigo objetiva problematizar a formação docente em geral e, mais especificamente, a formação docente para a Educação Profissional. Inclui-se também nele um panorama inicial sobre essa formação na Área de Saúde. O trabalho baseia-se em seminários realizados sobre a formação docente, entre eles aformação docente para a Educação Profissional2, em pareceres do Conselho Nacional de Educação (CNE) que estipularam a reforma das licenciaturas, em consultorias prestadas ao MEC pela autora em conjunto com outros especialistas na área, em documentos de encontros da ANFOPE (Associação Nacional pelaFormação de Profissionais da Educação) e numa pesquisa iniciada em 2005 sobre a Formação Docente para a Educação Profissional financiada pelo CNPq, coordenada pela professora Maria Rita Neto Sales de Oliveira. Esta pesquisa, ainda em faseinicial, objetiva estabelecer as condições e problematizar a formação dos docentes da Educação Profissional.Universidade Federal de Minas Gerais2010-05-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/8610Trabalho & Educação; Vol. 17 No. 3 (2008); 131-148Trabalho & Educação; Vol. 17 Núm. 3 (2008); 131-148Trabalho & Educação; Vol. 17 No 3 (2008); 131-148Trabalho & Educação; v. 17 n. 3 (2008); 131-1482238-037X1516-9537reponame:Trabalho & Educação (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/8610/6122Aranha, Antônia Vitória Soaresinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-02-01T19:51:06Zoai:periodicos.ufmg.br:article/8610Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/indexPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/oaiassinete@fae.ufmg.br||revista.nete@fae.ufmg.br||hormindojunior@gmail.com2238-037X1516-9537opendoar:2019-02-01T19:51:06Trabalho & Educação (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
FORMAÇÃO DOCENTE PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL – ESPECIFICIDADES DA ÁREA DE SAÚDE / Teacher training for vocational education - specific area of health |
title |
FORMAÇÃO DOCENTE PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL – ESPECIFICIDADES DA ÁREA DE SAÚDE / Teacher training for vocational education - specific area of health |
spellingShingle |
FORMAÇÃO DOCENTE PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL – ESPECIFICIDADES DA ÁREA DE SAÚDE / Teacher training for vocational education - specific area of health Aranha, Antônia Vitória Soares Formação Docente Educação Profissional |
title_short |
FORMAÇÃO DOCENTE PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL – ESPECIFICIDADES DA ÁREA DE SAÚDE / Teacher training for vocational education - specific area of health |
title_full |
FORMAÇÃO DOCENTE PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL – ESPECIFICIDADES DA ÁREA DE SAÚDE / Teacher training for vocational education - specific area of health |
title_fullStr |
FORMAÇÃO DOCENTE PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL – ESPECIFICIDADES DA ÁREA DE SAÚDE / Teacher training for vocational education - specific area of health |
title_full_unstemmed |
FORMAÇÃO DOCENTE PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL – ESPECIFICIDADES DA ÁREA DE SAÚDE / Teacher training for vocational education - specific area of health |
title_sort |
FORMAÇÃO DOCENTE PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL – ESPECIFICIDADES DA ÁREA DE SAÚDE / Teacher training for vocational education - specific area of health |
author |
Aranha, Antônia Vitória Soares |
author_facet |
Aranha, Antônia Vitória Soares |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Aranha, Antônia Vitória Soares |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação Docente Educação Profissional |
topic |
Formação Docente Educação Profissional |
description |
Este artigo objetiva problematizar a formação docente em geral e, mais especificamente, a formação docente para a Educação Profissional. Inclui-se também nele um panorama inicial sobre essa formação na Área de Saúde. O trabalho baseia-se em seminários realizados sobre a formação docente, entre eles aformação docente para a Educação Profissional2, em pareceres do Conselho Nacional de Educação (CNE) que estipularam a reforma das licenciaturas, em consultorias prestadas ao MEC pela autora em conjunto com outros especialistas na área, em documentos de encontros da ANFOPE (Associação Nacional pelaFormação de Profissionais da Educação) e numa pesquisa iniciada em 2005 sobre a Formação Docente para a Educação Profissional financiada pelo CNPq, coordenada pela professora Maria Rita Neto Sales de Oliveira. Esta pesquisa, ainda em faseinicial, objetiva estabelecer as condições e problematizar a formação dos docentes da Educação Profissional. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-05-26 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/8610 |
url |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/8610 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/8610/6122 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
Trabalho & Educação; Vol. 17 No. 3 (2008); 131-148 Trabalho & Educação; Vol. 17 Núm. 3 (2008); 131-148 Trabalho & Educação; Vol. 17 No 3 (2008); 131-148 Trabalho & Educação; v. 17 n. 3 (2008); 131-148 2238-037X 1516-9537 reponame:Trabalho & Educação (Online) instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Trabalho & Educação (Online) |
collection |
Trabalho & Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Trabalho & Educação (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
assinete@fae.ufmg.br||revista.nete@fae.ufmg.br||hormindojunior@gmail.com |
_version_ |
1797220510989287424 |