FORMAÇÃO DOCENTE PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL – ESPECIFICIDADES DA ÁREA DE SAÚDE / Teacher training for vocational education - specific area of health

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Aranha, Antônia Vitória Soares
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Trabalho & Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/8610
Resumo: Este artigo objetiva problematizar a formação docente em geral e, mais especificamente, a formação docente para a Educação Profissional. Inclui-se também nele um panorama inicial sobre essa formação na Área de Saúde. O trabalho baseia-se em seminários realizados sobre a formação docente, entre eles aformação docente para a Educação Profissional2, em pareceres do Conselho Nacional de Educação (CNE) que estipularam a reforma das licenciaturas, em consultorias prestadas ao MEC pela autora em conjunto com outros especialistas na área, em documentos de encontros da ANFOPE (Associação Nacional pelaFormação de Profissionais da Educação) e numa pesquisa iniciada em 2005 sobre a Formação Docente para a Educação Profissional financiada pelo CNPq, coordenada pela professora Maria Rita Neto Sales de Oliveira. Esta pesquisa, ainda em faseinicial, objetiva estabelecer as condições e problematizar a formação dos docentes da Educação Profissional.
id UFMG-23_7596d10dd37ac767bc32c667c5933365
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/8610
network_acronym_str UFMG-23
network_name_str Trabalho & Educação (Online)
repository_id_str
spelling FORMAÇÃO DOCENTE PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL – ESPECIFICIDADES DA ÁREA DE SAÚDE / Teacher training for vocational education - specific area of healthFormação DocenteEducação ProfissionalEste artigo objetiva problematizar a formação docente em geral e, mais especificamente, a formação docente para a Educação Profissional. Inclui-se também nele um panorama inicial sobre essa formação na Área de Saúde. O trabalho baseia-se em seminários realizados sobre a formação docente, entre eles aformação docente para a Educação Profissional2, em pareceres do Conselho Nacional de Educação (CNE) que estipularam a reforma das licenciaturas, em consultorias prestadas ao MEC pela autora em conjunto com outros especialistas na área, em documentos de encontros da ANFOPE (Associação Nacional pelaFormação de Profissionais da Educação) e numa pesquisa iniciada em 2005 sobre a Formação Docente para a Educação Profissional financiada pelo CNPq, coordenada pela professora Maria Rita Neto Sales de Oliveira. Esta pesquisa, ainda em faseinicial, objetiva estabelecer as condições e problematizar a formação dos docentes da Educação Profissional.Universidade Federal de Minas Gerais2010-05-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/8610Trabalho & Educação; Vol. 17 No. 3 (2008); 131-148Trabalho & Educação; Vol. 17 Núm. 3 (2008); 131-148Trabalho & Educação; Vol. 17 No 3 (2008); 131-148Trabalho & Educação; v. 17 n. 3 (2008); 131-1482238-037X1516-9537reponame:Trabalho & Educação (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/8610/6122Aranha, Antônia Vitória Soaresinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-02-01T19:51:06Zoai:periodicos.ufmg.br:article/8610Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/indexPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/oaiassinete@fae.ufmg.br||revista.nete@fae.ufmg.br||hormindojunior@gmail.com2238-037X1516-9537opendoar:2019-02-01T19:51:06Trabalho & Educação (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv FORMAÇÃO DOCENTE PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL – ESPECIFICIDADES DA ÁREA DE SAÚDE / Teacher training for vocational education - specific area of health
title FORMAÇÃO DOCENTE PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL – ESPECIFICIDADES DA ÁREA DE SAÚDE / Teacher training for vocational education - specific area of health
spellingShingle FORMAÇÃO DOCENTE PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL – ESPECIFICIDADES DA ÁREA DE SAÚDE / Teacher training for vocational education - specific area of health
Aranha, Antônia Vitória Soares
Formação Docente
Educação Profissional
title_short FORMAÇÃO DOCENTE PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL – ESPECIFICIDADES DA ÁREA DE SAÚDE / Teacher training for vocational education - specific area of health
title_full FORMAÇÃO DOCENTE PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL – ESPECIFICIDADES DA ÁREA DE SAÚDE / Teacher training for vocational education - specific area of health
title_fullStr FORMAÇÃO DOCENTE PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL – ESPECIFICIDADES DA ÁREA DE SAÚDE / Teacher training for vocational education - specific area of health
title_full_unstemmed FORMAÇÃO DOCENTE PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL – ESPECIFICIDADES DA ÁREA DE SAÚDE / Teacher training for vocational education - specific area of health
title_sort FORMAÇÃO DOCENTE PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL – ESPECIFICIDADES DA ÁREA DE SAÚDE / Teacher training for vocational education - specific area of health
author Aranha, Antônia Vitória Soares
author_facet Aranha, Antônia Vitória Soares
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Aranha, Antônia Vitória Soares
dc.subject.por.fl_str_mv Formação Docente
Educação Profissional
topic Formação Docente
Educação Profissional
description Este artigo objetiva problematizar a formação docente em geral e, mais especificamente, a formação docente para a Educação Profissional. Inclui-se também nele um panorama inicial sobre essa formação na Área de Saúde. O trabalho baseia-se em seminários realizados sobre a formação docente, entre eles aformação docente para a Educação Profissional2, em pareceres do Conselho Nacional de Educação (CNE) que estipularam a reforma das licenciaturas, em consultorias prestadas ao MEC pela autora em conjunto com outros especialistas na área, em documentos de encontros da ANFOPE (Associação Nacional pelaFormação de Profissionais da Educação) e numa pesquisa iniciada em 2005 sobre a Formação Docente para a Educação Profissional financiada pelo CNPq, coordenada pela professora Maria Rita Neto Sales de Oliveira. Esta pesquisa, ainda em faseinicial, objetiva estabelecer as condições e problematizar a formação dos docentes da Educação Profissional.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-05-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/8610
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/8610
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/8610/6122
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv Trabalho & Educação; Vol. 17 No. 3 (2008); 131-148
Trabalho & Educação; Vol. 17 Núm. 3 (2008); 131-148
Trabalho & Educação; Vol. 17 No 3 (2008); 131-148
Trabalho & Educação; v. 17 n. 3 (2008); 131-148
2238-037X
1516-9537
reponame:Trabalho & Educação (Online)
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Trabalho & Educação (Online)
collection Trabalho & Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Trabalho & Educação (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv assinete@fae.ufmg.br||revista.nete@fae.ufmg.br||hormindojunior@gmail.com
_version_ 1797220510989287424